Afinal, o que voce ouve é o que voce toca inconscientemente?

    Autor Mensagem
    EuFemismo
    Membro Novato
    # nov/14


    Em uma discussão com um amigo meu ele dizia que: Tudo que você ouve vai influênciar nos seus improviso, estilo, fraseado e etc. Mais que o conteúdo que você estuda.

    Eae galera, o que vocês acham sobre isso? Até que ponto está certo? Ou é besteira.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    EuFemismo

    Tudo que nos cerca de uma maneira ou outra... Tenho amigos que eram bangers very true from hell, e se mudaram pra Mato Grosso hoje estão lá, de botinha country e calça colada, ouvindo sertanojo...

    Eu voltei a trampar com banda de rock depois de 5 anos longe... Concluí que eu esqueci de fato, 90% do que eu sabia de rock...

    rcorts
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    EuFemismo

    Ele grande parte sim, ele está certo. Isso não significa porém que cada pessoa seja apenas uma cópia de seus ídolos, mas nós seres humanos somos influenciados o tempo todo.

    Mas eu diria que na verdade é um mix entre tudo que você ouve e o que você escuta. Eu escuto muito jazz, e nem por isso sei tocar bem jazz. Acho que para ficar bom nesse estilo eu precisaria de dedicar mais a estudá-lo. Outras pessoas intituitivamente tocam jazz que é uma maravilha.

    Enfim, na minha opinião é um mix entre o que você ouve e o que você estuda.

    Rednef2
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Acho que sim.

    Quando passo por "períodos musicais", dá pra notar isso.
    Se passo mais tempo ouvindo blues rock, sempre quando pego o violão pra improvisar, de forma "automática" sempre sai um improviso blues rock.

    Lembro que ano passado estava ouvindo direto Alice in Chains, e quando ia compor um riff, saia sempre algo na linha do AiC.

    Hoje em dia tenho ouvido algo mais punk,thrash, hardcore, e quando vou improvisar riffs, sempre sai algo nessa praia.

    JJJ
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Essa história que o Ismah vale também prum roqueiro amigão meu que foi morar na Bahia. Em dois anos ele já estava usando abadá, achando axé a melhor música do mundo, idolatrando Ivete...

    rcorts
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    JJJ
    roqueiro amigão meu que foi morar na Bahia. Em dois anos ele já estava usando abadá, achando axé a melhor música do mundo, idolatrando Ivete...

    Depende também né JJJ, tem cara que eu suspeito se tem gosto próprio. Por exemplo, eu vivo no Goiás e toco muito sertanejo porque dou aulas de violão e guitarra aqui. E aqui para escutar sertanejo não precisa nem de ligar o rádio, pois os vizinhos costumam escutar música sertaneja tão alto que você escuta mesmo sem querer.

    Mesmo assim eu não ando de chapéu de "calbói" e calça colada "mostrando os pequi" **, como se diz por aqui (** = alusão às calças que de tão colada evidencia o formato dos testículos).

    Mas do modão de viola tradicional eu gosto muito. Aí sim entra a influência regional.

    JJJ
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    rcorts

    Eu não disse que vale pra todo mundo... Mas foi o que aconteceu com os conhecidos do Ismah e esse amigo meu... Também duvido que eu fosse começar a gostar desse "sertanejo moderno", caso morasse aí.

    rcorts
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    JJJ

    É, tá certo. Por outro lado, tem um exemplo de um baixista amigo meu que era metaleirão, calça rasgada e coturno, cabelão comprido, fá de Manowar etc...

    Hoje o cara é músico profissional e toca pra várias duplas sertanejas. Mas ele não simplesmente é um prestador de serviços como também aprendeu a gostar mesmo do estilo. Faz sentido.

    Alex guitar man
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Entrando nesse assunto, o improviso/solo é influenciado até pelo estado emocional da pessoa no momento..

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Mas eu já desbanquei muito roqueiro from hell, que disse que odiava sertanejo com tudo, mostrando letras e tocando elas em rock (vide Hardneja Sertacore)...

    Se vc se inteirar num estilo vai ver que ele sempre tem coisas boas... E eu abro mão do Heavy Metal, se for por tietes/groupies de sertanejo, bailão... kkk

    Filippo14
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Eu acredito nisso, experiência própria recente comigo.

    Entrei na facul e fiquei muito amigo de um cara que toca muito bem e gosta muito de blues. Curte diversos caras, mas a onda que ele mais gosta é a do John Mayer.

    Achava o JM todo fresculento no começo, mas com ele me mostrando a fundo a carreira do cara, passei a gostar muito, o cara é muito bom. Esses papos que tínhamos e temos sempre me fizeram realmente correr atrás do blues e me jogaram de novo à ouvir Hendrix, Eric Clapton (fase foda dele, anos 60/70), SRV, BB King, entre outros.

    Aliado a isso, eu comprei um amplificador réplica dos famosos Dumble e passei a conhecer, através do vendedor, que se tornou um conhecido meu, o Robben Ford e o Larry Carlton. Com todas essas novas influências, meu estilo musical mudou drásticamente, percebo ao tocar que muitas frases mudaram durante esses 2 anos e que eu começei a entender um pouco mais o blues e tal. Nunca fui de tirar muitas músicas, e continuei assim, não aprendi nem 5 músicas do total dessas pessoas e se aprendi, foi mais a harmonia e improvisar em cima tentando imitar um pouco, sentindo a onda da música.

    Música é ouvido, se você ouve constantemente coisas que você gosta e presta a mínima atenção, é natural você buscar as frases que está acostumado a ouvir. Você toca duas, três notas e percebe que aquilo te soa familiar ou no mínimo bonito e na sua cabeça você já sabe o que está procurando como próxima nota.

    Fora melodias, algumas características próprias de cada um você passa a adotar, e essas características (tipos de bends e vibratos, notas usadas para slides, aproximação) você só aprende ouvindo.

    Para mim ouvir coisas boas influenciam muito a forma de tocar da gente.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    EuFemismo


    Eu trocaria o "que você ouve", pelo que "te emociona".

    Aquelas canções que você se apaixona, vão, de certa forma, te rodear pelo resto da vida.

    Sempre fui muito eclético, desde novo. Algumas coisas curto, mas não tenho tesão em tocar.

    E creio, também, que algumas coisas que você tem dificuldade, ou pouco saco para desenvolver, acabam se tornando enfadonhas... e você deixa de lado.

    INNARELLI
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    acredito que boas bandas nacionais do tipo ira! e legião influenciaram bandas gringas! como nirvana e radiohead.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    INNARELLI

    Adendo... Fechamos pro Ira esse finde passado, a banda não tá nem aos pés do que já foi... Triste...

    Filippo14
    Música é ouvido, se você ouve constantemente coisas que você gosta e presta a mínima atenção

    É esse o ponto crucial, tem gente que ouve diariamente as mesmas músicas, mas não sabe dizer se tem uma, duas ... dez guitarras, teclado fazendo cama, segunda voz etc...

    Claro, também tenho meu momento de só querer curtir o som, beber uma breja, e jogar conversa fora, ou curtir meu fumo...

    Filippo14
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Ismah

    Eu sou um cara que tenho um ouvido ruim, não sou muito bom em aprender músicas de oouvido e tal, mas quando eu ouço uma melodia ou riff que chama a atenção, que eu gosto, consigo muito bem tirá-lo sozinho, obviamente depois de ouvi-lo bastante e prestar atenção, fora que eu aprendo a ideia e não a posição correta de onde está a melodia, sempre encontro essas melodias no instrumento sem estar ouvindo a musica, é diferente de aprender uma música inteira e isso vem com a atenção e o gosto que eu ponho no que eu estou ouvindo.

    Hoje mesmo eu aprendi uma pequena melodia de uma banda de fusion austriaca (viajei para la, assisti um show e comprei um cd). A melodia é feita por um clarinete, mas saiu na guitarra numa boa, era uma melodia simples, mas bem bonita e eu já havia ouvido a música várias vezes tambem hahah.


    Faz tempo que eu não curto o som, acho foda não prestar atenção no que ta rolando, só se for uma musica que eu não curto. Se eu souber tocar a musica é ai que eu não jogo conversa fora mesmo, fico ouvindo as nuances hahaha.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Filippo14

    Mas não tem nada a ver tirar de ouvido, com prestar a atenção na música... Man tem gente (gente não, músicos) que ouve Beatles a vida inteira e nunca repara o que eles estão usando...

    EuFemismo
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Filippo14
    Eu tenho a mania de cantar a "música" da música. As vezes quando eu quero tocar uma música eu tento canta-la e vou repetindo nota por nota no braço do instrumento. É una maneira que aprendi pra me virar hehehe.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    EuFemismo

    E funciona pra 90%, só salva-se se tiver 9876689798 notas por minuto...

    EuFemismo
    Membro Novato
    # nov/14 · Editado por: EuFemismo
    · votar


    Ismah
    No baixo eu me arrisco a dizer que é 100%.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    EuFemismo

    Salvos raros casos, funciona mesmo... Mas queria ouvir vc cantar uma trilha de baixo de um Garota Safada da vida kkk

    INNARELLI
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    acredito sim que possa influenciar inconscientemente, e é esse o grande barato da coisa, barato por custar barato, e caro pra vender já que é uma fase de conhecimento das bandas, e gestos também dizem tudo. caro porque é uma coisa que vai levar pro resto da vida. por isso que penso que música não tem idade, uma senhora com os seus 70 anos pode começar a cantar, e cantar muito bem, assim com um senhor pode fazer o que quiser na música.
    Cartola foi reconhecido tardiamente em seu tempo e Cora Coralina, que escevia livros, era analfabeta, aprendeu a ler cozinhando lendo receitas de comida. e nem faz 50 anos que o homem foi a lua e hoje encontramos num cometa, carbono, a matéria prima do ser humano. Dust in the wind!

    rcorts
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Ismah

    Um amigo meu, baixista, costuma cantarolar uns walkin' bass e o pior é que soa bem legal, fica bem parecido com um walkin' bass de verdade.

    rcorts
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    INNARELLI
    acredito sim que possa influenciar inconscientemente, e é esse o grande barato da coisa, barato por custar barato, e caro pra vender já que é uma fase de conhecimento das bandas, e gestos também dizem tudo. caro porque é uma coisa que vai levar pro resto da vida. por isso que penso que música não tem idade, uma senhora com os seus 70 anos pode começar a cantar, e cantar muito bem, assim com um senhor pode fazer o que quiser na música.
    Cartola foi reconhecido tardiamente em seu tempo e Cora Coralina, que escevia livros, era analfabeta, aprendeu a ler cozinhando lendo receitas de comida. e nem faz 50 anos que o homem foi a lua e hoje encontramos num cometa, carbono, a matéria prima do ser humano. Dust in the wind!


    Viajou legal! mas gostei do comentário.

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    rcorts

    Boa sorte para ele tentar.

    rcorts
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Ismah

    Auheushaueheuhauheu!

    Ederson46
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Eu gosto de ouvir SRV, Celso blues boy, albert king, b.b. king, e na hora q vou fazer um improviso os solos sempre soam estilo blues.
    Se vc ouvi e gosta a tendência eh imitar

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinal, o que voce ouve é o que voce toca inconscientemente?