Shredder ou Blueseiro? O que você quer ser quando crescer?

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# nov/14
· votar


Lelo Mig

Você é um professor muito malvado... hehehe

Cara, Hendrix não pode ser classificado como nada, é isso? Tá, concordo...

Mas quando Hendrix sola, é pura intenção bluesy (pelo menos na minha visão do que seja isso). Jamais poderia colocar o Jimi mais pro lado shredder, até porque isso nem existia ainda...

Ismah
Onde cargas d'água vou aplicar o que soa a 2:22?

O Jorge Ben (sou do tempo que não tinha "jor" no fim...) faz isso pra caramba. É mais cantor que guitarrista, mas quando toca, tem um baita swingue!

felipelfln
Devia rolar uma contagem pra saber se tem mais shredders

Além da discussão em si, o tópico é pra ter essa noção, pelo menos no universo guitarrístico do FCC.

GALERA

Claro que um guitarrista completo faz solo e base! Faz o que precisa, quando precisa. Isso não se discute, porque é óbvio.

A questão é: quando você vai solar, qual intenção tem? Mais pra bluesy ou mais pra shredder. Ou outra qualquer, flamenco, jazzy, marciana...

Lelo Mig
Membro
# nov/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

"A questão é: quando você vai solar, qual intenção tem?"

Humm! entendi!

A que (eu acho/sinto) que a música pede! Procuro sempre fazer parte da música, tentar soar o mais integrado a ela possível, tentar "solar" e criar frases que soem na mesma intenção (o que é diferente de notas dentro ou fora).

É meio difícil explicar, por isso eu sempre me utilizo do exemplo do "mais completo guitarrista de todos os tempos" (mandou abraços ao Calime...kkkk) Ritchie Blackmore, porque, repito, não é meu guitarrista favorito, mas minha maior influência.

Seus solos não são "notas dentro do campo harmônico" ou "pentatonicas" aleatórias. São uma criação de frases melódicas em sequência. A capacidade deste infeliz em criar frases, mesmo improvisando, era inigualável. E suas bases (que poucos reparam) possuía uma noção rítmica, suingada, intercalada com riffs e frases de um bom gosto e criatividade ímpar.

Seu único defeito, era fazer barulho demais e as vezes enrolar muito só fazendo ruídos e fazendo exibicionismo de seu vibrato. Mas, fazia parte dos 70´s + Substâncias Torradoras de Neurônios + Ego maior que a bunda!

krixzy
Veterano
# nov/14
· votar


JJJ

Shredder!

Mas não sou fã nem curto nenhum dos que vc citou, na verdade sou fã de solos cheios de destreza carregados de feeling, é esse meu caminho, pode ser difícil acreditar, mas não me prendi a nenhum guitarrista famoso, apesar de admirar características de vários.

Os guitarristas que mais curto hoje são Michael Amott e Nick Cordle, ambos do Arch Enemy, curto o feeling dos solos do Michael Amott, e a técnica junto com feeling do Nick Cordle, esse tem uma destreza e uma pegada que me inveja.

INNARELLI
Membro Novato
# nov/14
· votar


slash

raphael.rui
Veterano
# nov/14
· votar


Acho que nao cresci ainda, afinal comecei a 3 anos e so tenho 2 de guitarra, entao nao cheguei onde quero heuehue. mas certamente o que eu quero é soar bluesy, de todos os tipos, desde os mais rapidos e alegres, swingados, ate aqueles mais lentos e tristoes. Acho que o unico membro que eu entrei no canal do youtube foi o ogner e poarr, me identifico demais com o estilo, é exatamente essa praia. ate mesmo em relação a timbre hehe, mas ai nao e assunto do topico kkkk.

enfim, respondendo a pergunta: quando crescer quero Blues.

ogner
Veterano
# nov/14
· votar


raphael.rui

Bacana velhão!! Legal que achou bacana....Sou só um guitarrista de quarto, E no inicio ( 20 anos atras, hehe ) eu era MUITO sheredder...Tocava Satrianni, Steve Vai e Dream Theater...E bastante Metallica! hehehe!!

Escuta Robben Ford.... :)) Ele tem muito material, nem tudo é tããão legal!! mas vale a pena conhecer a obra pra vc escolher...

Lelo Mig
Membro
# nov/14
· votar


raphael.rui

ogner diz:

"E no inicio ( 20 anos atras, hehe ) eu era MUITO sheredder...Tocava Satrianni, Steve Vai e Dream Theater..."

Detalhe que ele esqueceu de acrescentar...

"... depois estes caras ficaram muito fraquinhos prá mim e resolvi tocar umas paradas mais complexas e menos boiolas..."

kkkkkkkkkk

ogner
Veterano
# nov/14
· votar


Lelo Mig
Hehehehe. Não aguenta né!? Quer promover o caos e jogar lenha na fogueira!!!

aheuhauheuhuah!!

cafe_com_leite
Veterano
# nov/14
· votar


JJJ

Gosto tanto de base quanto de solo, mas não tenho muito padrão que me prenda. Tem alguns caras que eu curto ouvir solar como Govan, Tosin Abasi, Petrucci, só que não tenho nem 1/10 da técnica deles, dai me apego ao lado melódico, o feeling a dinâmica, a criatividade e experimentalismo desses mestres. Também gosto de explosion in the sky, de the tape Disaster, de Radiohead, Cicero, Wannabe Jalva, dibigode, hiatus kaiyote e outras tantas bandas que quase não tem muito a ver uma com a outra e que não são grandes virtuoses, tampouco blueseros . Pra mim, seja base, seja solo, seja algo com feeling e pegada, algo experimental ou explosivo… essas dinâmicas devem ter um objetivo de enriquecer uma obra final, que é a música com todas os seus predicados: melodia, harmonia, ritmo, silencio e ruido.

raphael.rui
Veterano
# nov/14
· votar


ogner
hehehe, eu curto esses caras, claro. sao guitarristas sensacionais e tenho vontade de chegar ao nivel de tocar musicas deles, mas nao é meu principal objetivo, nao comecei a tocar querendo isso, afinal quem realmente me fez começar a tocar foi o Mark Knopfler huehuheue. dai eu fui conhecendo o resto.
ouvirei sim, catar uns discos dele.

OBS: aqueles caps ficaram muito bons aqui! deram um up legal na stratosonic, ta precisando de cordas novas, ja nao estavam boas quando eles chegaram. ai posto uns videozin.

raphael.rui
Veterano
# nov/14
· votar


Lelo Mig

UhauhAUhauhauhuhAU pelo que eu vi, bem isso ai mesmo KKKKK
zoa

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/14
· votar


Em qual categoria o makumbator se encaixa? É seguindo ele que quero me encaixar.

Digo, na categoria dele.

Lelo Mig
Membro
# nov/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


ogner

Sabe cara, eu zuo estes shredders, não é muito minha praia (de verdade, quase não ouço nada de "guitar hero), mas, sem dúvida admiro-os.

Os caras tocam muito, possuem técnica invejável, uma disposição ímpar para o estudo e uma dedicação gigantesca.

Eu, toskeiro, guitarrista pedreiro, criado autodidata nos anos 70, se quisesse tocar estes caras teria de nascer de novo.

No fundo eu avacalho é por inveja mesmo!...kkkk

Die Kunst der Fuge

Nosso amigo makumba é: Symphonic Feeling Shedder PHD and karaleus à Kuatro.

Você vai ter que se esforçar muito, porque no clubinho dele só tem ele.

INNARELLI
Membro Novato
# nov/14
· votar


Die Kunst der Fuge
acredito que o makumba se encaixa na categoria gênio

JJJ
Veterano
# nov/14
· votar


Die Kunst der Fuge

O makumba é mais baixista, até onde eu sei. Talvez seja um shredder no cello... Agora, essa coisa de encaixar.... bom aí eu não meto, quer dizer, não me meto... kkkkkkk

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/14
· votar


Lelo Mig
Você vai ter que se esforçar muito

Com certeza! Mas tenho uma vantagem que ele não teve: Tenho ele pra me inspirar \o/

porque no clubinho dele só tem ele.

Agora cê me lembrou que com meu nick antigo (que foi banido) eu tive a grande honra de ter um troféu de prêmio FCC em que fiquei empatado na mesma categoria que ele ^.^

INNARELLI
acredito que o makumba se encaixa na categoria gênio

Concordo.

JJJ
O makumba é mais baixista, até onde eu sei.

Ele toca os dois muito bem.

Talvez seja um shredder no cello...

Não é cello que ele toca, é contrabaixo.

Agora, essa coisa de encaixar.... bom aí eu não meto, quer dizer, não me meto... kkkkkkk


Mas não é essa a proposta do tópico? Se encaixar numa das categorias? Então, eu quero me encaixar na do makumbator.

cafe_com_leite
Veterano
# nov/14
· votar


Lelo Mig
Seus solos não são "notas dentro do campo harmônico" ou "pentatonicas" aleatórias. São uma criação de frases melódicas em sequência. A capacidade deste infeliz em criar frases, mesmo improvisando, era inigualável.


O mano, tu tá me criando uma vontade de conhecer o trampo desse mais preto! Ele tem álbuns solos? Não to afim de ouvir vocal escandaloso de roqueiro dos 70.

ALF is back
Veterano
# nov/14
· votar


JJJ
essa pergunta tão elementar me pegou desprevenido...não tenho ideia do que responder!
eu gosto de blues, mas na hora do vamo ver, não sei tocar! já shredder, menos ainda! =p
então pronto, quando crescer nao vou ser guitarrista! resolvido! ahushuashuashuas

INNARELLI
Membro Novato
# nov/14
· votar


blues

Lelo Mig
Membro
# nov/14
· votar


cafe_com_leite

Cara, o melhor dele é com bandas. Deep Purple e Rainbow.

Aguente os vocais que você não curte e tente se concentrar apenas no instrumental.

Comece prestando atenção nestas músicas.







Rednef2
Veterano
# nov/14
· votar


Meu fraseado é totalmente blueseiro.

Pode ser a base mais speed metal from hell, que na hora do solo eu sempre mando um fraseado com intenção blues (não necessariamente apenas na penta m7).

EuFemismo
Membro Novato
# nov/14
· votar


Eu prefiro o estilo blueseiro, mas eu sou apenas um RUINSEIRO, Hehehe.

Falando serio agora, eu sou a favor da "fritada consciente" no blues, uma fritadinha tão legal e simples quanto um bend de meio tom.

WROliveira
Veterano
# nov/14 · Editado por: WROliveira
· votar


As coisas nos perseguem (né google???) passei por aqui ontem e hoje nos recomendados do youtube tava´lá:



JJJ
Veterano
# nov/14 · Editado por: JJJ
· votar


ALF is back
quando crescer nao vou ser guitarrista! resolvido!

Não faça isso, cara, sempre existe um sambão jóia pra corações aflitos como o seu... hehehe

WROliveira

Claramente, o Captain Lee é do time do blues, enquanto o Chapman é do time dos shredders...

O Chapman toca mais, mas isso é outra coisa, nada a ver com a preferência por um estilo de solo.

e_merson
Veterano
# nov/14
· votar


Shredder ou Blues?
Nenhum dos dois, serei uma mutação radioativa de mim mesmo (por falta de definição melhor)!

daimon blackfire
Membro Novato
# nov/14
· votar


eu quero ser eu, simplesmente.

vinneysws
Membro Novato
# nov/14
· votar


lembrando que até mesmo blueseiros tem suas músicas cheias de velocidade, técnica e escalas pra tudo que é lado kk

admiro muito steve vai, kiko, ardanuy, vinnie moore, vinnie vincent, adrian vandenberg e tantos outros caras pauleiras na guita, mas o blues é a base de tudo... pago muito pau pra quem manda bem tocando um blues de responsa ou mesmo tocando outros estilos mas com a pegada de blues, cheio de pentatonicas e etc

Luisfelp FR1
Membro
# nov/14 · Editado por: Luisfelp FR1
· votar


Shredder Ou Bluseiro

Musicalmente falando eu sou mais essa praia aqui:

Sendo mais específico e direto:


Eu gosto de algo mais pro lado do uso de várias modulações e delays. Pra mim bases cheias de delays e modulações, bem dosadas e solos com poucas notas, mas capazes de 'encher o ambiente musical' (não necessariamente utilizando efeitos) soam melhor que um solo cheio de técnicas complexas e firulas, que pra mim soa muito unidimensional. Aprecio mais o lance da 'guitarra como textura' (roubando o termo que um companheiro citou no meu review do Songs of Innocence), salvo algumas músicas do John Petrucci, Paul Gilbert e pouquissímas do Satriani que alia umas melodias que caem muito bem com solos de técnicas mais complexas (tipo Glasgow Kiss, Technical Difficulties e alguma outra do album novo do Satch). Também gosto de solos limpos, ou com overdrive de leve, como os do Mark Knopfler e de outros guitarristas que fazem muito isso. Ai é que o Blues fala mais alto pois, analisando como eu toco e o que eu toco, da pra perceber que meus improvisos saem mais 'Bluesy', por também admirar esse estilo e a maneira como me ensinaram a tocar.

Sinceramente, não da pra falar se quero ser blueseiro o shredder (pra mim isso seria unidimensional demais). Então respondendo a questão: Quando eu crescer eu quero fazer bases e utilizar efeitos como o The Edge e quando tiver que somente solar com a guitarra quero que soe Bluesy de andamento médio.

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# nov/14
· votar


só tem essas duas opções? eu quero ser que nem o heraldo do monte quando eu crescer.

ogner
Veterano
# nov/14
· votar


Shredder_De_Cavaquinho
heraldo do monte
Blusero, fato!!!

ahuhauheuahuhe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Shredder ou Blueseiro? O que você quer ser quando crescer?