Gente qual escala de guitarra que ela usa nessas 2 músicas?

    Autor Mensagem
    Masuyo
    Veterano
    # nov/14


    http://www.youtube.com/watch?v=mwHD5iXlbBQ

    http://www.youtube.com/watch?v=wSo9JIWQDpA

    Filippo14
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Masuyo
    Parece que é modos mesmo, nada demais mesmo. A musica gospel pode modular em alguns momentos, mas só se for isso, de resto não deu pinta de ser nada como menor harmônica ou menor melódica.

    Olhando a harmonia das duas dá para saber isso.

    Masuyo
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Obrigado pela resposta, eu achava que era alguma escala pentatonica eu acho.

    Filippo14
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Masuyo
    pentatônica são os modos gregos mais simplificados, então ela meio quue usa também.

    Masuyo
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Mas a pentatonica não é diferente de modos gregos?

    Filippo14
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Masuyo

    As pentatônicas maior e menor são 5 das 7 notas que compoe os modos gregos.

    Masuyo
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Ah sim

    fernandogt2014
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Cara, olhando friamente para algumas partes da música é o que falou mesmo, Penta menor 7 bem evidente nos riffs e a intenção que está utilizando escancarado é a dórica.
    Se pegar a nota que está evidenciando F# na maioria dos riffs do começo e do chorus.

    Espero ter ajudado em algo (y).

    Ficou confuso !?! Comenta ae.. rs

    Abraços!

    Masuyo
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Então cara acho que fiquei em duvida se ela usa a escala menor harmônica ou a menor melódica junto com a pentatonica ou se ela usa a penta menor com 7 com a escala dórica.

    E agora?? Kk

    Abraço

    Filippo14
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Masuyo
    Esse som não tem menor harmônica nem menor melódica, fica tranquilo.

    O Dórico é o segundo modo grego, o que significa que ele começa na segunda nota da escala maior natural (jônio), passando pelas mesmas notas que o jônio, mas que por começar em uma nota diferente acaba gerando intervalos diferentes em relação as mesmas posições do jônio.

    O dórico possui os seguntes intervalos:

    T - 2 - 3m - 4 - 5 - 6 - 7
    Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Sí -Dó (D dórico)

    a diferença do dórico para o eólio ou penta menor normal é que ele tem uma sexta maior(6) e não uma sexta menor(6m)

    caso esse D(Ré) dórico fosse um D eólio, os intervalos seriam esses:

    T -2- 3m - 4 - 5 - 6m - 7
    Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Sí bemol - Dó

    Lembrando que a pentatônica menor possui os seguintes intervalos:
    T - 3m - 4 - 5 - 7
    Ré - Fá - Sol - Lá - Dó

    Podemos então perceber que esse intervalo encaixa em ambas as escalas, podendo esse formato/shape ser usado tanto na posição 2(dórico) como a posição 6(eólio).

    Faz todo o sentido o dórico ter uma sétima no solo que você está analisando, o dórico de fato possui essa sétima, assim como possui essa sexta maior. Não tem nada de menor harmônica e nem menor melódica.


    Abração

    Masuyo
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: Masuyo
    · votar


    Então ela usa a escala dórico e o eólio usando as mesmas digitações?

    Abraço.

    Filippo14
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Masuyo
    Ela pode usar ou não, não sei. O que eu sei é que quando você pensou que ela mudava de escala por ter uma sétima no dórico está errado, pois o dórico tem a sétima tambem.

    Ela tocou dórico com 6 e com 7, mas é dórico de qualquer jeito. O legal do dórico é poder usar as duas e soar como penta, de uma forma blueseira.

    fernandogt2014
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Masuyo,

    o que o Filippo14 explanou ali certinho as digitações e o que ela usa mesmo é a intenção Dórica na primeira música.

    Partes desses shapes ela acaba dando a intenção dórica na primeira música na maioria do riffs.

    Por exemplo, o riff principal do chorus dela tocado sobre os acordes de D e Bm7, ela acaba dando a intenção dórica, ou seja, vai encaixar bem a penta de Am6 (escancarado, rs), pode até perceber o primeiro shape da penta m6 no modelo de Mi.

    Notas da Penta Am6:

    T - 3m - 4J - 5J - 6m
    Lá - Dó - Ré - Mi - Fa#

    Na segunda música ela simplesmente aplica uma sobreposição simples no campo harmônico de Dó maior, que vai ter as pentas de Am7, Dm7 e Em7.


    Se surgirem mais dúvidas, vai mandando ae.
    Acabei esses dias me ausentando, mas sempre que puder passo p ajudar a galera.

    Vlw. Abraços!

    Filippo14
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    fernandogt2014

    Ta tudo certinho, mas corrige aí que não é 6m, é 6, de resto esta tudo certo.

    Abraço

    Masuyo
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Ah sim, tenho um pouco de dificuldade de entender algumas coisas na teoria musical, mas obrigado por terem respondido.

    Valeuu em galera, abraço.

    fernandogt2014
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Filippo14,

    sim sim, faltando deixa-la em maiúsculo, mals :p.
    6 maior ... (6M)

    Masuyo
    a teoria é simples e complexa ao mesmo tempo rs, e quando parar para estudar um pouco que seja, vai ver que é muito loko.
    Começa pelo CH Maior que acho q já vai clarear legal isso ae.
    falow.

    Masuyo
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Bom sei lah cara, eu sei as digitação da escala maior natural no tom de C, agora não sei se ja posso estudar a escala dórico direto ou se não só saber os acidentes dos outros tons da escala maior natural sem saber as digitações delas.

    Ou vc acha melhor eu estudar o caged antes, de eu ir começar a escala dórico?

    Filippo14
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Masuyo


    Mano, CAGED é uma forma prática de visualização de acordes no instrumento, isso não é teoria!!! Isso é só um método para se decorar acordes, eu mesmo nunca "estudei" isso. Não tem muito o que estudar, ele diz que todo acorde tem 5 formatos diferentes no braço. Mais nada.

    Escala dórica é 1/7 do CH Maior. Não se deve começar a estudar o CH Maior por ele, e sim pelo jônio e pelo eólio. Você vai entender o assunto melhor desse jeito.


    A melhor coisa é pegar um professor cara, sem querer te ofender nem nada, mas você está um pouco confuso e perdido no caminho dos estudos. Estou achando que um professor seria essencial para te desconfundir com o que você deve ter lido na internet e tal.


    Abração

    Masuyo
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: Masuyo
    · votar


    É verdade cara vc tem razão tem coisas que eu ainda não consigo entender na parte teórica da música. Mas valeu por terem me ajudado. Desculpa qualquer coisa.

    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gente qual escala de guitarra que ela usa nessas 2 músicas?