Autor |
Mensagem |
Masuyo Veterano |
# nov/14
http://www.youtube.com/watch?v=mwHD5iXlbBQ
http://www.youtube.com/watch?v=wSo9JIWQDpA
|
Filippo14 Veterano |
# nov/14
· votar
Masuyo Parece que é modos mesmo, nada demais mesmo. A musica gospel pode modular em alguns momentos, mas só se for isso, de resto não deu pinta de ser nada como menor harmônica ou menor melódica.
Olhando a harmonia das duas dá para saber isso.
|
Masuyo Veterano |
# nov/14
· votar
Obrigado pela resposta, eu achava que era alguma escala pentatonica eu acho.
|
Filippo14 Veterano |
# nov/14
· votar
Masuyo pentatônica são os modos gregos mais simplificados, então ela meio quue usa também.
|
Masuyo Veterano |
# nov/14
· votar
Mas a pentatonica não é diferente de modos gregos?
|
Filippo14 Veterano |
# nov/14
· votar
Masuyo
As pentatônicas maior e menor são 5 das 7 notas que compoe os modos gregos.
|
Masuyo Veterano |
# nov/14
· votar
Ah sim
|
fernandogt2014 Membro Novato |
# nov/14
· votar
Cara, olhando friamente para algumas partes da música é o que falou mesmo, Penta menor 7 bem evidente nos riffs e a intenção que está utilizando escancarado é a dórica. Se pegar a nota que está evidenciando F# na maioria dos riffs do começo e do chorus.
Espero ter ajudado em algo (y).
Ficou confuso !?! Comenta ae.. rs
Abraços!
|
Masuyo Veterano |
# nov/14
· votar
Então cara acho que fiquei em duvida se ela usa a escala menor harmônica ou a menor melódica junto com a pentatonica ou se ela usa a penta menor com 7 com a escala dórica.
E agora?? Kk
Abraço
|
Filippo14 Veterano |
# nov/14
· votar
Masuyo Esse som não tem menor harmônica nem menor melódica, fica tranquilo.
O Dórico é o segundo modo grego, o que significa que ele começa na segunda nota da escala maior natural (jônio), passando pelas mesmas notas que o jônio, mas que por começar em uma nota diferente acaba gerando intervalos diferentes em relação as mesmas posições do jônio.
O dórico possui os seguntes intervalos:
T - 2 - 3m - 4 - 5 - 6 - 7 Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Sí -Dó (D dórico)
a diferença do dórico para o eólio ou penta menor normal é que ele tem uma sexta maior(6) e não uma sexta menor(6m)
caso esse D(Ré) dórico fosse um D eólio, os intervalos seriam esses:
T -2- 3m - 4 - 5 - 6m - 7 Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Sí bemol - Dó
Lembrando que a pentatônica menor possui os seguintes intervalos: T - 3m - 4 - 5 - 7 Ré - Fá - Sol - Lá - Dó
Podemos então perceber que esse intervalo encaixa em ambas as escalas, podendo esse formato/shape ser usado tanto na posição 2(dórico) como a posição 6(eólio).
Faz todo o sentido o dórico ter uma sétima no solo que você está analisando, o dórico de fato possui essa sétima, assim como possui essa sexta maior. Não tem nada de menor harmônica e nem menor melódica.
Abração
|
Masuyo Veterano |
# nov/14 · Editado por: Masuyo
· votar
Então ela usa a escala dórico e o eólio usando as mesmas digitações?
Abraço.
|
Filippo14 Veterano |
# nov/14
· votar
Masuyo Ela pode usar ou não, não sei. O que eu sei é que quando você pensou que ela mudava de escala por ter uma sétima no dórico está errado, pois o dórico tem a sétima tambem.
Ela tocou dórico com 6 e com 7, mas é dórico de qualquer jeito. O legal do dórico é poder usar as duas e soar como penta, de uma forma blueseira.
|
# nov/14
· votar
Masuyo,
o que o Filippo14 explanou ali certinho as digitações e o que ela usa mesmo é a intenção Dórica na primeira música.
Partes desses shapes ela acaba dando a intenção dórica na primeira música na maioria do riffs.
Por exemplo, o riff principal do chorus dela tocado sobre os acordes de D e Bm7, ela acaba dando a intenção dórica, ou seja, vai encaixar bem a penta de Am6 (escancarado, rs), pode até perceber o primeiro shape da penta m6 no modelo de Mi.
Notas da Penta Am6:
T - 3m - 4J - 5J - 6m Lá - Dó - Ré - Mi - Fa#
Na segunda música ela simplesmente aplica uma sobreposição simples no campo harmônico de Dó maior, que vai ter as pentas de Am7, Dm7 e Em7.
Se surgirem mais dúvidas, vai mandando ae. Acabei esses dias me ausentando, mas sempre que puder passo p ajudar a galera.
Vlw. Abraços!
|
Filippo14 Veterano |
# nov/14
· votar
fernandogt2014
Ta tudo certinho, mas corrige aí que não é 6m, é 6, de resto esta tudo certo.
Abraço
|
Masuyo Veterano |
# nov/14
· votar
Ah sim, tenho um pouco de dificuldade de entender algumas coisas na teoria musical, mas obrigado por terem respondido.
Valeuu em galera, abraço.
|
# nov/14
· votar
Filippo14,
sim sim, faltando deixa-la em maiúsculo, mals :p. 6 maior ... (6M)
Masuyo a teoria é simples e complexa ao mesmo tempo rs, e quando parar para estudar um pouco que seja, vai ver que é muito loko. Começa pelo CH Maior que acho q já vai clarear legal isso ae. falow.
|
Masuyo Veterano |
# nov/14
· votar
Bom sei lah cara, eu sei as digitação da escala maior natural no tom de C, agora não sei se ja posso estudar a escala dórico direto ou se não só saber os acidentes dos outros tons da escala maior natural sem saber as digitações delas.
Ou vc acha melhor eu estudar o caged antes, de eu ir começar a escala dórico?
|
Filippo14 Veterano |
# nov/14
· votar
Masuyo
Mano, CAGED é uma forma prática de visualização de acordes no instrumento, isso não é teoria!!! Isso é só um método para se decorar acordes, eu mesmo nunca "estudei" isso. Não tem muito o que estudar, ele diz que todo acorde tem 5 formatos diferentes no braço. Mais nada.
Escala dórica é 1/7 do CH Maior. Não se deve começar a estudar o CH Maior por ele, e sim pelo jônio e pelo eólio. Você vai entender o assunto melhor desse jeito.
A melhor coisa é pegar um professor cara, sem querer te ofender nem nada, mas você está um pouco confuso e perdido no caminho dos estudos. Estou achando que um professor seria essencial para te desconfundir com o que você deve ter lido na internet e tal.
Abração
|
Masuyo Veterano |
# nov/14 · Editado por: Masuyo
· votar
É verdade cara vc tem razão tem coisas que eu ainda não consigo entender na parte teórica da música. Mas valeu por terem me ajudado. Desculpa qualquer coisa.
Abraço.
|