Autor |
Mensagem |
d.u.n.h.a. Veterano |
# out/14
· votar
Só pra criar uma polêmica...
Só praticipei de uma jam nesse fórum porque foi a única que me chamou a atenção: a do Lelo, O resto é tudo igual, pqp. Tudo ritmo certinho, bunda mole. Blues/country/rock/metal/mpb/jazz. Porra, ponham umas jam mais da zuera ae, umas paradas atonais, dodecafonismo, eletroacústica... Umas paradas que te façam pensar e compor, não que seja só descobrir o tom da BT, escolher uma escala e ficar fazendo firula no tempo certinho, tudo previsível e certinho.
|
Marc Snow Veterano
|
# out/14
· votar
d.u.n.h.a. Bom, pode ser uma coisa a pensar tambem. Mas não adianta colocar muitas coisas nesse tipo, pois as pessoas acabam não participando.
As pessoas ouvem a BT e tentam colocar um solo em cima. Ouvir músicas que não atiçam a criatividade, não adianta muito, pois ninguem participa.
Acho que o esquema aqui é mais fazer o pessoal participar.
Mas a ideia é válida, até para experiencia.
|
d.u.n.h.a. Veterano |
# out/14
· votar
Marc Snow Pois é man, acho que eu inclusive não saberia o que fazer com uma coisa muito diferente. Mas seria muito interessante.
|
Jube Veterano |
# out/14
· votar
d.u.n.h.a. Só praticipei de uma jam nesse fórum porque foi a única que me chamou a atenção: a do Lelo, O resto é tudo igual, pqp. Tudo ritmo certinho, bunda mole. Blues/country/rock/metal/mpb/jazz. Porra, ponham umas jam mais da zuera ae, umas paradas atonais, dodecafonismo, eletroacústica... Umas paradas que te façam pensar e compor, não que seja só descobrir o tom da BT, escolher uma escala e ficar fazendo firula no tempo certinho, tudo previsível e certinho.
Na minha modesta opinião, jam não é vestibular. É algo para ser simples, divertido e um aprendizado. O cara escuta a bt, sente musicalidade e se anima, ele entra e solta a criatividade.
|
MatheusRich Membro |
# out/14
· votar
Meu problema com as Jams é a gravação. Não tenho nada profissional aqui e fico receoso de gravar com o mic do note D:
|
krixzy Veterano |
# out/14
· votar
Marc Snow Hahaha, Não me tenta cara! Será a volta da E.H.T.M. ???
huehuehue...
Eu qro é hard rock, ja faz um tempo q n aparece uma JAM assim, ultimamente é só baladinha e jazz
manda uma no estilo motley crue pra abrir a temporada rs...
|
bielcamboim Veterano |
# out/14
· votar
To com saudades das 5 Jams por dia que tinha aqui, eu sempre tinha o q fzr, Agr raramente aparece uma, precisamos voltar a ativa pessoal! Marc Snow
Temos que fzr esse preguiçosos voltar a ativa! Vamos botar Jams!, Qualquer coisa posso fzr umas 2 por semana... e vc? quem aqui ta disposto a fzr isso?
|
cafe_com_leite Veterano |
# out/14
· votar
Jube Na minha modesta opinião, jam não é vestibular.
Na jam do dinossauro que o Lelo lançou, se tinha uma coisa que não se exigia era o conhecimento musical, bastava ser criativo ou experimentar. O d.u.n.h.a. não tá pedindo uma BT do dream theater, mas algo difente do comum, algo que desafie o participante. De vez em quando essas BT são muito validas sim.
|
JJJ Veterano
|
# out/14
· votar
Uma ideia para as jams ficarem um pouco mais "didáticas" seria sugerir uma ou duas escalas básicas para o solo.
Não seria obrigatório usar as escalas, claro. Os mais experientes usariam o que bem quisessem. Mas os mais inexperientes ganhariam uma aula de graça, não fariam os ouvidos alheios sofrerem e não teriam críticas de "nota fora".
|
Marc Snow Veterano
|
# out/14
· votar
d.u.n.h.a. Entendi. Por isso mesmo que as pessoas não participam das mais cabulosas. Primeiro: Não sabem o que fazer. Segundo: Medo dos "experts"mererem o pau nos comentários
Jube Exatamente. Vamos brincar e interagir
MatheusRich posicionando bem, pode ser que fique audivel
krixzy É cara! Bora ver!!
bielcamboim Sim. EU
cafe_com_leite Ima variada uma vez ou outra é bom para sair do normal
JJJ Pode ser tambem. Todas as ideias são bem vindas!
|
Die Kunst der Fuge Veterano |
# out/14
· votar
cafe_com_leite d.u.n.h.a.
Discordo de suas colocações. O desafio quem faz é o participante da jam. Se o cara quiser fazer paradas atonais, dodecafonismo, eletroacústica..., pensar e compor ele faz em qualquer BT.
Ao meu ver, as BTs que limitam mesmo são justamente as que são tipo as do Lelo.
Para ilustrar o que estou falando, cito a última jam do OT, realizada pelo Casper. A BT era bastante livre, só tinha um baixo com duas notas, os resultados foram extremamente diferentes e, graças à liberdade que a BT permitia, pude assumir dois desafios que me fizeram pensar: I. aplicar movimento cromático usando dominantes secundários e II. fugir da sonoridade alegre que a BT sugeria.
Em resumo, se o cara quiser ser criativo, pensar e compor, ele o fará em praticamente qualquer BT.
|
Marc Snow Veterano
|
# out/14
· votar
Die Kunst der Fuge PERFEITO o seu comentário
|
gupiguitar Veterano |
# out/14
· votar
Do ponto de vista de desenvolver meu som as jams ajudam muito na evolução do fraseado e criação. Do ponto de vista social ajuda muito a conhecer a galera do forum. Acho que foi no ano de 2010 que o Marc fazia altas jams. Participei de várias e curti muito. l
|
MauricioBahia Moderador |
# out/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Marc Snow
Além do que disse:
1) As jams são divertidas. 2) Você se expõe publicamente. 3) Implicitamente, está disposto a aprender. 4) Pode avalia sugestões/críticas de graça. 5) SE OUVE!!!!
Colocando bem em evidência o item (5). Muita gente toca sem se ouvir e isso é quase que "se achar" bonito sem ter um espelho. hehe
Abs
|
JJJ Veterano
|
# out/14
· votar
MauricioBahia
Pois é, né seu Bahia? Tá na hora de V.Sa. também voltar a tocar por essas bandas.
Aliás, aproveitando o ensejo... tocar e cantar. Bem que você podia fazer o vocal de Living Loving Maid, lá nas colaborações, hein? Tá ficando bacana e eu tenho certeza que essa você consegue... hehehe
|
nanoSlash Membro Novato |
# out/14
· votar
como faço pra participar? foi mal a ignorancia rsrs spu novo aki.
|
RafaelBernatto Veterano |
# out/14
· votar
Apesar de ser iniciante na guitarra participei da minha primeira Jam ontem.. Achei bem legal.. E é provável que participe de todas as que minha técnica permitir... Só acho (e isso já deve ter sido debatido no fórum) que seria mais interessante musicalmente o primeiro gravar e os seguintes irem adicionando suas contribuições, ou seja, ouvindo o que foi produzido antes... Daria mais trabalho mas acho que como um todo a Jam soaria bem melhor.. Nessa estrutura de todos gravarem em separado fica meio cada um por si... Pode ser que eu esteja falando alguma besteira.. mas enfim...
Abç.
|
Headstock invertido Veterano |
# out/14
· votar
Se o cara quiser fazer paradas atonais, dodecafonismo, eletroacústica..., pensar e compor ele faz em qualquer BT.
Ao meu ver, as BTs que limitam mesmo são justamente as que são tipo as do Lelo.
Fodendo isto.
Uma BT "não convencional" vai te OBRIGAR seguir um caminho não convencional. Ela escolhe por ti. É limitador.
Uma BT comum te permite ir pelos dois (três, quatro, cinco...) caminhos. Quem decide é tu.
|
Jube Veterano |
# out/14
· votar
RafaelBernatto Apesar de ser iniciante na guitarra participei da minha primeira Jam ontem.. Achei bem legal.. E é provável que participe de todas as que minha técnica permitir... Só acho (e isso já deve ter sido debatido no fórum) que seria mais interessante musicalmente o primeiro gravar e os seguintes irem adicionando suas contribuições, ou seja, ouvindo o que foi produzido antes... Daria mais trabalho mas acho que como um todo a Jam soaria bem melhor.. Nessa estrutura de todos gravarem em separado fica meio cada um por si... Pode ser que eu esteja falando alguma besteira.. mas enfim...
Abç.
É que fica meio complicado uma música com 10 guitarras solos.
|
RafaelBernatto Veterano |
# out/14 · Editado por: RafaelBernatto
· votar
Jube
Ouvi o resultado de minha primeira participação e retiro o que disse rsrs... Mesmo nesse formato atual "cada um por si" (Não dá pra ouvir como se fosse uma música... Mas...) o resultado fica muito bom...
|