Problema recorrente comigo - Epiphone Les Paul

    Autor Mensagem
    RafaPrimo
    Membro Novato
    # out/14 · Editado por: RafaPrimo


    Olá, sou novo aqui e escrevo esse tópico pois quero uma opinião de quem manja antes de levar em alguma loja ou coisa do genero.
    Ganhei uma Epiphone Les Paul Special, novinha, e com 3 meses e uso, o ganho da caixa "diminuia" de potência na posição treble. Como eu não tinha muito tempo, preferi encostar a guitarra e ficou por isso mesmo. Há dois meses, surgiu uma oportunidade e eu comprei uma Epiphone Les Paul Standart, usada, mas muito pouco. Com apenas 2 meses de uso, o problema se repetiu! E nos dois casos, um dos knobs, (não lembro se era o de tom ou volume) deram problema, na Especial, ele saiu, e na Standart, ele está girando mais do que devia, se eu forçar só um pouquinho ele dá um giro completo. Gostaria de saber se alguém ai manja do problema, se a culpa é minha, tendo em vista a coincidência, e o que é o melhor a fazer pra consertar as duas guitarras! Me ajudem, por favor!

    clguitar
    Membro
    # out/14
    · votar


    Amigo, troca os potenciômetros das duas. É moleza fazer isso, mas, se não tiver confiança e experiência, qualquer eletricista ou luthier pode fazer o conserto. Geralmente, os potenciômetros dessa guitarra são de 500k. Potenciômetros Alpha são muito bons e você consegue comprá-los barato na Internet.

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    clguitar

    Parece que a Santo Angelo está revendendo Alpha pots.

    mjcmello
    Veterano
    # out/14 · Editado por: mjcmello
    · votar


    Não é só o knob que está frouxo? Existe um parafuso pra apertar.

    entamoeba
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Duas guitarras, um amp e o mesmo problema? Eu apostaria no amp.

    JJJ
    Veterano
    # out/14 · Editado por: JJJ
    · votar


    O lance do knob é bobagem. Deve ter quebrado ou o pot está ligeiramente "mole" e é só abrir e apertar a porca, segurando o pot por baixo.

    Agora, o lance de "perder volume no treble" eu não entendi muito bem, mas, se você quer dizer que o captador da ponte (o mais agudo) perdeu força, pode ser um problema no local onde você guarda a guitarra, que pode estar desmagnetizando o captador (perto de alguma fonte eletro-magnética muito forte). Isso seria algo mais sério...

    RenanAMR
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Não é o tone que você mexeu e deixou o som mais "fechado"?
    Apostaria em pot frouxo ou o knob quebrado ou ainda, caso seja de metal, não está apertado o suficiente.
    Se comprou outra guitarra e o "treeble" funcionou por um tempo, não tem como ser amp...
    Deve ser alguma preferência de sua parte por sons mais graves e de tanto mexer no tone, ele ficou frouxo e agora você não consegue recolocá-lo em outra posição.
    Apostaria nisso.
    De boas para arrumar.

    RafaPrimo
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Caramba galera, o feedback de vocês foi muito rápido! Valeu a todos!
    Então, o problema não está no amp, eu testei as guitarras em outro amp e o problema foi o mesmo. O lance do knob eu citei por ter sido uma coisa em comum nas duas. Mas, eu realmente estou achando que o problema deve estar no potenciomentro, vou levar pra uma avaliação e trocar. Mas, supondo que foi este o problema, eu estaria fazendo algo de errado? Achei muita coincidencia as duas guitarras, no mesmo tempo de uso mais ou menos, terem o mesmo problema, tanto no knob (que eu nunca mexo, deixo geralmente na mesma configuração), quanto na perda de potencia do captador da ponte, posição treble. Infelizmente, estou meio receoso de levar a guitarra para avaliação na lojas da minha cidade, pois tenho medo de não manjarem muito e falarem besteira sobre o assunto. Será que esse risco é grande ou é um problema até comum e eu posso levar sem medo?

    RafaPrimo
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Agora, o lance de "perder volume no treble" eu não entendi muito bem, mas, se você quer dizer que o captador da ponte (o mais agudo) perdeu força, pode ser um problema no local onde você guarda a guitarra, que pode estar desmagnetizando o captador (perto de alguma fonte eletro-magnética muito forte). Isso seria algo mais sério...
    Caro JJJ, o que poderia, numa casa coum, vir a ser uma fonte eletro magnética que causaria esse tipo de problema? Um celular carregando, por exemplo, perto da guitarra, poderia causar esse tipo de problema?

    Headstock invertido
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Se o amp entrega o ganho exigido com o captador do braço e só passa a apresentar o problema com o captador da ponte, creio que não seja problema do amplificador. Pode até ser que tenha algum problema fazendo com que o circuito do amp "ignore" certas frequências. Daí faça o seguinte: arrume uma guitarra emprestada e teste no seu amp com o captador da ponte. Se tiver tudo ok, o problema está na guitarra.

    E aí pode ser tanta coisa. Pode ser o captador desmagnetizado, ou com a fiação danificada ou as soldas mal feitas. Pode ser o potenciômetro de volume.

    Eu aconselharia você primeiro trocar o pot de volume e aproveitar o feito para dar uma geral em toda a parte elétrica. Refazer as soldas que parecerem estar mal feitas ou dando mal contato. Retire a moldura do captador da ponte e puxe ele um pouco pra fora até ver a fiação. Note se está danificada logo na saída do corpo do cap.

    Outra aposta forte é a chave. Dê uma boa olhada nas soldas. Recomendo, inclusive, a trocá-la logo de cara. Elétrica nova nunca é demais. E essas coisas não são nada caro.

    JJJ
    Veterano
    # out/14
    · votar


    RafaPrimo

    Celular? Acho que não, mas não tenho certeza... Uma tv grande das antigas, talvez.

    JJJ
    Veterano
    # out/14 · Editado por: JJJ
    · votar


    duplo

    RafaPrimo
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    É, o jeito vai ser levar as duas pra uma checagem geral da parte elétrica, muito provavelmente o potenciômetro está nas últimas, (mesmo com pouco tempo de uso, e isso é o que eu acho estranho), e tenho que trocar os knobs podres também (o que também achei muito estranho, por se tratar de duas Epiphones e terem muito pouco tempo de uso, como já mencionado)

    Muito obrigado pela força e pela sabedoria galera, valeu mesmo :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema recorrente comigo - Epiphone Les Paul