Review - Danelectro Hodad DH1 Mini Amp

    Autor Mensagem
    Tiso
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Tiso


    DESCULPEM-ME O ENGANO, ERA PARA TER POSTADO NO FORUM DE AMPS, não consigo apagar.

    Na busca encontrei informação sobre o Hodad II, que é menor e não tem efeitos, então vou postar o meu review sobre o DH1. Adoro mini-amps, a ideia de tocar guitarra no meio de um parque era um sonho de consumo da minha infância. Tive primeiramente um mini-amp do Engel (aquele dos pedais de latas de sardinha), um mini-amp 5w e falante de 5 polegadas, construído em uma lata de marmita, mas infelizmente uma fonte vagabunda o queimou. Pesquisei bastante até achar um bom custo benefício.

    Assim como a extrema maioria dos mini amps, o DH1 possui:
    ---------------------------------------------------------------------- ---

    * Um controle de volume clean e um controle de ganho adicional, que dá o overdrive. Eu preferiria um botão de ganho de amplitude total + um master volume, mas com a marmita eu já tinha adquirido experiência em timbrar com esse tipo de controle.

    * Controle de tom, básico e essencial.

    * Alimentação com fonte tipo Boss ou bateria 9V quadradinha. Além disso, os produtos eletrônicos 9V da Danelectro dos últimos anos foram planejados para resistirem à maluquice do Danelectrode, uma fonte com gradação de voltagem que altera as propriedades dos efeitos originais.

    * Saída para fone de ouvido, neste caso uma saída P2.


    Porém, o DH1 teve os seguintes diferenciais:
    ------------------------------------------------------

    * Custo beneício muito bom, ele é barato, um pouco mais salgado que o Honey Tone, empatando com o Mini Tone Master da Fender. Possui 2 watts e dois falantes de 2.5 polegadas, características bacanas para a faixa de preço dele (170 reais).

    * Efeito Echo. É um Reverb na verdade, com chave liga/desliga, fixo. Tem feedback baixo, tempo médio-curto e mix médio-alto se falarmos nos parâmetros de um pedal de reverb.

    * Tremolo, com chave liga/desliga. É um tremolo tipo U, controlado por um parafuso complicado na parte de trás, que altera simultaneamente o decay e o intervalo.

    * Tem um visual bonito. O chassis é de plástico, mas imita bem algum tipo de couro texturizado. Assim como o Hodad II, ele é triangular, mas é maior que o sucessor. Para ter uma noção do tamanho, digamos que a parte traseira tem as dimensões aproximadas de um disquete pequeno.


    Considerações:
    -------------------

    * O efeito echo é fantástico, na maior onda Dick Dale. Mas a bateria toma um caldo se você ficar sempre com ele em uso. O Tremolo não altera o desgaste da bateria.

    * Sim, ele é um brinquedo, mas tem um som muito legal para saraus, estudos e momentos mais fulerosos com a guitarra, como os últimos licks antes de dormir. Ele é realmente BOM nesses momentos.

    * A melhor coisa que fiz com ele foi usá-lo como preamp. Ligo ele na entrada auxiliar do meu Stagg 20W e pronto, som incrível e antigo. Não simplesmente Vintage, antigo mesmo, quase como tocar um Silvertone com um falante de papelão. Ligando ele no JBL Flip, que é um dock usb/p2, é como ter um bom amp de 10 ou 15w com tremolo e eco, além de um drive infinitas vezes melhor que o do meu Stagg 20W, meu amp "oficial".

    * Ao contrário da marmita do Engel (que devido ao falante maiorzinho ficava na mesma categoria do Artec rx5 ou do Orange Micro Crush), este amp é uma usina de sons agudos. Fica bem mais legal acompanhando uma base de violão do que fazendo ele mesmo a base. Mas tudo fica incrível quando você dá uma alavancada de Strato num acorde menor, na coda de uma harmonia, usando o efeito de eco. Magia praiana, saca?

    * Um clip ou um estojo com alça faz muita, muita falta.

    É uma pena que os reviews do You Tube sejam tão mal microfonados, dando uma impressão terrível do DH1. Farei eu mesmo um vídeo e subirei o tópico assim que puder comprar um Smartphone. Por enquanto vou postar algumas fotos de publicidade:

    Frente:
    http://media.musiciansfriend.com/is/image/MMGS7/Hodad-DH-1-Mini-Amp/50 1250000000000-00-750x750.jpg

    Painel: http://guitarplus.vn/uploads/shops/2014_01/dv016_jpg_large_501250_top_ controls.jpg

    Parte traseira, com o controle de tremolo:
    http://guitarcenter.pl/catalog/images/DDH13.jpg

    Compra recomendada, mesmo se fosse só um preamp não portátil com os três efeitos.

    rafael_cpu
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Review legal :)

    E com fone de ouvido, fica legal?

    T+

    entamoeba
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Simpatizo mais como Honey Tone, mas por causa da aparência, e concordo com o rafael_cpu, belo review!

    nivekk
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Tiso
    Pô, legal o amp, eu tenho um honeytone e acho ele bem legal, esse com 2 falantes e mais os efeitinhos deve ser show de bola tbm, diz uma coisa, ele aguenta bem com bateria??

    Slegin
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Slegin
    · votar


    Poxa, que legal! Bateu até uma vontade.

    Você utiliza ele como pré-amp com o cabo vindo da guitarra, passando por ele, output direto pra entrada do combo? (Como se fosse um pedal analógico).

    nivekk
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Tiso
    É uma pena que os reviews do You Tube sejam tão mal microfonados, dando uma impressão terrível do DH1.
    Sério??? tive uma ótima impressão do amp com esse vídeo aqui:


    Slegin
    Veterano
    # set/14
    · votar


    nivekk
    É complicado confiar em reviews assim.
    O que me garante que a guitarra está plugada direto no amp?

    nivekk
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Slegin
    É, tem esse problema tbm...

    Tiso
    Veterano
    # set/14
    · votar


    rafael_cpu

    Então, com o fone fica muito bom, mas nessas horas eu gostaria de ter um fone com controle de volume. Porque fica bem legal usar com o som limpo, mas como o overdrive dele é raçudo (é um segundo controle de ganho), fica impossível tocar um som mais sujinho sem ficar surdo ou destruir o fone.

    Entamoeba

    Pois é, o Honeytone é muito mais carismático! E ainda tem um clip que é muito conveniente...

    nivekk

    Ele aguenta bem se o eco não for muito usado. É um efeito que drena bastante a bateria. Mas mesmo assim ele até que drena meio rápido mesmo, mesmo sem o eco, comparando com o falecido mini amp marmita do Engel, um projeto bom do Tonepad que tem mais potência, empurra um falante maior e faz a quadradinha durar umas 3x mais. No Hodad ela dura umas 10 horas de uso em volume médio (volume normal no talo e over em 1/3) e sem efeitos.

    Slegin

    Então, para usar como pré eu ligo o P2 de saída de fone no P10 de entrada auxiliar do meu amplificador normal. É uma entrada descrita como MP3/CD/EXT, ou seja, para usos feirantes ahahahaha. É um loop de efeitos de transistorado de pobre.

    entamoeba
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Tiso,
    Quanto ao volume, ele consegue aparecer no meio de violões e vozes? Tipo, num esquema lual ou coisa do gênero.

    Tiso
    Veterano
    # set/14 · Editado por: Tiso
    · votar


    entamoeba

    Você já foi nessas rodinhas de violão em que algum cara não toca o violão, mas espanca as cordas mesmo? Ele compete de boa com um violão assim. Na verdade o único mini amp que dá vexame nesse sentido é o Smokey Amp, que na minha opinião é um desperdício total de grana. Fazendo uma escala dos com mais para os com menos volume, considerando potência e alguns videos no YT, é essa:

    Primeira Categoria (mini amps "de luxo", caros e bem altos)
    1) Roland Micro Cube / Roland Mobile Cube
    2) Yamaha THR10
    3) Fender Amp Can
    4) Pignose
    5) Yamaha VA10
    6) Vox Mini 3

    Segunda Categoria (preços melhores e ainda altos e com bons graves)
    7) Yamaha VA5
    8) O projeto do Tonepad que eu citei
    9) Artec Radix
    10) Orange Micro Crush (fabricado pela Artec) / Artec Tino (são o mesmo projeto)

    Terceira Categoria (graves bem ausentes, preços variando entre ok e meio caro)
    11) Danelectro Honey Tone
    12) Danelectro Hodad I
    13) Marshall MS2 / MS4
    14) Danelectro Hodad II
    15) Mooer Tiny Amp
    16) Fender Mini Twin Blackface
    17) Fender Mini Twin Tweed / Fender Mini Tone Master
    18) Vox AC1
    19) Vox Amplug com Cabinet
    20) Smokey Amp

    Não garanto que não haja erros nessa escala, mas acredito que ela retrata bem o ranking real. Alguns desses especialmente os últimos da terceira categoria, praticamente empatam quanto ao volume. O ponto em comum de todos é a alimentação: 9V, com bateria interna, com pilhas ou com a bateria quadradinha.

    entamoeba
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Tiso,
    Eita! Você tá por dentro do assunto mesmo, hein?!

    No Mercado Livre vendem esse Artec Radix por um preço inferior aos Danelectro. Será que ele é melhor do que o Honeytone?

    Tiso
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Eu comprei recentemente um Radix. Ele tem 5W, fala mais alto e com mais graves que o Honey Tone. Mas ele precisa de uma bateria bem carregada pra falar limpo, qualquer descarga e ele já cruncha. Gosto dele porque tem 5 tipos de timbre, do clean ao "metal". Farei um review dele depois também.

    Tiso
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    SUPORTE TÉCNICO DOS COLEGAS, UMA MÃOZINHA AQUI?

    Então gente, cansei demais do timbre dos falantezinhos de 2 polegadas por Hoddad. Estou cogitando trocar por um de 4 polegadas retangular - e já sei como fixa-lo no pequeno gabinete. O problema é o seguinte: o circuito tem 4 fios para os alto falantes: um vermelho e um preto para cada um. Eu posso simplesmente ligar dois vermelhos ou dois pretos em cada terminal do falante de 4 polegadas?

    Outra dúvida é que cada um dos pequeninos é de 1w. Mas eu pensei em colocar um de 3w no lugar. Não sou tão ruim de conta, eu explico. Eu já tive um mini caseiro com circuito estilo Ruby Amp, um projeto que usa o circuito LM386. Em fóruns de construtores eles recomendam que seja usado um alto falante de 1w para o projeto, mas o meu pequeno amp caseiro sempre funcionou lindamente com um falante de 3w. Será que vai rolar?

    Desde já agradeço a ajuda dos colegas.

    nivekk
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Tiso
    Boas, quanto aos fios, tinha que checar a impedância deles cara, não tenho o hoddad, mas acredito que deva ter 2 falantes de 8ohms em paralelo (por conta dos 4 fios), o que daria 4 ohms no caso (posso tar falando uma merda sem tamanho, mas enfim...)

    Quanto a potência do falante, nesse caso não tem problema, pode dar zica botar um falante de menor potencia que o amplificador, mas nesse caso é difícil... meu ruby ligo numa 1x12 de 75W e vai bonito :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review - Danelectro Hodad DH1 Mini Amp