Na sua opinião, qual parte de Teoria Musical é mais importante para um guitarrista ?

    Autor Mensagem
    Juninho Stanner
    Membro Novato
    # jul/14


    Boa noite amigos do FCC,

    Na opinião de vocês, qual parte de Teoria Musical é mais importante para um guitarrista ?

    - Seria estudo sobre escalas ?
    - Seria Formação de acordes ?
    - Seria Campo Hamônico ?
    - Ou seria tudo ?

    Me desculpem se eu confundi algo.
    Ótima noite pra vocês, não deixem de me responder !

    Rachmaninoff
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Tudo.

    Começando sabendo um pouquinho de cada coisa, bem devagar, sem pressa. Com o passar do tempo, ir aprofundando seus conhecimentos, sempre de forma prazerosa. Se é chato pra você, então não está valendo a pena.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/14
    · votar


    Harmonia

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Juninho Stanner

    Creio ser a prática, bem mais válida que a teoria - que é complementar.

    Se for dispor por ordem de importância a teoria, numeraria assim:

    Campo Harmonico
    Escalas - aqui é provável que o último item que vc menciona esteja já resolvido
    Formação de acordes
    Técnicas

    Jube
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Tudo com toda certeza,

    Acredito na importância da prática em qualquer instrumento de corda, mas a teoria é necessária para você falar a "linguagem" musical.

    Não acredito em teoria ser complementar, práticar sem teoria é como comer os ingredientes antes de fazer o prato ou ir até um lugar sem conhecer a região, você vai chegar lá, mas vai demorar muito mais.
    Mesmo porque quando você estiver tocando em grupo vai precisar ter expertise na teoria para acompanhar e entender o resto da sua banda

    Filippo14
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Campo Harmonico, se bem estudado abrange os outros 2 completamente.

    makumbator
    Moderador
    # jul/14
    · votar


    Juninho Stanner

    Na verdade tudo está muito interligado. Por exemplo, para compreender bem a formação de escalas é útil saber os intervalos. A harmonia por sua vez se relaciona intimamente com as escalas e intervalos. O contraponto e condução de vozes está relacionado á harmonia, e por aí vai.

    Mas a coisa mais importante que guitarrista deveria aprender e aplicar no dia a dia é: pausa!

    mateusstarling
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Acho que existe uma confusão no termo "teoria musical".
    Para mim todos os itens citados são matérias práticas, apesar da possibilidade de se teorizar sobre o assunto, entendo perfeitamente a intenção da pergunta, de qualquer maneira acho a reflexão importante, pois enquanto você aprende, por exemplo, formação de acordes numa pauta sem que aja uma aplicação prática no instrumento, este resultado não será convertido em proficiência instrumental, a mesma regra se aplica as escalas e ao campo harmônico.
    Existem algumas matérias que são mais comumente ensinadas como teóricas, tal como harmonia funcional, contra ponto e etc.

    ricguitar1
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Na verdade, tudo que foi citado é importante!

    - Estudar só técnica vai te fazer um guitarrista muito mecânico ( há quem goste ).
    - Estudar só teoria musical não vai garantir que você improvise bem ou toque seu repertório com excelência.
    - Estudar só seu repertório, não vai garantir que você consiga adquirir grandes habilidades ou ainda, seja bom na arte do improviso.

    Então, estudar intervalos, harmonia, escalas e tudo que está ligado a teoria musical é importante. É claro que, tudo isso aliado ao estudo da técnica vai fazer com que você desenvolva não só suas mãos, mas sua mente, pra ser um guitarrista criativo.

    Lelo Mig
    Membro
    # jul/14
    · votar


    Juninho Stanner

    Tocar!

    entamoeba
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Eu entendo que isso dependerá muito do que esse guitarrista pretende. Ele quer ser um guitarrista versátil ou tem um estilo no qual ele pretende se especializar? Existem estilos que privilegiam o ritmo, em outros, a harmonia, a melodia etc. Há até estilos que tratam com certo desdém a tal da teoria musical.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Juninho Stanner
    A princípio creio que todos devem saber (no caso de estudar tudo direitinho) Escalas, Campo Harmônico e Harmonia (tudo numa abordagem mais simples a principio) ...
    Mas é claro que conforme o tempo for passando o conteúdo deve avançar até chegar no conhecimento de tudo (se é que existe um tudo) de teoria.
    Mas isso é só minha opinião.

    Adair Neto
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Creio que falta muito na maioria dos guitarristas conhecimento teórico sobre ritmo e, principalmente, sobre harmonia. Muito guitarrista quer se aparecer e se esquece que o seu instrumento é apenas um e que ele deve se harmonizar perfeitamente com os demais. Na minha opinião, uma bela harmonia é muito mais bonita do que um simples solo sobre uma base simplista.

    pepomello
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Juninho Stanner

    Por experiencia propria te conto o seguinte, eu toco guitarra a mais ou menos um cinco anos, nos 2 primeiros e no começo do terceiro estudei bem pesado a teoria, tecnicas e imporvisacoes e etc. La por 2012 eu começei a estudar pro vestibular e deixei o estudo de musica de lado, até hoje nao recuperei ainda. Mas a pratica me fez tocar bem, hoje em dia eu me cago demais na teoria e as vezes isso tira a agilidade pra fazer uma harmonia legal... Se eu pudesse escolher um "tópico" seria o campo harmonico. A tecninca vem com a pratica e carece um pouco de estudo tambem... Valeu!

    Juninho Stanner
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    Boa tarde pessoal !

    Muito Obrigado pelas respostas !

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Na sua opinião, qual parte de Teoria Musical é mais importante para um guitarrista ?