Trocar pot da SG Custom (3 humbuckers)

    Autor Mensagem
    slash_web
    Veterano
    # jul/14


    Opa,nao estou me dando muito bem com o pot da minha guitarra,gosto de regular o som pelo volume e mesmo acionando apenas o captador da ponte ,o clean fica estourado,fica horrível e sem equilíbrio ,sem contar q é quase impossível regular ela pelo pot...ou corta o som,ou abre tudo.

    Alguém sabe de alguma opção de pot q ficaria legal?

    Abraços

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    ou corta o som,ou abre tudo.

    Coisa de pot liniar não é? Deveria ser logarítmico

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Alex guitar man

    Diz o cara:
    ou corta o som,ou abre tudo.

    Isso não parece ser nada linear. Hehe

    Mas não custa trocar o pot e por um alpha no lugar.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Ismah

    E que na verdade a nossa sensibilidade ao volume é logaritmica entao com um pot logaritmico ela fica liniar, por isso a maioria de pots à volume sao logaritmicos. Se estiver errado alguem me corrija hehe

    HortaRates
    Membro
    # jul/14
    · votar


    slash_web
    Você tá plugado a guitarra aonde? Eu tive uma SG custom da Epiphone e achava a saída dos captadores bem baixas, e controlar a saturação pelo pot de volume era uma das coisas mais legais que tinha pra fazer porque os captadores proporcionavam uma ótima dinâmica. A sua é Epi também?

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Alex guitar man

    Até parece que não me conhece hehehe

    Sei desse lance, do log. Pra dar ideia de dobro de volume precisamos dobrar o volume.

    Um pot log, a 12hs, entrega 10% na saída, e no fim de sua rotação (270º geralmente), 9 vezes mais isso, chegando muito perto da ideia de "dobro de volume".

    slash_web
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    É EPIPHONE sim, usando qualquer distorção a diferença no crunch e volume só se nota quando chega no vol 2 ...nao é algo constante digno de uma boa dinâmica como se fosse uma strato . É necessário colocar um pot com maior valor?

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Ismah

    Desculpa ai, hehehe :)

    T. Forge
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    ou corta o som,ou abre tudo

    Use pot logarítmico em vez de linear. Como é uma SG, recomendo de 500k em vez de 250.

    GAT621988
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    slash_web
    Aparentemente O Problema É O Tipo De Potenciômetro. Provavelmente Este Modelo É Logaritmo (A). Aconselho-Te A Trocar Por Modelo Linear (B), E Para Seu Instrumento Seria O Potenciômetro "500 KOhms B".
    Leitura Recomendada:
    http://blog.santoangelo.com.br/escolhendo-potenciometros/.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    GAT621988

    Nao e ao contrario, ele deve por um LOGARITMICO, pois o nosso ouvido tem a percepcao ligaritmica, por isso os lineares acabam tendo problemas

    ALF is back
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    galera, até onde minha inguenourânsia me leva, o pot dele atualmente é LOG (A) e ele precisaria de um LIN (B)...não é isso?

    T. Forge
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    ALF is back
    É o oposto.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    ALF is back

    Entao, nossa audicao percebe a diferenca de volume em forma logaritmica, ao usar um sistema de volume logaritmico, a mudanca de volume casa com nossa audicao

    T. Forge
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Trocando em miúdos:

    Logarítmico (A) = volume muda gradualmente.

    Linear (B) = volume muda de vez.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trocar pot da SG Custom (3 humbuckers)