Autor |
Mensagem |
slash_web Veterano |
# jul/14
Opa,nao estou me dando muito bem com o pot da minha guitarra,gosto de regular o som pelo volume e mesmo acionando apenas o captador da ponte ,o clean fica estourado,fica horrível e sem equilíbrio ,sem contar q é quase impossível regular ela pelo pot...ou corta o som,ou abre tudo.
Alguém sabe de alguma opção de pot q ficaria legal?
Abraços
|
Alex guitar man Veterano |
# jul/14
· votar
ou corta o som,ou abre tudo.
Coisa de pot liniar não é? Deveria ser logarítmico
|
Ismah Veterano |
# jul/14
· votar
Alex guitar man
Diz o cara: ou corta o som,ou abre tudo.
Isso não parece ser nada linear. Hehe
Mas não custa trocar o pot e por um alpha no lugar.
|
# jul/14
· votar
Ismah
E que na verdade a nossa sensibilidade ao volume é logaritmica entao com um pot logaritmico ela fica liniar, por isso a maioria de pots à volume sao logaritmicos. Se estiver errado alguem me corrija hehe
|
HortaRates Membro |
# jul/14
· votar
slash_web Você tá plugado a guitarra aonde? Eu tive uma SG custom da Epiphone e achava a saída dos captadores bem baixas, e controlar a saturação pelo pot de volume era uma das coisas mais legais que tinha pra fazer porque os captadores proporcionavam uma ótima dinâmica. A sua é Epi também?
|
Ismah Veterano |
# jul/14
· votar
Alex guitar man
Até parece que não me conhece hehehe
Sei desse lance, do log. Pra dar ideia de dobro de volume precisamos dobrar o volume.
Um pot log, a 12hs, entrega 10% na saída, e no fim de sua rotação (270º geralmente), 9 vezes mais isso, chegando muito perto da ideia de "dobro de volume".
|
slash_web Veterano |
# jul/14
· votar
É EPIPHONE sim, usando qualquer distorção a diferença no crunch e volume só se nota quando chega no vol 2 ...nao é algo constante digno de uma boa dinâmica como se fosse uma strato . É necessário colocar um pot com maior valor?
|
# jul/14
· votar
Ismah
Desculpa ai, hehehe :)
|
T. Forge Membro Novato |
# jul/14
· votar
ou corta o som,ou abre tudo
Use pot logarítmico em vez de linear. Como é uma SG, recomendo de 500k em vez de 250.
|
GAT621988 Membro Novato |
# jul/14
· votar
slash_web Aparentemente O Problema É O Tipo De Potenciômetro. Provavelmente Este Modelo É Logaritmo (A). Aconselho-Te A Trocar Por Modelo Linear (B), E Para Seu Instrumento Seria O Potenciômetro "500 KOhms B". Leitura Recomendada: http://blog.santoangelo.com.br/escolhendo-potenciometros/.
|
# jul/14
· votar
GAT621988
Nao e ao contrario, ele deve por um LOGARITMICO, pois o nosso ouvido tem a percepcao ligaritmica, por isso os lineares acabam tendo problemas
|
ALF is back Veterano
|
# jul/14
· votar
galera, até onde minha inguenourânsia me leva, o pot dele atualmente é LOG (A) e ele precisaria de um LIN (B)...não é isso?
|
T. Forge Membro Novato |
# jul/14
· votar
ALF is back É o oposto.
|
# jul/14
· votar
ALF is back
Entao, nossa audicao percebe a diferenca de volume em forma logaritmica, ao usar um sistema de volume logaritmico, a mudanca de volume casa com nossa audicao
|
T. Forge Membro Novato |
# jul/14
· votar
Trocando em miúdos:
Logarítmico (A) = volume muda gradualmente.
Linear (B) = volume muda de vez.
|