Guitarristas são estrelas do rock.

Autor Mensagem
PGilbert
Veterano
# jul/14


Eu sei que isso não é coisa da minha cabeça porque já estou nesse mundo da guitarra faz muitos anos, e já vi isso acontecendo inúmeras vezes.

Esses quase 20 anos tocando em todo tipo de lugar, com todo tipo de gente em diversos lugares diferentes me deram uma certa propriedade pra falar de vários assuntos desse meio e uma delas é: Guitarristas são estrelas do rock.

Vou falar especificamente dos guitarristas de rock mesmo, que é o que conheço.

A guitarra, que se mal utilizada é um instrumento irritante pra caramba, na maioria das vezes está pendurada no ombro de um fdp tão irritante quanto.

Pior de tudo é que a maioria de nós, guitarristas, tocamos apenas por “competição”. Quase todos os guitarristas gostam de ficar se comparando a outros (até mesmo aos amigos), tentam se mostrar melhores e mais rápidos, mais precisos.. E isso é patético e triste, mas infelizmente é uma realidade.

Todos os caras que conheci que eram assim, quase sempre tocavam num nível médio. Não tinham nada de espetacular, mas tinham aquela pose de master of the universe, página "oficial" no Facebook, um canalzinho xexelento no Youtube etc.

Tenho várias histórias curiosas sobre guitarristas, mas vou contar algumas que representam bem o que acontece.

Uma vez fui tocar com uma banda que tinha outro guitarrista.. era a primeira vez que ia tocar com eles. O cara entrou no estúdio, não falou com ninguém e tava carregando um caminhão de equipamento.

Entrou na sala de ensaio, ficou meia hora montando todos os racks de efeito, pedais e até transmissor sem fio ele ligou.. pra ensaiar numa sala de 5 m².

Aí ele sacou a top guitarra dele de x mil reais e plugou… a guitarra tinha som de sabiá…. Ele não conseguia regular o monte de cacareco que tinha.. levou só pra se mostrar..

E, aliás, fiquei sabendo que ele não levava aquilo tudo nunca.. mas nesse dia, que ia outro guitarrista, ele levou. Engraçado né? E a pose continuava lá. Mandou e desmandou em todo mundo.. no final do ensaio eu disse que não ia ficar na banda. De mala já basta eu…

Uma outra vez o guitarrista de uma banda que fui tocar teve crise de ciúmes e disse assim: “Aceito qualquer outro guitarrista, menos ele.”.

E eu nunca nem tinha falado com o cara direito.. ensaiamos juntos umas 2 vezes e o cara (que hoje é amigo, por acaso) ficou com ciúme.. sei lá do que, de verdade.

Você ter ciúmes ou querer aparecer para um cara fodão, com um nome, com uma carreira eu até acharia “””normal”””.. mas pra mim? Cacete, eu sou um tosco, feio, pobre, burro e toco mal! É tudo pra tentar ser o “galo” do galinheiro… lamentável.

Outro dia também um menino de uns 15 anos me adicionou no Facebook para falar sobre uma lição que postei no guitar battle. A lição era um exercício simples.. Gravei um áudio para mostrar como executar e tal. A primeira mensagem que o menino me mandou foi: "Oi, já estou fazendo o exercício mais rápido do que você. E olha que estou usando só o violão!".

Porra, virou competição de atletismo, hahaha.

Guitarristas são muito competitivos e muito carentes de atenção.

Apenas estudar e se tornar um guitarrista melhor não basta. A grande maioria precisa competir como se fosse uma corrida de F1.

Lelo Mig
Membro
# jul/14
· votar


PGilbert

Até meados dos anos 70, apesar de a guitarra sempre ter sido o destaque no rock, junto com os vocalistas, e os caras já serem posers e vaidosos, a coisa se mantinha apenas na imagem e no business.

Entre os guitarristas "anônimos" e amigos, não existia isso não. Claro que sempre houve alguma competitividade, porque é natural do ser humano, alguns mais outros menos, mas não havia essa "cultura".

Essa "cultura" guitarristica surge nos 80, com a nova geração de guitarristas com técnica e estudo, precisando se impor, modificar e ganhar o espaço dos "guitar heros" dos anos 70, que eram, quase todos, semi analfabetos musicais.

Isso foi um andamento natural... mas se disseminou e virou uma "cultura da competição"... e aí a coisa começou a desvirtuar.

Veja, por exemplo, o Guitar Battle aqui do FCC? Nada mais é do que um "fulano é melhor que ciclano" virtual.

PGilbert
Veterano
# jul/14
· votar


Lelo Mig
Essa "cultura" guitarristica surge nos 80, com a nova geração de guitarristas com técnica e estudo, precisando se impor, modificar e ganhar o espaço dos "guitar heros" dos anos 70, que eram, quase todos, semi analfabetos musicais.

Um amigo meu diz: "Nos anos 80, quanto mais rápido você tocasse, mais dinheiro você ganhava"

Veja, por exemplo, o Guitar Battle aqui do FCC? Nada mais é do que um "fulano é melhor que ciclano" virtual.

Exatamente. Falou tudo.

Jm7
Veterano
# jul/14
· votar


Mas por outro lado, a competição gera aperfeiçoamento dos competidores, esta é a ideia do capitalismo, tem lá o seu ponto positivo, mas com os devidos limites.

cafe_com_leite
Veterano
# jul/14
· votar


Jm7
Mas por outro lado, a competição gera aperfeiçoamento dos competidores, esta é a ideia do capitalismo, tem lá o seu ponto positivo, mas com os devidos limites.


Aperfeiçoamento da técnica. O que não é muito produtivo, dado que com a técnica que o pessoal de youtube e guitar battle tem hoje em dia daria pra fazer coisas grandes musicalmente falando. Se o pessoal dos anos 70 eram quase todos semi analfabetos musicais. e faziam grandes coisas,(muitos faziam coisas ruins também, não existe época de ouro) imagina o que o pessoal de hoje com todo o conhecimento técnico e teórico que têm poderiam fazer se se preocupasse com a música em sí. Seria fantástico.

entamoeba
Membro Novato
# jul/14
· votar


Acrobacia é bela, mas não é música.

A música tocada por humanos tem mais valor do que a música tocada por máquinas porque você sabe que há o gesto por detrás daquilo, sabe que, de certa forma, há um trabalho acrobático (e não apenas intelectual e técnico) por detrás do som.

Dedos se movimentando, delimitando o segmento de corda que vibra; braços e pernas promovendo colisões ritmadas revelando a exuberância da coordenação (o baterista é um verdadeiro trabalhador); no limiar do erro, da imprecisão. Isso humaniza o som, o deixa com a marca do gesto tipicamente humano.

Sim, o papel do instrumentista é humanizar a música. Mas o músico excessivamente técnico a desumaniza, a banaliza. A iminência do erro tem que se manter presente; aquele tempo meio errado, a nota que não se assenta.

A técnica não pode sobrepujar a arte. Uma metáfora bem razoável é o boom dos efeitos visuais que lotavam os cinemas em meados dos 90. Uma hora a técnica engoliu a história, esquecendo que ela é apenas um recurso narrativo.

renatocaster
Moderador
# jul/14 · Editado por: renatocaster
· votar


Triste mesmo...e essa competição é fomentada e financiada pela indústria de instrumentos musicais. Que são os responsáveis por organizar concursos diversos, os famosos "guitar duel", "guitar hero of year", "guitar battle", "guitar idol", etc...

Eu acho que a competição de certa forma até já existe tem um certo tempo. Lembro que nos anos 90 quando eu era um garoto ainda, nem sabia tocar nada, alguns guitarristas que eu conhecia se gabavam de serem os fodões por conseguirem tocar acordes complexos, fazer melodias "tortas", etc. Até então, não tinha muita relação com técnica e velocidade. Até pq muitos ainda não tinham acesso ao material dos guitar heroes e dos shredders. Era um ou outro que conhecia.

Se tivesse ficado apenas nesse âmbito, até que a competição não seria tão danosa assim. Só que o lance descambou totalmente apenas para o lado da técnica e da velocidade com o passar dos anos. E com o advento da internet, foi ficando cada vez pior, até virar um câncer. Digo câncer pq não vejo cura para esse lance aí. É uma situação irreversível, que ainda tende a só piorar.

Luisfelp FR1
Membro
# jul/14
· votar


Infelizmente, ao meu ver, hoje em dia muito guitarristas, esquecem da palavra humildade e ficam somente se gabando por ai que sabem fazer aperjos em pattern dando salto de cordas , dentre outras parafernalhas técnicas.

Uma coisa que acontece é o fato de que tem muito guitarrista que até começa ''no lado bom da força'', pensando em fazer música pra transmitir seus sentimentos, mas depois que começa a dominar a técnica e passa a se preocupar com tanta técnica, velocidade, fazer arpejos na velocidade da luz; isso quando não começa com a modinha de ser youtuber pra ficar se gabando que sabe fazer salto de cordas a 3000 bpm e ser o mais novo guitar hero do século. Pronto esse ai já descambou de vez. O resto da história a gente já ta cansado de saber e vivenciar.

Mas na realidade é isto o que está acontecendo no meio guitarrístico, com muitos guitarristas, principalmente aqueles que só sabem viver enfurnados dentro de um quarto ouvido só beep de metrônomo o dia todo e se esquece de ouvir música ou tocar música de verdade.
Sou simpatizante dos treinos de técnica com metrônomo, pois assim você, ''supostamente'', poderá se expressar com mais fluidez e facilidade, mas somente quando este tipo de treino, traz benefícios musicalmente e não só pra se mostrar, como ''o cara da técnica'' da cidade. Ai você manda um cara desses mandar um blues tradicional, o cara não consegue ficar segurando uma nota por mais de 1 segundo que já ta mandando um arpejo, ai você percebe, esse cara ai não musicalidade nenhuma, vale ressaltar que o mesmo aconteceria se mandassem um cara desses tocar algum rock instrumental, por mais difícil que neste caso seja de perceber a falta de dinâmica e/ou musicalidade, ela está presente.

Devido a esse sucesso das guitarras, no modo geral, nos últimos anos, esse mesmo sucesso subiu na cabeça de muito guitarrista. Por isso ressalto, uma coisa que falta pros guitarristas é HUMILDADE!

R. Carvalho
Membro Novato
# jul/14
· votar


O meio da guitarra hoje é uma piada. Parei de gastar com isso, para não ser mais um palhaço deste circo.

Gente que só sabe pentatônica pagando de professor e guitarrista experiente, gente que gasta RIOS de dinheiro em amplificador e pedais de boutique e não tira UM timbre aceitável, fulaninho desconhecido que não toca necas e cria "page oficial" no facebook, "patreon" e o escambau, se achando o rei da cocada preta, músico mendigo pedindo doações, guitarrista falando mal de outros nichos musicais, figura que faz só vídeo no youtube e quando vai tocar ao vivo trava todo ganhando endorsement de marca... realmente, uma piada. Parei de gastar com isso, e estou cada dia mais distante deste meio, que aqui no Brasil virou um verdadeiro CIRCO.

R. Carvalho
Membro Novato
# jul/14 · Editado por: R. Carvalho
· votar


Eu digo que o youtube foi um grande antagonista, de forma indireta, nesta história pois foi e vem sendo extremamente mal utilizado por aqui criando esta cena deplorável.

krixzy
Veterano
# jul/14
· votar


E, aliás, fiquei sabendo que ele não levava aquilo tudo nunca.. mas nesse dia, que ia outro guitarrista, ele levou. Engraçado né? E a pose continuava lá. Mandou e desmandou em todo mundo.. no final do ensaio eu disse que não ia ficar na banda. De mala já basta eu…

Huehuehue....

Mano se fosse eu não perdia a oportunidade, eu perguntaria se ele queria que eu assinasse a guitarra dele kkk...

entamoeba
Membro Novato
# jul/14
· votar


Luisfelp FR1,

Não gosto de humildade, sabe? É preciso que reconheçamos as nossas próprias virtudes de maneira proporcional à sua relevância.

A humildade é uma maneira de coagir a si próprio, é uma maneira de se envergonhar de seus feitos, de não ter o direito de compartilhá-los porque isso, supostamente, ofende ao outro.

Claro que é importante reconhecer o limite desses feitos. A velocidade com que você mexe os dedos não te torna um gênio inalcançável, não te garante superioridade em quesitos que não sejam "a velocidade dos dedos". Se a pessoa se torna um babaca presunçoso porque tem dedos velozes, é porque precisa se tratar!

Led Zé
Veterano
# jul/14
· votar


entamoeba
Não gosto de humildade, sabe? É preciso que reconheçamos as nossas próprias virtudes de maneira proporcional à sua relevância.

A humildade é uma maneira de coagir a si próprio, é uma maneira de se envergonhar de seus feitos, de não ter o direito de compartilhá-los porque isso, supostamente, ofende ao outro.

Seu conceito de humildade está equivocado, brother...

Guitarrista é o bicho mais otário do cenário musical. Além de todos os defeitos citados acima, ele é mais cego e manipulável do que os outros tipos de músico. Acreditam em poderes mágicos provenientes de tocos de madeira, escutam sons diferentes só trocando um logo no headstock e quase gozam quando escutam as palavras boutique, vintage e raro, mesmo que sejam as mesmas coisas que estamos acostumados a ver todos os dias só que em carcaça diferente. São uns otários. E quem entra na onda desses acéfalos do youtube, patreon e fakebook são dignos de pena...

R. Carvalho
Membro Novato
# jul/14
· votar


Não gosto de humildade, sabe? É preciso que reconheçamos as nossas próprias virtudes de maneira proporcional à sua relevância.

A humildade é uma maneira de coagir a si próprio, é uma maneira de se envergonhar de seus feitos, de não ter o direito de compartilhá-los porque isso, supostamente, ofende ao outro.


Isso é o conceito de humildade, visto pelos olhos de alguém soberbo e arrogante. A humildade é saber reconhecer seus limites, mas saber reconhecer o limite do próximo também, é ser humano e pensar em coletividade. Não tem nada haver com esconder seus talentos, mas sim utiliza-los, mas evitando ofender ou diminuir outros, pelo fato de ser "melhor" que alguém em determinado aspecto.

R. Carvalho
Membro Novato
# jul/14
· votar


E quem entra na onda desses acéfalos do youtube, patreon e fakebook são dignos de pena...(2)
Parei de fazer vídeo no youtube porque estava sendo apenas outro palhaço neste graaaaaande circo!

entamoeba
Membro Novato
# jul/14
· votar


R. Carvalho,

Você me chamou de "soberbo e arrogante" ou tem dificuldades com o português?

Led Zé
Veterano
# jul/14
· votar


R. Carvalho
Cara, quem faz e consegue arrebanhar um bando de seguidores eu até tiro o chapéu. Don't hate the player, hate the game ...O que me deixa estupefato é nego citando frases de Tone King, Juscicrei não das quantas e Dr. Não sei o que lá como referência incontestável . É de dar dó..

R. Carvalho
Membro Novato
# jul/14
· votar


Isso é o conceito de humildade, visto pelos olhos de alguém soberbo e arrogante.
entamoeba
Esta é uma maneira soberba e arrogante de enxergar as coisas. Não no sentido ofensivo, mas no sentido de soberba ser algo referente ao orgulho exacerbado e arrogância como no dicionário se explica "Pessoa que tem atitude superior à solicitada na situação ou momento", que foi muito bem o que foi expresso no post, ao contrário da humildade. Não como uma crítica, mas sim como antagonistas da palavra humildade. Se você não é humilde, você é soberbo ou arrogante. Não concorda comigo?
Se sentiu-se ofendido, peço desculpas, mas não foi o propósito aqui, e sim apontar esta visão, como sendo algo completamente antagonista à humildade.

R. Carvalho
Membro Novato
# jul/14
· votar


Cara, quem faz e consegue arrebanhar um bando de seguidores eu até tiro o chapéu. Don't hate the player, hate the game ...O que me deixa estupefato é nego citando frases de Tone King, Juscicrei não das quantas e Dr. Não sei o que lá como referência incontestável . É de dar dó..

Pois é... este é o grande problema. E muitas vezes falta muita humildade à estes "gigantes" de youtube, justamente pela facilidade de impressionar estas massas, normalmente de jovens e pessoas que impressionam-se por equipamentos caros, pois almejam isso. E com isso, a música fica bem fora de foco, visto que boa parte deles fogem do cerne da questão e maquiam os vídeos com equipamentos caros. E os que tentam ensinar, são poucos que realmente sabem. A grande maioria enche linguiça o tempo todo, e mesmo assim são tomados como referências.

R. Carvalho
Membro Novato
# jul/14
· votar


entamoeba
E para um convívio em sociedade, digo que dentre estes dois comportamentos, humilde ou soberto/arrogante, socialmente é unanimemente mais bem aceito o comportamento de humildade. É um pre-requesito para o convívio social, visto que existem diferentes tipos de pessoas com diferentes níveis de habilidades em diferentes meios. A humildade é uma ponte para interligar estes e possibilitar um convívio saudável entre todos, independente destas diferenças.

krixzy
Veterano
# jul/14
· votar


R. Carvalho
Parei de fazer vídeo no youtube porque estava sendo apenas outro palhaço neste graaaaaande circo!

Não tem lógica nenhuma sua atitude, é completamente normal você divulgar o seu trabalho, é até necessário se vc tem uma visão de crescer na área, ou até mesmo só pra compartilhar o que vc gosta de fazer com outras pessoas, chega a ser bizarro, vc esconder teu talento e o que gosta de fazer pra não ofender os outros.

Se me der vontade eu gravo, dou uma de poser, digo que sou o tal, me divirto fazendo o que quero e quem tiver achando ruim chore.

Ser imbecil é vc ser mal educado e fazer como o mané que foi ensaia com o PGilbert, o cara pode ter o set mais top dos tops, ser bom quanto seja, mas se o cara chegasse lá na boa cumprimentasse todo mundo e se entrosasse com o PGilbert pra fazer um som bacana somando as duas guitarras com certeza a história teria sido diferente e o PGilbert poderia até ser amigo do cara.

O problema não é fazer pose e mostrar o que sabe, o problema é vc querer menosprezar outro guitarrista, o cara pode ser melhor que vc ou pior, desmerecer outra pessoa seja em qualquer coisa que esteja fazendo é uma atitude totalmente infantil, quando eu vejo algum guitarrista melhor que eu, procuro fazer amizade e aprender mais com ele, se o cara é pior que eu, tento ajudar e mostrar o caminho certo, mas nunca deixo de mostrar o que gosto de fazer, se sou bom em uma coisa não vou esconder só pra não magoar os outros, ficar se escondendo não ajuda a evoluir, tem que meter a cara com tudo, se tu faz um vídeo la fazendo arpejos na velocidade da luz e um carinha chega dizendo que tu quer aparecer pra mim é pura inveja, um cara decente diz parabéns pelo resultado e ainda pede dicas pra treinar.

R. Carvalho
Membro Novato
# jul/14
· votar


krixzy
Aí que ta, meu interesse em guitarra minguou muito de tempos para cá. Para mim não faz sentido fazer vídeos ou participar deste meio. Acho que é saturado e tem muita bobagem. E o meio de guitarra em si, virou este câncer que falaram aí em cima. Respeito sua opinião, mas como alguém que vem se tornando cara vez mais distante e apático ao meio, hoje em dia penso de outra forma.

krixzy
Veterano
# jul/14
· votar


R. Carvalho
Então vc é o cara que toca somente pra vc, é anti-social no mundo musical, e seu entrosamento com outros músicos é apenas virtual... Não muito diferente do guitarrista que foi tocar com o PGilbert.

Posso está errado, mas baseando no que vc diz, é essa imagem que tá passando, se vc recusa interagir com outras pessoas, vc é visto como um cara "metido" que se acha bom de mais pra tá ali com as outras pessoas.

Eu sei disso pq sou, sem querer meio anti-social, mas não no mundo musical, e sim no meu dia dia mesmo, sem querer ou perceber acabo sendo assim.

R. Carvalho
Membro Novato
# jul/14
· votar


krixzy
Bem, está errado. Eu gosto de tocar com amigos.. Não gosto desde convívio virtual, desta comunidade virtual que propaga personalidades e fatos inexistentes. Mas o problema é maior, eu venho sentindo aversão à guitarra, ao instrumento e a tudo isso que está sendo associado a ele através deste meio. Depois de tantos anos de guitarra, acabei cansando disso. Lógico que vários fatores influem nisso, mas digo que este meio teve seu papel também. Hoje em dia prefiro gastar meu tempo em outras coisas. Das poucas coisas de guitarra que mantive, foi o Forum Cifraclub, aonde vejo relacionamentos e um meio muito diferente do youtube e de suas extensões no facebook.

entamoeba
Membro Novato
# jul/14
· votar


R. Carvalho, não me ofendi. Só quis saber do que você estava falando. De fato, você me chamou de soberbo e arrogante. Não vou me alongar nisso, apenas discordar.

Se você não é humilde, você é soberbo ou arrogante. Não concorda comigo?

Não concordo. É o mesmo que dizer "se você não é PT você é PSDB" (para usar uma falsa dicotomia da moda).

hu·mil·de
(derivação regressiva de humildar)
adjectivo de dois géneros
1. Que tem humildade.
2. Simples, modesto.
3. Obscuro, pobre.
4. Medíocre, baixo.


A palavra é ambígua desde a definição e o emprego corriqueiro dela só reforça a confusão. Humildade não equivale à ausência de arrogância. O culto à humildade, de fato, serve para amenizar algumas diferenças, mas tem efeitos colaterais perigosos - como toda coerção (posso dar centenas de exemplos, mas não vamos fugir ainda mais do tema do tópico)

Ademais, olhe o que eu disse:
Não gosto de humildade, sabe? É preciso que reconheçamos as nossas próprias virtudes de maneira PROPORCIONAL à sua relevância.

E o seu contraponto, extraído do dicionário:
"Pessoa que tem atitude SUPERIOR à solicitada na situação ou momento"

No final das contas, acho que nossa divergência é sutil. Soberbos e arrogantes também me incomodam!

krixzy
Veterano
# jul/14
· votar


R. Carvalho
Mas se vc só é contra os vídeos do youtube demonstrando covers, isso não significa que vc deve perder o gosto pelo instrumento, se tu gosta, gosta e pronto, desanimar com a guitarra por causa de vídeos no youtube é dar mais valor aos vídeos que a própria guitarra e o prazer de tocar.

Pelo seu último comentário ai tu não gosta mais de tocar guitarra.

R. Carvalho
Membro Novato
# jul/14
· votar


Esse meio está muito errado... antigamente a música, especialmente voltada ao guitarrista era outra coisa, completamente diferente. Falta simplicidade, a humildade de como as coisas eram antes. Sem esses papos de concurso pra lá, concurso pra cá, endorser disso e daquilo, "referências da internet", é muita inflação de ego. Sou completamente averso a isso. E o problema é que isso invadiu o mundo real. Hoje em dia, até frequentando uma IGREJA, você vê pessoas bitoladas e com complexo de superioridade em relação à equipamentos por exemplo. Que para tocar, fulando tem que ter um Eventide, um Flashback, um Ibanez TS808, ligados num Fender Deluxe Reverb, usando uma Suhr. Eu digo isso porque vi isto em uma igreja 'cristã', um garoto sendo feito de chacota porque estava usando uma pedaleira simples da Zoom enquanto os "mestres" tinham seus boards de 4, 5 mil reais. Pessoas querendo diminuir as outras por conta de seu conhecimento teórico e técnico. Virou uma grande competição de egos, tanto virtualmente quanto pessoalmente. Em todos os meios. Só não vê que não quer. E isso é triste, tornou o meio algo negativo. Eu pelo menos, quero distância.

Lelo Mig
Membro
# jul/14
· votar


De cada 10 guitarristas 09 são umas bichas loucas enrustidas (não no sentido preconceituoso homofóbico, mas no sentido...ah que se dane o sentido...), vocês entenderam.

Sendo eu a única exceção na minha dezena, um abraço aos outros 9....kkkkk.

(Tá foi mal, nada à acrescentar, só prá zuar os guitarreiros mesmo!)

Renato F
Veterano
# jul/14 · Editado por: Renato F
· votar


Vocês estão tratando o assunto como morto e enterrado. Como se os exemplos citados fossem regra geral. É claro que existe guitarrista arrogante. E médicos, advogados, professores e diversas outras profissões.

Excetuando-se os vocalistas, os guitarristas são os músicos que mais chamam atenção. Natural então, que os imaturos que passam a vida dentro do quarto e, consequentemente, não têm vida social, não saibam se comportar em determinadas situações e vêem o colega músico como um competidor e não como colega.

Porém, conheço, pessoalmente, mais exemplos de guitarristas 'gente boa' (pra não usar humilde, rs..) do que escrotos. E vocês?

Rednef2
Veterano
# jul/14
· votar


Esses dias num topico sobre Lucio Maia do Nação Zumbi vi um cara (fritador de quarto) comentando "Bends desafinados e blablabal voces precisam rever alguns conceitos".

Nação Zumbi uma das bandas mais inovadoras do mundo, e só porque o cara desafinou um bendzinho (ao vivo) é um "bosta"?

Prefiro ouvir um Nação Zumbi, Raimundos, Rodox, Ave Sangria, Dead Boys, Uk Subs, Sex Pistols, etc com seus guitarristas "bostas", do que esses shredds de quarto que não saem dos padrões batidos de dimunuta, modos gregos e arpejos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarristas são estrelas do rock.