Dificuldade em avaliar uma guitarra Fender (made in Brasil)

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# jun/14


Galera,

Tenho boas noções de preços de equipamentos (principalmente os ligados a guitarra) mas as vezes aparece uns equipamentos com preços estranhos (ao menos pra mim) - principalmente se forem antigos (sei que guitas vintages ou guitarras que tenham um timbre especial tem preços diferenciados em relação ao padrão de mercado).

Existe algum motivo pra uma Fender stratocaster (antiga) feita no Brasil tenha preço de cerca de R$4000,00???

Luisfelp FR1
Membro
# jun/14
· votar


Fernando de almeida

Cara, uma vez eu li um artigo na internet, mas a fonte não é muito confiável, de que por um curto período de tempo algumas guitarras foram fabricadas no Brasil, na fábrica da Giannini sob supervisão da Fender, e saim como Fender Southern Cross, vulgo Brazilian guitars.
Mas nunca tive certeza absoluta de que se a história é só lenda da internet ou se realmente aconteceu.

Daqui a pouco o pessoal mais entendido do Fórum pode passar por aqui e sanar a sua dúvida e talvez a minha também :)

lindoso
Veterano
# jun/14
· votar


Não é lenda galera, realmente aconteceu, leiam mais! http://brazilianguitars.blogspot.com.br/2010/01/fender-southern-cross- parte-1.html

agora, esse preço ai tá errado...essas guitarras chegam nos 1000 e olhe lá...

Will Bejar
Veterano
# jun/14
· votar


Fernando de almeida
Meu primo tem uma que regulei. Minha impressão é de que uma Squier Standard parece soar bem melhor que essas.

Mas, assim, a que peguei tava muito fodida, captadores cerâmicos porcaria, tarraxas que não seguram afinação, pots zoados e a ponte toda enferrujada.

Até consegui regular a ponte, mas o melhor ali é trocar mesmo.

EU pagaria no máximo uns R$700~R$800 dependendo do estado dela!!!

Natanael_DM
Veterano
# jun/14
· votar


Fernando de almeida
Esse valor que tu informou é beeeeeem fora da realidade pra essa guita, pelo que eu tenho visto por aí. Dá pra comprar por muito menos.

Eu tive uma, há muitos anos. Foi minha primeira guitarra e me serviu muito bem durante um bom período. Me lembro que, comparada às guitarras de mesma faixa de preço que meus amigos tinham na época, a minha southern Cross era bem melhor.

Logicamente, como ressaltado no texto colado pelo amigo lindoso, a captação era um ponto nevrálgico da guita: ruim pra caramba. Hehehehe!

Mas, de mais a mais, eu gostava bastante dela. Me foi muito útil pra aprender a tocar e fazer minhas primeiras gigs. Me lembro que cheguei a instalar uns Lace Sensor (Gold) nela, que consegui de barbada. Aí sim, o som ficou bem mais interessante. Na real, ficou muito bom! Heheheeheh

o/

Fernando de almeida
Veterano
# jun/14
· votar


Luisfelp FR1
lindoso
Will Bejar
Natanael_DM

Então galera, a guita tem uns detalhes que creio que não são originais ...
- Ponte floyd rose;
- Caps Seymour Duncan
- Braço escalopado e outros ...

Esses detalhes faria o preço da guita chegar até quanto??

JJJ
Veterano
# jun/14
· votar


Essa história da Fender no Brasil merecia um documentário...

Will Bejar
Veterano
# jun/14
· votar


Fernando de almeida
Esses detalhes faria o preço da guita chegar até quanto??
Depende de quem vai comprar... considerando que com R$1500,00 vc acha umas Fender Mexicanas, acho que não vale a pena não...

Se a guitarra estiver belezinha com esses "ups" (subjetivo), uns R$1000 ou pouco mais.

GAT621988
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: GAT621988
· votar


Fernando de almeida
Olá!
Os Fatores Determinantes Do Preço São A Idade E Raridade.
lindoso
Olá!
Excelente Postagem! Não Possuo Mais Nenhuma Dúvida Relacionada Ao Tema.
Obrigado!

Luisfelp FR1
Membro
# jun/14 · Editado por: Luisfelp FR1
· votar


lindoso

Foi nesse blog mesmo , que eu li essa história, mas como nunca tinha ouvido falra nem tinha achado mais nada sobre o assunto, eu pensava que era só conto de internet, mas agora lendo o post do Natanael_DM, que já foi dono de uma, passo a acreditar mais na história.

JJJ

''Essa história da Fender no Brasil merecia um documentário...''

Com certeza cara! Essa história de Fender Stratocaster 'MIB', me soou muito interessante, por mais que a guitarra tenha cara e qualidade de squier standard. xD

Fernando de almeida

Cara sinceramente, eu não pagaria esse valor, sabendo agora da história completa. Mesmo ela possuindo caps da SD braço escalopado e ponte floyd Rose. Com certeza o cara que ta vendendo deve ta fazendo
a seguinte conta pra chegar neste valor:

Valor da guitarra + Caps Seymour Duncan + Braço Escalopado + POnte Floyd Rose + Gastos com Luthier + Valor histórico + valor pelo nome no Headstock + Lucro extra = R$ 4000 .

Claro que dependendo dos caps, do estado físico em que a guitarra se encontra, de qual ponte Floyd Rose ele pois (essas pontes se de extrema qualidade podem custar muito caro) e se todo este conjunto está funcionando perfeitamente, então o preço dela pode dar uma boa aumentada, mas ao meu ver não chega na casa de R$4000.
Se seguir as condições acima ai eu até daria metade deste preço, uns 2k, até em virtude do valor histórico que uma guitarra dessa tem (além de talvez ser rara), mas caso contrário, não faria de maneira alguma.
Tenta negociar pra abaixar mais o preço ae, quem sabe da certo ;D .

JJJ
Veterano
# jun/14
· votar


Luisfelp FR1

É uma história interessantíssima pra nós guitarristas, porque deixaria claras várias coisas sobre a produção nacional de instrumentos. Tanto no lado bom (a qualidade que podemos conseguir, a ponto de grandes marcas se interessarem) quanto no lado ruim (as mazelas, problemas de custo brasil, variação na qualidade, etc.).

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


Fernando de almeida

A história é verídica da Fender brasileira. Mas veja bem...

Essas são guitarras baratas, como disse o colega, 700-800 reais. Com os "ups" feitos nela, no máximo dos máximos uns 1000, se for num momento de alucinação e a guitarra estiver fantástica, 1200 e não se fala mais nisso. De forma geral, abrir um buraco para Floyd desvaloriza. Também desvaloriza escalopar, foi "danificado" o braço, deixando mais frágil, numa guitarra que já não é um primor de construção. Lembre-se que essa guitarra não é rara nem tem valor histórico. Por outro lado, o dono pode por o valor que bem entender, se aparecer um louco que paga e ambos saírem felizes no negócio, ótimo. É isso...

Natanael_DM
Veterano
# jun/14
· votar


Fernando de almeida
Cara, na minha experiência, essa guita foi bem bacana. Me lembro que achava o braço dela bem confortável. Mas nem isso vai servir muito de parâmetro pra ti, já que essa guita que tu tá de olho tem braço escalopado.

Não sei se isso vai te ajudar, mas, na mesma época, o outro guitarrista da minha banda tinha uma strato mexicana, de uma série que não lembro exatamente qual, então pude fazer diversas comparações. Lembro que o som era parecido e a stratinho nacional não ficava pra trás na hora do pega pra capar.

o/

Cres
Membro Novato
# jun/14
· votar


Ja ouvi dizer de um luthier que a Gianinni tinha alguma relação com a Fender. Parece que as peças das guitarras Gianinni vinham da Fender, o que ajuda a validar essa história.

alfacorrea
Veterano
# jun/14
· votar


É isso aí...

Estas Fender Southern Cross são boas guitarras, mas elas têm mais "nome" do que efetivamente têm de realidade. Não que sejam guitarras ruins, mas estão longe de ter algum valor da ordem de R$4.000,00.

Na minha opinião, o vendedor está "dando um tiro do escuro" e especulando com o preço da guitarra. Vai que aparece um filhinho de papai, riquinho e que tenha os R$4.000,00 para dar... Aí ele pensa que a guitarra tem um timbre fantástico e acha a guitarra bonita... Pensa que é uma verdadeira relíquia essa Fender "Brasileira"... Aí ele paga os R$4.000,00...

Há muito valor subjetivo envolvido nas guitarras antigas... Mas há de se ter uma base, algum parâmetro sequer, para que se evite estas especulações alucinadas dos vendedores e para que se evite os desatinos desavisados dos compradores.

Eu, na minha humilde opinião, considerando que esta guitarra estivesse fantástica, com madeiras ótimas, braço reguladinho e perfeito, captadores tinindo de bons, daria algo de no máximo R$1.500,00 se houvesse alguma coisa especial que chamasse atenção. Tipo um número de série especial, uma guitarra feita no dia do meu nascimento, por exemplo...

Mas... normalzinha... regular... padrão... sem nada demais... Essa Fender Brasileira não vale mais de R$1.000,00 mesmo!!!

Abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/14
· votar


Fernando de almeida
Tudo não passa de especulação pura e simples de gente desonesta ( que tá cheio no ML e afins).
Sem contar que o nº dessas guitarras fabricadas originalmente pela Giannini na "joint-venture" com a Fender na década de 90 foi relativamente pequeno (o de baixos menor ainda!), assim, há muita falsificação cujo objetivo é enganar incautos. Não caiam nessa....
Abç

ogner
Veterano
# jun/14
· votar


Fernando de almeida
Então galera, a guita tem uns detalhes que creio que não são originais ...
- Ponte floyd rose;
- Caps Seymour Duncan
- Braço escalopado e outros ...

Esses detalhes faria o preço da guita chegar até quanto??

Ta doido, ainda mais mexida... quem ta pedindo 4k, pra mim, nem rola negociação, pois no meu ponto de vista, já esta agindo de má fé....

clguitar
Membro
# jun/14
· votar


Como disseram os colegas acima: essa guitarra não vale nem mil reais. Uma Southern Cross vale no máximo 1500 reais se estiver original. Pra mim, se escalopou o braço e modificou o corpo e a escala pra colocar Floyd Rose, a guitarra perde quase todo o valor de mercado.

Eu tenho uma southern cross e gosto muito dela, muito por razões sentimentais. Acho ainda que vão se valorizar no futuro, pois nunca mais vai ter Fender brasileira e a quantidade produzida é pequena. Aliás, estou sempre de olho pra acrescentar meis uma dessas à minha coleção, pelos motivos apontados.

Fernando de almeida
Veterano
# jun/14
· votar


Galera, existe outra Fender made in Brasil sem ser a Southern Cross????

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


Fernando de almeida

Galera, existe outra Fender made in Brasil sem ser a Southern Cross????

Sim, as falsificadas. kkkkkkkkk

clguitar
Membro
# jun/14
· votar


Só mais uma coisa:
Vintage ≠ velho

Na melhor das hipóteses, essa Fender brasileira aí é uma boa guitarra velha. Na pior, é uma falsificação. Em nenhuma hipótese é vintage, pois isso supõe sua reconhecida qualidade superior e a existência de uma comunidade relativamente grande de colecionadores.

Macjack.
Membro
# jun/14
· votar


Já toquei em uma, e como é dito por muitos não tem nada de incrível. A que toquei estava meio feia a ponte não parecia muito segura, caps ceramicos meio xoxos, mas pra atrapalhar a ação das cordas estavam altas e as cordas enferrujadas, o único ponto forte foi o braço, que eu curti muito eu tenho uma squier strat deluxe e o braço da fender é um pouco mais grosso e eu senti mais precisão nele, estavam pedindo R$1250,00 achei meio cara, não pagaria mais de 1000.

Delson
Veterano
# jun/14
· votar


Com 4 barão dá pra comprar uma american standard seminova...

Fernando de almeida
Veterano
# jul/14
· votar


Então galera, conversei com o cara (gente boa pra caramba) sobre a guitarra ...

Ele não toca, somente negocia ...
Essa guita foi pega como parte de um pagamento de uma divida que um cara tinha com ele. A guitarra foi levada numa loja para ser avaliada e o pessoal das lojas falaram esse valor para ele ... (por isso eu não consegui avaliar ...)

Vou ver se consigo umas fotos para postar aqui ...

BrotherCrow
Membro Novato
# jul/14
· votar


Acho que já foi dito o que havia pra se dizer... pessoalmente nunca experimentei as guitarras dessa linha, mas tenho o Jazz Bass Southern Cross. A captação que veio com ele era lamentável, mas ele é muito bom de tocar. Braço confortável, diria que mais confortável que meu Fender mexicano. As madeiras parecem ótimas. Mas eu paguei uns 500 reais nele uns 10 anos atrás.

Fernando de almeida
Veterano
# jul/14
· votar


Então galera, conversei com o cara (gente boa pra caramba) sobre a guitarra ...

Ele não toca, somente negocia ...
Essa guita foi pega como parte de um pagamento de uma divida que um cara tinha com ele. A guitarra foi levada numa loja para ser avaliada e o pessoal das lojas falaram esse valor para ele ... (por isso eu não consegui avaliar ...)

Vou ver se consigo umas fotos para postar aqui ...

GAT621988
Membro Novato
# jul/14
· votar


Fernando de almeida
Olá!
É Muito Difícil Estipular Valor Sobre Um Produto Que Foi Fabricado, Comercializado E Extinto Há Quase Vinte Anos, Principalmente Quando A Moeda, Economia E Valor Eram Outros.
O Produto Em Questão É Similar A Um De Origem Coreana E Mexicana. Pesquise Sobre Valores De Produtos De Origens Citadas Acima, E Baseie-Se Neles.
Origado!

d.u.n.h.a.
Veterano
# jul/14
· votar


Fernando de almeida
A guitarra foi levada numa loja para ser avaliada e o pessoal das lojas falaram esse valor para ele

Tá explicado. 99% de vendedor de guitarra entende tanto de guitarra o quanto eu entendo da Teoria-M.

Pra mim colocar floyd e escalopar desvalorizam ainda mais o instrumento.

Victorblues
Veterano
# jul/14
· votar


Nosso velho amigo Mauricio Luiz Bertola já "deu a letra" da situação.
Isso é ato de gente desonesta!!

Sobre as lendárias Southern eu possuo uma no meu set e posso falar sem medo, são excelentes guitarras dentro da faixa de preços delas (1,5k no máximo).
Esse absurdo de 4 mil, jamais chegaria uma guitarra dessas, ainda mais com as mods feitas que danificam o melhor do instrumento (a construção robusta).

Uma fenderzinha dessas vale a pena comprar por no máximo 1,5k e ainda vc terá de fazer uns upgrades...mas feito isso vc terá uma fender (nível mexicana-japonesa talvez) nas mãos. Ou seja um custo benefício legal.

Abraços

Lelo Mig
Membro
# jul/14
· votar


Fernando de almeida

Eu penso sempre pelo óbvio na hora de comprar uma guitarra. Ou seja, uma boa Fender Strato USA, sai por US$ 1.500, numa "Guitar Center da vida".

Ou seja, não pago 4K nem se me provarem que o Hendrix limpou o ... na correia!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dificuldade em avaliar uma guitarra Fender (made in Brasil)