Autor |
Mensagem |
tonello Veterano |
# jan/04
Ae galera, eu ouvi de algum lugar q num é só vc pegar os acordes, juntar e fazer uma musica... tem acordes q combinam e acordes q não combinam... isso é verdade? tem alguma regra pra saber qualcombina e qual não combina?
|
ServeTheServants Melhor arranjo Prêmio FCC violão 2008 |
# jan/04
· votar
tonello´
Verdade ... pera ae que eu vou ver uma tabela que tem isso e posto aqui.
|
GuitarHouse Veterano |
# jan/04
· votar
Na verdade nao eh uma regra, e sim uma dica...pq há coisas q nao soam bem...
Oq geralmente soa bem estao dentro de campos harmonicos
de uma olhada aqui:
http://www.joanopolis.com.br/muneo/
|
ServeTheServants Melhor arranjo Prêmio FCC violão 2008 |
# jan/04
· votar
O GuitarHouse já postou eheh.
|
tonello Veterano |
# jan/04
· votar
ae valew, vou dar uma olhada...
|
tonello Veterano |
# jan/04
· votar
ae heheh. sem querer ser chato, mas já sendo... dá pra alguém me explicar aquelas tabelas q tem no site que o GuitarHouse passou?
|
ziotti Veterano |
# jan/04
· votar
tonello
vc sabe construir o campo harmonico?
|
GuitarHouse Veterano |
# jan/04
· votar
vc tem q ler horizontalmente
campo harmonico sao as notas q soam bem juntas
na esqurda eh um lance de montagem de acordes
|
tonello Veterano |
# jan/04
· votar
num sei não. como se constrói um campo harmonico?
|
AgSarola Veterano |
# jan/04
· votar
tonello Cara num é tão simples assim!!! Realmente se for ver friamente música é matemática!!! Mas eu num consigo ver por este ângulo, realmete estudando campo harmônico vc vai descobrir que tem acordes que em seqüência soam melhor...... mas isto vai depender do que vc vai querer demonstra na música....(alegria, tristeza, peso... etc) dependendo disso uns acordes ficaram melhores do q outros, mas é muito mais complexo do que uma tabela qualquer de acordes........ o negócio é estudar.. isso é só a ponta do iceberg hehehe!!
|
tonello Veterano |
# jan/04
· votar
ah, então pra se fazer musica num é só sentar e começar a tocar o que vier na cabeça... precisa de muito estudo tbm né? é pq eu toco há 2 anos, mas comecei a fazer aula só a 6 meses atrás... e qndo vou criar musicas fico puto pq nao sai nd daora...
|
ziotti Veterano |
# jan/04 · Editado por: ziotti
· votar
tonello
O campo harmonico, são os acordes que soam em harmonia em uma musica.
Escala maior natural de A:
I II III IV V VI VII
A B C# D E F# G#
Harmonização de uma escala maior:
I(7M) IIm(7) IIIm(7) IV(7) V(7) VIm(7) VII°
Substituindo os graus pelas notas, ficamos assim:
A(7) Bm(7) C#m(7) D(7) E(7) F#m(7) G#°
Escala menor natural de F#(relativa de A):
I II III IV V VI VII
F#m G# A B C# D E
Agora é a hora da harmonização da escala menor natural:
Im(7) II° III(7) IVm(7) Vm(7) VI(7) VII(7)
Subistituindo...
F#m(7) G#° A(7) Bm(7) C#m(7) D(7) E(7)
Para achar a escala menor harmonica basta abaixar o III e o VI graus em 1/2 tom(2m).
Para se obter a menor melódica, basta abaixar o III grau em 1/2 tom(também temos uma 2m).
Obs: Porra, alguém consegue dar uma arrumada nas escalas pq saiu td torto!
|
ziotti Veterano |
# jan/04
· votar
Agora que você já sacou o geralzão, vamos lá... Abaixo novamente segue a escala de maior natural de A:
I II III IV V VI VII
A B C# D E F# G#
Agora o que vou fazer é uma harmonização completa, desde o incio, que é o empilhamento das terças:
A - C#
B - D
C# - E
D - F#
E - G#
F# - A
G# - B
Agora para completar, vou adicionar a 5ª:
A - C# - E
B - D - F#
C# - E - G#
D - F# - A
E - G# - B
F# - A - C#
G# - B - D
Observe que agora temos 7 tríades. Algumas são maiores e outra menores, mais como saber quais? Simples! Lembra do post acima em que eu te mostrei a harmonização da escala maior? Então, agora é fazer o mesmo:
I(7) IIm(7) IIIm(7) IV(7) V(7) VIm(7) VII°
A(7) Bm(7) C#m(7) D(7) E(7) F#m(7) G#°
Abaixo as triades maiores e menores!
A - C# - E
B - D - F# (m)
C# - E - G# (m)
D - F# - A
E - G# - B
F# - A - C# (m)
G# - B - D
Conclusão: O campo harmonico de uma escala maior possui 3 acordes maiores, 3 acordes menores e 1 acorde diminuto.
|
ziotti Veterano |
# jan/04
· votar
Os acordes: A Bm C#m D E F#m G#°(lembrando sempre que TODOS podem formar tétrades) fazem parte do mesmo campo harmonico. Quando você for fazer uma música, construa sempre o campo harmonico e veja os acordes que melhor se encaixam na melodia.
Pra tirar musicas é a mesma coisa kra, ache o campo harmonico pois a grande maioria dos músicas utilizam deste artificio, são poucos os que fogem do campo harmonico.
|
bocao Veterano |
# jan/04
· votar
ziotti
Valew, cara. Tbm tinha algumas dúvidas sobre isso.!!
|
ziotti Veterano |
# jan/04
· votar
bocao
blz véio... qualquer coisa posta ae...
|
LOW Fl Veterano |
# jan/04
· votar
AgSarola
Cara num é tão simples assim!!! Realmente se for ver friamente música é matemática!!! Mas eu num consigo ver por este ângulo, realmete estudando campo harmônico vc vai descobrir que tem acordes que em seqüência soam melhor......
Tambem não é tão complicado se estuda legal Escalas e estudar com se formas os Acordes e ter uma visão disso no braço do instrumento vc vai entender que esses acordes sãos geralmente os que estão dentro da escala.
e é muito mais facil aprender deste jeito para transpor para qualquer tom do que ficar decorando essas tabelas
|
LOW Fl Veterano |
# jan/04
· votar
ziotti
Pra tirar musicas é a mesma coisa kra, ache o campo harmonico pois a grande maioria dos músicas utilizam deste artificio, são poucos os que fogem do campo harmonico.
realmente isso é verdade, e geralmente quando a musica é pop a nota que é usada para formar a tetrade no acorde ela esta na melodia da musica.
|
tonello Veterano |
# jan/04
· votar
ae galera, valew. ajudou muito tds essas explicações.
|
LeandroP Moderador |
# jan/04 · Editado por: LeandroP
· votar
Então o campo harmônico desta música é qual? Já que tem alguns acordes que não etsão dentro do campo e soam bem pacas.
Uma levada meio blues lento (4/4)
| G | B7 | Em Em7/D | A7 |
| G | A7 | Cadd9 | G |
Nem tudo está no campo harmônico!
|