Review: Epiphone G-1275 (double neck SG)

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: erico.ascencao


    Vamos lá à última resenha das minhas guitarras.

    Equipamentos de referência para comparação:
    - SX GG1 STD (pra efeito de sonoridade)
    - Vintage V100 (pra efeito de sonoridade)
    - Gibson Les Paul Traditional (pra efeito de sonoridade)
    - GBS Pro Double Neck

    Recursos:
    Corpo em mogno laminado, tampo em flamed maple veneer, braços em mogno (um com 6 e outro com 12 cordas), escalas em rosewood, trastes vintage, captadores Epiphone (com cobertura no braço de 12 cordas e sem no braço de 6 cordas), tarraxas Epiphone tipo tulipa, volume e tone do braço de 6 cordas, volume e tone do braço de 12 cordas, chave seletora do braço de 6 cordas, chave seletora do braço de 12 cordas e chave seletora entre os braços.

    Som:
    De maneira geral, regular. Os captadores do braço de 12 cordas me soaram mais equilibrados entre si, já os do braço de 6 cordas soaram muito díspares - o da ponte muito magro e o do braço muito fechado. Por este motivo, ao usar drive, falta peso no captador da ponte e falta definição no captador do braço. Estou cogitando a substituição por uns bons GFS.
    Nota: 5,0.

    Ação, ajuste e acabamento:
    A ação veio ruim, coisa que pesa principalmente no braço de 6 cordas. Não senti tanto a altura das cordas no braço de 12 cordas porque ainda assim era mais leve do que num violão, mas depois de passar num luthier melhorou bastante. O acabamento no geral é bom, mas vendo as laterais do corpo contra a luz dá pra ver a estrutura do corpo laminado (aquela coisa que parece um waffer).
    Nota: 6,5.

    Confiabilidade e durabilidade:
    Me parece ser uma guitarra bem construída. Segundo informações da própria Epiphone, o corpo laminado é uma solução para que as tensões das cordas dos dois braços não causem uma torção do corpo. Caso quisessem fazer a guitarra em madeira maciça, imagino que seria necessário talvez um corpo em peça única, o que ficaria caríssimo e fugiria da faixa de preço em que a Epiphone trabalha. Os potenciômetros são firmes. As chaves seletoras também, mas estão um pouco oxidadas devido à idade da guitarra (ano 2011).
    Nota: 8,0.

    Impressão geral:
    Esta guitarra é bem peculiar, usada pra situações específicas - em suma, um fetiche guitarrístico. Trata-se de um bom instrumento, mas que precisa de melhores captadores pra soar legal e uma regulagem básica de um luthier. Os braços são estilo 60's, bastante confortáveis. O braço de 12 cordas é um pouco mais largo pra poder acomodar as cordas a mais, coisa que não acontecia na GBS Pro Double Neck. O acesso às últimas casas é horrível e, considerando que tratam-se de 20 casas nos dois braços, trata-se de uma limitação que não acontecia na GBS Pro Double Neck. O neck dive (desequilíbrio entre o peso do corpo e dos braços) é inevitável e faz com que seja necessário tocar usando o braço direito pra escorar o corpo da guitarra. Se a GBS chinoca merecia um 5,0 pela construção precária e peças razoáveis, a Epiphone merece um 6,5 original e talvez um 7,5 com os captadores GFS.
    Nota: 6,5.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    erico.ascencao
    ta comprando uma guitarra por semana? hahahahahahaha muito bem escrito o review..... um video tocando starway to heaven seria uma boa pedida!

    Led Zé
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    erico.ascencao
    Antes de trocar os caps, de uma regulada. Sobe um pouco o cap da ponte e abaixa o do braço.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    rhoadsvsvai
    Pior que foi tudo de uma vez há um tempo atrás. Foram se minhas economias :S

    Led Zé
    Já fiz. Isto resolve bem a questão de diferença de volume, mas a questão aqui é a característica timbrística.

    DOF Hard
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    erico.ascencao
    Legal o review.. acho q 80% dos guitarristas tem esse fetiche guitarristico !! Eu inclusive...


    Em relação ao caps, bom, ja que você não gostou de como eles se comportam..faça um teste.. troque eles de lugar..(o da ponte pelo do braço) é dificil, mas pode te agradar...vai saber.. eu testaria isso antes de comprar caps novos..

    MMI
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    erico.ascencao

    Essas doubleneck são fetiche puro! Eu quase fiquei louco quando vi as Gibson EDS-1275 sendo produzidas em Memphis. Elas são muito Jimmy Page... kkkk

    O problemas dessas guitarras, logo de cara, é que são muito grandes. Não são para qualquer um... Eu acabei comprando uma guitarra de 12 cordas, para gravar com mais comodidade, já que muito raramente toco ao vivo.

    Acho que captadores para 12 cordas são complicados, apesar que sua queixa principal foi no de 6 cordas. Eu penei para achar uma configuração legal de captadores.

    Parabéns pela guitarra. Abç

    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    MMI
    Cara, não achei ela grande não. O corpo dela é menor que uma ES-335, por exemplo. Mas é muito pesada e tem o problema do neck dive.

    erico.ascencao
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Edição: inclui a informação a respeito do neck dive.

    Jhonaton
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    erico.ascencao

    Inverta a bobina dos captadores da guitarra(desparafusa as molduras e gire-as 180°), isso deixou o som da minha guitarra com o mesmo problema mais equilibrado.

    Luisfelp FR1
    Membro
    # jun/14
    · votar


    erico.ascencao

    Mais um belo review, como os últimos que você fez nos últimos meses. Gosto da sua maneira rigorosa de avaliar o equipamento, na minha opinião é ideal para se chegar a uma conclusão mais próximo da realidade, ainda mais em guitarras que são o sonho de muitos guitarristas como essa guitarra double-neck e a gibson les paul, que nem sempre são ''as mil maravilhas'', como a maioria pensa.
    Parabéns!

    erico.ascencao
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Upando...

    Pra quem gostaria de ouvir uns sons da guitarra, neste tópico eu postei um vídeo usando-a. Dêem uma olhada por lá e comentem.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review: Epiphone G-1275 (double neck SG)