Review: Gibson Les Paul Traditional 2013

Autor Mensagem
erico.ascencao
Veterano
# jun/14


Vamos lá a mais uma resenha sobre meus brinquedos.

Equipamentos de referência para comparação:
- SX GG1 STD
- Vintage V100

Recursos:
Corpo em mogno, tampo em maple AA, braço em mogno, escala em rosewood, trastes vintage, captadores Gibson Classic 57 e Classic 57 Plus e tarraxas Gibson tipo tulipa.

Som:
Ex-pe-ta-cu-lar. Apesar de a captação ser classificada como vintage, ela tem um bom ganho (pode-se verificar no Gibson Tone Chart que a saída destes captadores é maior que a dos Burstbuckers da vida) e não peida na farofa com distorções mais fortes. O captador do braço soa bem cremoso no clean e o da ponte capta bem fácil os harmônicos. Pra mim, o timbre é perfeito.
Nota: 10.

Ação, ajuste e acabamento:
Ponto pra Gisbon no quesito ajuste: a guitarra estava pronta pra tocar - e considere que ela é ano 2012 e eu comprei no começo deste ano. O acabamento é muito luxuoso, mas tem alguns detalhes que eu julguei falhos: uma pequena descontinuidade na junção do binding com o braço e uma pequena lascadinha no headstock. O tampo em maple tem uma figuração bonita porém não exagerada como nas Les Paul Standard.
Nota: 8,5.

Confiabilidade e durabilidade:
Esta não é uma guitarra pra ficar passeando por aí, mas mesmo assim acredito que ela é uma guitarra extremamente confiável e que deve ter uma boa durabilidade. As tarraxas são firmes e precisas, assim como os potenciômetros. Quero poder guardá-la pra mostrar pros meus filhos e netos. :P.
Nota: 10.

Impressão geral:
Minha primeira impressão da guitarra, ao abrir o case, foi mais ou menos assim:



A guitarra é muito boa, é muito bonita, soa muito bem e encaixa exatamente no que eu procurava para uma sonoridade de Les Paul. A única coisa que não gostei foi o perfil do braço, que é gordinho (perfil 50's). Se pra mim a SX GG1 STD merecia um 6,0 e a Vintage V100 um 7,5; a Gibbo merece um 9,5.
Nota: 9,5.

Van_Lorien
Veterano
# jun/14
· votar


erico.ascencao
Parabéns pela guitarra! Deve ser tudo isso que tu disse e um pouco mais. Quem sabe eu não fosse gostar muito dos trastes vintage se eu tivesse uma, mas só tocando pra descobrir.

Posta umas fotos e uns sons dela se possível. :)

Abraços!

MMI
Veterano
# jun/14 · Editado por: MMI
· votar


erico.ascencao

Parabéns pela guitarra.

Só uma correção, os 57 só são mais fortes que o Burstbucker 1 e Pro, a combinação BB2 e BB3 é um pouco mais forte.

PanTa80s
Membro Novato
# jun/14
· votar


Parabéns,um dia espero poder ter uma dessas também.Só uma dúvida,a guitarra é essa?http://www2.gibson.com/Products/Electric-Guitars/Les-Paul/Gibson- USA/Les-Paul-Traditional.aspx

Posta umas fotos ae pra galera!!

krixzy
Veterano
# jun/14
· votar


erico.ascencao
Boa man, agora cadê o sonsinho ai pra gente ouvir a danada?

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


Van_Lorien
Cara, eu me surpreendi com os trastes vintage. Eu pensei que não curtiria, mas achei os trastes bem confortáveis de se tocar.

MMI
+1

PanTa80s
Exato! Olha só uma foto da família reunida.

krixzy
Ah se eu tivesse um equipo legal pra gravar...

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/14
· votar


erico.ascencao
essa cor pra les paul é lendaria.... um dia terei uma tambem xD

renatocaster
Moderador
# jun/14
· votar


erico.ascencao

Parabéns, bela guitarra. E pelas outras aquisições recentes também.
Comprou com o nosso amigo Sabino "cospe-cospe"? kkkkkkkkkkk.

Abs!

Del-Rei
Veterano
# jun/14
· votar


erico.ascencao
Uau, lindona, heim cara!!
Deve ser uma guitarra incrível...
Parabéns pela aquisição!!

renatocaster
Comprou com o nosso amigo Sabino "cospe-cospe"? kkkkkkkkkkk.

Rs... O Sabino ainda tá na ativa?
Lembro que a última cotação que tentei fazer com ele, demorou quase 20 dias pra responder, e veio num preço bem salgado... rs.

Um aceno de longe!!!

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


renatocaster
Oh yeah!! Ele é o cara! A Fender também veio com ele.

Telemaniaco
Membro Novato
# jun/14
· votar


erico.ascencao
Parabens por esse brinquedinho de gente grande ,hehehehe ,de boa acho q ta faltando uma tele nessa familia, hein?!?!?!

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


Telemaniaco
Cara, nem me fala uma coisa dessas!! Hhehhehehehe. Já teve uma época em que tive estes mesmos modelos de guitarra de hoje, só que de marcas bem mais humildes: GBS Pro Double Neck, Cort X-6, SX SST 57 e Vintage V100. E além delas tinha uma Tagima Blues 3000 e uma Vintage V52 (telecaster).

Hoje eu diria que eu não preciso de mais nada. Mas eu bem queria uma semi-acústica, uma telecaster, um dreadnought... aff, chega!!

renatocaster
Moderador
# jun/14
· votar


Del-Rei

A sorte do erico.ascencao é que ele comprou com o Sabino à distância. Se fosse pessoalmente, teria levado aquela rajada de cuspe igual a gente levou quando fomos lá no apê dele, kkkkkkkkkk.

erico.ascencao

Oh yeah!! Ele é o cara! A Fender também veio com ele.

O cara é gente fina toda vida!

Led Zé
Veterano
# jun/14 · Editado por: Led Zé
· votar


erico.ascencao
Linda, cara! Parabéns! E o seu Marshall ? Conseguiu se acertar com ele já?

Del-Rei
Veterano
# jun/14
· votar


renatocaster
Se fosse pessoalmente, teria levado aquela rajada de cuspe igual a gente levou quando fomos lá no apê dele, kkkkkkkkkk.

Hahahaha... Nem fala. Cara, aquele notebook dele é cheio de respingos, haha! Mas as fotos das "amigas" dele no notebook são bem interessantes, hohoho.

erico.ascencao
Bem lembrado pelo Led Zé... Qdo puder, posta um som dessa Lespa com o Marshall... Isso aí é que nem feijão com arroz... Bife com batata frita... A combinação perfeita, rsrsrs.

Um aceno de longe!!!

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


Led Zé
E o seu Marshall ? Conseguiu se acertar com ele já?
Tô me acertando. Por hora, descartei a compra do pedal de EQ pra ajustar o timbre. Andei reparando que deixar o ampli esquentar um pouco ajuda no corte dos agudos exagerados.

edalko
Veterano
# jun/14
· votar


erico.ascencao
Bela guita!
Esses dias quase peguei uma, mas acabou que acabei com uma Gibson LP Standard Premium Plus

Quanto ao teu amp, o que mais aconselho é: troque o falante!
Geralmente eles usam uma linha mais popular de falantes, mesmo sendo celestion, que tendem para o agudo.
EU não curto nem o V30 pois acho ele com muito fizzzz
O que mais me adaptei foi o Texas Heat da EMinence... é bem flat, e nao tem agudos pentelhos.
Vai de vc dar uma olhada nnos samples das fabricas e comprar um que nao tenha tantos agudos.

rafael_cpu
Veterano
# jun/14
· votar


renatocaster
Del-Rei
erico.ascencao
Parabéns, bela guitarra. E pelas outras aquisições recentes também.
Comprou com o nosso amigo Sabino "cospe-cospe"? kkkkkkkkkkk.
Abs!


Pô, amigos, preciso desse contato!
Eita G.A.S. kkkkkk

Parabéns pela bela guitarra, Erico!!

T+

T+

Ramsay
Veterano
# jun/14
· votar


erico.ascencao

Parabéns pela guitarra, muito bonita, e o único senão é que ela, por ser de 2012, ainda tem o maldito alívio de peso "weight relief" que foi abolido na linha de 2013.

erico.ascencao
Veterano
# jun/14 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Ramsay
Ela é "modelo 2013" e fabricada no fim de 2012, ou seja, sem weight relief.

Led Zé
Veterano
# jun/14
· votar


Ramsay
erico.ascencao
Mas weight relief é bom! Chambering melhor ainda! Uma Gibson Les Paul não precisa ser aquele toco pra soar bem! E a coluna agradece!

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


Led Zé
Eu, guitarrista conservador que sou, tendo a gostar mais do corpo totalmente sólido, pra manter as características clássicas da guitarra. Mas concordo que é um peso razoável nas costas.

Del-Rei
Veterano
# jun/14
· votar


Led Zé
Chambering melhor ainda!

Fala cara... O corpo chambered, já acho meio exagero. É buraco demais pra afetar a sonoridade da guitarra. Dá até excesso de microfonia no som.

Eu tenho uma com o traditional weight relief, o dos 9 buracos. E apesar de ser mais pesada que minha Epiphone, dá pra ficar tranquilo com ela no ombro num show. Até o modern wight relief, eu tolero... Mas o chambered, é um exagero, a ponto de mudar as características da guitarra....

Um aceno de longe!!!

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


Led Zé
Del-Rei
Meu cunhado tem uma Gibson Les Paul Signature, destas novas lançadas este ano. Ela tem algum sistema de alívio de peso, não sei ao certo qual. Vou dar uma sacada pra ver a diferença em relação à minha.

renatocaster
Moderador
# jun/14
· votar


Del-Rei

É buraco demais pra afetar a sonoridade da guitarra. Dá até excesso de microfonia no som.

Hum....mas será que isso não se deve também ao nível de saída dos captadores? Digo isso pq eu não tinha problemas com microfonia naquela minha Tribute com P-90`s (saída moderada). De qualquer forma, eu também acredito que ocorra mudanças sonoras sim, das chambered para as não-chambered. Só não sei o quanto pode ser perceptível essa diferença.

Del-Rei
Veterano
# jun/14
· votar


renatocaster
Fala, Renato!
Posso estar enganado, mas acredito essas questão de microfonia incomode mesmo em volumes altos e com mais ganho... Talvez com volumes de shows deve ser meio chato mesmo... E esse lance da microfonia está escrito até no site da Gibson, pelo luthier DeCola.

“Some players playing fully chambered guitars at high volume and gain levels found the guitar was a little too resonant, and might feedback a little more as a result of that,” he tells us.

Pelo que entendi, foi até por isso que a Gibson criou o tal sistema modern weight-relief, que parece ser o meio termo...


De qualquer forma, eu também acredito que ocorra mudanças sonoras sim, das chambered para as não-chambered. Só não sei o quanto pode ser perceptível essa diferença.

Cara, eu te confesso que só perceberia essa diferença (se for algo considerável) colocando lado-a-lado as duas e com volume relativamente alto. Mas já vi até video no Youtube em que supostamente se compara as duas, e percebi praticamente zero de diferença.... Talvez ao vivo seja mais perceptível.

Um aceno de longe!!!

Led Zé
Veterano
# jun/14 · Editado por: Led Zé
· votar


erico.ascencao
Del-Rei
Tinha o mesmo pensamento de vocês. Até experimentar e ter uma chambered. Cara, não sei se é pelo chambering mas a minha Les Paul tem um sustain incrível no som limpo. Chega a ser desonesto com as outras guitarras que tenho aqui. Não tenho problema nenhum com microfonia e pratico com um valvulado de 50w beeeeeem alto aqui em casa. E TEM som de Lespa. Grave, gordo e com muito sustain. Além disso , tem a vantagem do alívio de peso e a vantagem dela soar MUITO alta desligada. Tá pra brincar de violão com ela desplugada .

erico.ascencao
Meu cunhado tem uma Gibson Les Paul Signature, destas novas lançadas este ano. Ela tem algum sistema de alívio de peso, não sei ao certo qual. Vou dar uma sacada pra ver a diferença em relação à minha.

Ah, cara...Comaparar guitarras diferentes é bem complicado. Fica difícil identificar o que está causando a diferença sonora. Não sabemos se é madeira, se é captação, regulagem, etc...Só sei que não deixararia de comprar uma Les Paul , até das mais caras, por causa de chambering se caso gostasse do som. Não tenho aquela mentalidade: paguei caro, quero muita madeira hahhaha. Aí vem um e diz : quero som de Les paul original. Então compra uma com P90 e sem ponte tune o matic heheheheh. Mesmo dentro da configuração padrão de mogno+humbucker+rosewood+tampo de maple existem infinitas sonoridades nas Les Pauls. Mas cada um tem uma opinião ne´...Só gostaria de relatar que pensava exatamente igual a vocês e acabei mudando. e não foi uma questão de grana. Dentro do meu orçamento, poderia ter levado uma chambered ou uma com modern weight relief.

Del-Rei
Veterano
# jun/14
· votar


Led Zé
Fala!!
Cara, minha experiência com essas guitarras chambered é praticamente zero. Só toquei, muito rápido, numa Tribute na GuitarCenter, e nem deu pra sacar exatamente a guitarra. Não poderia opinar. O que eu escrevi acima foi baseado no próprio site da Gibson.


Só sei que não deixararia de comprar uma Les Paul , até das mais caras, por causa de chambering se caso gostasse do som.

É isso aí... O objetivo é justamente gostar do som.

Um aceno de longe!!!

renatocaster
Moderador
# jun/14
· votar


Led Zé

E TEM som de Lespa. Grave, gordo e com muito sustain. Além disso , tem a vantagem do alívio de peso e a vantagem dela soar MUITO alta desligada. Tá pra brincar de violão com ela desplugada .

As mesmas impressões que eu tive da minha Tribute 60`s.`

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


Led Zé
renatocaster

No momento não tenho mais uma com furos (vendi depois de mais de 10 anos com ela), mas sólida e com weight relief tenho aqui...

Amigos, beira o impossível colocar elas lado a lado e falar que uma característica de determinada guitarra é devido ao fato de ser sólida ou da câmara. A R9 e a R6 também tem muito som desplugadas.

Quanto à microfonia, toquei muito minha antiga Joe Perry (com furos) com um Rivera de 60W no talo e toda distorção que ele dava, inclusive com um Mesa V1 Bottle Rocket empurrando. Não acho que dava muito mais microfonia que deveria dar. Já toquei as outras com o Fender Twinolux (dá uns 40W) bem alto e não notei diferença significativa. Vou fazer uns testes qualquer dia.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review: Gibson Les Paul Traditional 2013