Minha les paul caiu no chao

Autor Mensagem
guitarluiz
Veterano
# mai/14
· votar


Comemora porra!


Agora sua guita já é quase uma guitarrra vintage ( isso agrega valor)

clguitar
Membro
# mai/14
· votar


Luan7T
Tentar "disfarçar" só vai te fazer gastar dinheiro e não vai ficar bom.

Se for pra fazer algo, aproveita logo e tira todo o verniz que está na sua guitarra. Essa pintura grossa, na minha opinião, acaba com o timbre do instrumento.

Jube
Veterano
# mai/14
· votar


Luan7T
A minha foi preenchida com uma massinha e uma camada de verniz para disfarçar, realmente afetou o timbre, perdi 0,1 db na frequência 8.002Hz.

Brincadeiras a parte, a minha ta com esse disfarce a 5 anos e ta firme e forte até hoje, essa história de estragar a madeira para mim é igual a história sobre empenar o braço se mexer no tencionador.

rodsom
Veterano
# mai/14
· votar


Luan7T
o luthier falou que da pra tentar dar uma disfarçada preenchendo a área quebrada e passando uma camada de verniz,só que ele já avisou que perfeito não vai ficar
acredite, foi um jeito delicado que ele usou pra te falar pra vc deixar do jeito que ta. vai pela maioria, deixa do jeito que ta. se tiver te incomodando, disfarça com adesivo, mas nao mexe com retoque nao.

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mai/14 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


Faça como o pessoal falou: troque a chave e fique de olho na porra da rachadura do braço!!!!!!

Infelizmente a construção da Les Paul faz ela ser uma guitarra muito vulnerável a essa quebra da junção headstock/braço, devido ao ângulo exagerado que o headstock faz em relação ao braço.

A Les Paul é um modelo antigo que virou tradição e dificilmente as empresas modernizarão. Uma obra de arte, mas um fiasco do ponto de vista da engenharia (nesse aspecto de resistência entre outros tb).

Se você digitar no google algo genérico como "Les paul quebrada/defeitos, etc" em inglês, 90% das fotos vão mostrar algo tipo isto:
http://www.guitar-museum.com/uploads/guitar/70/220172471366-2.jpg

Então sempre muito cuidado, nunca deixe ela encostada no amp em pé, por ex. Qq quedinha pode dar merda.

Luan7T
Veterano
# mai/14
· votar


Ok,mais não imagina que uma área tão pequena retocada fosse afetar o timbre da guitarra.
So mais uma pergunta pra não ser chato,a pintura da guitarra afeta o timbre final,ou seja se mudar a pintura,pode alterar o timbre também?

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mai/14
· votar


Luan7T
Cara, um pequeno retoque não vai alterar nada. E outra... se pintar guitarra afetasse tanto o timbre assim as empresas iriam só envernizar madeira.
O que acontece é que retocar defeitos nunca fica perfeito. Pedi para o meu luthier retocar as falhas e dentadas da minha guitarra e ele me mostrou em uma outra que essas coisas de retoque nem sempre ficam legais. Mais negócio era refazer toda a pintura. Aí deixei "vintage", ehhehehe. Agora se te incomoda muito, conversa com ele e vê o que dá pra fazer.

Led Zé
Veterano
# mai/14
· votar


Luan7T
Ah velho...É ruim eu sei. Mas não foi nada . Eu tenho uma Gibson que tem uma lasca parecida com essa e já tem uns descacados na pintura por ser em nitrocelulose. Sem drama. Foda-se. Pega a guitarra e toca . Foca no som e não no visual . Sem contar que seu processo de relic já começou avançado hehehe.

Rachmaninoff
Veterano
# mai/14
· votar


Luan7T
não imagina que uma área tão pequena retocada fosse afetar o timbre da guitarra

Lembrei-me daquela história do cara que passou a tocar usando correias de couro, porque alguém falou pra ele que isso deixava o timbre "mais encorpado"... kkkk

Rafatyu
Veterano
# mai/14
· votar


Cara como um quase luthier e construtor de guitarras eu digo:
MASSA JAMAIS!

Sério, primeiro, pra pintar a guitar toda, se o cara te cobrar menos de 1000 reais ele vai fazer cagada devido ao flame da sua guitarra e o tratamento básico.

Massa com o tempo a tensão das cordas e a vibração vão fazer a massa trincar, então deixa a guitar assim. Sua guitarra só por ser usada já perdeu valor e se vc tá preocupado em vender ela venda logo pq cair ou bater é super comum.

clguitar
Membro
# mai/14
· votar


Luan7T
a pintura da guitarra afeta o timbre final,ou seja se mudar a pintura,pode alterar o timbre também?

Não sei se fui claro. No caso de um pequeno reparo, não há diferença.

O que eu disse é que o acabamento grosso de poliuretano (na verdade, qualquer acabamento grosso) prejudica o timbre natural da madeira.

Uma das razões para a á fama das Fenders da época CBS era justamente a quantidade gigantesca de poliuretano e poliéster que usavam no acabamento. Dizem até que chegavam a mergulhar os corpos nessas substâncias!

Com a guitarra ligada, o acabamento não afeta tanto assim o timbre, mas afeta bastante o timbre acusticamente.

Imagine uma coisa: a guitarra feita com madeiras escolhidas, bem secas e com um bom timbre natural. Aí, você coloca entre ela e as cordas uns 4 mm de plástico. Você acha que o timbre dela vai ser muito diferente se fosse de madeira compensada?

Jube
Veterano
# mai/14
· votar


Cara como um quase luthier e construtor de guitarras eu digo:
MASSA JAMAIS!

Sério, primeiro, pra pintar a guitar toda, se o cara te cobrar menos de 1000 reais ele vai fazer cagada devido ao flame da sua guitarra e o tratamento básico.

Massa com o tempo a tensão das cordas e a vibração vão fazer a massa trincar, então deixa a guitar assim. Sua guitarra só por ser usada já perdeu valor e se vc tá preocupado em vender ela venda logo pq cair ou bater é super comum.


Massa trincar? Mas quanto tempo leva pra isso acontecer?? Vou postar uma foto da minha quando eu for para casa.

DoisUm
Membro Novato
# mai/14
· votar


Eu pegaria um martelo e iria trincando todo o resto da guita pra ficar com aspecto de vidro quebrado.

Alias, vou tentar isso na minha jaja
kkkkkkkkkkkk

Jube
Veterano
# mai/14
· votar


Aqui ta a minha, foi uma lasca profunda que arrancou quando ela caiu, a massa fez um belo disfarce, não perdi timbre, a madeira não morreu afogada, não rachou no meio e nem saiu andando, firme e forte por mais uns 20 anos.
Remendo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Minha les paul caiu no chao