Avaliem meus improvisos

Autor Mensagem
acabaramosnicks
Membro Novato
# ago/16
· votar


postando pra assistir em casa (amanhã a noite)

henriquelhrf2
Veterano
# ago/16 · Editado por: henriquelhrf2
· votar


Esse improviso foi outro take do mesmo anterior, fica como despedida do Egnater:



E esses foram pra inaugurar o Fender Bassbreaker:




Toda crítica construtiva é bem vinda.

Abraço!

w3s1eyB
Membro Novato
# ago/16
· votar


henriquelhrf2
melhorou bastante com relação ao primeiro do tópico, gostei do timbre, ouvi umas notinhas fora mas nada de mais, achei só o solo um pouco repetitivo em termo de palhetada, parece q seguiu o padrão de exercício (3 notas por tempo, 4 notas por tempo) não sei se vai entender.

as críticas ja foram, agora vamos as sugestões

tenta colocar mais dinâmica, dá uma variada na altura das notas (variando entre grave a agudo) mesmo que repetindo a melodia já daria uma outra sensação, explore mais técnicas (vibrato, bend, reverse bend, slide, reverse slide e por aí vai) uma técnica q eu gosto de usar em solos clean assim são o reverse bend e reverse slide, dá uma sonoridade bem legal.

então é isso, espero ter contribuído
abraço e fique com Deus

henriquelhrf2
Veterano
# ago/16
· votar


w3s1eyB
achei só o solo um pouco repetitivo em termo de palhetada, parece q seguiu o padrão de exercício (3 notas por tempo, 4 notas por tempo) não sei se vai entender.
Vc quis dizer q devo alternar mais a velocidade?

--

Em relação às sugestões, ainda tenho um longo caminho na direção de explorar as diversas técnicas e possibilidades, pois mesmo solando desse jeito mais contido ainda cometo muitos erros. Mas sei que é tudo questão de treino.

Muito obrigado pelas dicas!

--

P.S.: Adicionei outro take no post anterior.

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# ago/16 · Editado por: Peter_MusicoIniciante
· votar


Cara, eu gostei das ultimas improvisações, eu sou iniciante na guitarra, então não sou uma pessoa mais indicada para dar dicas, mas esses errinhos que o pessoal falou para alguém leigo que é a maioria do público nem percebe, soou bonito eles gostam.

henriquelhrf2
Veterano
# ago/16
· votar


Peter_MusicoIniciante

Tbm sou iniciante. Eternamente. E são bastante válidas as opinioes dos iniciantes e dos leigos. Ambos tem ouvidos mais neutros, menos enviesados. Nao podemos desprezar o fato d q formam a maioria dos q vao ouvir. Dao uma visao mais geral, enqto os experientes dao uma visao mais detalhada, tecnica. Juntando as duas visoes, tenho um feedback mais rico.

Muito obrigado.

w3s1eyB
Membro Novato
# ago/16
· votar


Peter_MusicoIniciante
kkkk jamais subestime os iniciantes...
muitas vezes os leigos de música (teoria, prática) são muito mais críticos do que nós mesmos, antes de aprender guitarra eu já ouvia muitas músicas o dia inteiro e amava observar erros em gravações de DVD, show ao vivo e tal, podem até pensar que não se nota os erros, mas notam sim, talvez eles façam menos questão de que esses erros poderiam ser corrigidos.

henriquelhrf2
isso, no geral é isto mesmo =D

henriquelhrf2
Veterano
# out/16
· votar


Mais um improviso que gostaria de compartilhar:



henriquelhrf2
Veterano
# nov/16
· votar


up

henriquelhrf2
Veterano
# nov/16
· votar


up

Drinho
Veterano
# nov/16 · Editado por: Drinho
· votar


henriquelhrf2
Amigo, você está pedindo opinião sobre a improvisação? Se não entendi mal creio que sim.

Eu ouvi todos os seus videos e percebi que você evoluiu de uns tempos pra cá, este topico já tem dois anos e isso é muito bom! Parabéns.

O seu mal e na verdade não é só o seu mal, é o mal de quase todos os guitarristas e eu me incluo nisso, é a tremenda necessidade de colocar nota aonde definitivamente não precisa e acredite, demora anos para nós encarnarmos isso de maneira a transparecer na improvisação.

O ponto que as pessoas principalmente aqui vão olhar é se o seu bend respeita afinação, se sua palhetada é firme e etc e é nitido no video que você esta mais preocupado em tocar do que pensar. Independente se está tocando bem, eu acho que você nitidamente evoluiu no seu tocar, mas fique tranquilo que o tocar vem e em breve você tocará melhor do que isso e consequentemente muito bem uma hora.....

Minha sugestão para você é a seguinte, não se preocupe em tocar mal, ou errado, isso tira toda a sua atenção da música, procure pensar em sons e melodias baseado nas referencias que você gosta e solta a mão (sem medo de errar mas com a sua verdade musical isso é o mais importante) é por isso que existem caras que realmente são diferentes do comum no palco, quando você estiver tocando muito bem (e isso vai acontecer se voce continuar assim te garanto) você vai tocar bem e com a cabeça certa para performar, ou seja só vai lançar ideias inteligentes na música. Essa é a arte.

O grande segredo de um grande guitarrista é entrosar cabeça e mão para supreender quem escuta a música! Tipo, você tem uma idéia fantástica (simples ou complexa de ser tocada não importa) e sua mão é habilidosa o bastante para reproduzir em tempo real, com ritmo, clareza e personalidade.

Primeiro se pensa em música.
Depois se toca.

Portanto se permita pensar mais e tocar menos (respeitando o que você pensa) nesse momento. Os benefícios disso são fantásticos no longo prazo.

henriquelhrf2
Veterano
# nov/16 · Editado por: henriquelhrf2
· votar


Drinho

Obrigado por ter visto os vídeos. Posto eles aqui pra ter o feedback de vcs em relacao ao q tá bom e o q precisa melhorar. Q bom q tenho melhorado!

Nao saquei mto bem o q vc disse sobre notas onde nao precisa... Vc se refere a fazer pausas? Essa dica se aplica ao último vídeo?

Minha sugestão para você é a seguinte, não se preocupe em tocar mal, ou errado, isso tira toda a sua atenção da música
Isso é uma grande verdade. Tenho dificuldade de me conformar com os [muitos] erros q cometo qdo toco mais solto. E qdo ligo a camera, fico ainda mais tenso e tendo a me arriscar menos ainda. É questao de aceitar meus limites atuais e ter a paciencia de treinar e expandi-los.

O grande segredo de um grande guitarrista é entrosar cabeça e mão para supreender quem escuta a música!
Sim, isso é o ideal... Espero q um dia minhas maos se tornem habilidosas o suficiente pra aplicar isso... to bem distante. Nagrande maioria das vezes nao to pensando em nada e vai saindo totalmente sem planejamento... as vezes fica sem pé nem cabeça; as vezes sai redondo.

Em relacao a pensar versus tocar, vc quis dizer q preciso exercitar a construcao do solo na cabeça pra entao executa-lo?

Drinho
Veterano
# nov/16 · Editado por: Drinho
· votar


O que eu tô falando é subjetivo e a resposta não é faça assim ou assado uma vez que a música é generosa em termos de possibilidades.

A primeira pergunta pode ser respondida com pausa, com nota longa, com será que esse conjunto de notas escolhidas foi o ideal para aquele momento? E etc. Mas concorda que se eu te falar isso eu tô te colocando uma regra e não é essa a idéia?

Você mesmo assumiu o que eu disse. Você não está preocupado em dizer alguma coisa, você está depositando toda a sua energia em tocar bem.
Você disse que tem dificuldade em se conformar com seus erros e você disse que espera que um dia suas mãos se tornem habilidosas.


Você em momento nenhum me disse que canta com a cabeça e tenta reproduzir. Seu foco é totalmente mecânico, basta ver você tocar e basta ler as coisas que escreveu.

Seu erro é depositar toda a sua energia mental em uma coisa que não é música. Se permita errar para tentar reproduzir idéias musicais. Solta a franga, se ficar ruim tenta d nv e repita quantas vezes for necessário. Errou errou uai, qual o problema? Errar é investimento no acerto.

Você toca bem velho, não tenha pressa que você chega lá e muito do tocar bem esta aliado com sua percepção, desenvolver percepção é demorado e tocar é resultado de repetição, você vai chegar lá.

Tente cantar com a cabeça e trazer pros dedos sem sofrer se errar, se cair levanta!

boblau
Veterano
# nov/16
· votar


Drinho

sensacionais tuas dicas! Parabéns!

A necessidade atual dos guitarristas em tocar rápido tira muito da percepção e da criatividade, transformando o ato de tocar em uma academia de ginástica. E pior, a sensação que será ridicularizado se não tocar perfeito, parece ser a mesma de um gordinho ir na academia.

Muito boa mesmo a tua forma de abordar o assunto.

henriquelhrf2

percebi que não captou de forma mais profunda a importante mensagem do amigo Drinho e posso te dizer que ela é de grande valia para vc, e me arrisco a dizer porque:

Vc é um cara que se compromete com os timbres da guitarra, já tive a oportunidade de debater com vc sobre aquisições de amplis em outros tópicos e no quesito equipamento, vc já tem um nível mais do que adequado. O que vc sente faltar para vc, pelos seus relatos? tocar bem.

A mensagem do Drinho, abre para vc a porta da arte, quando ele te orienta a pensar o que tocar. O que determina que vc será um músico? Fazer música. E música não é exclusivamente técnica. A técnica faz parte da arte, mas o mais importante é a intenção. O que vc vai exprimir no momento de tocar.

Quando dizemos que os "leigos" em música, pouco enxergam ou percebem os erros que cometemos ao tocar, isto se refere muito mais aquela nota que faltou no meio do solo que vc tirou de uma música conhecida. Ninguém percebe. Porém se vc chegou no final do solo, vc é um grande guitarrista.

Agora, se no lugar daquele solo melodioso que o autor dele pensou no contexto da música, vc sair, com toda a técnica disponível, fritando como um louco centenas de notas em modos gregos, quando vc chegar no final do solo, vc provavelmente agradou somente 1 ou 2 guitarristas que estavam te ouvindo. O resto da platéia foi pegar alguma coisa para beber enquanto aquilo não acabava e entrava logo o cantor para a música retornar.

Eu te sugiro fortemente que desencane dos erros de execução vendo e ouvindo alguns guitarristas sensacionais, comparando suas performances ao vivo e em estúdio, para vc entender que o erro faz parte do ato de tocar, desde que ele se insira no contexto da arte. Vale a pena este tour para entender isso:

Ritchie Blackmore
Brian May
Jimmy Page
David Gilmour
Alex Lifeson
B.B. King
Jimmy Hendrix
Richie Sambora
Pete Townsend

Fuja do "ao vivo" oficial, vá nos vídeos de celular, videos antigos com pouca edição. Assista "The Song Remains The Same", assista vídeos do Rock in Rio 1985 do Iron, Ozzy, Whitesnake, Yes, George Benson e outros e veja quantos erros os guitarristas cometem e isto não tira em nenhum momento a genialidade deles.

Por que isto acontece? Justamente pelo que o Drinho te orientou, estes caras pensam, pensam, pensam e pensam enquanto tocam. George Benson chegou num ponto onde solar e cantar a mesma melodia virou sua marca. Vc "cantar" o que quer tocar é muito mais difícil do que descer e subir escalas malucamente sem sentido. Por que? Por causa do seu senso melódico. Cantar demanda pensar, não é inconsciente. Uma frase de guitarra numa escala que decoramos incansavelmente é inconsciente. Sai sem pensar.

Pense numa coisa: Vc é capaz de sozinho, tocar algo que agrade a uma amigo ou amiga na guitarra (mãe não vale)? Sem backing track, sem loop, sem nada? Só vc e a guitarra e seu equipo?

Se não for, pense numa forma de fazer isso. provavelmente vc vai entender profundamente o que o Drinho te explicou. Para fazer isso, vc vai ter que se soltar, errar, se permitir.

ogner
Veterano
# nov/16
· votar


henriquelhrf2
Velhooo, to precisando de um head pra carregar pra ensaios. Querendo muito esse Rebel 30 ae!! hehehe!!

Vou me dar bem com ele, certo?? :))


Ahhhh, e lindos os posts do Drinho
boblau, nesses tempos de porra nenhuma, ler esse tipo de coisa é um alento pra alma! :))

A mensagem do Drinho, abre para vc a porta da arte
\m/

Drinho
Veterano
# nov/16 · Editado por: Drinho
· votar


boblau
ogner
Pessoal quanto tempo, estive com problemas no login e fiquei longe um tempo!

henriquelhrf2
Esqueça os outros. (Não sei se é seu caso, é o caso de muita gente)

1 - O que os outros acham de mim.
2 - O timbre dos outros.
3 - O equipamento dos outros.
4 - A técnica dos outros.
5 - O estilo dos outros.
6 - O cabelo dos outros.

Fique apenas com as musicas dos outros porque referencia é importantissimo.

Olhe para você, procure entender o que você é e o que você pretende ser, não tem problema se há duvidas ainda, o esforço em se achar vale a pena no longo prazo.
Quando isso acontecer e você se aceitar de verdade, você vai ver um monte de caras que tocam horrores em diversos estilos diferentes e não vai ficar preocupado em se cobrar quando você estiver tocando, você vai simplesmente tocar investindo nos pontos fortes que trabalhou tao duro para descobrir e vai ficar realizado.

Eu tenho meu estilo de tocar que é mais para rock e etc, ai eu vejo um video do bb king e falo....PQP QUE COISA LINDA QUE ELE FEZ AGORA, COMO ELE PENSOU NISSO?!?!?! EU JAMAIS IRIA PENSAR NISSO!!

É claro que não uai, ele é ele e eu sou eu, nossos bancos de dados são diferentes, se eu quiser roubar um pouco do banco de dados dele eu terei que investir esforço nisso! Oras! E tudo que você investir esforço é fatal que vá conseguir, cedo ou tarde. Se você investir na parte mecânica terá uma grande técnica (nao quer dizer que será um cara agradavel de se ouvir mas é fatal que terá uma boa técnica, se investir em musica provavelmente desenvolverá ideias musicais acima da media (basta ver os grandes discos e musicos que existiram e existem), você terá exatamente o que investiu tempo para e esse é o grande problema, o melhor guitarrista do mundo seria um cara capaz de ser qualquer guitarrista que já existe porque a referencia é o que já temos (isso em termos de guitarra! Michel Leme por exemplo usa saxofonistas como referencia, você pode inovar também e aparecer com algo novo.

Percebe que é tanta coisa que você teria que ser imortal para absorver tudo isso?

Já que é impossível invista em fazer musica do seu jeito sem se importar com o que você vai ser amanhã e acabou o assunto.

Ah e esqueci de falar tem uma coisa que o Malmsteen fala que é uma das maiores verdades do mundo da guitarra e é negligenciada por todos os guitarristas que ainda não são digamos consolidados tocando.

If it sounds good is good!

Se soa bem está bom e acabou o assunto!

O problema é que leva muito tempo para entendermos o que é soar bem de verdade! Então a gente só tem parâmetro para falar depois que esse percepção é desenvolvida o bastante para você ser capaz de se julgar de maneira sistemática e não passional.

boblau
Veterano
# nov/16
· votar


ogner
Vou me dar bem com ele, certo?? :))

eu tive um destes, era um combo. Muito versátil, timbres excelentes. Só vendi porque encontrei o ampli que eu sonhava há muito tempo.

Vai tranquilo que é muito bom.

Drinho
Pessoal quanto tempo, estive com problemas no login e fiquei longe um tempo!

Fez falta viu?

henriquelhrf2
Veterano
# nov/16
· votar


Drinho

Muito grato pelas dicas valiosas. Vc disse coisas q extrapolam a questao musical e servem pra vida como um todo.

Se vc puder postar aqui um ou dois improvisos de algum gde guitarrista, seria interessante pra ilustrar.

ogner
Velhooo, to precisando de um head pra carregar pra ensaios. Querendo muito esse Rebel 30 ae!! hehehe!!

Vou me dar bem com ele, certo?? :))


Qto ao timbre, sem dúvida; já em relação à durabilidade, há vários relatos de problemas em foruns gringos. A manutenção dele é complicada. Tive q trocar mtas válvulas do meu e... válvula é o q não falta nesse amp (são 9). e se precisar trocar 1 potenciômetro, tem q importar da própria Egnater por um preço absurdo pra um componente chinês meia-boca. Vc não acha similar por aqui.

ogner
Veterano
# nov/16
· votar


boblau
eu tive um destes, era um combo. Muito versátil, timbres excelentes. Só vendi porque encontrei o ampli que eu sonhava há muito tempo.

Vai tranquilo que é muito bom.

henriquelhrf2
Qto ao timbre, sem dúvida; já em relação à durabilidade, há vários relatos de problemas em foruns gringos. A manutenção dele é complicada. Tive q trocar mtas válvulas do meu e... válvula é o q não falta nesse amp (são 9). e se precisar trocar 1 potenciômetro, tem q importar da própria Egnater por um preço absurdo pra um componente chinês meia-boca. Vc não acha similar por aqui.


To sacando...Vou ver!!!

boblau
Veterano
# nov/16
· votar


ogner

sobre manutençao realmente não posso opinar pois o meu não deu defeito e vendi com pouco uso.

Drinho
Veterano
# nov/16 · Editado por: Drinho
· votar


henriquelhrf2
Então cara, citar guitarristas é sempre complicado porque entra o fator gosto, e o meu gosto não importa absolutamente nada quando o assunto é orientar.

Se guitarra fosse como a aula de matematica seria otimo porque ou dava certo ou dava errado......

Mas pra não passar batido eu sugiro o pessoal do jazz moderno, musica brasileira e fusion (que me agradam)

Greg Howe, Alex Hutchings, Guthrie Govan, o Kiko Loureiro tá fazendo um trabalhado muito bonito misturando com musica brasileira, Yamandu, Nelson Faria, Cacau Santos, Toquinho, João Bosco, Frank Gambale, Shawn Lane (é mais exageradão mas para um approach mais avançado é legal), Lee Ritenour, Larry Carlton e Robben Ford e George Benson (mais pro Jazz/blues, esses quatro ultimos são a imagem de cristo na terra, são insanamente malvados).

Numa onda mais rock eu sou fã do Edu Ardanuy, Nuno Bettencourt, Steve Morse, Satriani, Malmsteen, (É chato muitas vezes mas é uma aula de como pilotar guitarra com elegância e destreza, acho muito interessante em reparar como ele faz soar o instrumento), Paul Gilbert, Richie Kotzen foge um pouco do meu jeito de tocar mas acho que ele tem um bom gosto fantastico para fazer musica além de cantar muito, gosto bastante (até hoje) do slash que todo mundo fala mal kkkkk, acho que ele tem ideias bem legais para musicas também....
Para o metal eu sugiro fortemente escutar o Marty Friedman que ele realmente é diferenciado, não é simplesmente um cara barulhento, tem muita mensagem legal na musica dele!

E o eddie van halen que não tem o que falar.

E numa onda mais classica eu gosto de genios como Jimi Hendrix, BB King, Albert King, Eric Clapton, Srv, Santana, gosto muito do Faiska que toca mais na onda antiga também, Luis Carlini, André Christovam e esse pessoal mais novo que segue essa onda, são muito legais, Kenny Wayne, John Mayer, Phillip Sayce, Matheus Asato (é moleque deve ter uns 20 anos e toca um absurdo).....

Tem caras mais performáticos, caras de mais identidade e menos performance e caras com as duas coisas.....
O negocio é ouvir esses caras (que eu citei e com certeza esqueci uma penca) e outros também que você goste em varias linguagens.... Com o passar do tempo certas coisas vão ficando salvas no seu banco de dados....essas coisas com o passar do tempo começam a aparecer no seu jeito de tocar de alguma forma, seja descarada ou discreta ai voce vai enriquecendo sem pressa com o passar do tempo....

Drinho
Veterano
# nov/16 · Editado por: Drinho
· votar



E com relação ao video colocaria este.... Guitarra em alta performance com alto nivel de musica.
Palhetada alternada, bends buscando intervalos diversos, mais de um tipo de escala, pentatonicas, dorico, cromaticos e por ai vai, palhetada sweep, double stops, ligados, slides, chicken picking, pausas para abordar ideias das mais diversas e extremamente pertinentes com uma timbragem simples, sem firula e de extremo bom gosto...

Repare como em alguns momentos se ataca a nota com palheta ou se puxa com o dedo, em outros momentos se toca fraco deixando o som mais doce... isso é maravilhoso....
Guitarra, amplificador, muita pericia e muita alma!

Em 1:16 sem duvida ele pensou em BB King, ninguém fazia isso... só o mestre!

Isso é um guitarrista estupidamente acima da média na minha humilde opinião.

henriquelhrf2
Veterano
# nov/16
· votar


Drinho
Admirável a técnica desse cara do vídeo. Daqui a 3 encarnações eu chego lá :P

Obrigado pelas indicações de guitarristas. Com ctz vou ouvir coisas de alguns q vc citou e q conheço só por cima, mas q já tinha curiosidade de conhecer melhor. Já sou fã de Mayer, Slash, Hendrix e Frusciante.

Drinho
Veterano
# nov/16
· votar


Admirável a técnica desse cara do vídeo.

EPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

VAMOS CORRIGIR!

Admirável a MÚSICA desse cara!

Técnica é instrumento!
Música é resultado!

henriquelhrf2
Veterano
# ago/17
· votar


Esse aqui tava guardado desde março de 2016 esperando edição. Curto bastante esse improviso, eu tava inspirado:



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Avaliem meus improvisos