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ALF is back Veterano
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# mai/14
Fala galera! ganhei uns presentinhos novos da minha esposa! um mic condensador MXL 990 e um MXL 991 (mic caneta), além de um monitor de referencia edifier R166T! pra testar as coisas, gravei de first take esse improvisinho numa BT que peguei na net do Edu Ardanuy! Minha cozinha ta reformando, aí pra caber as coiseras aqui no quarto levei alguns instrumentos pra casa da minha mãe...to sem violão auqi...esses microfones são bons pra microfonar violão e voz, mas neste caso, usei ambos pra microfonar o amp de guitarra mesmo! afastei um pouco da tela e nao deixei o volume mto alto pq eles são sensíveis... usei: Gibson semiacustica 335 amp blackstar HT5r mics MXL 990 (na borda do falante) e MXL 991 45 graus voltado para o centro do cone interface scarlett 2i2 alguns plugins do reaper de compressão na master e ambiencia (nao usei equalizador)
o solo ta chato, sem ideias, com varias mastigadas, mas a ideia é testar o timbre huahuahuahua dps vou testar o mxl 990 com o shure 57...acho q fica ainda melhor!
eis o link!
https://soundcloud.com/felipe-franco-da-rocha/improviso-qualquer
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MMI Veterano
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# mai/14
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ALF is back
Ducaraleo!!!! kkkkkkk
Bem legal mesmo! Antes de você desconectar tudo, pega um bluesinho com essa semi, microfona o amp com o 990 e mete o 991 na 12 casa dessa 335 ou apontado para o f-hole. Junta para dar aquele som que a gente ouve quando toca, com o som acústico da guitarra. Eu gosto...
Eu gosto de microfonar amp com diafragma grande... Acho que fica muito legal!
Parabéns!!!!
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ogner Veterano
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# mai/14
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ALF is back Ahh velho!! Ficou bacana pra caramba!!!
E o mais legal é ouvis um som desse tirado duma guitarra q não imaginamos num estilo desse!! hehehe!!
Mas diz ae oq houve, nao vai fritar mais, ahuehuahuha???...Vai virar blues-jazzy man com essa belezinha ae!!!
Quanto a microfonação, eu gosto muito de condenser tb. Parece que fica mais real, sei lá!!! Oq vc achou do resultado da gravação em relação o ao vivo ae quando vc tocou??
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Broderick Veterano
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# mai/14
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Timbre bem orgânico cara, show de bola!
Já viu os vídeos do Pete Thorn? Me lembrou alguns timbres que ele tira de semi acústica.
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Pepe Le P Veterano |
# mai/14 · Editado por: Pepe Le P
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Buenas, apesar de eu não ter nenhum troféu no apelido vou me permitir comentar também :)
Muito legais tanto o improviso quanto o timbre. O último vem apenas da microfonação do Blackstar (sem pedais ou pós-edição)?
O violonista da minha banda tem esse parzinho MXL, mas nunca havia pensado em microfonar a guita com eles. Quando eu voltar a tocar certamente vou pedir emprestado e fazer umas experiências.
Estou a fim de comprar uma interface e essa Scarlet 2i2 está entre as opções. O que tu terias pra dizer de prós e contras dela?
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henriquelhrf2 Veterano |
# mai/14
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Gostei muito! Tanto o timbre quanto o solo.
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tomcykman Veterano
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# mai/14
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ALF is back improviso "qualquer" que nada! a musicalidade transparece! improvisar por uns minutos sem ficar entediante é para poucos e tu se vira muito bem! gostei do timbre, bem orgânico mesmo. manda bala alf!
abraço
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ALF is back Veterano
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# mai/14
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MMI hummmmmmmm boa ideia cara! só que eu ja tinha desligado tudo quando postei! hahahuahu mas com toda certeza vou fazer isso nos proximos testes! tenho muito o q conhecer deles ainda! nem li o manual ainda pra vc ter uma ideia! dps vou pedir sua ajuda pra entender aquele grafiquinho redondo com escalas em dbs...nao entendo aqui hauuhahua eu nao sei que impressão vcs tem do timbre, mas eu que to acostumado com o meu timbre, senti que com o condenser ele ficou com muito mais corpo e pressão! achei fantastico cara! muito obrigado!
ogner Fala Oguinão! cara, acho q eu continuo o mesmo, infelizmente! hauhuahuauh é que to com essa guita queé de um grande amigo meu...ele está vendendo ela e pediu pra eu fazer umas gravinas pra ajudar ele na divulgação e já aproveitar e por pra vender...ele nao tem coragem de usar ela nos ensaios, nem nos shows, e precisa de grana pra investir no setup dele...acaba que ela fica parada! então ele tem dó de vender e se eu conseguisse vender sem que ele precisasse entregar pro comprador seria melhor...mas já vi que vai ser difícil vender! uauhahua mesmo assim, fiquei apaixonado pela guita cara...fico balançado! mas como vc pode ver, nem com uma guita dessa eu entro pro timbre jazzy style! ô metaleiro triste viu! aahuahuahua quanto a comparação real x gravado, eu senti que fica mto mais real do que com o shure 57...o shure é mais uma ferramenta que da pra usar pra timbrar...essa dupla de condensadores parecem colorir bem menos o som...nao sei até que ponto é uma vantagem...mas o fato é que acho q da prachegar em algo mais proximo do real com esses mics do que com o shure...mas como testei eles em 20 minutos apenas, nao posso aprofundar muito no assunto...vou pegar mais intimidade com eles e em breve terei uma opiniao mais solida pra te dar! tenho muito o que fazer com eles ainda, a começar pelo manual! hauuhahua
Broderick e aí mano! agradeço o comentario e fico feliz com o elogio! nao conheço Pete Thorn nao cara, vou procurar pra ver! fiquei curioso! hauuhahua abraço!
Pepe Le P Fala cara! fico muito feliz com seu comentario! obrigado! sobre o timbre, foi 100% do amp sim, nao usei nenhum pedal...drive e equalização todo dele...só a ambiencia eu usei plugins pq o reverb dele é meio "curto" demais...ele fica otimo em solos rapidos e hi gain pq nao embola as notas, mas pra um clean bem carregado de reverb, por exemplo, nao fica legal...ai peguei birra e quase nao uso mais o reverb do amp! prefiro ter mas controle da ambiencia na daw! ahuauha esses mics prometem ser excelentes pra violão e voz mesmo! mas te confesso que achei mto bom o timbre deles microfonando o amp! só que tenho que tomar cuidado pq são sensíveis e o deslocamento de ar do falante pode arrebentar com o diafragma deles! acho que no dia a dia vou acabar usando o shure pro centro e o mxl990 pra borda, mas afastado! sobre a scarlett, cara, nao tenho NADA pra dizer dos contras dela...acho ela definitivamente perfeita! o preamp dela tem uma qualidade muito superior comparado aos modelos da categoria! a unica coisa é que ela só tem 2 entradas e nao tem entrada/ saida midi...mas isso a gente já sabe antes de comprar né...então nao posso reclamar! hehehehe só que agora q tenho 3 mics, já fico tentando imaginar possibilidades pra usar todos eles de uma vez, mas a minha interface não me permite isso! se bem que meu maior uso pros mics é microfonar amp e violão...3 microfones pra isso seria exagero! daria pra deixar um pra captar ambiente, mas nao faz sentido pq meu quarto não tem nenhum tratamento acustico...então é melhor eu ficar de boa com 2 entradas mesmo! hauuhauha agradeço mais uma vez!
henriquelhrf2 muito obrigado cara! que bom que curtiu o solo tbm, pq olha, ta feio o negocio por aqui! to enferrujando! huahuahu
tomcykman Falaa tom! muito obrigado cara! agradeço seus elogios! sobre o solo, eu preciso treinar mais! tenho ficado mto tempo parado! mas acabando a reforma aqui em casa eu retomo as atividades! vlw cara!
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MMI Veterano
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# mai/14
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ALF is back
dps vou pedir sua ajuda pra entender aquele grafiquinho redondo com escalas em dbs...nao entendo aqui hauuhahua
Você se refere a estes gráficos, né? (esse é do 990)
O gráfico é muito simples, mostra que ele tem um pico um pouco abaixo de 10 kHz e uma curva relativamente plana. Se você comparar com a curva do seu SM57 vai ver que ele pega muito mais graves e o aumento dos agudos é muito mais sutil. Você vai ver que é marcante a diferença que ele dá nos graves, então ele fica bem um pouco mais afastado do seu amp por conta do efeito de proximidade (que aumenta bem os graves). Mas não era isso que você queria saber, eu sei... Era o redondo! rs
Não sei se ele veio com uma curva mais completa, como essa do SM58 e SM57 (na ordem). Eu achei só essa acima, posso não ter procurado direito. Basicamente, essa curva mostra que ele tem um padrão cardióide, ou seja, a área de sensibilidade dele é em frente do diafragma, zero graus. Mais ainda, mostra que ele perde muito lateralmente, até praticamente 90 graus ele perde muito pouco, uns 2 dB só. Ou seja, ele vai pegar mais ambiência que o SM57 que perde uns 5 dB a 90 graus. O detalhe é que ele tem um aumento de sensibilidade nas costas, a 180 graus do diafragma. Ou seja, se você vai gravar com alguma fonte de ruído, como a ventoinha do computador, procure posicionar essa fonte de ruído nas costas do microfone, mas a uns 30-45 graus, onde ele tem a menor sensibilidade (o entalhe do gráfico redondo).
Já o 991, achei este gráfico. Mostra que ele vai ter um pouco mais de brilho que o 990, como é característica dos diafragmas pequenos. Então pense que ambos são condensadores, de curva bem mais plana, mas o diafragma pequeno é especialista em agudos e o diafragma grande em graves - isso é legal quando você for microfonar seu violão. Já o gráfico redondo mostra que ele não tem o entalhe atrás, capta menos mas é por toda a parte de trás dele.
No mais, quanto às especificações... Ambos aguentam "130 dB Max SPL for .5% THD", o que quer dizer que aguentam um som muito alto sem distorcer. Ou seja, dá para você colocar na frente do seu amp e subir o volume sim, já que o ideal não é colocar ele grudado na tela do amp - eu não costumo colocar no talo com condensador, mas pode deixar bem alto sossegado que ele aguenta. São silenciosos, tem um ruído baixo, 20 dB (A-weighted IEC 268-4) em uma relação S/N ratio interessante, com sensibilidade moderada para esse tipo de microfone. São mics honestos, você vai se divertir muito com eles!
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kekotenko Veterano |
# mai/14
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De tudo o que foi dito, cheguei a uma conclusão: Preciso arranjar uma amante rica porque esposa eu já tenho há décadas e não ganhei nada, ainda. :/
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EduJazz Veterano
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# mai/14
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ALF is back
Você sempre tira bons timbres nas jams e nas outras gravações que posta por aqui, mas este ficou especial!! Parabéns!
Quanto ao improviso, achei muito musical!
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Pepe Le P Veterano |
# mai/14
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ALF is back Valeu pela opinião! Esse ano estou com tudo pra voltar a tocar (até mais uma banda já arrumei) e quero ter uma interface decente pra fazer umas gravinas em casa.
Abraço e continue detonando!
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ALF is back Veterano
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# mai/14 · Editado por: ALF is back
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MMI Excelente cara! Agora ficou mais claro! Veja se entendi então: Eu já sabia interpretar o gráfico de resposta das frequências, e do pico do shure 57 nos agudos...mas não sabia que o 57 simplesmente não captava os agudos...o sinal dele some lá no final do gráfico, após o pico de agudos...no final das contas, ele tem um pico de agudos, mas um condenser pode captar o timbre mais brilhante ainda, certo? Mas a grande novidade mesmo foi a sua explicação do gráfico redondo! Aquilo mostra como é a captação ao redor do microfone (e tenho uma novidade ridícula pra contar...em breve neste texto vc saberá kkkkkk)...neste caso, entendo melhor o que falam sobre o dinâmico captar mais onde ele ta apontado que os condensadores...mas ainda tenho uma dúvida...o condenser caneta eu devo apontar para a fonte sonora como um dinâmico mesmo né? Como uma caneta, literalmente...já o mxl 990 eu devo apontar como vejo nos vídeos, “em pé”, 90° em relação a fonte sonora...e o gráfico sonoro me mostra como é a captação como se estivesse olhando do teto pra baixo para o microfone...é isso? Acho que sim, pois olhando contra a luz, vejo que dentro dele, na gradinha do mic, tem uma coisa que parece uma colher reta...aquilo suponho que seja a tal da membrana cardioide... Sobre as especificações sobre sinal/ ruído e o quanto ele aguenta, fiquei muito animado! Tava com medo de ficar usando ele pra microfonar meu amp, mas eu uso um blackstar de 5w num quarto de apartamento e não passo do volume 3 com ele, pois já está tremendo janela...então acredito que jamais causaria danos no microfone por excesso de volume! Agora vem a novidade para você e para todos!
Pessoal, após entender a explicação do MMI, suspeitei de uma coisa...aí sim fui no manual dos mics e constatei QUE SOU UM MACACO! Kkkkkkkkkk Lembro perfeitamente enquanto tocava de olhar pro para o 990 e ver o logo da MXL nele...aí no manual eu vi que a FRENTE do mic é onde tem o LOGO DA MXL! Ou seja, gravei com o 990 DE COSTAS para o falante...KKKKKKKKKKKKKKKK É mole? Olha, eu falo...Deus da asas pra quem não sabe “avuar” Bom...então o que vcs ouviram na realidade foi captado com o 991 na borda do falante, inclinado 45° da borda para o centro mesmo, (até aqui, blza), mas com o mxl 990 na borda do falante, virado de costas........... Pelo menos ele tem essa verruguinha pra trás no gráfico redondo que capta alguma coisa do sinal direto, mas basicamente, o que ele captou foi o sinal reverberado da parede e a minha guitarra desplugada, que nem apareceu na mix devido ao alto volume do amp kekotenko Ahuhuahuaa Olha cara, mas vou te falar, minha esposa ta longe de ser rica! Pelo contrário! Ela estava desempregada e começou a trabalhar este mês! Já comprometeu metade do salário com meu presente! Importante: ela só vai receber metade do salário justamente por ter começado no meio do mês! Huauhahua coitada!
EduJazz Cara, muito obrigado pelos elogios! Eu sou meio chato com timbre, o que não significa que tiro timbres bons, pois tenho um certo mal gosto as vezes! Quantas vezes não criticaram meu timbre nas jams? Ahuhuahuahauha...mas para mim, está sempre bom! Ô tristeza!
Pepe Le P Isso aí cara! Eu recomendo muito essa interface! Não tenho visto ela nas lojas...como a Fast Track pro saiu de linha, talvez a 2i2 que é sua concorrente também tenha saído, não? Se saiu, tem ainda a saphire, que é ainda melhor que a scarlett!
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MMI Veterano
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# mai/14
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ALF is back
o condenser caneta eu devo apontar para a fonte sonora como um dinâmico mesmo né? Como uma caneta, literalmente...já o mxl 990 eu devo apontar como vejo nos vídeos, “em pé”, 90° em relação a fonte sonora...e o gráfico sonoro me mostra como é a captação como se estivesse olhando do teto pra baixo para o microfone...é isso?
Exato.
olhando contra a luz, vejo que dentro dele, na gradinha do mic, tem uma coisa que parece uma colher reta...
Sim. Isso aí é a cápsula do microfone, a membrana que capta o som propriamente.
Sobre as especificações sobre sinal/ ruído e o quanto ele aguenta, fiquei muito animado! Tava com medo de ficar usando ele pra microfonar meu amp, mas eu uso um blackstar de 5w num quarto de apartamento e não passo do volume 3 com ele, pois já está tremendo janela...então acredito que jamais causaria danos no microfone por excesso de volume!
Pode botar perto do 10, desde que um pouco mais afastado da tela (a partir de 10 cm). Ele aguenta.
Agora grava com ele direito, pô!!!! hahahahahaha
Abraço!
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ALF is back Veterano
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# mai/14
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MMI kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Boa! Vlw cara! O bom é que agora com suas dicas não vou ter mais nenhum ou GO de dó do mic! Huahuahua
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kekotenko Veterano |
# mai/14
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ALF is back AhuhuahuaaOlha cara, mas vou te falar, minha esposa ta longe de ser rica! Pelo contrário! Ela estava desempregada e começou a trabalhar este mês! Já comprometeu metade do salário com meu presente! Importante: ela só vai receber metade do salário justamente por ter começado no meio do mês! Huauhahua coitada!
Ajoelhe-se e adore tua esposa. Tu tem uma santa em casa. hehe...
Lembro perfeitamente enquanto tocava de olhar pro para o 990 e ver o logo da MXL nele...aí no manual eu vi que a FRENTE do mic é onde tem o LOGO DA MXL! Ou seja, gravei com o 990 DE COSTAS para o falante...KKKKKKKKKKKKKKKK
Quem já não deu bobeira alguma vez na vida? A ansiedade em testar um equipamento novo nos leva a cometer erros primários apenas porque deixamos de fazer o correto, que era ter lido o manual antes. Também já fiz minhas gafes, mas aprendi.
o solo ta chato, sem ideias...
Esse é um ponto que muitos não compreendem, quando colocam um solo no fórum para ser avaliado. A falta de idéias é sempre o que vejo e comento, mas tem neguinho que acha que tá bom e não aceita críticas. Tu é um músico consciente e honesto consigo mesmo. Parabéns. Bom seria se todos tivessem essa consciência.
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MMI Veterano
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# mai/14 · Editado por: MMI
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ALF is back
Você não é o primeiro nem o último a fazer isto, só que pouca gente admite. Eu já fiz, já vi gente experiente fazer. Shit happens! kkkkkkkkkk
Agora vai!
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Frankie Veterano |
# mai/14
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Meu deus! Muito foda, cara! Só pra variar...
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ALF is back Veterano
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# mai/14
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kekotenko pois é cara! eu sou desesperado demais com as coisas! quero dar andar na frente dos bois sempre e acabo me ferrando! auhhuaua quanto a aceitação de críticas, considero que tenho relativamente uma boa auto avaliação...é muito difícil avaliar o próprio trabalho...por um lado, se consideramos ele "pronto" é pq nao estamos vendo seus defeitos, não pq ele está bom....acho que cobrança é a chave mesmo...mesmo que tecnicamente não seja possível melhorar algo bom, temos que acreditar nisto que dá pra melhorar, e aí, tentando, aperfeiçoamos ou criamos uma qualidade que não tinhamos...evoluímos e conseguimos melhorar...é simples! pensando assim, TUDO da pra melhorar, sem exceção!
MMI eu fiquei pensando: será que eu passo esta vergonha? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK mas por que não? depois eu faço um novo teste, que fica muito melhor, vou falar o que? mentir em cima de outra mentira? ahuhuahuahuah mas é bem isso mesmo, agora vai! ja sei tudo (quase nada?) sobre condensadores! no manual há até uma dica que sugere colocar o mic atras do cone do falante...nas costas do amp! vou ver que bixo dá isso!
pensando bem, eu já sabia que dava pra colocar nas costas...só que confundi e deixei o mic na frente do amp...era pra ser atras...distraído, não? kkkkkkkkk
Frankie vlw mano!
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