PF apreende equipamentos musicais em SP

Autor Mensagem
eric bluesman
Veterano
# mai/14 · Editado por: eric bluesman
· votar


vi o Faiska falando sobre isso, que quando era garoto os caras compravam um vinil , se juntava uma turma pra ir na casa do cara pra curtir o som com a galera, comentar e se deliciar com a ficha técnica, realmente a tecnologia nos trouxe vantagens , mas alimentou muito essa questão de facilidade de acesso , agora vc nem sabe quem ta cantando ou tocando no que se poe no carro, é triste mais é uma realidade !!!

Natanael_DM
Veterano
# mai/14
· votar


MauricioBahia
Tem que considerar um outro fator que, infelizmente, é indesmentível: se tem Fender Stratocaster American Special sendo vendida a 5 mil nas lojas, é porque tem neguinho que compra. Se alguém acha bacana pagar 4 mil numa guita de 400 dólares nos EUA, ainda que os impostos sejam, de fato, reduzidos, fica cômodo pro lojista continuar enfiando uma margem absurda em cada instrumento.

Veja bem, não tô criticando a guitarra em si e nem pregando que as pessoas não podem ter lucro!!! Heheheehhe

Mas há que se chegar num meio termo. A comparação que vou fazer é meio injusta, mas é um fato inegável: a carga tributária alemã é altíssima, também, mas uma Gibson Les Paul Studio não custa o mesmo que um rim no mercado negro de órgãos.

RenatoSchoen
Eu também adotei essa política.
Faz um bom tempo que parei de consumir música ilegalmente. Mas, diferentemente de ti, tenho adquirido sons em formato digital, mesmo. Não vou discutir a qualidade, logicamente, mas é importante a gente saber que há opções pra todos os gostos.

eric bluesman
Veterano
# mai/14
· votar


Natanael_DM

Entendo perfeitamente velho, para mim chegou um momento dessa reflexão , eu nao pago 5000 numa guita aqui , acho absurdo e realmente não pago , o que tive que fazer ? pedir pra um amigo trazer de fora no momento o dolar tava baixo e a taxa onde ele morava era mais baixa ( canada) , mesmo taxado chegou aqui por muito menos que uma que se vende aqui , mas eu gostaria de poder ter no meu país um instrumento do mesmo nível e com qualidade a um preço justo, nao precisaria recorrer a ir la fora, penso tb na questão de valorizar o que é nosso , mas do jeito que está realmente é dificil !!!

Natanael_DM
Veterano
# mai/14
· votar


eric bluesman
Claaaaaro! Concordo totalmente.

O interessante é que existem, no Brasil, vários caras fazendo guitarras de alta qualidade (Zaganin, Ledur, Castellis, Peruzzo e outros tantos que eu esqueci), isso não se discute.

Mas, por outro lado, eu quero ter o direito de comprar uma PRS por um preço justo, numa loja daqui, com nota fiscal e garantia. Não é desprezo pela industria nacional. É uma questão de escolha.

eric bluesman
Veterano
# mai/14
· votar


Natanael_DM

é realmente ai onde se vc ta "puto" acaba tentando um "jeitinho brasileiro" o errado é o errado , mais eu tb compreendo algumas coisas , é de se indignar tanta sacanagem feita aqui pra ter algo lícito !!!

krixzy
Veterano
# mai/14
· votar


makumbator
As pessoas querem tudo de graça e ficam racionalizando que é por causa de impostos, do preço alto (mesmo quando é quase grátis), disso e daquilo que não pagam. Não pagam é porque não querem. Assumam isso ao menos, ao invés de ficarem inventando desculpas

Tu compra um jogo de cordas elixir por aqui em torno de 50 ~ 60 reais, se for importar vc consegue em média 13 ~ 14 reais no mesmo jogo de cordas, e mesmo que seja taxado vc ainda vai pagar menos que se comprar por aqui, nesse caso vc ainda prefere comprar aqui?

Se sua resposta é sim amigo, sinto muito, mas vc gosta de ser feito de besta, como eu já disse, se o valor cobrado por impostos fosse de acordo com os serviços do governo eu pagaria com prazer, agora tu pagar 60% do valor de um produto pro governo, e quando precisar ir ao hospital numa emergência morrer na fila de espera, precisar marcar exames de urgência em uma rede pública e só ter vaga pra meses depois, ou nem se quer ter uma ambulância pra te socorrer, nesse caso, eu prefiro sim não pagar um centavo, pois o dinheiro pago em impostos não estão servindo pro nosso país e sim pro bolso dos políticos, pq só cego não ver que pelo que pagamos de imposto os serviços públicos poderiam ser tranquilamente serviços de primeiro mundo.

Se as coisas no nosso país fossem acessíveis, preço justo, e os serviços públicos fossem decentes, quando tu fosse pagar imposto por um produto tu ia dizer, é caro, mas eu sei que quando eu precisar de um bom hospital, segurança, educação de qualidade, eu vou ter, só que a realidade é que tu paga e ver nada acontecendo, citaram ai que o povo tem o governo que merece, mas a verdade o povo é a reflexão do governo que tem, se um pai educa o seu filho com má educação, ele vai ser mal educado, da mesma forma é com o governo e população.

RenatoSchoen
Quando a grana tá curta, deixo pra comprar no outro mês e assim vou levando. Não são 40 ou 50 contos por mês que vão me deixar mais rico ou mais pobre. Pago com prazer.
Prazer que me falta em ter um Pen Drive com 1000 músicas baixadas. Abomino!!! Não vejo a menor graça.


Enquanto os preços dos discos originais não forem justos continuarei baixando pela internet, ouvindo, deletando, baixando outras... Já comprei muito disco original nas antigas, mas depois de um tempo comecei a me sentir roubado.

Natanael_DM
Há um ano estávamos vendo o "gigante acordar", mas de nada adianta o cara ir fazer passeata no centro da cidade, com cartaz contra a PEC 137 e, no outro dia, desrespeitar o sinal vermelho, ultrapassar pela direita,

Isso pode acontecer com qualquer um em qualquer lugar do mundo em um dia ruim e de péssimo humor, e não é justificativa pro governo botar teu dinheiro no bolso.

ficar quieto se o garçom esqueceu de te cobrar o refrigerante no almoço

Isso sim é um péssimo exemplo.

ou comprar uma "Fender Custom Shop" no ML por R$ 700,00.

Isso o cara compra apenas pela aparência, como réplica mesmo pq sabe que não é original.

makumbator
Moderador
# mai/14 · Editado por: makumbator
· votar


krixzy
Tu compra um jogo de cordas elixir por aqui em torno de 50 ~ 60 reais, se for importar vc consegue em média 13 ~ 14 reais no mesmo jogo de cordas, e mesmo que seja taxado vc ainda vai pagar menos que se comprar por aqui, nesse caso vc ainda prefere comprar aqui?


às vezes sim, pois não é apenas o valor a pagar o único ponto a considerar. Ás vezes prefiro a rapidez de ter o produto logo em mãos, e aceito pagar mais no momento. Ademais, encordoamento de guitarra é quase "grátis" para o que eu tenho que pagar em encordoamento de contrabaixo acústico, que mesmo importando por conta própria custa em torno de 400 reais (e troco normalmente a cada ano).


Se sua resposta é sim amigo, sinto muito, mas vc gosta de ser feito de besta

Sim, aqui no Brasil quem age corretamente é sempre visto como otário. Aceito a ofensa com prazer. E eu decido o que eu faço com o meu dinheiro. Compro se eu quiser, aonde eu quiser, e você não tem nada com isso.

citaram ai que o povo tem o governo que merece, mas a verdade o povo é a reflexão do governo que tem, se um pai educa o seu filho com má educação, ele vai ser mal educado, da mesma forma é com o governo e população.

Pra mim uma coisa é o reflexo da outra. O governo é ruim pois o povo é ruim e vice-versa. O povo não é nenhum coitadinho...

Natanael_DM
Veterano
# mai/14 · Editado por: Natanael_DM
· votar


krixzy
Isso pode acontecer com qualquer um em qualquer lugar do mundo em um dia ruim e de péssimo humor, e não é justificativa pro governo botar teu dinheiro no bolso.

Acho que tu não entendeu minha colocação, brother.

É justamente isso que eu tô ressaltando: o povo não é vítima, como bem frisou o makumbator. Pelo menos, não sempre.

Se o governo do teu país é corrupto, tem olho grande e permite abusos contra a população, a responsa, sem dúvida, é tua, também.

Lembre-se que a gente vive numa democracia representativa.

Quando tu fura o sinal ou passa alguém pra trás na malandragem, independentemente de estar num dia ruim, ou não, tu também tá agindo em desacordo com o que é correto.

O que quero dizer, por fim, é que o poder público é mero reflexo da sociedade em que a gente vive. Ou seja: todo mundo tem alguma culpa no cartório.

Isso o cara compra apenas pela aparência, como réplica mesmo pq sabe que não é original.

Se o cara compra pela aparência, ele sabe o que é uma Custom Shop. Se ele sabe o que é uma Custom Shop ele sabe que, por R$ 700,00 ela não vai ser original. Nem custom Shop da Jennifer custa 700 pilas.

o/

makumbator
Moderador
# mai/14
· votar


Natanael_DM
independentemente de estar num dia ruim, ou não, tu também tá agindo em desacordo com o que é correto.

Inclusive o político corrupto também pode alegar que está em um dia ruim, e por isso fez um desvio de verba milionário...tudo culpa do humor do cara no momento. Afinal, ele é brasileiro e não desiste nunca!

Natanael_DM
Veterano
# mai/14
· votar


makumbator
Exatamente!

erico.ascencao
Veterano
# mai/14 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Este tópico gerou dois assuntos distintos: o contrabando de equipamentos musicais e a inflação dos mesmos aqui no Brasil.

Sobre o primeiro, não tem o que discutir: é crime, que comete tem que pagar pelo que fez.

Sobre o segundo, de fato nós músicos (amadores e profissionais) somos vítimas dos preços altos, que têm várias justificativas: alta carga tributária, alto custo do frete (decorrente principalmente de problemas de infra-estrutura), grande número de atravessadores, margens de lucro excessivas, etc. Por este motivo, passei a adquirir, sempre que possível e viável, coisas no exterior. Um exemplo clássico: um encordoamento de guitarra Elixir que sai aqui por R$67,00 eu consigo comprar no exterior pagando R$45,00 com frete e imposto de importação incluso (às vezes passa batido, já nem sei mais qual é a porra da regra de taxação). Entretanto, sempre recorro aos meios corretos e, se tiver que pagar imposto de importação, paciência...

A mensagem que eu queria passar é a seguinte: não concordar com uma lei não te dá o direito de desrespeitá-la. Por isso não adianta usar o segundo assunto em questão pra justificar o primeiro.

RenatoSchoen
Veterano
# mai/14
· votar


krixzy

Não concordo com seus argumentos.

Vamos adotar a seguinte linha de raciocínio.... Pagar aqui o dobro do que vale uma mercadoria lá fora é ser otário. Certo???

Então, para não ser otário, compro uma contrabandeada que vai custar apenas uns 30 a 40% a mais do que lá fora por conta do frete e outras despesas, mesmo sabendo que ao fazer isso eu estou financiando um esquema criminoso que inclui sonegação, contrabando, lavagem de dinheiro, e outros que possam estar vinculados direta ou indiretamente à operação.

Estou sento esperto não é???

Vamos supor uma outra situação.... Tenho uma empresa que se recolher todos os impostos como manda o figurino meu custo vai pras cucuias e eu perco mercado. A atitude lógica à ser tomada é investir na eficiência e produtividade, para reduzir custos e ser competitivo. Mas se eu agir assim, estou sendo otário... para que trabalhar mais e investir meu suado capital??? Para sustentar um monte de corruptos e um sistema falido???

Como eu não sou otário, vou começar a comprar e vender sem NF, administrar um caixa 2 e se tiver fiscalização é só molhar a mão do cidadão, mesmo sabendo que isso contribui para corromper as instituições, gerar ineficiência na arrecadação (que é compensada com aumento de carga tributária) e distorções no mercado.

E por aí vai... para cada atitude que eu tomo para deixar de ser otário eu ponho um tijolo a mais na fortaleza do crime e da corrupção. Eu me torno responsável pela porcaria que esse país se transformou. E ainda tenho coragem de reclamar!!!

Me sinto triste pelo Brasil não ser um país de otários, como alguns por aí. Mas aqui não... somos todos espertos né???

Hendrix Gallagher Straits
Veterano
# mai/14
· votar


Uma historia triste

Já vi um guitarrista chorando litros de lagrimas por comprar uma guitarra falsificada, que era exatamente igual as originais, a única coisa que era diferente era o som, pois foi assim que conseguiu descobrir que se tratava de uma guitarra falsificada.

Existia duas opções de comprar o mesmo modelo de guitarra, uma fender não lembro agora o modelo, mas lembro que existia uma na loja que é muito famosa, bem conceituada no mercado etc, e tinha uma de um site que vende instrumentos pela internet, por causa de uns 1.500 reais ele comprou a guitarra pelo site de instrumentos e não na loja.

Agora começa a ficar triste a historia, ele tocava em uma banda conhecida, fazia vários shows aqui na região, mostrava sua guitarra com orgulho, mostrava pros amigos, cheio do grau com aquela guitarra, até o dia q levou em um luthier muito conhecedor daquele modelo especifico porque o som não era tudo aquilo que ele imaginava, o cara sempre ficou desconfiado disso, e quando foi no luthier ele logo descobriu que se tratava de uma guitarra falsificada, por isso o som não era tão bom quanto aquela q ele tinha experimentado na loja, na verdade todo mundo já comentava pelas costas dele,m pq que a guitarra caríssima daquele jeito tomava laço de squair??

Por isso eu aprendi junto com ele essa lição, pago caro, não me interessa se lá fora é X dólares, pago os 60% de imposto, compro com o dólar à 3 reais, pago tudo mas sei da procedência e isso é uma pena, é triste, mas brasileiro vive assim tomando no rabo, sendo assaltado todo dia por gente engravatada.

Um dia quem sabe a gente acorda e vê um pais diferente, dando mais apoio a cultura e a arte, dando mais incentivo fiscal a nós músicos, ao meu ver músico com carteira profissional não poderia pagar imposto de instrumentos musicais, pois acho que todo musico deveria ter direito de comprar pelo menos 1 instrumentos nessas condições, com certeza isso não iria causar tanto estrago se comparado com os custos dessas operações e investigações.

Como eu queria compra um dodge charger 1969 usado com motor v8, cambio e diferencial insdestrutivel por 3 mil dólares, que vejo sempre no ebay, mas nem siso podemos fazer pra trazer um carro desses de fora só um "placa preta" relíquia, claro pois assim o preço já passa dos 20 mil dólares e ai o imposto é caríssimo em cima disso.

Bem vindo ao Brasil.

krixzy
Veterano
# mai/14
· votar


Natanael_DM
Se o cara compra pela aparência, ele sabe o que é uma Custom Shop. Se ele sabe o que é uma Custom Shop ele sabe que, por R$ 700,00 ela não vai ser original. Nem custom Shop da Jennifer custa 700 pilas.

Isso o cara compra apenas pela aparência, como réplica mesmo pq sabe que não é original.

Foi o que eu disse, é como comprar um chaveiro de uma guitarra que vc acha bonita, só que em tamanho real, pelo menos essa deve ser a intenção de quem ta comprando, inclusive um amigo aqui do forum comprou uma replica de uma Jackson q postou aqui que vai fazer uns upgrades pq achou a guitarra muito bonita, e lógico, se o presso fosse acessível ele compraria a original, e não uma réplica.

makumbator
Natanael_DM
independentemente de estar num dia ruim, ou não, tu também tá agindo em desacordo com o que é correto.

Inclusive o político corrupto também pode alegar que está em um dia ruim, e por isso fez um desvio de verba milionário...tudo culpa do humor do cara no momento. Afinal, ele é brasileiro e não desiste nunca!


De acordo com o raciocínio de vocês, o cara que rouba uma caixa de remédios pra sua mãe que está doente pq n pode comprar devido ao alto imposto cobrado, e o cara q mata um cidadão de bem só pra roubar um celular devem sofrer uma pena igual perante a Lei certo? Afinal uma justificativa boba serve pra qualquer crime, assim como o cara que matou pode afirmar que fez isso pq a mãe ta doente tbm, não é o que vcs afirmaram?

RenatoSchoen
Então, para não ser otário, compro uma contrabandeada que vai custar apenas uns 30 a 40% a mais do que lá fora por conta do frete e outras despesas, mesmo sabendo que ao fazer isso eu estou financiando um esquema criminoso que inclui sonegação, contrabando, lavagem de dinheiro, e outros que possam estar vinculados direta ou indiretamente à operação.

erico.ascencao
passei a adquirir, sempre que possível e viável, coisas no exterior. Um exemplo clássico: um encordoamento de guitarra Elixir que sai aqui por R$67,00 eu consigo comprar no exterior pagando R$45,00 com frete e imposto de importação incluso

Foi isso que eu disse Renato, se tu pode comprar mais barato la fora legalmente, e prefere pagar mais caro aqui, ou vc compra pq precisa pra agora como o makumbator citou, ou gosta de ser feito de besta, em momento algum eu disse que quem paga imposto é otário, até pq isso é impossível, uma hora ou outra vc é obrigado a pagar.

Eu particularmente, se pudesse não pagava nenhum centavo, mas isso não com a visão que vc colocou aqui, simplesmente por se achar esperto, eu não pagaria imposto pq eu não vejo nenhum retorno disso, e como já citei, se o governo fizesse seu papel, eu teria prazer em pagar impostos, mas infelizmente pago com raiva cada centavo.

erico.ascencao
não concordar com uma lei não te dá o direito de desrespeitá-la. Por isso não adianta usar o segundo assunto em questão pra justificar o primeiro.

Se vc não concorda também não é obrigado a aceitar e tem direito de recorrer, assim como a cobrança de impostos da Receita sobre remessa internacional com valor acima de $50,00 ser totalmente errada, pois existe uma Lei superior que, pessoa física tem direito a remessa internacional com valor até $100,00, isento de imposto, isso mesmo, $100,00, e não $50,00 como diz a Receita Federal, se vc for taxado, pode recorrer e é causa ganha.

Só porque existe uma Lei, vc não é obrigado a concordar com tudo que ela diz, todos tem direito e deve questionar, ficar parado e aceitar tudo pq quer ser certinho dentro das normas, é o mesmo que não querer evoluir, pois se não há questionamento nada muda, se vc acha algo injusto deve questionar.

Fonte sobre a Lei de remessa internacional:
http://bjc.uol.com.br/2014/01/30/a-justica-decidiu-compras-abaixo-de-1 00-dolares-nao-podem-ser-tributadas/

MMI
Veterano
# mai/14
· votar


erico.ascencao

Um exemplo clássico: um encordoamento de guitarra Elixir que sai aqui por R$67,00 eu consigo comprar no exterior pagando R$45,00 com frete e imposto de importação incluso (às vezes passa batido, já nem sei mais qual é a porra da regra de taxação). Entretanto, sempre recorro aos meios corretos e, se tiver que pagar imposto de importação, paciência...

Pois é... É simples, os impostos de quem compra direto são menores do que os impostos + lucros + custos de quem vende aqui. Mas quer ver como reclamar é bom, mas ninguém quer baixar custos? Quem votaria a favor aqui de uma lei para acabar com encargos trabalhistas aqui, como 13o salário, férias remuneradas, INSS, FGTS e tudo mais, ficando apenas alguma coisa pequena? Isso encarece demais os custos operacionais aqui...

makumbator
Moderador
# mai/14 · Editado por: makumbator
· votar


krixzy
De acordo com o raciocínio de vocês, o cara que rouba uma caixa de remédios pra sua mãe que está doente pq n pode comprar devido ao alto imposto cobrado

Ninguém está falando de remédio para doente. Eu estou falando de música e software de música. Nenhum dos dois itens é realmente imprescindível para a vida. Estou falando de gente que escolhe não pagar mesmo podendo pagar, e não miseráveis praticando roubos famélicos.

Agora me explica a justificativa para não pagar por um aplicativo que custe uns poucos dólares, e que tem a licença enviada online, e portanto é totalmente isenta de imposto de importação, conforme estabelece a legislação? Vocês ainda culpam o governo brasileiro para não pagar por um plugin que custa 10 dólares e é isento?

Explique (se quiser) qual a racionalização feita para criar um crack para o Reaper, que custa 60 dólares (isentos de imposto de importação, pois não há item físico, apenas a licença intelectual e download), e que ainda assim pode ser usado com a demo indefinidamente (mesmo sendo irregular), bastando clicar em ok na inicialização.

Esse click a mais aí justifica criar um crack para o programa? É culpa do governo também? Ou o desenvolvedor é que foi ganancioso ao colocar esse bannerzinho na demo?

Tem gente que crackeia até donationware, tipo esse aqui:

http://www.tobybear.de/p_minihost.html

Ele tem um contador de alguns segundos na inicialização para quem não doar, mas depois que clicou em ok fica igual ao "pago". Qual a justificativa em não pagar por ele? Imposto de importação (do qual ele é isento)? E se não quiser doar, não dá para esperar uns segundos? Tem que crackear só por isso?

E sim, já vi gente usando essa pequena ferramenta crackeada só para não pagar e também não esperar uns segundos.

Galera quer tudo de graça...

E é claro que com isso não estou dizendo que o imposto seja baixo, ou que seja bem aplicado pelos governantes, mas não é honesto usá-lo como desculpa nos casos em que ele nem é cobrado...

E outra, quando você faz isso e acha que está tirando o dinheiro do governo "em protesto", está também negando dinheiro a quem criou e mantém a ferramenta. Quando eu percebi isso parei totalmente com a pirataria (da qual nunca gostei). Principalmente em relação a programas feitos por programadores e companhias pequenas.

Tenho prazer em pagar por uma licença do Transcribe! (por exemplo) que é um programa que uso quase todos os dias no trabalho profissional de copista que faço, e é mantido por um único cara, que faz os updates no programa, testa, responde e-mail...

Ganho dinheiro com a ferramenta dele, que me economiza tempo e facilita meu trabalho. Ele não merece receber algo em troca?

Lelo Mig
Membro
# mai/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


rhoadsvsvai

Apenas uma curiosidade:

Você conhece e é simpatizante da Teoria do Abolicionismo Penal?...ou alguma das outras teorias da Criminologia Critica-Radical?

Natanael_DM
Veterano
# mai/14
· votar


De acordo com o raciocínio de vocês, o cara que rouba uma caixa de remédios pra sua mãe que está doente pq n pode comprar devido ao alto imposto cobrado, e o cara q mata um cidadão de bem só pra roubar um celular devem sofrer uma pena igual perante a Lei certo? Afinal uma justificativa boba serve pra qualquer crime, assim como o cara que matou pode afirmar que fez isso pq a mãe ta doente tbm, não é o que vcs afirmaram?

Não. Não mesmo. Na verdade, é exatamente o oposto. O que eu afirmei nos últimos 10 posts é, justamente, que um erro não justifica outro. Só isso.

E que todo mundo é responsável pelo cenário.

Lelo Mig
Membro
# mai/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


De acordo com o raciocínio de vocês, o cara que rouba uma caixa de remédios pra sua mãe que está doente pq n pode comprar devido ao alto imposto cobrado, e o cara q mata um cidadão de bem só pra roubar um celular devem sofrer uma pena igual perante a Lei certo? Afinal uma justificativa boba serve pra qualquer crime, assim como o cara que matou pode afirmar que fez isso pq a mãe ta doente tbm, não é o que vcs afirmaram?

Calma lá, devagar nos "achismos".........a Constituição e o Código Penal não são assim tão vulgares, mesmo que mal aplicados por vezes, eles são complexos e não cabem análises simplórias sobre coisas, que mesmo que vocês não enxerguem na vida prática, existem.

Pesquisem sobre "Excludentes de Ilicitude", principalmente o "Estado de Necessidade", sobre "Dosimetria da Pena", fatores atenuantes e/ou inimputabilidade e verão, que pelo menos em tese, a lei não é tão simples e falha assim.

makumbator
Moderador
# mai/14 · Editado por: makumbator
· votar


Natanael_DM
Não. Não mesmo. Na verdade, é exatamente o oposto. O que eu afirmei nos últimos 10 posts é, justamente, que um erro não justifica outro. Só isso.

Sem contar que na própria lei uma pessoa (principalmente pobre) que rouba uma caixa de remédios para um parente doente não é tratado igualmente a um assaltante de banco que faz parte de uma quadrilha criminosa, ou um serial killer que mata para satisfazer seu impulso sexual.

Lelo Mig
Pesquisem sobre "Excludentes de Ilicitude", principalmente o "Estado de Necessidade", sobre "Dosimetria da Pena

Exato! O pessoal pensa que a lei é extrema e rasa, igualando as ações de todos, e não é assim. Essa interpretação extrema é mera desculpa para racionalizar os desvios que o brasileiro comum faz no dia a dia. É que preferem usar essa retórica a admitir que burlam em grande parte por não se importarem com as regras, e desejarem o meio mais fácil para obter as coisas.

krixzy
Veterano
# mai/14
· votar


makumbator
Agora me explica a justificativa para não pagar por um aplicativo que custe uns poucos dólares, e que tem a licença enviada online, e portanto é totalmente isenta de imposto de importação, conforme estabelece a legislação? Vocês ainda culpam o governo brasileiro para não pagar por um plugin que custa 10 dólares e é isento?

Eu não falei de impostos sobre softwares, e sim relacionado a produtos físicos, e foi sobre isso que questionei o abuso de impostos cobrados pelo governo que pagamos sem retorno.

O seu caso ai sobre softwares é uma experiencia sua, e de acordo com o seu raciocínio, sim vc esta totalmente correto, se vc faz uso de um programa que o cara suou pra criar, (Tenho uma ideia de como é isso, meu irmão trabalha nessa área), e ele é muito útil pra vc, o valor é mais que merecido ao criador. O problema é que tu coloca no google 'download Reaper', e já aparece la pra download com crack incluso, quando o povo baixa e ver funcionando não ta nem ai pra comprar licença, nem se quer sabe o valor, e muito menos vai se dar o trabalho de fazer o pagamento da licença as vezes até por preguiça, é como vc falou, se tem de graça o povo não vai procurar pagar, quem paga é mais por vontade de contribuir que comprar a licença em si, o único jeito de acabar com isso é não existindo crack, o que parece muito improvável atualmente.


MMI
Pois é... É simples, os impostos de quem compra direto são menores do que os impostos + lucros + custos de quem vende aqui. Mas quer ver como reclamar é bom, mas ninguém quer baixar custos? Quem votaria a favor aqui de uma lei para acabar com encargos trabalhistas aqui, como 13o salário, férias remuneradas, INSS, FGTS e tudo mais, ficando apenas alguma coisa pequena? Isso encarece demais os custos operacionais aqui...

Pior que na realidade, empresas de comércio que entra e sai muito dinheiro, que é o caso de instrumentos musicais, as despesas que pesam mais são os impostos pagos, acredite, empresário paga imposto quando compra, e quando vende, e com equipamentos importados o imposto de compra aumenta ainda mais, na maioria das vezes, as despesas com funcionários é a menor preocupação, os impostos são altos, quanto mais vc vende mais alto são os impostos, uma lojinha de shopping pode chegar fácil a pagar 10 mil de imposto por mês em época de temporada, onde se vende muito, quem é empresário sabe disso, e paga chorando pq não tem escolha.

krixzy
Veterano
# mai/14
· votar


makumbator
Sem contar que na própria lei uma pessoa (principalmente pobre) que rouba uma caixa de remédios para um parente doente não é tratado igualmente a um assaltante de banco que faz parte de uma quadrilha criminosa, ou um serial killer que mata para satisfazer seu impulso sexual.

Mas no seu post anterior vc tratou um cara que comete um erro no transito no mesmo nível que um cara que rouba dinheiro público.

Natanael_DM
Veterano
# mai/14
· votar


Mas no seu post anterior vc tratou um cara que comete um erro no transito no mesmo nível que um cara que rouba dinheiro público.

Não se trata de um erro no trânsito. Se trata de caráter. A sociedade piora a partir dos menores erros, descambando pros piores, sacou?

krixzy
Veterano
# mai/14 · Editado por: krixzy
· votar


Natanael_DM
Não se trata de um erro no trânsito. Se trata de caráter. A sociedade piora a partir dos menores erros, descambando pros piores, sacou?

Sim entendi a sua intensão la no seu post, o que achei totalmente nada a ver foi a comparação que fizeram com o cara que desvia dinheiro público dando o mesmo motivo pra atos completamente diferentes. Cada crime tem sua gravidade, e a justificativa de um não tem nada a ver com outro como foi colocado.

makumbator
Moderador
# mai/14 · Editado por: makumbator
· votar


krixzy

Mas no seu post anterior vc tratou um cara que comete um erro no transito no mesmo nível que um cara que rouba dinheiro público.

Não, eu igualei a racionalização que ele pode fazer (alegando que teve um dia ruim, está deprimido e então acabou roubando por causa disso, que foi apontada por você como uma das razões de alguns ilícitos).

Pode ser a mesma racionalização que o cara que dirige bêbado faz, mesmo que no caso dele pode não acontecer nada, e chegar em casa são e salvo sem causar mal a ninguém.

Depois, no outro dia, já sóbrio ele usa a desculpa do dia ruim como escudo moral para a fata de caráter. O político pode fazer o mesmo. O que são alguns milhões em um desviozinho dentro de um orçamento de bilhões do governo?

Nada disso quer dizer que eu ache que a punição tem que ser a mesma, e nem a legislação trata esses assuntos a ferro e fogo. Nunca disse isso.

subgrave
Veterano
# mai/14
· votar


RenatoSchoen
A questão de piratear músicas na Internet é complexa, mas vai da consciência de cada um. Eu não baixo músicas pela Internet. Compro CDs originais. Não me importo em pagar caro.
Gosto de ir na loja namorar os CDs, gosto de chegar em casa e rasgar o plástico, pegar o encarte cheirando a novo e ler. Para mim isso é um ritual.
Quando a grana tá curta, deixo pra comprar no outro mês e assim vou levando. Não são 40 ou 50 contos por mês que vão me deixar mais rico ou mais pobre. Pago com prazer.
Prazer que me falta em ter um Pen Drive com 1000 músicas baixadas. Abomino!!! Não vejo a menor graça.


Já gastei muito dinheiro com CDs, num passado não muito distante vendidos a preço de ouro no Brasil, mais pareciam uma jóia rara do que um bem de consumo, realmente tenho uma pequena fortuna em CDs. Mas já há mais de 10 anos que não compro um CD, e quero me livrar dos que eu tenho, ocupam muito espaço, acumulam poeira, se perde muito tempo em manuseá-los, prefiro a praticidade de um pendrive ou computador, definitavamente gosto somente de música e não do CD como um meio físico, viva ao futuro e a tecnologia. Não preciso e nem tenho um HD cheio com milhares de músicas, basta ter a disposição de um simples clique o que se gosta, e o que não gosto apago sem dó, simples assim. E o melhor, sem pagar nada por isso, prefiro investir o dinheiro poupado com CDs assistindo o show dos artistas que gosto quando eles vem ao Brasil ou quando vou ao exterior, e o próprio artista ganha mais com público em seus shows do que com vendagem de CDs. Tanto que a realidade hoje é que os álbuns e a mídia digital estão se tornando mais é uma vitrine para o artista e não uma fonte de renda, e assim assim garantem público em suas apresentações.

RenatoSchoen
Veterano
# mai/14 · Editado por: RenatoSchoen
· votar


krixzy

Cara, eu também pago impostos com raiva. Sei do montante arrecadado pelo governo e tenho consciência do pouco retorno que existe.

Mas minha raiva é quando compro arroz, feijão, carne, encho o tanque do carro, compro um remédio.... e ainda todo ano chegam lá em casa os carnês de IPTU, de IPVA... e tenho mais raiva quando pego meu holerite e sei que lá tá deduzido 27,5% do meu salário.

Isso dá raiva. Mas dá direito de burlar a lei??? Não!!!

Todos nós somos obrigados a sustentar o governo, independente da qualidade do mesmo, e fazemos isso diariamente no cotidiano de forma tão automática que nem nos damos conta.

Agora, quando compramos artigos "supérfluos", que é um consumo não essencial, vamos piratear, clonar, contrabandear, crakear, etc... para não pagar imposto???

Isso não é um contrasenso???

MauricioBahia
Moderador
# mai/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


makumbator: Exato! O pessoal pensa que a lei é extrema e rasa, igualando as ações de todos, e não é assim. Essa interpretação extrema é mera desculpa para racionalizar os desvios que o brasileiro comum faz no dia a dia. É que preferem usar essa retórica a admitir que burlam em grande parte por não se importarem com as regras, e desejarem o meio mais fácil para obter as coisas.

Acho que as leis são necessários na nossa sociedade "democrática" consumista, decadente e altamente competitiva. A questão é que muitas são simplesmente desnecessárias ou obsoletas, o que burocratiza e encarece o sistema. Fora isso, muitas vezes eu penso que estou contratando um advogado à toa, gastando grana além. Mas sem ele a coisa não funciona, seja por eu não conseguir interpretar a lei ou pelo simples fato de ele "conhecer o caminho". Infelizmente é assim que funciona.

Sabe, é tudo tão confuso que parece que é feito pra isso. As coisas levam anos pra serem resolvidas, mas quando é o "pica grossa" ou o "famoso", resolvem de um dia pro outro. Isso não é justo. Pior de tudo, tem leis que parecem que estão aí pra tapar buraco em benefício de uma organização e, se você não aceitar, seu nome fica sujo ou vai preso.

Quer algo mais absurdo que ter que pagar imposto de renda depois de você ser taxado o ano inteiro por cada produto que compra? E os cartórios que faturam muito pra autenticar um documento. Já reparou que tudo parece ser feito pra dificultar? Eu sinto isso.

Cara, business manda e o povo é escravo do sistema. Vai se rebelar só? Não pode ser contra ou mesmo ter ideias adversas.

Vivemos numa democracia ou num imposição de regras onde os magnatas fazem as leis em benefício próprio? E os governantes que usam helicóptero e sequer se misturam ao povo no qual, teoricamente, deveriam ser subordinados.

Algo está errado e não estou falando de pirataria nem de contrabando, mas de gente!

Abs :)

ps. para reflexão:

ZEITGEIST 2 Addendum | HD COMPLETO Brasil

rhoadsvsvai
Veterano
# mai/14
· votar


Lelo Mig
não, na verdade sou anti-garantismo.... mas 90% dos penalistas são cabeça lavada pelo zaffaroni.... acho que esse tipo de direito minimo só pode existir em países pequenos e organizados,não é o caso do brasil, aqui tem que reprender o máximo possível mesmo.

mas não é o caso do topico.

na proporção que os tributos e taxas são cobrados no brasil eles são um roubo contra o individuo, achar que quem não aceita se submeter a isso é um criminoso (no sentido moral do termo) ,ou que baixar albums é crime, só porque um conceito legislado desse ato (amplamente influenciado por corporativismo) o criminaliza , ou resumindo, achar que quem age contra a lei (sem interessar qual lei) é criminoso , é no minimo um pensamento conformista demais pra min.

legislação e decisões judiciais são atos de natureza politica não de natureza moral.

Natanael_DM
Veterano
# mai/14
· votar


legislação e decisões judiciais são atos de natureza politica não de natureza moral.

Mas rhoadsvsvai, a natureza político-administrativa da legislação e do ato judicial não excluem a obrigação moral intrínseca.

Se o legislador fosse reflexo de uma sociedade melhor, certamente a própria legislação seria melhor, no meu ponto de vista. Logo, a questão moral tem influência direta na origem da coisa.

Quem age contra a lei, a princípio, é criminoso, contraventor ou qualquer outro termo cabível. A exceção é que deve ser provada, não a regra. Se o preço de um disco no Brasil é absurdo, isso não me dá, automaticamente, o direito de baixar música. Se o preço do remédio é surreal, eu não posso furtar uma farmácia. Isso não é conformismo. Aliás, nada me impede de seguir as regras e, concomitantemente, manifestar meu inconformismo com elas. Afinal, eu que elegi os caras que estão lá fazendo essas barbaridades.

Obviamente, a gente vai acabar discutindo todo um sistema que é falho e que se auto-completa, no melhor estilo "uma mão lava a outra e as duas lavam a cara". Daria umas 23487 páginas de tópico.

Enfim, esse é meu ponto de vista.

PS: também sou anti-garantismo, mas acho que o Brasil não tem a menor condição de abrigar um sistema de repreensão ao crime menos intervencionista. Seria o fim do pacto social. Se bem que, pelo que se vê aí, o pacto social já foi pras cucúias há tempos!!! Hehehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a PF apreende equipamentos musicais em SP