[Dúvida] Gibson Explorer usada, comprada no exterior.

    Autor Mensagem
    demerda
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: demerda


    Dei uma pesquisada (sei que isso já é clichê por aqui), e encontrei algumas coisas sobre entrar no Brasil com um instrumento usado. Mas nada concreto.

    Estou no Canadá atualmente e comprei uma Gibson Explorer usada por $1000 dólares. Como foi por dinheiro, e física para física, não tem comprovante nem nada.

    Porém só retornarei no fim desse ano para o Brasil. Ou seja, a guitarra vai ficar MAIS USADA AINDA.

    Nao estarei trazendo outras coisas "muambeiras". Apenas um notebook (mas eu não comprei aqui, declarei antes de sair do Brasil).

    Só tenho medo de ser parado, e o cara dar uma googlada numa "Gibson Explorer" no mercado livre, e querer taxar como nova. Aí nem tem como...

    E se eu colocasse um adesivinho de uma epiphone podridao (contendo o nome do modelo) por precaução? Ainda assim teria que pagar mas por um outro bem mais barato. Isso só em último caso.

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    demerda
    Vai ficar mais de um ano fora? Se sim, não precisa se preocupar, pode trazer como mudança. Senão, tenta passar reto mesmo. Difícil encrencarem com você por causa de uma guitarra, já que não vai voltar cheio de muambas.Se nego te chamar, passar tua mala no raio x, não ver nada demais, creio que é difícil encrencarem com a guitarra. Mas a parada do adesivo pode ser uma solução quem sabe.

    MMI
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    demerda

    Como foi por dinheiro, e física para física, não tem comprovante nem nada.

    Se comprou no eBay, tem um invoice. Se comprou num site, tem o anuncio para imprimir. Pegue ao menos uma declaração do vendedor.

    Ou seja, a guitarra vai ficar MAIS USADA AINDA.

    A rigor, não existe a possibilidade de se comprar objetos usados. A receita vai taxar como nova a não ser que deem algum "mole" para você.

    Nao estarei trazendo outras coisas "muambeiras". Apenas um notebook (mas eu não comprei aqui, declarei antes de sair do Brasil).

    Se você declarou um notebook significa que saiu do Brasil há alguns anos, porque não existe mais esta declaração há uns anos já. O que declara é a nota fiscal. Se saiu do Brasil há mais de ano, pode trazer tudo como mudança, neste caso pode trazer coisas usadas, sem impostos.

    Só tenho medo de ser parado, e o cara dar uma googlada numa "Gibson Explorer" no mercado livre, e querer taxar como nova. Aí nem tem como...

    A rigor é a única forma de taxarem. Na dúvida podem buscar na internet um preço de referência, que inclusive pode ser o preço sugerido no site da Gibson, bem maior que o praticado nas lojas.

    E se eu colocasse um adesivinho de uma epiphone podridao (contendo o nome do modelo) por precaução? Ainda assim teria que pagar mas por um outro bem mais barato. Isso só em último caso.

    Não recomendo. Lembre-se que isso é crime. Não tente dar uma de malandro, achar que é mais esperto que os fiscais da receita. Eles ficam putos... Se pegarem você vai se arrepender amargamente, então esquece isso. E lembre que isso você nem deveria estar escrevendo publicamente neste fórum.

    O melhor e mais garantido seria pegar uma declaração com o vendedor e entrar na fila de quem tem bens a declarar. Quem vai por lá já tem um crédito com os fiscais, paga menos imposto, é sossegado. Qualquer outra possibilidade você nem deveria colocar no fórum, é crime de contrabando e contra as regras daqui.

    Abraço.

    clguitar
    Membro
    # abr/14
    · votar


    demerda
    A rigor, você não tem que pagar nada ao entrar no Brasil, pois a guitarra entra no conceito de bagagem. Dá uma olhada no site da Receita. Me lembro de já ter postado aqui o link e outras informações.

    Na prática, como você prova que se trata de objeto de uso pessoal? Normalmente, com nota fiscal. Acho que mesmo uma declaração assinada do vendedor ajuda. Se o objeto tiver claras marcas de uso e você puder provar que está fora do Brasil há um tempo, não deveria ter nenhum problema.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Dúvida] Gibson Explorer usada, comprada no exterior.