7 padrões diatônicos e tom da musica. Duvida!

    Autor Mensagem
    Wagture
    Veterano
    # abr/14


    E ai pessoal, firmeza?

    Minha dúvida é a seguinte.
    Sei que existem 7 padrões diatônicos e eles se encaixam perfeitamente ao longo do braço da guitarra. Então, todas as notas tocadas durante a música sempre estarão dispostas dentro dessas notas dos 7 padrões? Eu sei, claro, na música não existe uma regra fixa, mas como um padrão geral usado, é dessa forma?

    Ou pode-se usar duas escalas diferentes com formatos totalmente diferentes tbm?

    Grato se alguém puder me responder!

    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Esses "padrões" aos quais você se refere são os "shapes" da escala diatônica. Existem 7 shapes porque a escala é composta de 7 notas (no tom de dó maior: dó, ré, mi, fá, sol, lá e si), cada shape inicia-se em uma nota. Por exemplo, na escala diatônica de dó maior, o 1º shape é aquele que inicia-se na nota dó, o 2º shape inicia-se na nota ré, e assim por diante, e todos os shapes passam pelas mesmas 7 notas. Esses 7 shapes coincidem com os 7 modos gregos (jônio, dório, frígio, lídio, mixolídio, eólio e lócrio), porque cada um desses modos gregos é, na verdade, uma variação da diatônica, iniciando-se em cada uma das 7 notas diferentes. Não vou me aprofundar no assunto pra não complicar aqui.

    Faça um teste: pegue os desenhos dos 7 shapes de dó maior, e compare com este diagrama, e veja como as notas são as mesmas.

    Agora, depois da teoria, respondendo sua pergunta: se você está tocando sobre uma harmonia simples em dó maior, poderá usar as 7 notas da diatônica de dó maior (dó, ré, mi, fá, sol, lá e si). E tanto faz qual shape você usa, porque os 7 shapes contém as mesmas 7 notas, só que distribuídas de forma diferente ao longo do braço da guitarra. Esses shapes são bons pra você aprender a localizar as notas, mas não esquente a cabeça tentanto memorizá-los; com o tempo você passa a navegar entre todos os shapes sem perceber, porque o que importa, no final das contas, são aquelas 7 notas.

    Wagture
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: Wagture
    · votar


    POW, VALEEU PELA RESPOSTA IRMÃO! :)

    Pra ser sincero eu já tinha me tocado disso, que os 7 shapes possuem as mesmas 7 notas... Só queria mesmo uma confirmação, porque saquei isso sozinho e fiquei meio inseguro.

    Só reforçando a segunda parte da minha dúvida, eu perguntei se pode misturar duas escalas totalmente diferentes sem sair do tom da música?
    Pela lógica eu acredito que não, a não ser uma nota ou outra claro.
    Mas no caso, se no meio da música eu mudar o tom dela ou algo do tipo, eu poderia?
    Me explique sobre isso por favor!


    Agora, cara, eu tenho uma outra dúvida e já vou aproveitar pra tirar aqui.
    Se falando em um solo tonal por exemplo, NADA de modo grego por enquanto. Em relação a nota fundamental da escala, que nem aqui:

    e ----------------------------------------------------------------10-12- 13-
    B -------------------------------------------------10-12-13F------------ --
    G -------------------------------------9-10-12-------------------------- ---
    D ------------------------9-10F-12-------------------------------------- --
    A -------------8-10-12-------------------------------------------------- ---
    E -8F-10-12------------------------------------------------------------- --

    Pra esse shape, a nota fundamental (tônica) maior, SEMPRE será essa mesma nota, no caso C? E no caso a fundamental menor seria a A(m), por ser relativa, é isso? Justamente porque são as 7 notas: C, D, E, F G, A B, nessa caso no tom de C. C será sempre a tônica?

    Eu pergunto isso porque não sei se é impressão minha ou psicológico haha, mas parece que sempre quando toco em linha reta e PARO, nessa nota fundamental, pra mim soa como se tivesse finalizado, ou seja, como TÔNICA mesmo!

    Ou a nota fundamental será a nota que eu der ênfase?
    (imagino que é aí que entra os modos, dando ênfase em outras notas da mesma escala, soaria como o específico modo!)

    Eu to sacando isso tudo sozinho, por isso precisa de confirmações!

    Espero que alguém posso me responder
    Valeuuu! ABRAÇO!

    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Wagture
    eu perguntei se pode misturar duas escalas totalmente diferentes sem sair do tom da música?

    Velho, poder, pode... mas quando você troca de escala (ou seja, troca de tom), algumas notas vão estar fora do campo harmônico. Isso pode dar um efeito legal, ou pode ficar uma merda completa. É questão de experimentar.


    Wagture
    Mas no caso, seu mudar o tom da música ou algo do tipo, eu poderia?

    Bem vindo ao maravilhoso e estranho mundo da modulação harmônica. Este vídeo é excelente:




    Wagture
    Pra esse shape, a nota fundamental (tônica) maior, SEMPRE será essa mesma nota? E no caso a fundamental menor seria a A(m), por ser relativa, é isso? Ou a nota fundamental será a nota que eu der ênfase?

    Esse shape é o de dó maior. A tônica é a nota dó, e ponto final. O modo menor que usa estas mesmas notas é o de lá menor. Por isso, diz-se que lá é o "relativo menor" de dó. Se você parar pra pensar, a escala de lá menor nada mais é do que a escala de dó maior, só que saindo da 6º nota (é o 6º shape). Na teoria dos modos gregos, isto quer dizer que "dó jônio" é igual a "lá eólio". Na prática, quer dizer que, se a música está em dó maior, você pode solar em lá menor, e vice-versa.

    Wagture
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: Wagture
    · votar


    Rachmaninoff

    Pode crer velho, valeu pelo apoio!! Vou assistir o vídeo!

    Então nesse shape sempre a tônica será C? Mesmo se referindo aos modos? Isso se aplica pros outros 6 shapes tbm? Imagino que não né, pq como vc mesmo disse, são as mesmas 7 notas, então a tônica continuaria sendo C.
    Fazendo o shape "dórico" na E na 10ª casa, por exemplo, a tônica seria D?

    Cara, complicado saporra, haahahaa MAS VOU ENTENDER!

    Wagture
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: Wagture
    · votar


    Rachmaninoff

    Faz AAANOS que eu venho tentando entender como funciona os modos, sei até bastante coisa, só não consigo entender na prática!
    Aprender sozinho é foda! haha

    Uma vez eu vi num material que estava estudando, que a sonoridade do modo está justamente em vc "imaginar" determinada nota da mesma escala, como tônica, daí sim soará como aquele modo específico.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a 7 padrões diatônicos e tom da musica. Duvida!