Qual é o timbre que você busca incessantemente (e nunca está satisfeito com o resultado)?

Autor Mensagem
JeGuitar
Veterano
# abr/14


Desde que começamos a tocar guitarra sempre perguntávamos pra quem tocava mais que a gente "como eu faço pro meu som ficar igual de fulano?"

Acredito que vocês são como eu, vivem pesquisando guitarras, captadores, pedais, amps, sets e presets pra tentar soar o mais próximo do nosso "timbre ideal" que colocamos na cabeça e nos faz atiçar nossa GAS toda vez que escutamos esse maldito timbre ecoando em nossos ouvidos.

Então fica a pergunta, de qual musica é o timbre dos seus sonhos? aquele em que você vai tentar toda sua vida alcançar custe o que custar?

JeGuitar
Veterano
# abr/14
· votar


No meu caso é esse timbre de fuzz com amp no limite de ser explodido que dan auerbach do black keys fez nessa versão de My Mind is Ramblin do Junior Kimbrough que me deixou hipnotizado na primeira vez que ouvi.




Luis A.
Membro Novato
# abr/14
· votar


JeGuitar

Cara, ha vários timbres q eu gosto então fica difícil escolher um...

Acho q uma coisa q eu admiro muito nos Beatles, principalmente a partir do meio da carreira deles, é o fato de eles procurarem um timbre especifico para cada musica.... Acho q o o George Harrison tem essa característica de procurar o timbre q a musica pede...
Isso tmb faz com a coisa fique menos monótona e cansativa....

Porem ha um timbre q eu sou super curioso, mas acho q é um pouco impossível de recria-lo, a guitarra solo de Bat Macumba dos Mutantes.... Ja ouvi dizer q o pedal foi feito com um motor de maquina de costura.... mas nao sei até q ponto isso é real ou lenda rsrsrsrsr

Abç.

boblau
Veterano
# abr/14
· votar


JeGuitar

Não tenho esta neura não. Não fico "procurando" exatamente o timbre de alguém. Aprendi que isto é uma perda de tempo enorme e uma das razões, entre várias, é que todo este trabalho de busca de um timbre de "fulano" se perde quando se toca com uma banda.

Na minha opinião, um timbre sai de uma combinação da pegada, instrumento, efeitos e ampli (claro), mas principalmente da dinâmica dentro da música e também da banda com a qual vc toca. O volume influencia demais e a banda é um componente importante disto.

Portanto, o meu timbre vem de uma combinação entre o inaudível e o irritante dentro da banda e onde as variações entre o clean e a distorção, permita um sustain longo, ressonâncias, reverb e principalmente definição do que está se tocando. E isto varia de música para música, sendo cover ou própria.

O timbre mais feio é aquele barulho alto embolado que atrapalha a banda e principalmente a música.

Lelo Mig
Membro
# abr/14
· votar


JeGuitar

Ainda que eu goste de vários timbres distintos, não tenho, nem nunca tive, preocupação em encontrar um timbre, muito pelo contrário....

Timbre, ao contrário de muita gente, em minha opinião não é identidade e sim recurso sonoro, um elemento musical. Eu sempre variei demais os timbres, a cada música, e mesmo dentro de uma mesma canção.

Minha verdadeira neura sempre foi em encontrar um estilo pessoal, uma identidade própria, algo que me identificasse, que ao ouvirem saberiam que era eu.... e creio ter conseguido quando eu estava na ativa profissionalmente.

Delson
Veterano
# abr/14
· votar


Se cada música não pedisse um timbre específico, e se eu pudesse ter um timbre pra chamar de meu, seria esse aqui:



Funeral Doom
Membro Novato
# abr/14
· votar


um deles é o do dream theater do album Black Clouds & Silver Linings que é maravilhosamente pesado e limpo....tem um outro tmb que acho visceral é do album across the open sea do Unleashed.....mas nao tenho neura nao heeha

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# abr/14
· votar


Existem vários timbres que eu curto, mas a minha referência mesmo, com Drive é a guitarra base de Rock You Like A Hurricane. E clean, é da intro de Still Loving You.

Marcelo Sobral
Membro
# abr/14
· votar


Timbre é uma ciência à parte da guitarra.

Já procurei o timbre do Black album do Mettalica, Van Halen, Paul Gilbert, Steve Ray Vaughan, Mark Knofler.... nunca cheguei em nenhum..kkk...enfim, é uma paranóia sem limites..rsrsrsrs

No final vc tem que se virar com o set que vc tem, e ser feliz da melhor forma possível.

Juninho Stanner
Membro Novato
# abr/14
· votar


Cara, um timbre que eu ainda vou conseguir é o da Sweet Child o' Mine !
Desde que começei a tocar sempre falava a primeira música que vou tentar vai ser a Sweet Child o' Mine, e talvez um dia conseguirei o timbre igualzinho !
Muitas vezes é realmente muito difícil tirar timbres idênticos.

Valeu!

Maycão
Veterano
# abr/14
· votar


Lelo Mig

Sábias palavras, mesmo eu nao usando o timbre com esse propósito, concordo q ele pode ser usado como um elemento da música.

JeGuitar

Na verdade eu nao tento chegar em timbres iguais aos de outros musicos, ate pq nao consegueria.
O que eu faço é apenas me basear em timbres q eu acho legal e tentar colocar algumas características no meu próprio som.
Por exemplo, me amarro no timbre do Zakk Wylde, entao tomo algumas caracteristicas de base, como os médios. Isso para um som mais Rock.
Para blues, sigo mais ou menos o rumo de John Mayer, e por aii vaai.

Flw.

juniorlp
Veterano
# abr/14 · Editado por: juniorlp
· votar




Se eu tivesse esse timbre eu ia bater punhet@ todo dia pra ele

ROo
Veterano
# abr/14 · Editado por: ROo
· votar


Acho o timbre mais importante no sentido de "ser de determinada forma em determinado contexto". Eu gosto de compor coisas totalmente distintas e cada música pede um tipo de timbre, de sonoridade. Prefiro ter minha identidade neste aspecto, na diversidade e em como eu coloco as ideias, do que necessariamente no timbre.
Alguns guitarristas, como por exemplo, o Marty Friedman, nem tem um timbre característico, ou uma concepção de timbre, mas é uma nota e você sabe que é ele.

Alex guitar man
Veterano
# abr/14
· votar


Delson

Esse timbre é mt bom, muito mesmo! Que distorção é essa?

Delson
Veterano
# abr/14 · Editado por: Delson
· votar


Alex guitar man
Cara, se eu não estou enganado, vem de Marshall Silver Jubilee, Two-Rock Custom Reverb, Van Weelden Twinkleland (esse eu acho que ele não usa atualmente), TS808, Fuzz Face, alguns outros "pedaizinhos", e uma bela Les Paul.

AtalaBukas
Membro Novato
# abr/14
· votar


Posso dizer que hoje estou satisfeito com os timbres que obtenho na minha guitarra. Posso dizer que tenho uma Ibanez com cordas 0.11, um pedal Brutal Distortion da Landscape, um Cry Baby e um Borne Strike 1250. Com isso, já consigo variar de forma bem definida sons limpos, ótimos para blues, jazz, sons saturados, como rock clássico (Cream, The Doors, Led), e heavy metal. Nunca tentei imitar exatamente o timbre de algum guitarrista, mas são essências de cada músico que me fizeram buscar o som que tenho hoje. É uma alquimia.

carlcarl
Veterano
# abr/14
· votar


nunca me preocupei com isto.
na maioria das vezes que toco fora de casa a guitarra(por comodidade)é plugada diretamente em uma mesinha de mixagem(no canal da guitarra tiro um pouco de grave e médios e deixo o agudo no meio,um pouquinho de reverber vagabundo(efeitos internos da mesa),normalmente a mesinha ja esta regulada assim no rack de transporte) + microfone e um iphone que utilizo para os playbacks.
se for em um lugar muito grande envio as saídas da mesa para o P.A e as saídas de monitor no meu sistema (roland CM220) se for em lugar pequeno sera somente o meu sistema roland.
a guitarra tem 2 hambuckers e nunca uso o da ponte.
o tone esta quase sempre fechado ou no máximo a 50% (som jazz bem fechado)
cordas lisas e de preferencia bem usadas,destesto cordas novas,so troco quando arrebentam ou então quando não da mais para segurar a afinação(normalmente demora um tempão)
é so afinar a guitarra,abrir o volume e tocar.

krixzy
Veterano
# abr/14 · Editado por: krixzy
· votar


O meu já montei faz um tempo, ouçam...

https://soundcloud.com/krixzy/overdrive-destruction-teste

Luis A.
Membro Novato
# abr/14
· votar


carlcarl

Interessante observação. Durantes anos eu toquei com o set up q vc descreveu. Guitarra ligada direta em uma mesinha, som limpo, tone em 50%, quase nunca usava o pickup da ponte, e geralmente eu tocava jazz, mpb ou ate msm um pop suave....

Foram varias as vezes q músicos vieram me perguntar oq eu usava na guitarra, e eu dizia "nada, é o timbre da guitarra msm".....

carlcarl
Veterano
# abr/14
· votar


Luis A.
é isso mesmo que acontece comigo.alguns músicos as vezes me perguntam se não tem alguma coisa escondida ou qual pedal estou usando,
respondo da mesma forma que voce " é o timbre da guitarra"
abç

Will Bejar
Veterano
# abr/14
· votar


Luis A.
mas acho q é um pouco impossível de recria-lo, a guitarra solo de Bat Macumba dos Mutantes....
Esse é coisa do outro mundo!!! hehehehehe

Sobre o tópico, eu penso um pouco diferente dos outros caras que postaram. Eu gosto do timbre mais dinâmico possível, no sentido de poder usar aquela combinação de equipamentos para o máximo de músicas possíveis!!! Nem ligo se aquela música o cara usa uma Les Paul ou PRS... tem que ficar legal com o som que eu timbrei e achei bacana com o meu equipamento!!! ;)

Rednef2
Veterano
# abr/14 · Editado por: Rednef2
· votar


Sempre curti esse tipo de timbre grave e distorcido, mas sem soar "sujo":





E no "Clean" eu gostaria de ter aquele timbraço a lá Stevie Ray Vaughan.

Saul Morello
Veterano
# abr/14
· votar


Não tenho preferência pra um timbre de um artista em específico, mas eu procuro algo entre Jonh Petrucci, Joe Bonamassa e Eric Jonhson. É um pouco impossível pra mim pela condição, mas, nos Guitar Rig da vida já consegui tirar algo que é satisfatório pra mim

Sir Vinex
Veterano
# abr/14
· votar


O de Sweet Child O'mine com certeza! Ganho e sustain na medida certa. Sei que é clichê, mas fazer o quê né... rs

juniorlp
Veterano
# abr/14 · Editado por: juniorlp
· votar


Sera q tem como conseguir timbre high gain de valvulado com pedaleira top pois eu ja vi alguns videos no youtube com gente com pedaleira top e amplficador simples (ate com falante de 8)conseguinte distorçoes q se vc fizer teste cego vc vai achar q é um valvulado.

pequenogafanhoto
Veterano
# abr/14 · Editado por: pequenogafanhoto
· votar


O timbre ao vivo do Ace Frehley de 73 a 76. Aquele ronco de motosserra me deixa louco sempre que escuto!

Editei pra por o vídeo:


LeandroP
Moderador
# abr/14 · Editado por: LeandroP
· votar


Referência de limpo e drive...


http://www.youtube.com/watch?v=MMvdEdA_6d4

Era música de abertura de um velho site meu.

MMI
Veterano
# abr/14
· votar


carlcarl

Fala grande! Perfeita sua colocação, tá aí um segredo de um grande som.

Respondendo...
Qual é o timbre que você busca incessantemente (e nunca está satisfeito com o resultado)?

O que toca na minha cabeça e eu defino como perfeito. Esse é impossível de conseguir...

Luisfelp FR1
Membro
# abr/14
· votar


Sabe, eu sei que é praticamente impossível chegar a isso sem ser ele ou sem gastar muito dinheiro (mais de R$40.000 se achar a Explorer do semestre de 1976). Só que sempre é bom sonhar:
Curto praticamente tudo nesse vídeo, principalmente a hora que ele toca Pride


O timbre do The Edge nesse cover que o U2 fez, também ficou muito massa:


Bom e finalmente nesse video, temos o 'The Best of' desse meu Guitar Hero :DD


Giggs
Veterano
# abr/14
· votar


O timbre desse cara, com certeza!



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual é o timbre que você busca incessantemente (e nunca está satisfeito com o resultado)?