Music Man John Petrucci JP12 BFR - Review

    Autor Mensagem
    Paulo Heineken
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: Paulo Heineken


    Music Man – John Petrucci JP12
    Começo a escrever essa resenha uma semana depois de ter comprado essa guitarra. Desde de meados de 2002 eu sempre sonhei em ter uma guita dessa. Assistia aquele Scenes From new York Babando no modelo desconhecido até então por minha pessoa (conhecia só ibanez, fender e Gibson na época..paciencia, eu tava começando a tocar..hehe)

    Bem, então sem mais nem longas, vamos ao filme!

    Compra

    Comprei no famoso site de rolos da internet no brasil, o mercado livre..negociei por fora mesmo, pra tirar o máximo de desconto possível!
    Louco de depositar uma grana preta na conta de um desconhecido? Claro que não. Primeiro que é meio difícil alguém lhe dar um golpe em um valor desses quando é guitarra, já que seria muito difícil alguém dar o lance mesmo. Segundo que o cara tinha vários fãs no facebook e youtube, um trabalho solido com clips bem editados e produzidos. Terceiro que o cidadão tinha inúmeras guitarras tops até mais caras que essa. Alem de tudo era bem prestativo, respondia sempre as perguntas. Logo me senti a vontade e depositei logo, pra não voltar a trás e comprar um gol bolinha 98 com ar e direção. E a guita já tem historia! Mandei ela pra bahia (moro atualmente em Sergipe) porque na minha cidade barra tudo na fiscalização. Quando fui busca-la, na volta, o carro quebrou e fiquei no meio da estrada no escuro. O guincho demorou só 4 horas. Mas deu tudo certo. =D

    Guitarra:
    Corpo:

    Ao abrir o estojo, você se depara com uma guitarra com coloração avermelhada, que contra a luz fica bem clarinha. É um vermelho cintilante, que tem uns “brilhinhos” que a fabrica chama de Cherry Sugar (cereja açúcar)
    As madeiras do corpo são: Basswood, Um bloco de mogno na região dos captadores e o tampo de maple. A sonoridade é bem interessante, diferente da axis. Diferente alias, das ibanez que eu tive tb. O som é mais denso, mais cheio, com muito harmônico e ressonância. Timbre único! A pessoa pode estranhar o posicionamento da chave seletora, muito próximo a região que palhetamos.

    Braço

    Maple com escala em ébano. Lindo demais ficou o ébano e a cor do braço na parte de trás com acabamento da guitarra mesmo. Os trastes são imensos e tem um brilho super ofuscante. Perfeitíssima colocação do mesmo, sem nenhum defeito. A sonoridade do ébano, deixou a ponta de agudos bem definida e um som muito mais bonito que as guitarras com escala em rosewood. As marcações vem com aqueles emblemas do Petrucci, chama muito a atenção!
    O conforto vou dizer logo. Melhor braço que já toquei na vida!!! Tudo fica fácil com essa guitarra.
    Essa guitarra não possui Locking Nut e sim um sistema chamado EARVANA. Ele consiste em corrigir a entonação da guitarra o máximo possível.


    Ponte e Tarraxas

    Linda de matar, tem um design diferenciado. Super estável, com regulagens por pivot e também nos carrinhos é uma mistura de vintage com mais moderna. O movimento é o mesmo de um Floyd rose convencional, mas sem aquele monte de viadagem e chaves allen pra fazer qualquer coisa. Vem com um bloco dourado e o terra da guitarra é soldado no bloco mesmo. Acabamento perfeito. Contem o recurso piezo que dispensa comentários! ESPETACULAR
    As tarraxas são da marca alemã schaller. Vem com travas e não desafina nem se outros guitarristas te jogarem macumba.

    Captadores:

    Crunch Lab na ponte, ganho extremamente forte, bem equilibrado puxa bem os graves e tem um som muito agradável. Como o próprio nome diz, ele “cruncha” fácil, exigindo que seja tomado um certo cuidado para tirar um som totalmente Clean (coisa que eu não gosto)
    Liquifire: Captador de médio ganho, equilibra mais ainda a guitarra, dando um toque suave. Tem um som bem gordo, grave mas não embola as notas. Perfeito para solos rápidos e som clean.
    Os dois juntos, sem Split: fica um som com médio ganho, sendo que o captador da ponte acalma a agressividade do crunch lab. Perfeito para um som mais clean com chorus ou até uma base mais funkeada.
    Os dois juntos e splitados: Sabe aquele som de strato super estaladão? Pois é, também temos!
    Diferente de todas as guitarra que eu já tive, o Split dessa realmente de dá uma vibe strateira! PQP!

    PIEZO

    Cara, realmente o piezo te dá um violão de presente. Praticidade nota 1000. Bastou enfiar a mão na chave de cima, e pronto vc tem um som de violão plugado em linha. Falo isso porque na banda que toco, o cara tem um violão muito bom e comparado ao som do piezo, na minha opinião (e na dele tb) o som que veio da music man teve mais qualidade que o próprio som do violão!!!!!!
    é Fantástico. Ligado com um DI um compressor e um chorus, matou a pau e me fez carregar um instrumento a menos em shows!
    E não para por ai!
    com o piezo, vc pode mesclar o som do violão com os captadores magnéticos, gerando um timbre bem peculiar, cheio e lindo. E ainda pode mandar com dois cabos, o som do piezo para a mesa e o som dos captadores magnéticos para o amp e usa-los ao mesmo tempo! Fica um som bem estéreo cheio, tornando essa guitarra bem versátil.

    Misc

    O case veio diferenciado, pois se trata de um instrumento Ball Reserve Familly. Case fantástico, eu mesmo se pudesse, dormia dentro dele. Coube toda as minhas coisas lá dentro tranquilo. Tem um porta treco bem grande.
    eu já achava o case comum da music man animal, mas esse é ainda mais foda. E mais discreto por fora bem acabado e com um toque bem chique. Bonitão! De brinde vc tb ganha uma amostra de polidor, limpa cordas e um lubrificante para a escala.

    Vale a pena?
    Tá com grana? Vale sim.
    O preço praticado aqui no Brasil quando acha é muito inflamado. Porem se achar por um preço razoável, vale a pena demais (lá fora gira em torno de 2.600 dolares)
    Essa eu consegui por um preço bem abaixo até que uma jp6 e estou 100% satisfeito com a guitarra. Se encaixa bem ao corpo do musico, tem uma pegada no braço perfeita, piezo, captadores legais pra cara$#$ e de quebra é bonita pra kct!

    Recomendo de olhos fechados!

    Acabamento - ++++10
    Timbre Limpo 10
    Timbre Crunch - 10
    Timbre Dist - 10
    Sustain - 10
    Pegada do braço -10
    Parte Elétrica - 10
    Relação C/B – pqp, caro pra kct!
    ______________________________________________________________________ _
    Prós:
    Beleza do instrumento
    Acabamento perfeitíssimo.
    Hardware
    Sistema piezo
    Ponte flutuante sem locking nut e outras “frescuras”

    Contras
    nenhum

    fotos do instrumento (tem que clicar no link para visualizar, porque no cifra não tá abrindo)

    https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-frc1/t1.0-9/1888442_ 631428083595137_8048365097050465422_n.jpg

    https://fbcdn-sphotos-a-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/t1.0-9/q73/s720 x720/1463003_630158867055392_5076478307860170639_n.jpg

    http://www.image-share.com/ijpg-2514-203.html

    http://www.image-share.com/ijpg-2514-204.html

    http://www.image-share.com/ijpg-2514-205.html

    http://www.image-share.com/ijpg-2514-206.html

    sobrevivente
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Por um acaso você pegou do Joe Import? Se sim, é exatamente a mesma guitarra que eu estava babando há uns tempos atrás, hehe. Eu sigo eles pelo face, e eles só postam fotos de modelos de guitarra ultra top, dá até gosto de ver.

    Essa guita é meu sonho de consumo há muito tempo, é simplesmente espetacular. Parabéns pela aquisição!

    Hammer
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    parabéns bela guitarra, tem um puta timbre essas guitarras do jp.

    MMI
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: MMI
    · votar


    Paulo Heineken

    Parabéns pela aquisição! As MM são guitarras muito boas.

    Abraço

    Paulo Heineken
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    sobrevivente
    Quase comprei a dele, mas o Joe estava irredutível em questão ao preço da JP6 dele. A dele tb estava zeradinha, linda demais mas não rolou porque consegui um preço melhor com outro vendedor que havia trazido ela dos estados unidos sem pagar o imposto.

    Eu já estava quase comprando ela (do joe) e negociando mais duas, até que pintou uma jp12, que é um modelo mais atual e mais raro aqui no Brasil, alem de ser BFR que tem um cuidado maior com acabamento, dizem que a madeira é melhor selecionada e etc e tal.

    Esse mesmo vendedor estava vendendo uma jp6 silver sterling por 5.500, com piezo, case e tudo..tava mais barato que uma axis!!!!

    Filippo14
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Paulo Heineken
    Essa guitarra é muito boa. Tenho uma JPX-6 e ela é fantástica, muito versátil. Quando eu a comprei eu nem curtia DT, mas gostei muito do que ela proporcionava, tremolo melhor que um tradicional, mas que não tem as complicações de uma floyd, 24 casas, piezo, madeiras e construção melhores que as tradicionais super strats. O DT não deixa de ser uma banda prog e isso obriga os instrumentos a serem super versáteis, e essa guitarra de fato é bem versátil. Parabéns mais uma vez, espero que você curta muito essa guitarra.

    Abração

    sobrevivente
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Paulo Heineken
    Então foi um baita negócio, cara. O preço da JP6 da Joe tá muito boa, uma das mais baratas que eu achei por aqui. E ainda você vem dizer que conseguiu um preço melhor em uma JP12? Tá louco, haha! Muito bom!

    Delson
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Paulo Heineken
    Parabéns, velho! Linda mesmo!

    Pepe Le P
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Parabéns cara, imagino que deve ser um guitarrão mesmo.

    Eu fiquei curioso quanto as especificações e medidas do braço. Você saberia me informar a largura do braço 1o e 12o traste e o shape ("U", "C fino", "Elipse", etc.?)

    Eu encontrei alguma informações na página da Music Man, mas nada sobre os aspectos acima.

    Paulo Heineken
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Filippo14
    ESSA SUA JPX É AQUELA ROXA? se for é linda demais!

    Paulo Heineken
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Pepe Le P
    não sei lhe responder..vou ver com o pessoal da music man mesmo..eles respondem tudo, hahaha

    Willehow
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Paulo Heineken

    Bem vindo ao mundo! Tenho uma JPX e é isso tudo e mais um pouco... Coisa linda! Heheh... Tasca um vídeo ae pra gente... Eu fiz um logo que comprei a minha... mostrando também esse fenômeno que é o piezo... Dá uma olhada...

    https://www.youtube.com/watch?v=6KqXi6-2xqY

    Paulo Heineken
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Willehow
    pauloheiniken
    Há 2 anos

    Timbrasso cara, chegou muuuuito perto do original..se tu falasse que tava tocando num mesa boogie, eu acreditaria..haha, qual amp simulou ae?




    Já tinha visto, hohohohho!

    Willehow
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Paulo Heineken

    kkkkk malandro!

    Vou fazer um novo vídeo... to escolhendo ainda qual o solo... Pq esse aí foi com a Pod X3 Live.. Agora eu finalmente adquiri o MESA MARK V.. hahhah

    Vamo ver se muda... kkk valeu!

    sobrevivente
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Willehow
    Lindona sua JPX. Onde você adiquiriu ela?

    Paulo Heineken
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Pepe Le P
    Scale Length:
    25-1/2" (64.8 cm)
    Neck Radius:
    20" (50.8 cm)
    Headstock Size:
    JP12 6: Only 5-7/8" (14.9 cm) long
    JP12 7: Only 6-7/8" (17.5 cm) long


    diria que é um braço no estilo da ibanez rg mesmo

    Paulo Heineken
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    e só corrigindo, o braço não é maple e sim mogno...me confundi na hora..hehehe

    flavio
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Paulo Heineken
    Bem vindo ao clube das JP's! Ahaahahahahh

    Tambem tenho uma JP12, mas uma edição limitada, a JP12 Sledge, uma cor cinza, mas que tem um brilho de coloração diferente conforme muda a luz. Foram fabrivadas 192 guitarras iguais a minha! Mas tive o azar de comprar ela com defeito! A ponte veio desgastada no lugar aonde tem atrito com os pivôs, e em consequência disto, não conseguia manter a afinação, e muito menos usar a alavanca. Comprei uma ponte nova, e depois de 4 meses esperando a maldita chegar, instalei ela na guitarra e sou feliz até hoje!! Hahahahahahah. Olha a minha aí!

    http://i429.photobucket.com/albums/qq19/flaviocamargos/_MG_3019_zpsd82 87c0f.jpg

    http://i429.photobucket.com/albums/qq19/flaviocamargos/_MG_3027_zps69c 128f5.jpg

    http://i429.photobucket.com/albums/qq19/flaviocamargos/_MG_3039_zpsc52 cb709.jpg

    A ponte defeituosa:

    http://i429.photobucket.com/albums/qq19/flaviocamargos/MusicMan_zpse70 c0805.png

    http://i429.photobucket.com/albums/qq19/flaviocamargos/MusicMan2_zps6e 54ab87.png

    De longe, é a melhor guitarra que possuo! E o som dos captadores splitados, misturados com o piezo? Hummmmmm. Guitarra extremamente versatil! Parabens pela aquisição!

    Yuri ycs
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    Parabens velho, o que eu mais gostei foi o piezo...
    e a cor, e a tarracha, nut, braco, ponte, trastes kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk muito boa

    Willehow
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    sobrevivente

    Guitar Center de New York... Comprei online, um brother passou la e trouxe pra mim.... me fudi, paguei imposto... mas valeu a pena! kkk

    Pepe Le P
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Paulo Heineken
    Valeu mestre, apesar de que essas informações eu meio que já tinha visto. Não consegui achar foi a medida da "grossura" do braço (das "costas" até a escala) no 1o e no 120 traste.

    O das Ibanez Wizard é bem fino, já uma Gibson mais vintage é mais pra taco de baseball e por aí vai. Fiquei curioso pra saber qual era a vibe dessa guita. Imaginei algo intermediário, mas queria descobrir as medidas com exatidão.

    sobrevivente
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Uma guita dos sonhos, mas é uma pena essas JP's serem absurdamente caras. Cogito até fazer uma de luthier por conta disso (Peruzzo provavelmente). Claro que não será uma Music Man, mas pelo menos terá tudo aquilo que me agrada nesse modelo.

    Paulo Heineken
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Pepe Le P
    ahhh, entendi...ele é intermediário entre a les paul e ibanez..não achei informações tb...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Music Man John Petrucci JP12 BFR - Review