Será que posso afinar minha guitarra em Eb ?

    Autor Mensagem
    ph100300
    Membro Novato
    # mar/14


    Tenho uma floyd rose com encordamento 0.10 afinada em E, mas quero saber se posso afinala em Eb sem q a ponte suba muito e a tenção gere um trastejamento.

    mvtguns
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    ph100300
    Mano, tenho minha Cort Viva Gold 3.

    Todo dia saio do Eb, pro E.

    Mas dá um trabalhinho pra mexer na ponte/molas...
    Poder você pode!! Mas se nao tem as moral... não meche...

    No começo tive tanto trabalho....ja zuei pontes e pontes...
    Mas aprendi...

    abc

    ph100300
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Eh so abaixar a ponte se tiver muito alta ne ???
    Mas a guitarra nao vai trastejar nao ???

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    ph100300
    Meu rapaz, existe um profissional que cuida disso: O seu luthier.
    Abç

    Iversonfr
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    ph100300

    Sua floyd é flutuante ou é daquelas que só vai pra frente (sem backbox)?

    ph100300
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    A minha e flutuante

    Iversonfr
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    ph100300

    Quando voce abaixar a afinação para Eb, suas cordas irão ficar mais frouxas, exercendo menos tensão, logo, as molas que estão reguladas para a tensão das cordas em E irão "ganhar" e sua ponte vai inclinar pra trás, entrando no backbox. Para afinar então faça o seguinte: use alguma coisa para calçar a ponte para que as molas não puxem ela pra trás, geralmente uma bateria de 9v tem a altura quase exata, que é o que uso. Coloque ela dentro do backbox de maneira que sua ponte fique na horizontal perfeitamente alinhada com o corpo como está hoje. Desafine sua guitarra. Se por acaso ao começar desafinar sua ponte inclinar um pouco pra trás, quer dizer que o calço não está segurando a ponte direito, então coloque mais alguma coisa para erguer a ponte e voltar na horizontal. Após afinar sua guitarra em Eb, trave o lock nut e tire o calço que está segurando a ponte. Com isso ela irá bem pra trás, entrando no backbox. Agora, vire sua guitarra e afine ela soltando os parafusos das molas que estão presos no corpo, aliviando as molas e trazendo a ponte pra frente. Vá soltando os 2 juntos aos poucos. Quando sua guitarra der afinação pelos parafusos, sua ponte estará alinhada perfeitamente. É só isso.

    Voce terá que mexer no tensor também, pois com menos tensão das cordas, o tensor ficará desequilibrado, fazendo com que seu braço fique "embarrigado" pra cima causando trastejamento. Voce precisará então afrouxar o tensor um pouco para voltar o braço. Isso tem video no youtube que ensina de monte, também não é nada complicado. Inclusive é bom aprender a mexer no tensor pois ele sempre precisa de uma fina regulagem quando a temperatura ambiente varia muito, etc.

    Se por acaso tiver medo de fazer isso, leve a um luthier como sugeriu o mestre acima, mas isso é uma coisa corriqueira que faço na minha guita quando mudo o diâmetro das cordas por exemplo, acho bem simples. Abs!

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Iversonfr

    Aliado a isso pode ser preciso também um ajuste nas oitavas.

    Graças a Deus que eu consegui um bom emprego e comprei uma guitarra com ponte fixa. Regular floyd rose pra mim é um inferno.

    Iversonfr
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    GuitarristaDoNickEstranho
    Graças a Deus que eu consegui um bom emprego e comprei uma guitarra com ponte fixa. Regular floyd rose pra mim é um inferno.


    kkkkk verdade. Eu tenho 1 só com ponte flutuante, a outra floyd não tem backbox e as outras são teles. Como eu voltei a tocar com minha banda cover esses tempos, acabo tendo que usar a com floyd em algumas músicas, mas realmente tenho que me preparar mentalmente algumas horas antes para mexer nela, pois é muito trabalhoso e demorado, mas até que gosto, é um belo passatempo pro domingão rs.

    Led Zé
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Guitarra com Floyd é pra regular e deixar quieto. Eu deixo a minha 1 tom abaixo e quando quero Eb eu uso um capo. Mais simples.

    renatoff
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Led Zé falou td...

    se tem guitarra com floyd vc regula uma vez e acabou!!!! esquece! senao vai ter q regular td dnv

    agora se quer colocar em Eb faça isso e deixe assim permanentemente, simplesmente para poupar seu tempo e n ter q regula-la dnv

    mas respondendo a pergunta:
    pode, mas tera q regular a tensao da ponte, para q ela continue alinhada com o corpo da guitarra, caso abaixe a afinaçao e n regule a ponte, a floyd ficara enclinada para tras

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Será que posso afinar minha guitarra em Eb ?