Guitarra barata pode soar melhor que guitarra de marca

Autor Mensagem
Ramsay
Veterano
# mar/14


Eu tenho umas 14 guitarras, nenhuma Gibson, e entre elas, uma Fender American Standard 2011, uma PRS SE Santana com captador Suhr Doug Aldrich no braço e uma Ibanez S770 com captadores Dimarzio Crunch Lab na ponte e Fred no braço.

E dentre essas 14 guitarras existem quatro que eu não venderia de jeito nenhum, que são as seguintes:

- Kramer 1988 com captadores Seymour Duncan ativos "Emty" e com a melhor ponte Floyd Rose em que já toquei.

- Cort X11 bem antiga e bem pesada e com captador Seymour Duncan PATB-2 na ponte.

- Cort M600T com captadores EMG81 no braço e na ponte.

- SX SST-62 de vários anos atrás com corpo de Ash e escala em rosewood e com captadores Fender Texas Special Custom Shop.

Como podem ver, essas 4 guitarras, apesar de apenas uma delas ser mais cara (Kramer) tem o som muito superior ao das guitarras de marca citadas no início do tópico.

E reparem que duas das três guitarras de marca que eu citei estão equipadas com captadores de alta qualidade.

Então, tirando as guitarras Custom Shop que são muito mais caras, nem sempre guitarras de marca vão soar melhor que guitarras baratas, como eu pude comprovar por mim mesmo.

renatocaster
Moderador
# mar/14
· votar


Ramsay

- Cort M600T com captadores EMG81 no braço e na ponte.

Eu tenho uma Cort M600 (ponte fixa tipo tune-o-matic). Os caps originais são Duncan Design, JB na ponte e '59 no braço.

Também já tive outras guitarras consideradas "melhores", como Gibson Studio e Fender Japonesa do início da década de 90. E também uma guitarra de luthier com madeiramento top e hardware de primeira linha.

Sem querer comparar ou fazer juízo de valor dessa Cort com as outras que mencionei, mas em relação a custo benefício, posso dizer que foi a melhor guitarra que já tive nesse quesito. Pelo simples fato dela ser BOA e BARATA. As outras eram ótimas, mas eram bem mais caras.

Sei que o que é caro e o que é barato pode ser relativo, cada um tem um poder aquisitivo diferente. Porém, normalmente essas guitarras mais baratas carecem de uns upgrades. Mas essa Cort M600 não senti essa necessidade até hoje, e já tenho ela há pelo menos 1 ano.

Luis A.
Membro Novato
# mar/14
· votar


Ramsay

Essa conversa é antiga né!?

A Kramer hoje nada mais é do q a linha moderna da Gibson, ou seja, guitarra de marca e cara....

Mas acho q alguém q compra uma guitarra de marca nao a escolhe apenas pelo som, ha uma serie de outros valores q entram em jogo, tais como:

-Qualidade geral dos componentes
-Ergonomia, q irá influenciar no conforto e tocabilidade.
-Valor de revenda.
-Item colecionável
-Estética
Etc....

Acho q ninguém compra uma guitarra apenas pelo som, com certeza algum destes outros fatores vao influenciar a escolha....

Muita gente fala em comprar uma guitarra de menos de 1000 reais e trocar os componentes.... Eu tenho a impressão q após a troca dos componentes (visto o valor de captadores, ponte, tarraxas, etc, mais a mão de obra do luthier e demais insumos), os valores irão ficar muito próximos....

Quanto ao fato de vc gostar mais de uma guitarra ou de outra, isso não significa q elas sejam melhores. Qualificar timbre é algo um tanto subjetivo, quem gosta de humbucker nunca ficará 100% satisfeito nem com a melhor das fender straro....

Led Zé
Veterano
# mar/14
· votar


Guitarra não faz milagre. Tem limite de desempenho. Uma guitarra muito cara não soa o equivalente ao seu valor em dinheiro. Uma Cort de 1000 conto , com bons caps e um bom ampli na mão de quem sabe faz miséria . E se no lugar dela, colocar uma R9 , no mix final, a diferença é bem pequena. Às vezes pode até ser bem diferente, mas não significa que é melhor ( o som) já que timbre é subjetivo.Agora, uma guitarra ruim lasca tudo. Mas mesmo assim , quem a domina, se dá bem . Vide Page e sua Danelectro, Morelllo e sua Finch, etc...Se afina, tem boa tocabilidade, conforto, e um som que agrada , pronto..Pode começar a pensar em outras coisas para melhorar o som como ampli, pedais, mics, mix, etc. Nego não gosta de admitir mas no conjunto final, na somatória de todos os elementos a guitarra tem um papel bem menos relevante do que se prega por aí.

renatocaster
Moderador
# mar/14
· votar


Luis A.

Mas acho q alguém q compra uma guitarra de marca nao a escolhe apenas pelo som, ha uma serie de outros valores q entram em jogo, tais como:

-Qualidade geral dos componentes
-Ergonomia, q irá influenciar no conforto e tocabilidade.
-Valor de revenda.
-Item colecionável
-Estética


Vc esqueceu de mencionar um aspecto que não é importante, mas é considerável: Status.

Não adianta a gente negar, a maioria da população é ávida por marcas, grifes, e isso não é diferente com instrumentos. Principalmente os brasileiros, que não se refutam em pagar milhares de reais por um produto de marca. A diferença de nós para os gringos é que aceitamos pagar um valor muito acima do que o produto realmente vale.

Luis A.
Membro Novato
# mar/14
· votar


renatocaster

Sim, eu coloquei um "etc", e incluo esse status nele.....
Eu ja comentei em outro tópico q Gibson e Fender possuem valores honestos para o mercado onde são fabricadas.... Aqui no brasil q as coisas mudam. Mas ate as marcas nacionais cobram valores incompatíveis com oq seus produtos oferecem.....

JJJ
Veterano
# mar/14 · Editado por: JJJ
· votar


Ramsay
Como podem ver, essas 4 guitarras, apesar de apenas uma delas ser mais cara (Kramer) tem o som muito superior ao das guitarras de marca citadas no início do tópico.

"Como podem ver... "???

Eu não tô "vendo" nada...

É a sua opinião, ok... eu respeito. Mas o "som muito superior" vai depender do gosto pessoal de cada um. Tenho certeza que, dentre essas 14 guitarras, outro guitarrista poderia ter uma preferência diferente da sua...

Lelo Mig
Membro
# mar/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ramsay

Cara, entendi a "ideia" do tópico, mas acho que existem alguns paradoxos nele....vejamos:

- Captadores Seymour Duncan Emty, são captadores de 200 dólares!
+ uma Floyd Rose!
- Seymour Duncan PAT 2, são caps de 150 dólares!
- Caps EMG 81, 200 dólares!
- Fender Texas Special Custom Shop, 200 dólares!

Ou seja, dentro de seus exemplos, uma Cort M600T , com captadores EMG 8, mesmo que você não tenha trocado as ferragens, não sai tão barato assim.

Ok, até entendo a relação "custo x benefício", mas guitarras são 60%, pelo menos, os captadores, e você só têm captador "de grife".

"nem sempre guitarras de marca vão soar melhor que guitarras baratas"

O que faz a guitarra "soar" são os captadores.........e captadores desse nível numa guitarra melhor construída (não desprezando as Cort), qual seria o resultado?

SkyHawk
Membro
# mar/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


Ramsay
Eu também descobri na prática que um instrumento de preço mediano pode, com algum talento e umas peças, se tornar uma guitarra muito competente.

Up-grade de captadores, elétrica e tarraxas não é dinheiro jogado fora, em uma eventual venda é só voltar as peças originais. Bons captadores fazem parte de seu setup e ficam guardados até eventual uso.

Bloody_Rage
Veterano
# mar/14
· votar


É sempre interessante falar de equipamento,embora não seja o mais importante mas é legal,falando em equipamento barato,aqui um video de um equipamento relativamente barato



JeGuitar
Veterano
# mar/14
· votar


Ramsay

Essa "preferencia" de timbre é opinião sua e apenas sua, ninguém tem ouvido igual, nem olhos iguais nem cerebro igual. O que para você pode ser bom, para mim pode ser uma porcaria, e vice versa.

Entra aquela velha história, qual soa melhor, uma les paul ou uma strato? Eu acho a les paul, Jimmy Page também, Slash também, mas já SRV acha que strato soa melhor, Hendrix também.

Já BB King acha que a 335 soa melhor, já Nick Valensi prefere uma epiphone com caps gibson, já Santana preferia PRS, já Metallica prefere ESP.

Qual está certo? Qual está errado? Nenhum.

Cada um tem um gosto diferente, e no seu caso esses equipamentos soaram melhores, mais com toda certeza eu tocaria nas suas guitarras e minhas opiniões seriam diferentes, e preço não diz tudo, prefiro epiphone minha do que a fender strato custom shop mais cara que possa existir, por que? porque não gosto de som de strato e nenhuma iria me agradar, seja uma tonante de 300 ou uma Fender custom shop de 30 mil.

Leomju
Veterano
# mar/14
· votar


Ramsay
Sem criar confusão, responde aí... fora a Krammer todas as suas guitarras "mais baratas", são mexidas?

Porque achei estranho algumas configurações...
- SX com "Fender" Texas Special!

Pelo que entendo, da pra se saber como soa uma American Standard, mas colocar um Texas Special em uma SX, tanto pode ser um grande negocio, como uma bomba sem tamanho, pelo fato de não se ter um controle mais apurado de madeiras e demais componentes!

Drinho
Veterano
# mar/14
· votar


Então, tirando as guitarras Custom Shop que são muito mais caras, nem sempre guitarras de marca vão soar melhor que guitarras baratas, como eu pude comprovar por mim mesmo.

todas essas guitarras são feitas sob as mesmas condições, a que se sair melhor é simplesmente porque teve mais sorte do que as outras.....

então sem duvida você tem toda a razão.....

RenatoSchoen
Veterano
# mar/14
· votar


Esse é um assunto já extensamente debatido e no final nunca se chega a nenhuma conclusão.

Mutia coisa já dita nesses 13 comentários acima servem pra passar uma régua no tópico. Mesmo assim deixo minha contribuição....

Preferências pessoais, estilo, estética musical.... o tipo de som que a pessoa gosta, a pegada que ela desenvolveu, os demais equipos do set, etc, etc.... Esse somatório é tão ou mais importante do que a marca da guitarra em si.

Não da pra analisar a guitarra como um fator isolado.

Chega a ser simplório esse tipo de discussão.... mal comparando, é como pegar uma Minardi (nem sei se existe mais... hehehe...) e dizer que anda mais do que uma Red Bull. Pode ser, porque não??? Depende do piloto, da equipe, da pista, das condições climáticas, dos pneus, do acerto do carro, etc... etc... etc... É o conjunto.... o carro é apenas um dos componentes.

crdiegorota
Membro Novato
# mar/14
· votar


Acho q o assunto saiu do rumo q iniciou, a princípio o assunto era sobre instrumentos mais baratos soarem melhor q os mais caros e não sobre preferências timbrísticas tipo les paul X strato.. Para fazermos a análise do assunto proposto tem q se comparar os mesmos tipo de guitarra de marcas diferentes, como por exemplo compara les paul's Gibson, Vintage e Cort.
Eu acho q tudo tem um limite tanto para cima como para baixo. Explico nada me convence de q uma Gibson possa valer 10 mil reais. Essa mesma Gibson não vai ser melhor q uma vintage com alguns upgrades de caps, ferragem e tal. Acredito q se chega a um ponto em q o instrumento já deu o q tinha q dar, ou seja daquele valor pra cima vc está pagando marca e status só e não mais qualidade. Esse é o limite pra cima q eu quis dizer.
Mas tbm não adianta querer pegar o instrumento mais barato (ex. Memphis) e querer q ele soe como um bom instrumento, os upgrades vão amenizar as carências dele mas não acredito q chegue a ficar bom realmente.

Dr.Blues
Membro
# mar/14
· votar


Ramsay

Cara, sei exatamente como vc se sente. Tenho algumas guitarras de marca, que digo, escolhi em viagens, e acho excelentes. Tenho uma banda e no ensaio a galera bebe cerveja e as vezes faz até um churrasquinho e não me sinto confortável de levar estas guitarras e ficar preocupado todo o tempo se tem alguém mexendo. Então comprei uma Vintage strato V6 e troquei a parte elétrica (CTS), coloquei uns captadores Sérgio Rosar CBS64, e um escudo fender. Como é a guitarra que ensaio, acaba sendo a que mais uso. Posso dizer que ficou muito boa, mas é dificil para mim comparar e dizer que uma é melhor que outra. Acho que cada guitarra que tenho tem um som diferente que me remete à uma determinada música e gosto de todas elas, senão não estariam comigo.
Um abraço

james.gurley
Veterano
# mar/14
· votar


Ramsay
Como podem ver, essas 4 guitarras, apesar de apenas uma delas ser mais cara (Kramer) tem o som muito superior ao das guitarras de marca citadas no início do tópico.

"Como podem ver... "???

Eu não tô "vendo" nada...


Kkkkkk

renatocaster
Moderador
# mar/14 · Editado por: renatocaster
· votar


Ele apenas compartilhou uma experiência pessoal, um lance que aconteceu com ele. Não vi nenhuma afirmação de que ele quis dizer que isso é uma verdade absoluta.

"Guitarra barata pode soar melhor que guitarra de marca"
"nem sempre guitarras de marca vão soar melhor que guitarras baratas"

E eu concordo.

vintagentleman
Veterano
# mar/14
· votar


Ramsay

Bela coleção. Algumas peças particularmente interessantes...

Agora, me desculpe, acho meio ridículo você falar que tira sonzão de guitarra sem marca só porque não tem uma Gibson, sendo que você tem uma PRS e uma Fender.

Parece o cara que não compra Mercedes porque acha a marca opulenta e elitista e acaba rodando de Audi...

Ramsay
Veterano
# mar/14
· votar


Filtrando o que foi dito no tópico o que eu tenho a dizer é o seguinte:

Eu tenho um gosto eclético e aprecio tanto o som das Gibson, como o das Fender Stratocaster, das PRS Custom, etc. Nunca comprei Gibson porque acho absurdo o preço cobrado por aqui e também porque não curto guitarras com ponte fixa.

A experiência me levou a concluir que os captadores respondem no máximo por 10 a 20% do som de uma guitarra, o resto vem do perfeito casamento entre as madeiras do braço e do corpo, a ponte e as ferragens.

Houve uma época em que me disseram e eu acreditei que 80% do som de uma guitarra vinha da qualidade dos captadores instalados nela. Baseado nessa falsa premissa, durante algum tempo eu comprava primeiro o(s) captador(es) de ponta que eu queria e depois comprava uma guitarra nem tão barata pra colocá-los. Fiz isso por diversas vezes e sempre me arrependi porque o som da guitarra com os novos captadores instalados não melhorava praticamente nada.

Foi aí que eu descobri que quem realmente faz o som é a guitarra e não os captadores que quando bons enriquecem e acrescentam harmônicos ao som que a guitarra entrega. Mas se esse som que vem da guitarra não é bom, aí os captadores de ponta pouco podem fazer e se limitam a amplificar o som ruim que recebem das cordas, com péssimos resultados.

Mas, isso não é uma verdade absoluta porque nem sempre um bom captador casa bem com uma boa guitarra e cito, por exemplo, o caso da Ibanez S770 que é uma guitarra lançada recentemente e relativamente cara.
Quando eu comprei um captador Dimarzio Crunch Lab DP-228 pra pôr na ponte dela eu pensei: "agora vai quebrar tudo" !!
Mas, não foi o que aconteceu. O som melhorou um pouco em relação aos caps stock, mas, muito menos do que eu esperava.

Os captadores Fender Texas Special Custom Shop foram originalmente comprados para a Fender Am. Standard. Só que nela, não sei porque, os captadores stock de alnico V soam melhor.
Daí os Texas Special foram para a SX e nela eles casaram perfeitamente com o corpo de Ash, propiciando um som cristalino e com mais "quack" que o da Fender.

Essas 3 guitarras relativamente baratas, das 4 que não vendo, foram compradas porque mesmo desplugadas soam muito bem e gostei de cara do som delas na loja, sendo que todas permanecem com as ferragens originais, só tendo sido trocados os captadores.

crdiegorota
Membro Novato
# mar/14
· votar


Essa história de upgrade de captadores é realmente um paradigma. Já vi gente dizendo q quando fez o up dos caps a guitarra ficou outro instrumento e tbm vejo gente assim como vc Ramsay dizendo q não adianta mta coisa. Eu nunca troquei os caps de nenhuma guitarra, só vou poder dizer alguma coisa quando tiver essa experiência. Mas concordo plenamente q os caps não são tudo, a madeira da guitarra é fundamental no resultado obtido.

Will Bejar
Veterano
# mar/14
· votar


Bloody_Rage
Só vi a guitarra Shelter das antigas... o que mais ele usa???

Bloody_Rage
Veterano
# mar/14 · Editado por: Bloody_Rage
· votar


Will Bejar

Pod X3 e creio eu q um Fender Frontman 212R,apesar de um pouco caro ñ é lá um absurdo e ñ tem tanta firula,esse cara tira som bom com qualquer coisa,é até meio engraçado hehe.

Will Bejar
Veterano
# mar/14
· votar


Bloody_Rage
Ah, mas a questão nem é tanto ser caro ou não, é não ser tudo "nome e etiqueta"... acho digno!!! ehehehehehe o/

MauricioBahia
Moderador
# mar/14 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Já desencanei com essa coisa de guitarra barata faz tempo. O lance não é preço, mas afinidade (ergonomia + beleza + sonoridade).

Tenho guitarras que custaram 10x mais que outras e, sem pensar, pego a baratinha e ela soa bonito! Tá modificada. Quase que "handmade", pois troquei a captação e isso faz uma diferença absurda. E eu peguei captadores que estavam "sobrando" na gaveta. O conjunto ficou perfeito pra mim. Botei um escudo menta e embelezei à gosto.

O que eu preciso mais do que algo que me dá prazer do que meu xodó? (hoje os knobs estão da cor dos captadores)

Corpo Eagle, braço Giannini, captadores Di Marzio, Malagoli e sei lá o que.... Que mix doida! É dai que vem a mágica!

Soa como nenhuma outra.

o/

vintagentleman
Veterano
# mar/14
· votar


MauricioBahia

Tá bonita ela... Já fiz umas misturebas assim também. Ficam guitarras originais.

Saca o som da minha Pacifica customizada... (só não repara que eu não sei tocar)
http://vimeo.com/m/88214427

MauricioBahia
Moderador
# mar/14
· votar


vintagentleman: Já fiz umas misturebas assim também. Ficam guitarras originais.

É isso!!!! Fazer diferente é muito mais "cool" que fazer igual! ;)

Ficou "mó" sonzeira hein! Agora, conta aí que guitarra é essa?

:)

LeandroP
Moderador
# mar/14
· votar


Bloody_Rage

Se eu não me engano, vi outro vídeo dele tocando Ivan Lins... Manda muito bem!!!

Bloody_Rage
Veterano
# mar/14
· votar


Will Bejar

hehe poisé,ele tbm ñ liga taanto pra marcas.

LeandroP

Poisé é mto foda,é meu professor hehe :D

SkyHawk
Membro
# mar/14
· votar


MauricioBahia
Idem, também tenho guitarras caras e outras muito mais baratas com alguns up-grades. Troca de captador e ajustes na parte elétrica muda TUDO em uma guitarra. E tem instrumentos mais em conta com braço muito bem feito e que com um bom jogo de cordas e uma regulagem de verdade ficam realmente bons.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Guitarra barata pode soar melhor que guitarra de marca