ESCALAS

Autor Mensagem
Billy da Caverna
Veterano
# jan/08 · Editado por: Billy da Caverna
· votar


james_the_bronson

Vlw pela sugestão , acho q entendi +/- mais sou "iniciante" ainda...
Na verdade eu tenho aula a 7 meses totalizando +/- 32 horas de aula ate agora...mais nesse tempo tod eu treinei 1 pouco só de pentatonicas , aprendi 1 pouco a ler partituras + na maior parte do tempo eu ficava treinando mais musicas de outros artistas...tentando reproduzir 1 som dos outros oq na verdade me pareceu 1 enrolaçao...
Agora que falta 1 mês pro exame da ULM e como diz nos requisitos eu preciso ter 1 noçao de Escalas maior e menor e entre outras coisas.
Nesse mês eu vou estudar pra valer msm e espero continuar assim daki pra frente...
Quanto a sugestao eu vou estudar sobre isso com certeza...vlw ae

james_the_bronson
Veterano
# jan/08
· votar


Billy da Caverna

Ah, eu pensei que você tivesse alguma noção...

Mas assim, sempre tem as armaduras de clave para cada tom...

Algumas armaduras têm apenas sustenidos e outras apenas bemóis. Em tons maiores nunca aparecem sustenidos e bemóis ao mesmo tempo em uma armadura. E as alterações sempre aparecem na mesma ordem. Pode ver nas partituras, até na grafia eles sempre colocam na mesma ordem:

Sustenidos: Fá, Dó, Sol, Ré, Lá, Mi, Si
Bemóis ( o contrário ): Sim, Mi, Lá, Ré, Sol, Dó, Fá

Pode ver que sempre é subindo uma 5ª justa. A gente chega nisso partindo daqui:

Escala de Dó Maior: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó...

Ela é dividida em dois tetracordes, o primeiro é Dó, Ré, Mi, Fá. O segundo é Sol, Lá, Si, Dó...

Daí você pega o segundo tetracorde e começa a escala maior a partir dele. Nesse caso o segundo tetracorde começa com Sol. Então vamos fazer a escala maior de Sol:

Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá#, Sol

Apareceu a primeira alteração, o Fá. Ou seja, se você tocar em Dó Maior e passar para Sol Maior, você não precisa deslocar para outra região do braço, pode continuar tocando ali, mas mudando o Fá para Fá# ( e tomando cuidado para não repousar em notas fora do acorde )...

Billy da Caverna
Veterano
# jan/08 · Editado por: Billy da Caverna
· votar


james_the_bronson
Cara , 1 dos requisitos do exame que eu vou fazer é Armadura de clave...
Eu li num livro de musica que tenho aki e que e bem antigo por sinal hehe , e isso que vc disse dos tetracordes eu ja tinha entendido quando li pela 1' vez...mas nas paginas seguintes eu vi algumas partituras com sinais de # nas linhas do lado da clave e como nao tinha nd escrito sobre armaçao de clave fiquei pensando se nao seria isso.
Por ex : voce faz a escala de G e tem o 1' acidente que seria o F# entao eu pegaria o 2' tetracorde ( D-E-F#-G ) e começaria a escala de D ... mais na partitura eu ja colocaria o sinal de # ao lado da clave de sol cruzando a 5' linha que seria o F e entao na escala de D automaticamente eu ja saberia de tem 1 sustenido em F.
Isso que é armadura de clave ?

james_the_bronson
Veterano
# jan/08
· votar


Billy da Caverna

Então, na escala de D Maior você tem o F#, e se continuar construindo a escala vai ver que tem um C# também. Aí a armadura fica com dois sustenidos ( F# e C# )...

Depois viria A maior. 3 sustenidos, F#, C#, G#...

Depois E. 4 sustenidos, F#, C#, G#, D#...

Sempre subindo em 5ªs. Daí o ciclo das quintas...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ESCALAS