james_the_bronson Veterano |
# jan/08
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Billy da Caverna
Ah, eu pensei que você tivesse alguma noção...
Mas assim, sempre tem as armaduras de clave para cada tom...
Algumas armaduras têm apenas sustenidos e outras apenas bemóis. Em tons maiores nunca aparecem sustenidos e bemóis ao mesmo tempo em uma armadura. E as alterações sempre aparecem na mesma ordem. Pode ver nas partituras, até na grafia eles sempre colocam na mesma ordem:
Sustenidos: Fá, Dó, Sol, Ré, Lá, Mi, Si Bemóis ( o contrário ): Sim, Mi, Lá, Ré, Sol, Dó, Fá
Pode ver que sempre é subindo uma 5ª justa. A gente chega nisso partindo daqui:
Escala de Dó Maior: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó...
Ela é dividida em dois tetracordes, o primeiro é Dó, Ré, Mi, Fá. O segundo é Sol, Lá, Si, Dó...
Daí você pega o segundo tetracorde e começa a escala maior a partir dele. Nesse caso o segundo tetracorde começa com Sol. Então vamos fazer a escala maior de Sol:
Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá#, Sol
Apareceu a primeira alteração, o Fá. Ou seja, se você tocar em Dó Maior e passar para Sol Maior, você não precisa deslocar para outra região do braço, pode continuar tocando ali, mas mudando o Fá para Fá# ( e tomando cuidado para não repousar em notas fora do acorde )...
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james_the_bronson Veterano |
# jan/08
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Billy da Caverna
Então, na escala de D Maior você tem o F#, e se continuar construindo a escala vai ver que tem um C# também. Aí a armadura fica com dois sustenidos ( F# e C# )...
Depois viria A maior. 3 sustenidos, F#, C#, G#...
Depois E. 4 sustenidos, F#, C#, G#, D#...
Sempre subindo em 5ªs. Daí o ciclo das quintas...
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