ESCALAS

Autor Mensagem
slash_sp
Veterano
# jan/04


Eu nunca tive aula de guitarra, entao nao sei nada de teoria so as musicas que eu fui aprendendo com tablatura, entao me passem algumas escalas pra eu poder criar uns solos ae que ta meio dificil

Dave Murray
Veterano
# jan/04
· votar


"melhor que dar o peixe eh ensinar a pescar..."

Dave Murray
Veterano
# jan/04 · Editado por: Dave Murray
· votar


agora q vc jah sabe como identificar as notas no braço, eh mais facil saber escalas...

começando com uma exemplo... as notas da escala natural maior de DO sao: C D E F G A B.. ou seja, essas sao as notas q irao compor a escala natural maior de DO, podendo ser tocda qualquer casa q seja alguma dessas notas...
sabendo q a escala eh formada por essas notas, vc as identifica no braço e vai formando "desenhos" no braço...

Ex. em Do Maior:


E ---5---7-8--
B ---5-6---8--
G -4-5---7----
D ---5---7----
A ---5---7-8--
E ---5---7-8--

.
isso ae eh um exemplo de desenho da escala no braço...
pra vc saber as notas de outros toms, eh soh vc pegar essas notas de C eh eleva-las tantos tons ateh chegar onde vc quer... por exemplo, vc quer as notas de D.. ( C pra D = 1 tom) entao vc pega as notas de C e eleva todas elas em 1 tom.

Ex:

Natural Maior de C = C D E F G A B
Natural Maior de D = D E F# G A B C#

agora se vc quiser saber as de E, eh soh ver as de D e elevar 1 tom.. mas nao esquece q de E pra F / B pra C tem ½ tom...

isso ai eh pra escalas naturais MAIORES.. se vc souber elas, eutomaticamente vc sabe as MENORES naturais... pq? por causa das chamadas RELATIVAS... o 6º grau de uma nota eh a sua relativa menor... Ex: relativa de DO MAIOR = LA MENOR... portanto a escala MAIOR de DO eh exatamente igual a escala MENOR de LA... entendeu ?

Relativas:

C ---------- Am
C# --------- A#m
D ---------- Bm
D# --------- Cm
E ---------- C#m
F ---------- Dm
F# --------- D#m
G ---------- Em
G# --------- Fm
A ---------- F#m
A# --------- Gm
B ---------- G#m

agora existem variaçoes da escala natural menor.. q sao a MENOR HARMONICA e MENOR MELODICA... pra forma-las eh simples... vc pega a MENOR NATURAL, e:

Menor Harmonica: Eleva o 7º grau em ½ tom
Menor Melodica: Eleva o 6º e 7º graus em ½ tom

Ex.

Natural Menor de A: A B C D E F G
Menor Harmonica: A B C D E F G#
Menor Melodica: A B C D E F# G#

Se Quiser formulas pra identificaçao mais rapida das notas q compoem a escala, saca soh: [ t = 1 tom ] [ st = ½ tom ]

Natural Maior = T T ST T T T ST
Natural Menor = T ST T T ST T T
Menor Melodica = T ST T T T T ST
Menor Harmonica = T ST T T ST TST [TST= 1½ tom]

e assim vai... nao eh tao complicado quanto parece...
qualquer coisa q vc nao entedner posta ai.. =]

slash_sp
Veterano
# jan/04
· votar


putz num entendi nada me explica parte por parte

Dave Murray
Veterano
# jan/04
· votar


1 - vc sabe as notas em cada casa da guitarra ? (nao precisa sair decorando tudo, eh soh ter uma noçao)

slash_sp
Veterano
# jan/04
· votar


sei

slash_sp
Veterano
# jan/04
· votar


ta e ai?

Dave Murray
Veterano
# jan/04
· votar


intao... agora começa ler bem devagar o texto q eu escrevi... escalas sao desenhos formados por certas notas, correspondetes ao tom q vc vai tocar... ali eu comecei dando um exmeplo em DO... as escala Natural maior de do tem as notas: C D E F G A B... ou seja, vc pode tocar essas notas em qualquer lugar do braço, qualquer casa q contenha essas notas... conitnua lendo

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# jan/04
· votar


Tipo alí ta o desenho da escala para você subir ou descer, eu não manjo muito de escala mas eu tenho um conhecimento bem basicão sobre escalas, mas não sei direito a TEORIA.

Motley Crue
Veterano
# jan/04
· votar


nao e' tao dificil, ta bem explicado ali... ( eu tbm nao sei muita coisa de escala) so sei a maior, e a menor natural...


eu tenho uma duvida.... eu tava olhando outra dia as notas do braco, e vi que da pra fazer mais de um digitacao para escalas maiores.. encontrei umas 4 digitacoes, comecando tanto da 5 quanto da 6 cordas, dae eu quero saber... ta certo isso? existem diferetens digitacoes pra uma mesma escala?

Metalier
Veterano
# jan/04
· votar


Soh uma correçãozinha....o exemplo de escala q vc deu Dave Murray de Dó maior tah errado.....vc colocou a escala de Dó menor....mas foi um detalhe minimo,nada q tenha estragado sua explicação....

Reinaldo Camargo Filho
Veterano
# jan/04
· votar


Motley Crue

Provavelmente eu sei bem menos que você cara, eu não manjo nada de teoria, aliás pouquíssimas coisas.

Metalier
Veterano
# jan/04
· votar


Oq vc disse Motley Crue eh certo sim....as escalas maiores e menores tem 7 notas certo?intaum pode-se formar 7 modelos/shapes da mesma escala.....assim como na pentatonica pode-se formar 5 shapes por ela possuir 5 notas....cada shape começa em um intervalo da escala....

Dave Murray
Veterano
# jan/04
· votar


Motley Crue
existem varios desenhos pelo braço...esse q eu dei ai em cima eh soh 1 deles... tem varios

Motley Crue
Veterano
# jan/04
· votar


Metalier
Dave Murray

ah ta.... entendi...

mas qual e' o mais usado??? ou nao tem um mais usado??


e soh mais uma coisa.... como e' a constituicao de uma Pentatonica, tipo
T T ST T T T ST - que e' da maior... como e' formada a pentatonica.... da pra me explicar.. eu nao sei..

Dave Murray
Veterano
# jan/04 · Editado por: Dave Murray
· votar



Pent. Menor - TST T T TST T [ 1½ 1 1 1½ 1 ]
Pent. Maior - T T TST T TST [ 1 1 1½ 1 1½ ]


Fencer
Veterano
# jan/04
· votar


slash_sp

Cara... vou repetir pra ti o que me dizia meu primeiro professor, sempre que eu pedia pra ele me dar escalas: "Estuda intervalos! Estuda intervalos! Estuda intervalos!" Fazer um som é legal e sem dúvida tu aprende coisas com isso, mas tem outras que só a teoria vai te dar. Melhor que decorar os desenhos das escalas no braço é saber como e porque esses desenhos estão ali. Isso vai te abrir um mundo de possibilidades para explorar, cara, não só para usar as escalas, mas para pular de uma para outra, ou até mesmo criar as tuas. Aproveita essa explicação do Dave Murray - que está muito legal - e não desanima.

Bug
Veterano
# jan/04
· votar


Dave Murray
Otima explicacao! Ajudou muita gente, incluindo eu. :)

valeu

[]s

Dave Murray
Veterano
# jan/04
· votar


Bug
=]

slash_sp
Veterano
# jan/04
· votar


Dave Murray

valeu ae eu vo le bem devagar pra entende melhor

guschard
Veterano
# jan/04
· votar


Dave Murray
mto boa a explicaçao

Motley Crue
Veterano
# jan/04
· votar


Dave Murray

valeu cara...... eu tava querendo saber isso.... agora vo tentar formar umas Pentatonicas aki...

FeeL Vai
Veterano
# jan/04
· votar


a penta só constitui em tirar 2 notas da escala, uma penta nao tem semitons. tipo na escala maior vc tira o 4o e o 7o grau(nota).
C D E F G A B C
C D F G A C

para cria uma penta de blues vc teria q acrescentar uma nota a mais, quer seria a 5a bemol, ou seja, uma nota entre a quarta e a quinta nota da penta

C D F G A C
C D F G G# A C

facim né

LeandroP
Moderador
# jan/04
· votar


FeeL Vai

É isso mesmo, mas a blues-note que você falou não é uma 5a bemol e sim uma quarta aumentada. Tá certo que na prática a nota acaba sendo a mesma, mas é bom saber o intervalo correto pra que no futuro as coisas não ficar um pouco confusa na hora de estudar harmonia.

grafitte
Veterano
# fev/04
· votar


como ke fika seu eu pegar um lick em G e passar pra A?

GuitarGata
Veterano
# fev/04
· votar


um legal

Dave Murray
Veterano
# fev/04
· votar


grafitte
c vai tocar 2 casas a frente...

Billy da Caverna
Veterano
# jan/08 · Editado por: Billy da Caverna
· votar


vlw Dave xD
Eu tava lendo o post de escalas ( metodo pratico ) + esse que eu vi aki agora completou tudo...
Tava com mta duvida sobre as menores relativas e aki vc ja fez 1 lista de todas as 12 vlw
Agora vou escrever essas 12 maiores e 12 menores relativas e ir pro treino pratico msm vlw ae \o/

james_the_bronson
Veterano
# jan/08
· votar


Billy da Caverna

Sugestão: Sabe o que é ciclo das quintas???

Então é basicamente você subir uma quinta justa mudando de tonalidade: C, G, D, A, E, B, Fb ( G# ), Cb, Gb, Db, Ab, Eb, Bb, F

Daí, na mesma região do braço ( ou seja, sem mexer muito a mão esquerda ) você descer e subir em C, depois fazer o mesmo em G ( na mesma região ), e por aí vai...

O legal de fazer isso no ciclo das quintas é que a cada mudança de tom você acrescenta uma alteração ( um sustenido se começar indo de C para G, ou um bemol se for de C para F )...

marcio_zav
Veterano
# jan/08
· votar


Dave Murray


caraca, esse topico é velho mesmo.
Da epoca do Dave <o>

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ESCALAS