como aprender escalas e memorizar?

    Autor Mensagem
    Espirictibercia
    Veterano
    # dez/13


    Olá, tenho muita dificuldade em aprender essa teoria toda da guitarra, ja vi video aulas em que ensinam desenho da escala pentatonica por exemplo, mas não entendo como usar no braço inteiro da guitarra apenas aquele desenho que usa 4 ou 5 casas da guitarra alguem poderia me ajudar a aprender essa teoria toda de licks e escalas e tecnicas para ficar mais rapido. Obrigado

    PigO
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: PigO
    · votar


    1º > pega um desenho da escala
    T]
    e--------------------5-8---------------------------------
    B----------------5-8-------------------------------------
    G------------5-7-----------------------------------------
    D--------5-7---------------------------------------------
    A----5-7-------------------------------------------------
    E-5-8----------------------------------------------------
    [/T]


    2º > pega outro desenho da mesma escala
    T]
    e-------------------------8-10----------------------------
    B--------------------8-10---------------------------------
    G----------------7-9-------------------------------------
    D-----------7-10------------------------------------------
    A------7-10-----------------------------------------------
    E-8-10----------------------------------------------------
    [/T]
    3º > junta os dois. Treina ir de um para o outro, na penta que é duas notas por corda, você pode fazer por exemplo :

    T]
    e------------------------8-10-----------------------------
    B-------------------8-10----------------------------------
    G-------------5-7-9---------------------------------------
    D---------5-7--------------------------------------------
    A-----5-7------------------------------------------------
    E-5-8----------------------------------------------------
    [/T]

    4º - invente suas próprias variações, aplique técnicas para "enfeitar", como ligados, tapping, salto de corda..


    OBS: os exemplos acima estão em Am.

    130ever
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    http://guitarplayer.uol.com.br/?area=edicoes

    Espirictibercia
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    e ae eu decoro isso e vou ter que ter essa escala na minha cabeça pra quando for criar um solo, improvisar e etc?

    Luis A.
    Membro Novato
    # dez/13 · Editado por: Luis A.
    · votar


    Espirictibercia

    Cara, acho q uma coisa q pode te ajudar a memorizar é vc ter a noção de relativa maior e menor....

    Tipo, as notas da pentatonica de Do maior, são as msm da penta de La menor....

    Acho q isso pode fazer vc ter um raciocino mais econômico, o resto é pratica....
    Procure umas backingtracks e pratique para memorizar escalas, riffs, shapes etc....

    Leia um pouco sobre isso, e tmb procure conhecer a fórmula das escalas....

    Ex: escala maior : T T S T T T S.....
    onde T= tom e S= Semitom.....

    Espero q ajude.... abraço.

    PigO
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: PigO
    · votar


    Espirictibercia

    sim, e isso pode se torna um problema se você se prender as escalas e nao saber fazer nada alem de subir e descer, por isso treine variar.

    Luis A.
    Membro Novato
    # dez/13 · Editado por: Luis A.
    · votar


    Espirictibercia
    PigO

    Como diria Sabatella:

    A relação entre acordes e escalas não devem ser vistas como sendo limitadoras ou determinantes de sua escolha de notas. Elas são simplesmente um auxilio, uma maneira de ajudar você a relacionar ideias que possa ter a dedilhados em seu instrumento. Suas ideias não devem, entretanto, ser ditadas pelas escalas.


    Edit: fonte- http://www.jazzbossa.com/sabatella/

    PigO
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: PigO
    · votar


    Luis A.

    tem um amigo meu que nao sabe os shape e improvisa so na hora, e me fala isso suahsuahsuuaha

    Espirictibercia
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    valeu! me ajudaram bastante, vou procurar voltar a fazer aulas tambem pra melhorar tudo que ja sei e aprender o que me falta aprender sobre guitarras, sou apaixonado por guitarras e queria muito saber tocar o que eu quizesse, tipo o que tenho em mente colocar em pratica na hora, no improviso sem me preocupar em errar ou estar enferrujado com as tecnicas.

    Luis A.
    Membro Novato
    # dez/13 · Editado por: Luis A.
    · votar


    PigO

    Cara ai vc começou a partir pra um assunto mais complexo e q todos nos buscamos....

    Como nao ficar limitado à pentatonica????

    Ha varias formas, e claro q isso exige um conhecimento teórico mais amplo do q apenas shapes de pentatonicas.....

    Pesquise algo sobre playing outside.....

    Acho q esse vídeo pode te dar algumas ideias....
    O cara fala de forma bem resumida algumas formas de expandir seu vocabulário musical.....





    Edit: se vc achar o tema do video muito avançado, procure aprender antes algumas coisas como modos gregos,escalas menor harmônica e melodica, etc etc etc.... Leia o livro (inteiro) q esta no link q eu deixei no post anterior....

    Abraço.

    PigO
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: PigO
    · votar


    Luis A.

    to ligado o que é..

    Bloody_Rage
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Espirictibercia

    cara,as escalas vc tem visualizar no braço do instrumento,tem q enxergar meio q desenhada,vc tem q saber ela tanto normal quanto cm o braço invertido,entende oq eu digo? isso facilita no improviso p vc ñ ficar só subindo e descendo,vc tem q decorar o desenho q escala faz no braço,entende?

    Luis A.
    Membro Novato
    # dez/13 · Editado por: Luis A.
    · votar


    PigO

    Cara acho q entendi mau oq vc quis dizer e acabei respondendo outra coisa....
    Whatever, espero q o vídeo q eu deixei seja útil para alguns....

    Mas no caso do seu amigo, pode ser q ele tenha uma sensibilidade bem apurada ou use outras técnicas para conduzir o seu solo ou raciocínio melódico alem dos shapes da penta....

    Eu ja observei muito isso em músicos q nao são guitarristas (como pianistas, etc), q solam em guitarras usando ferramentas diferentes da maioria....
    Geralmente os caras usam mais shapes de acordes para construir solos em cima de arpeggios ou seguem as formulas da escala (ex: t t s t t t s)....

    Shapes de pentatonicas sao apenas uma das ferramentas q temos disponíveis, existem muitas outras....

    Espirictibercia
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    sim, tenho que enxergar o desenho no braço da guitarra, o que tenho dificuldade é que tipo, quando vejo video aulas os cara mostra um desenho que utiliza umas 4 casas só e eu quero aprender no braço inteiro, com um unico desenho (como nas video aulas) tem como eu descobrir os outros desenhos que abrangem o braço todo?

    Bloody_Rage
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Espirictibercia

    ñ entendi mto bm mas vc tá falando dos shapes né? já chegou a estudar o sistema 5 (caged) com escala? ou modos gregos? se é de shapes diferentes q vc tá falando eu tenho uns aqui mas estão no papel,vou ver se consigo te mandar de uma forma clara.

    Luis A.
    Membro Novato
    # dez/13 · Editado por: Luis A.
    · votar


    Espirictibercia


    Se é só isso q vc quer...

    shapes pentatonica

    Eu nao resisti srsrsrsrsr
    Abraço.

    PigO
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: PigO
    · votar


    Luis A.
    pode ser q ele tenha uma sensibilidade bem apurada

    De boa cara. Ele sabe uns shape, mas improviso ele toca de ouvido, diz que imagina o solo e sai tocando, e ele nem liga muito pra teoria. Eu penso na harmonia pra criar o solo, ele já nem pensa, vai em qualquer nota.... ele diz que tem que ser como ele faze, imaginar o solo e viajar tocando e eu falo pra ele que tem que pensar na base..... dai é "rivalidade de opiniao" shaushua
    porque nem eu convenço ele e nem ele me convence, cada um continua tocando do seu jeito...... eu pensando na teoria e ele indo em qualquer nota e se guiando pelo ouvido....



    Espirictibercia
    cara, eu to ligado no que tu ta falando, eu tinha essa duvida nos shapes dos modos gregos......
    o cara do video pega um desenho, e quando ele usa casas la longe, ele ta tocando as mesma nota........ só mudou a região.....

    se quizer tocar no braço inteiro em Em, voce tem 5 shapes pra utilizar, dai é só mudar de um para o outro........


    agora, se você pegar esse shape:

    e--------------------5-8---------------------------------
    B----------------5-8-------------------------------------
    G------------5-7-----------------------------------------
    D--------5-7---------------------------------------------
    A----5-7-------------------------------------------------
    E-5-8----------------------------------------------------

    e tocar aqui:

    e-------------------------------12-15----------------------
    B-------------------------12-15----------------------------
    G-------------------12-14----------------------------------
    D-------------12-14----------------------------------------
    A-------12-14----------------------------------------------
    E-12-15----------------------------------------------------

    você estrá tocando em outro tom, que no caso seria Em.


    Edit: desculpe pelo post grande.

    Luis A.
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    PigO

    Cara, teoria é muito importante, sempre expande a visão....

    Mas o ideal é que vc mentalize sempre as frases antes de tocar....
    A melodia tem q sair da sua cabeça, não da teoria ou muito menos das mãos....

    Mas acho q vc entende isso....

    PigO
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Luis A.

    Mas acho q vc entende isso....

    sim, mas na pratica nao, sou um aprendiz. Não desenvolvi muito meu improviso ainda, estou tentando....

    Luis A.
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    Luis A.

    Cara, na minha opinião a melhor forma (e a unica q eu conheço) para se habituar ao sons das notas, intervalos, acordes, etc... é tirando as musicas de ouvido. Eu sempre aconselho a tirar primeiro de ouvido e depois, se for necessário buscar auxilio em tablaturas....

    Uma coisa q eu gosto muito de fazer pra treinar improviso é ficar assistindo TV improvisando em cima de todas musicas q passam, trilhas de filmes, publicidades, vinhetas etc....

    Acho q isso me torna, digamos, mais eclético e prepara pra situações inesperadas q podem ocorrer ao vivo....

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a como aprender escalas e memorizar?