Alguém tem problema para memorizar sequência de acordes?

    Autor Mensagem
    rafahell
    Veterano
    # abr/06


    Fala galera,
    Comprei minha guitarra faz 1 ano, antes eu tocava um pouco de violão apenas... Tenho um sério problema para memorizar músicas simples, com sequencias de acordes. Musicas com riffs, solos e tal eu nunca esqueço, posso ficar sem tocar ela 1 ano depois quando vou tocar eu lembro tudo. Tipo a searching for light eu tirei, posso ficar sem tocar muito tempo mais eu nao esqueço.
    Já a música always do bon jovi, eu nunca acerto a sequencia C#m B A G#m e tal nos versos.

    Vcs usam alguma tecnica para memorizar as musicas?

    Tiago Metal
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    Vcs usam alguma tecnica para memorizar as musicas?

    treino, treino, treino...

    Rachmaninoff
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    rafahell
    Vcs usam alguma tecnica para memorizar as musicas?

    Minha técnica para "memorizar" é não memorizar.
    Eu meio que "sinto" a harmonia e já sei que acorde vem depois, de ouvido mesmo.
    É infalível, e também ajuda na hora de pegar músicas.

    Mas pra conseguir isso... treino, treino, treino... (2)

    LeandroP
    Moderador
    # abr/06
    · votar


    rafahell

    Classifique os graus:

    C#m B A G#m


    Sobre a tonalidade de C#m

    Im - bVII - bVI - Vm


    Sobre a tonalidade de Emaj

    VIm - V - IV - IIIm

    diogocv
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    LeandroPanucci


    Classifique os graus:

    C#m B A G#m


    Sobre a tonalidade de C#m

    Im - bVII - bVI - Vm


    Ae Panucci, esses "m" e "b" significam, respectivamente, "menor" e "bemol", que nem nas cifras?

    Nesse teu método o Im significa o I grau da escala menor de C#? E os outros? Se puder me tirar essas duvidas... =)

    Mackabr0
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    para de usar drogas rafahell

    Digao
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    rafahell

    melhor do q (as vezes nao tao eficiente) memorizar graus é apenas memorizar o tom... e caso vc conheca campo harmonico e harmonia funcional vc "sente" os acordes como o rachmanioff falou.,..

    marcio_zav
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    rafahell

    pega a guitara, e racha...

    ..de tocar

    LeandroP
    Moderador
    # abr/06 · Editado por: LeandroP
    · votar


    diogocv

    Isso mesmo. Quando eu escrevo VI, é porque este grau além de ser o 6o grau (a sexta nota ou sexto acorde) está afastado em 4,5 tons da tônica. Se for ainda a 6a nota/acorde, mas com a distância de 4 tons, eu escrevo bVI, que representa "sexto grau abaixado". O símbolo "m" representa o menor.

    Se você classificar os acordes em números em relação a tônica, você toca em qualquer tom sem dificuldades. Se Dó é o primeiro (I), o Mi só pode ser o terceiro (III), e se for Mi bemol, então é "terceiro abaixado" (bIII).

    O raciocínio não é muito complicado, desde que se tenha uma boa noção de intervalos.

    André_Decathlon
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    cara essa eu naum entendi.... vc consegue lembrar da searching for the light e não consegue lembrar a seguencia C#m B A G#m ????

    cara, o negócio e vc treinar a musica... naum adianta vc tocar olhando pra tablatura que não vai adiantar em nada...

    Lokko_
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    velho, pra te falar a verdade quando eu tinha 1 ano de guitarra + ou - (epoca que eu parei de fazer aula) foi quando eu começei a decorar, na epoca eu não sabia nada de cabeça, mais depois de tanto pegar cifra pra tocar com os amigos, familia, etc eu acabei decorando uma quantidade muito boa
    eu sugiro que você pegue cifras de pop, blues, MPB, metal e etc pra vc conseguir guardar um bom numero de acordes na cabeça

    Digao
    Veterano
    # abr/06
    · votar


    outra dica é ter um repertorio bem grande de memoria... pq dai vc comeca a tocar uma musica e pensa "essa é igual aquela outra..." e por ai vai...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguém tem problema para memorizar sequência de acordes?