Como EU regulo as MINHAS guitarras

Autor Mensagem
130ever
Veterano
# dez/13 · Editado por: 130ever

Ae Galera da Guitarrada!! (huehueBR)
Hoje vim aqui compartilhar com vocês como EU regulo as MINHAS guitarras.
Se trata se um processo muito Simples, onde paciência e determinação fazem toda a diferença.
Não sou um Luthier e nem faço um trabalho tão bem como tal, maaas fico satisfeito com o resultado que obtenho.
Quero, com este tópico, compartilhar o conhecimento que adquiri nesses 5 anos de música.
Se alguém achar que faço algo errado ou queira completar minhas informações, fique a vontade (desde que seja com educação ;) )
OBS: Não estou mandando ninguém mexer em sua guitarra sem conhecimento prévio! Não me responsabilizo se você quiser me imitar huehue
Processo em uma Stratocaster, feito toda vez que troco as cordas.
Faço nesta ordem:

1 - Retirar as cordas
Aqui nenhum segredo. Já vi alguns guitarristas, ao invés de desenrolar as cordas, corta-las, todas de uma vez, com alicate de corte, meu isto é horrível para o tensor! Ele leva uma ~chicotada~ dentro do braço. Ele que já é todo ~tenso~ fica no pico huehueBR(já disse que já tentei ser comediante?)
http://pad3.whstatic.com/images/thumb/2/21/Change-Strings-on-an-Electr ic-Guitar-Step-4.jpg/670px-Change-Strings-on-an-Electric-Guitar-Step-4 .jpg

2 - Folgar o tensor
Ai eu avalio quanto tempo vou demorar no processo sem cordas as cordas. Se vou demorar muito folgo de meia volta, se rápido deixo quieto..
http://www.weedhopper.org/Music/Gear_Pics/truss_diagram.jpg

3 - Limpar a escala
Sabe aquela sujeira de dedo fazendo uma rampa entre escala e traste!? É agora seu fim! Em escala de rosewood eu uso qualquer coisa no formato de espátula. Já nas escalas claras dou preferência a aquelas faquinas que vêm com rocambole (e vou comendo durante o processo o rocambole, só para não desperdiçar ;D)
Zueira haha!! Uso algodão/ flanela (e unha) com água ou algum produto que não manche a escala.

3.2 - (Retífica de trastes)
Ahhhhhh, o Gustavo Guerra fala melhor que eu -> http://www.youtube.com/watch?v=D431X7NVhH8

4 - Polir trastes
Cubro tudo que não for o traste, em um raio de 4 dedos, com fita crepe. Depois é só Bombril até ele brilhar *------*
http://4.bp.blogspot.com/-sCdeFUSQ0dc/TfVn9-LkzHI/AAAAAAAABNk/1ZiYvlWo 6sA/s1600/DSC06877.JPG

5 - Hidratar escala
http://www.youtube.com/watch?v=gR3Wq4ODBK8
http://assets-cache02.flogao.com.br/s43/04/09/06/120/74294479.jpg

5.1 – (Blindagem)
Aqui eu Blindo ou faço a revisão da blindagem
Like this -> http://www.youtube.com/watch?v=ui86eS9tZnY

6 - Regulagem primária da ponte
Dou uma conferida nos parafusos, SÓ!

7 - Limpeza da ponte
Com o auxilio de uma flanela e um cotonete, eu limpo-a com produtos destinados ao material de tal.

8 - Limpeza e verificação da parte elétrica
Tiro a poeira e verifico se os contatos estão todos ok. Se algum fio estiver ~por um fio~ (;D) eu Re-soldo. Aqui tbm eu (quase) sempre aperto o contato do Jack com o plug P10, o fator mais comum de ruído em qualquer guitarra ( e você ai gastando milhões com cabos blindados!? Talvez seu problema fosse só um aperto no contato do Jack..hehe)

9 – Colocar as cordas novas
Sempre coloco as melhores cordas no mundo, D’ADDARIO EXL!!
E Se você não usa D’ADDARIO EXL sua guitarra vai quebrar a mizinha...AGORA!!! ...HÁ!
.
.
Já pensei muitas vezes em comprar tarraxas com travas que nunca desafinavam, até que, descobri que meus problemas eram bem simples de resolver, eis um deles: A FORMA DE COLOCAR AS CORDAS!
Parece besteira mas, depois que comecei colocar as cordas assim, minha taxa de desafinação caiu bruscamente!
http://www.youtube.com/watch?v=x6AQEhJJN8o
O que eu completo ai é que, depois de pronto, com o auxilio do alicate de bico, faço o acabamento, um “U” com a ponta restante, assim, não rasgando mais as minhas bags <3
como este cara aqui -> http://www.youtube.com/watch?v=aWUujtsbG1w

10 - Ajustar as molas
O lance aqui é colocar alavanca e ir testando até eu conseguir uma sensibilidade que me agrade (lembrando sempre para não soltar demais e a ponte ficar semi-flutuante rs)

11 - Ajustar o tensor
Sem mais -> http://www.youtube.com/watch?v=Swkv8zMKRdU
http://blog.santoangelo.com.br/wp-content/uploads/2013/02/01-300x278.j pg
Sabe aqueles imãs superfinos do gás!? Então, aqueles são meus parâmetros de 0,25mm uashuahsuahs
“ai ke serviçu porkera tu faz brou” Os imãs que uso foram todos medidos com paquímetro e eles, incrivelmente, têm 0,25mm ;D
http://bimg1.mlstatic.com/div-17-pcs-ims-de-geladeira-tema-gas-diverso s_MLB-F-4002029383_032013.jpg
Depois de tudo eu seguro a guitarra como um rifle para ver se a escala não torceu. Eu caso positivo, meu Luthier ganhou um servicinho D= (Até hoje nunca aconteceu, sem macumbas ok!?)

12 - Altura das cordas
Este texto vem da tradução feita neste tópico -> http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/223394/
“Antes de começar, deve-se pesar duas considerações: se as cordas estão altas, darão mais trabalho para serem pressionadas; se as cordas estão muito baixas, mais rápido será para tocar. O ponto de medida é o traste 12:

- Para a sexta corda (mizão): 2 mm
- Para a primeira corda (mizinha): 1,5 mm
- As intermediárias vão decrescendo proporcionalmente.

Para os que têm ponte tipo floyd Rose, deve-se mover todo o bloco para cima ou para baixo através dos parafusos Allen nas extremidades da ponte.

As medidas tomadas são de referência, portanto não fique obsecado pela exatidão das mesmas, se preocupe que todas as cordas soem bem.
Nunca esqueça que a escala tem ângulo, logo o formato dos carrinhos devem seguila”
Fiquei muito tempo pensando como faria o ângulo perfeito!?
Ai tive este ideia!

(ERA PARA TER UMA IMAGEM AQUI. CALMA)
Haha ;D sim, um Rastilho de violão
Estas alturas não são regras, eu testei e gostei de como ficou, dá uma micro trastejamento nela desplugada, mas não reflete no ampli..
Quando pego a guitarra de algum amigo para regular e ele pede outra afinação que não seja a padrão, não uso estes valores, pois ai sim há trastejamento “cordas mais folgadas, mais balanço, mais área para vibrar”

13 - Oitavas
Conecto um afinador digital na guitarra. Afino ela o mais perfeito possível.
Com o maior cuidado do mundo para não dar um Bend, pressiono cada corda na 12ª casa e vejo que nota ela me dá;
Deu uma nota maior que ela solta: carrinho da ponte para trás
Deu uma nota menor que ela solta: carrinho da ponte para frente
Deu a mesma nota que ela solta: É TETRAAAAAAAAAAAAA!!
Nunca esqueço de reafinar depois que mexi no carrinho, pois a afinação muda, e bruscamente.
http://blog.santoangelo.com.br/wp-content/uploads/2013/03/5.jpg

14 - Altura dos captadores
Isto depende muuuutio do que vou tocar com aquela guitarra “mais próximo, mais ganho” mais ou menos isto..
Tendo em vista a ultima casa que GERALMENTE alcanço na guitarra, deixo o captador de 2,5 à 4 mm de distancia da corda, a partir daí é plugar no ampli e ver como ele me agrada mais, sempre respeitando este limite. As vezes o polo norte não fica com a mesma distância do polo sul..

15 - Ajuste das tarraxas
Verifico se o parafuso traseiro e a porca esta apertadas, depois de um apertinho extra no parafuso de cima, é ele que segura mesmo a afinação.
Depois de tudo sito e a afinação não segurar, troco a arruela de pressão que fica debaixo da cabeça da tarraxa.
http://4.bp.blogspot.com/-b6MsZWrkVX0/URC8z6S4QLI/AAAAAAAAIS4/2F4rj-kL rw4/s320/ddasdf.jpg

16 - Verificar todos os parafusos
Dica de ouro do grande Gilney parson, verifico se está tudo parafusadinho certinho!

17 - Limpeza da madeira
Uso qualquer produto que não manche a guitarra rsrs
Tens uns produtos automotivos que, incrivelmente, dão um aspecto muito bom na guitarra, ALGUNS!!

18 – Verificação
Vejo se todos os itens foram cumpridos e se algum dele não se desfez no meio da bagunça

19 - Deixar de MIMIMI e ir treinar
Falando nisto, é isto que vou fazer agora hehe
Flw e Bom som!

.
.
.
NOVAMENTE, Não estou mandando ninguém mexer em sua guitarra sem conhecimento prévio! Não me responsabilizo se você quiser me imitar e EX:. Quebrar o tensor
Vejo este tópico com um Norte para quem já entende dos assuntos acima citados

Thejapamuri
Veterano
# dez/13
· votar

130ever

Hoje eu troquei o encordoamento da minha guitarra... Eu fiz praticamente o básico que está nesse tópico... Ah, com um detalhe, eu usei alicate mesmo só que desenrolei a corda pra ficar com certa folga.

Agora de noite eu vou pegar a guitarra e ver o tensor direito pra regular corretamente e depois regular as oitavas ainda...

Uma coisa que eu to querendo é comprar uma ferramenta de solda pra aprender a manusear e depois comprar uma chave seletora nova, a minha guitarra ta com a chave seletora muito molenga. O jeito é esperar um pouco pra isso.

130ever
Veterano
# dez/13
· votar

Thejapamuri

O lance com solda é fácil, só tem que tomar cuidado com o ferro, pq a queimadura é muito feia!
Caso seja de maior, andico ser alguns tutoriais no Youtube e comprar alguns componentes baratos e ir treinando em casa
Achar alguém que conhece de solda e mostrar se o que faz está legal ou não
é uma boa!

Thejapamuri
Veterano
# dez/13
· votar

130ever

Ih cara, o problema é que eu sou menor de idade... Então o lance caso eu faça isso é o triplo de cuidado ou pedir a alguem que saiba mexer com solda. Até lá é só regulagem básica mesmo.

Ah, e também passo um pouco de lustramovel no braço da guitarra e no corpo da guitarra (com exceção de escudo e ferragens) e passo um pano limpo no escudo da guitarra para retirar a sujeira que fica ali entre os captadores.

Bloody_Rage
Veterano
# dez/13
· votar

130ever

me ajudou muito,agr vou trocar as cordas decentemente ehushaueh ajudou bastante esse tópico e com certeza vai ajudar mais (:

130ever
Veterano
# dez/13
· votar

Thejapamuri

Nunca testei Lustra móvel, testarei! hehe

130ever
Veterano
# dez/13
· votar

Bloody_Rage

O objetivo é trocar experiências!
Não devemos guardar o conhecimento, mas compartilha-lo ;D

vintagentleman
Veterano
# dez/13
· votar

130ever

Cara...
Dizem que é melhor pecar pelo excesso rsrsrs...
Então você deve estar certo, porque eu também faço a manutenção das minhas guitarras, não pratico nem metade dos seus passos, e elas estão todas bonitas e funcionando perfeitamente...
Tem um monte de coisas que na prática a gente não precisa fazer nunca ou quase nunca, tipo blindagem (nunca vi precisar em guitarra boa ou quando o equipamento/instalação elétrica são bons), tensor (muito raramente, mas é outra coisa que em guita boa não desregula fácil).
Outra coisa: efeito chicote no tensor? Cortando corda por corda? Concordo que a alicatada é meio radical e grosseira, mas daí a comprometer alguma coisa numa guitarra com qualidade... Agora note que eu estou falando de guitarra de HOMEM. Não essas frescuras de Floyd Rose, que se você fizer um negócio desses de cortar as cordas com alicate um buraco negro se abre e o mundo se acaba num apocalipse...
Outra coisa ainda: esse negócio de ajustar as oitavas na décima segunda casa não dá muito certo, prefiro usar o método dos harmônicos...
Quanto à marca das cordas, uso a mesma que você, mas porque me atende razoavelmente sem me levar à bancarrota econômica. Já usei coisa bem melhor... Em agosto comprei uma Tele em Dublin e ela veio com um set novo de cordas... Não perguntei a marca, infelizmente... Tenho tocado com ele desde então: e NÃO ENFERRUJA! INCRÍVEL!
Tem outros preciosismos ainda: ajustes de tarraxas etc...
Acho melhor ir tocando e na medida que esses probleminhas forem detectados ir resolvendo...
Mas valeu a iniciativa...

Abraço,

130ever
Veterano
# dez/13
· votar

vintagentleman

Se você não faz algum deste passos é pq eles já foram feitos, por você ou por quem estava na posse do instrumento antes ( ex.dono, loja, fabrica)

Entendo que fiz algo beeem complexo, isto já tem um bom tempo de estudo..
Pensei assim, com se alguém tivesse pegado a guitarra para sua Primeira regulagem..

Mesmo a guitarra precisando só de 1/3 destes passos, é interessante conferir se o que não precisa está ok.

O lance da chicotada de tensor faz partes das mil piadas que coloquei no texto, mas isto não faz a afirmação ser mentira..

As cordas fazem parte de um discussão(passifica) qu tive com o Dr. Roberto Torao, onde ele dizia que as minhas cordas tinham com areia nos bends auhsuashuash

Muito obrigado pelo Feedback
Bom som ;D

diegomarinho_o
Veterano
# dez/13 · Editado por: diegomarinho_o
· votar

vintagentleman

"Guitarra de HOMEM" eu ri uahsuahs
tbm não sou fã de Floyd rose

diegomarinho_o
Veterano
# dez/13
· votar

130ever

Ótimo tópico!! Parabéns!

130ever
Veterano
# dez/13
· votar

vintagentleman

"Guitarra de HOMEM" eu ri uahsuahs
tbm não sou fã de Floyd rose²

130ever
Veterano
# dez/13
· votar

diegomarinho_o

Espero que tenha agregado ao seu cama...instrumento =p

gL.
Veterano
# dez/13
· votar

130ever
Massa!
Tem um erro no tópico 13, você repetiu...

Deu uma nota maior que ela solta: carrinho da ponte para trás
Deu uma nota maior que ela solta: carrinho da ponte para frente

130ever
Veterano
# dez/13
· votar

gL.

Valeu cara! Já alterei!

Luisfelp FR1
Membro
# dez/13
· votar

130ever

Olha cara esse seu guia completão. Valeu mesmo por compartilhar essas informações conosco, ajudou mesmo! :D

inExperienced
Veterano
# dez/13
· votar

Muito bom

130ever
Veterano
# dez/13 · Editado por: 130ever
· votar

inExperienced
Luisfelp FR1

Valeu e Compartilhem se poder =D

FBlues_rock
Veterano
# dez/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar

130ever
Rapaz, quando vi o título pensei que seria algo como os Gilneys ou Torães! haha
Que nada, bem montado e fundamentado, nada de gambiarras ou "dizer muito para falar pouco"!

Parabéns! Se marcar, vira tópico de referência no assunto para uma boa turma.

Jube
Veterano
# dez/13
· votar

Faço tudo isso, só não mexo em tensor, altura de cordas e tal, tenho uma sg stagg que já faz uns cinco anos que está reguladinha, só tive que mexer nela quando o nut quebrou e saiu voando. Fora isso comprei um violão esses dias e tive que dar uma ajustada nele pq o vendedor regulou o tensor pra trastejar, só pode.

130ever
Veterano
# dez/13
· votar

FBlues_rock

Parabéns! Se marcar, vira tópico de referência no assunto para uma boa turma.

Hehe seria uma honra!!
Muito obrigado!

130ever
Veterano
# dez/13
· votar

Jube

O lance do tensor vejo como aprender dirigir, todo mundo tem medo e vontade, mas no final das contas, só precisa de alguém que conheça realmente para ensinar-lhes

Will Bejar
Veterano
# dez/13
· votar

130ever
2 - Folgar o tensor
Ao invés de folgar o tensor e ficar "desregulando" o que já está certo, é mais fácil apoiar a guitarra assim:
http://b.vimeocdn.com/ts/170/046/170046113_640.jpg

3 - Limpar a escala
Eu prefiro limpar a escala logo após eu tocar. Eu sempre deixo uma flanela enrolando o braço, onde ela passa primeiro entre as cordas e a escala. Há muitos anos não tenho problemas com sujeiras e as cordas duram mais que duravam.

10 - Ajustar as molas
A minha Fender é presa por 5 molas com a ponte "colada" ao corpo e a outra é hardtail... #chupa heuehuehuheuheuhe

11 - Ajustar o tensor
Como já disse, nem mexo muito com isso.

12 - Altura das cordas
Não sei pra outras guitarras, mas no site da Fender, eles sugerem que a
altura das cordas seja de 1,6mm do topo do traste 17 à parte mais baixa da corda. Claro que depende do gosto do guitarrista tb, mas eu deixo mais ou menos por aí, com as cordas acompanhando o raio da escala.

No site da Fender tem sugestões tb... depende do que vc precisa.

No mais, achei bem legal!!!

Jube
Veterano
# dez/13
· votar

130ever
Eu também!!! Naverdade rola muito mito sobre mexer no tensor, como se fosse algo que você pensa em mexer e o braço vira um arco, até eu já tive esse pensamento, se você tiver um pouco de noção e cuidado da para mexer tranquilo.

Will Bejar
10 - Ajustar as molas
A minha Fender é presa por 5 molas com a ponte "colada" ao corpo e a outra é hardtail... #chupa heuehuehuheuheuhe

#metido, kkkkkk

130ever
Veterano
# dez/13
· votar

Will Bejar

2 - Folgar o tensor
Este apoio é funcional dependendo da pressão que o tensor estiver exercendo.
Se você usar um calibre .012", por exemplo, ele não vai segurar o tensor mesmo, pois será muito força que ele estará exercendo.

3 - Limpar a escala
Se fosse conseguir tirar toda a sujeira que fica entre o traste e a escala, aquele que faz uma "rampa", tudo bem! =)

10 - Ajustar as molas
Hardtail é aquela que não tem tremolo!?

11 - Ajustar o tensor
Como um carinha disse ai em cima, se o braço e o tensor forem de qualidade, e vocÊ não trocar o calibre de corda, o ajuste só se fará preciso uma vez durante muitos anos..

12 - Altura das cordas

Já li todos aquelas sugestões de regulagem da fender, e testei todas! Atualmente o que me faz feliz é a regulagem que postei aqui.

Muito obrigado pelo Feedback!!

130ever
Veterano
# dez/13
· votar

Jube

Vou ser sincero, a primeira vez que mexi num tensor foi depois de ter visto uns 10 tutorias em português (e mais 10 gringos rs)
Mexi já com dinheiro no bolso para comprar um braço novo, se desse errado
No final das contas deu tudo certo! =D
Minha guitarra ficou anos luz hehe

Thejapamuri
Veterano
# dez/13
· votar

130ever
Também fiz isso, mas, a diferença é que eu não tinha e não tenho grana pra braço ou guitarra nova... Fui na coragem fazer isso mesmo e depois que fiz, eu falei pra um amigo meu e ele disse que eu tava doido que podia quebrar e tals...

Will Bejar
A minha só tem 3 molas (as que vieram) e com todos os parafusos apertados, não deixo folga, afinal, não uso a alavanca (não que eu não goste, eu curto, mas a afinação também...)

Eu sempre tento deixar minha guitarra limpa, tanto que toda semana (1x na semana) eu pego e passo um pouco de lustramovel na parte de trás do braço e no corpo da guitarra e também passo flanela na guitarra e no encordoamento (são duas flanelas, uma branca para o encordoamento e outra laranja para o braço e o corpo).

Will Bejar
Veterano
# jan/14
· votar

130ever
Se você usar um calibre .012", por exemplo, ele não vai segurar o tensor mesmo, pois será muito força que ele estará exercendo.
Ah, sim... aí é verdade.

Se fosse conseguir tirar toda a sujeira que fica entre o traste e a escala, aquele que faz uma "rampa", tudo bem! =)
As minhas nunca fizeram isso. Mas ainda acho que a limpeza a cada "tocada" ajuda a reduzir muito essa meleca que fica no vãozinho.

Hardtail é aquela que não tem tremolo!?
Essa mesma!!! Adoro!!!

se o braço e o tensor forem de qualidade, e vocÊ não trocar o calibre de corda, o ajuste só se fará preciso uma vez durante muitos anos..
Trocando o calibre já tem que mexer, não tem jeito. Mas, arrumou uma vez, pode ir na boa com aquele suporte (ou outro improvisado).

Já li todos aquelas sugestões de regulagem da fender, e testei todas! Atualmente o que me faz feliz é a regulagem que postei aqui.
Várias guitarras que regulei ficaram mais ou menos como vc falou, com 2mm na mais grave e 1,5mm na mais aguda. A sugestão da Fender é somente uma sugestão e é boa pra referência!!! A minha Fender tá igual vc postou aí, a hardtail tá mais acompanhando a escala!

Jube
#metido, kkkkkk
heuheuheuheuue

Thejapamuri
A minha só tem 3 molas (as que vieram)
A minha tava assim, aí quando troquei a ponte por uma melhor, usei as 3 novas e mais duas das antigas. E coloquei a quarta mola numa outra guitarra que tinha aqui... hueheuhueheu

não deixo folga, afinal, não uso a alavanca (não que eu não goste, eu curto, mas a afinação também...)
Não vale a pena colocar mais molas não???

130ever
Veterano
# jan/14
· votar

Will Bejar

Então esta Hardtail deve te dar bastante sustain hehe

Will Bejar
Veterano
# jan/14
· votar

130ever
Pacaraio, mano!!! Acho MUITO MASSA essa guitarra... heuheuheuheue