Coisa n.5 (Moacir Santos) - makumbator

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# dez/13 · Editado por: makumbator


Aqui minha versão para a “Coisa n.5”, composta por Moacir Santos e Mario Telles, em arranjo do próprio Moacir Santos. Essa música faz parte da coleção Coisas, que foi um álbum gravado e lançado em 1965, com 10 “Coisas”. Cada uma delas é uma pequena peça (em variadas instrumentações, apesar de ter uma base onipresente de metais e contrabaixo em praticamente todas elas).

A intenção de um nome mais abstrato como “Coisas” me parece um esforço do autor em retirar quaisquer interpretações que um nome mais específico poderia dar, e com isso direcionar toda a atenção para a música propriamente dita (e apenas para ela), sem significados ocultos. É música pela música.

Para quem não conhece, Moacir Santos (1926-2006) foi um dos grandes compositores e arranjadores da música brasileira, e além de ter tido bastante sucesso coordenando os arranjos e direção musical na rádio Nacional(em seu auge) e na antiga TV Record (em que ele dirigia a orquestra da casa), criava trilhas para peças e filmes nacionais e tocava em vários grupos e orquestras.

Foi assistente de Hans Joachim Koellreuter, e parceiro de Vinícius de Moraes. Foi professor de Paulo Moura, Baden Powell, João Donato, Menescal, entre outras feras. Tocava vários instrumentos e era virtuose em alguns (como o clarinete e sax).

Em 1967 migrou para Pasadena, na Califórnia (aonde ficou até morrer), e se tornou um grande arranjador de cinema americano. Integrou a equipe de Henry Mancini, e Lalo Schifrin (ele por exemplo participou da criação da trilha de “Missão impossível”), além de assinar ele mesmo trilhas para vários filmes e séries.

Tem 2 álbums seminais na música instrumental brasileira: “Coisas” (1965) e “The Maestro” (1972), esse último já gravado nos EUA, e que concorreu ao Grammy.

Gravei o Contrabaixo acústico e a guitarra. sopros são do Vienna special edition e caixa é uma mistura do timbre de peças do Halion Sonic e do GPO. Congas e cowbell são do Addictive drums (percussion). Tem reverb do vienna instruments nos sopros e de convolução nativo do Cubase nos demais.

Aqui o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=a31BKXyfHJI


MP3 da minha versão:
http://app.box.com/s/vlpsi3lav9pgfnzc1h2d

Para quem quiser tocar junto há partitura e partes completas logo abaixo (PDF):
http://app.box.com/s/0n3frvq5tfe2j25dtpni

MP3 Versão sem guitarra:
http://app.box.com/s/zbhe4gavizcionoa489v

MP3 Versão sem contrabaixo:
http://app.box.com/s/nw1q6dzqje1uuf65te8a

MP3 Versão sem guitarra e sem contrabaixo:
http://app.box.com/s/qj884olweveit0upuowb


É isso aí!

JotaEmidio
Veterano
# dez/13
· votar


makumbator

Ficou ótimo cara, seus sons são sempre de qualidade. Só conhecia a Coisa Nº 2, vou procurar escutar as outras faixas.

makumbator
Moderador
# dez/13
· votar


JotaEmidio

Valeu cara! Todas as peças dessa coleção são muito legais, minhas preferidas são a 1, 2 e 5. Pretendo gravar a número 2 e 9, e talvez a 4 mais a frente.

Luis A.
Membro Novato
# dez/13
· votar


makumbator

Muito bacana cara, eu geralmente gosto de interpretações com um pouco de improviso, e vcs foram bastante fieis ao original. Mas deixando de lado essa questão de gosto pessoal, vocês estão de parabéns, muito bom!!!!

De Ros
Veterano
# dez/13
· votar


makumbator

Excelente!!! Tudo com um baita som, a edição de imagens tri bonita! Parabéns para "vocês", como disse o colega acima, uhauhauhauhauha!!!

ogner
Veterano
# dez/13
· votar


makumbator
Arrebentou!!!!!! Moacir Santos é bom demais!! Demais!!!

\o/

MMI
Veterano
# dez/13
· votar


makumbator

Muito legal. Gostei do som do baixo, ficou ótimo!

Parabéns, general!

makumbator
Moderador
# dez/13
· votar


Luis A.
Muito bacana cara, eu geralmente gosto de interpretações com um pouco de improviso, e vcs foram bastante fieis ao original. Mas deixando de lado essa questão de gosto pessoal, vocês estão de parabéns, muito bom!!!!

Eu agradeço! Mas não são "vocês", eu sou apenas uma pessoa...hehhehe! Eu gosto tanto da versão original dessa peça que não vi necessidade em mudar nada (que no meu gosto seria mudar apenas por mudar).

De Ros
Excelente!!! Tudo com um baita som, a edição de imagens tri bonita! Parabéns para "vocês", como disse o colega acima, uhauhauhauhauha!!!

Hhashsa! Valeu mestre! Agradeço demais sua presença!

ogner
Arrebentou!!!!!! Moacir Santos é bom demais!! Demais!!!

Valeu! Ele era realmente foda! Estou gravando a n.9, que tem mais espaço à improvisação e na número 2 a guitarra tem bastante proeminência (ao contrário dessa Coisa n.5, em que ela está mais para engordar e enriquecer o timbre final).


MMI
Muito legal. Gostei do som do baixo, ficou ótimo!

Parabéns, general!


Valeu doutor! Sei que esse tipo de som realmente é algo que você gosta.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# dez/13
· votar


makumbator

Muito bom, makumba!
Além da ótima escolha da música, que eu gostei bastante, essa ainda teve a dificuldade dos instrumentos virtuais estarem bem na cara, fazendo os solos da música, e ainda assim soaram naturais. Deve ter dado um trabalhão pra programar assim.

Além disso, vocês mandaram muito bem na execução e timbragem dos instrumentos (o ótimo timbre do baixo é digno de nota), parabéns aos dois, ótima colaboração.

ps: Maneiro como você fica dançante quando toca o contrabaixo.

André Bueno
Membro
# dez/13
· votar


Mt bom cara!! Mt bom mesmo!!

carlcarl
Veterano
# dez/13 · Editado por: carlcarl
· votar


makumbator
como sempre,maravilhoso!!!parabens!!! e aproveito para desejar um feliz natal pra voce e a todos.
sou fan de carteirinha do trabalho do Moacir Santos.
pra colocar um pouco mais de informação para os que não conheceram a obra do mestre.
este tema foi regravado pelo proprio com letra e foi chamado de "Nanã" e tem um disco(que na época era disco mesmo)gravado se não me engano em 1975 chamado "Carnival of the Spirits"
fez alguns arranjos no disco "luz" do Djavan.gravado nos estados unidos na musica "capim" no meio da musica na intervenção dos metais o Moacir sussurra umas duas vezes (Djavan,Djavan)
valeu
abç
Carl

Slash_1989
Veterano
# dez/13
· votar


makumbator
Ficou muito bom!!! Gostoso de ouvir! Parabens!

makumbator
Moderador
# dez/13 · Editado por: makumbator
· votar


Die Kunst der Fuge

Muito obrigado amigo! Realmente quando os VSTis estão "na cara" é muito mais difícil ficar real. Claro que mesmo com toda a edição ainda não é 100%, mas já ajuda bastante!

Além disso, vocês mandaram muito bem na execução e timbragem dos instrumentos (o ótimo timbre do baixo é digno de nota)

É, eu mudei um pouco do meu habitual na captação dele (alterei a posição do mic) e passei a usar mais compressão de hardware no sinal de linha do captador (já antes de entrar no computador). Isso a meu ver alterou o timbre do baixo para melhor. Também mudei um pouco o balanço entre o sinal do mic e do captador, para ter um som diferente.

parabéns aos dois, ótima colaboração.

Os dois agradecem! Hhashsah!

Maneiro como você fica dançante quando toca o contrabaixo.

É verdade! Na guitarra eu fico igual a um zumbi, mas no baixo me solto mais. Isso porque você ainda não viu minha versão do Outono Portenho do Piazzolla. Nesse vídeo eu danço ainda mais!!Heheh!

André Bueno

Agradeço o comentário!

carlcarl

Valeu companheiro!

este tema foi regravado pelo proprio com letra e foi chamado de "Nanã" e tem um disco(que na época era disco mesmo)gravado se não me engano em 1975 chamado "Carnival of the Spirits"

Sim, é verdade! E para quem tiver curiosidade mas nunca ouviu quase nada do Moacir Santos, uma dica é o álbum duplo "Ouro negro" (2001) que foi um apanhado da obra do mestre, em novas (e ótimas) versões (mas sob a orientação e consulta do próprio autor). O time de músicos que participa dessa gravação é realmente de primeira.

http://cliquemusic.uol.com.br/discos/ver/ouro-negro

Slash_1989

Valeu cara! Fico feliz que você tenha gostado!

Floydniaco
Veterano
# dez/13
· votar


makumbator

Trabalho de 1ª classe, como sempre !

É um prazer assistir seus vídeos cara !

Abraços e Boas Festas !

makumbator
Moderador
# dez/13
· votar


Floydniaco

Agradeço os elogios!

Abraços e Boas Festas !

A você (e toda a galera do FCC) também! Valeu!

clebergf
Veterano
# dez/13
· votar


makumbator

Lindo como sempre Marcos...tava na fila aqui para ver, valeu por lembrar... :D

Essa mixagem ficou animal...os instrumentos ficaram mto reais cara., mto bem feito msm!!!

Parabéns!!

P.S.: por curiosidade apenas....qtas horas você gasta em um projeto desse?

Arimoxinga
Veterano
# dez/13
· votar


makumbator

super confortável de se ouvir gostei muito da música! e muito bem executado como sempre!
Cada tópico uma aula! =D

parabéns!

makumbator
Moderador
# dez/13
· votar


clebergf

Legal que você curtiu! Agradeço!

P.S.: por curiosidade apenas....qtas horas você gasta em um projeto desse?

Ah, eu não saberia precisar, mas realmente levo muito tempo editando (mas gosto de fazer isso, não é um suplício como muita gente encara essa parte). Em geral levo MUITO mais tempo editando midi que na gravação das partes "reais".

Mas estudo bastante o que fazer antes mesmo de começar a passar os instrumentos reais e escrever o arranjo, e já penso como quero que saia (claro que nem sempre se consegue chegar no objetivo final, mas é um norte para a música).


Arimoxinga

Muito obrigado cara! E como sempre disponibilizo o material para quem quiser praticar e tocar junto (ou mesmo só estudar o que o autor pensou).

overlappingcircles
Veterano
# dez/13
· votar


makumbator
como sempre mostrando como se faz :) Neste caso a musica em si não me agradou por ai além, mas o trampo que vc fez em cima dela sim. Excelente orquestração e como o Die Kunst falou não é fácil fazer esses vstis soarem tão realistas. Meus sinceros parabéns!!!

clebergf
Veterano
# dez/13
· votar


makumbator

Imaginei que vc não teria...dá um trabalho imenso msm, mas o resultado final recompensa demais...

Jabijirous
Veterano
# dez/13
· votar


Como sempre...

Fenomenal

makumbator
Moderador
# dez/13
· votar


overlappingcircles

Agradeço o comentário, e compreendo completamente que é possível não gostar da música e reconhecer o trabalho por trás da mesma. E vamos fazer aquela colaboração juntos!

clebergf

Pois é, como o trabalho nessas peças é muito picado, fica difícil saber quanto tempo foi gasto, mas independente disso, foi prazeroso editar essas coisas em mínimos detalhes. Sou meio viciado nisso...hehhe!


Jabijirous

E aí doutor tudo bem? Muito obrigado por assistir e comentar! Valeu!

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# dez/13
· votar


Sensacional!!

makumbator
Moderador
# jan/14
· votar


brunoepronto

Opa Bruno! Quase não vi esse seu comentário. Muito obrigado! Fico feliz em receber elogios de um músico que admiro.

Valeu!

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


Muito bom, curti o sintetizador na guitar...

makumbator
Moderador
# jan/14 · Editado por: makumbator
· votar


Ancient_CTHULU

Muito bom, curti o sintetizador na guitar...

Não sei de que sintetizador na guitarra você se refere, mas agradeço mesmo assim!

:)

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


Nossa, é verdade, viajei demais kkkkkkkkkkkkkk, mas tá muito bom de qlq forma...

makumbator
Moderador
# jan/14
· votar


Ancient_CTHULU

hsahash! Tá tranquilo!

Adler3x3
Veterano
# jan/14
· votar


Puxa não tinha visto antes.

Bem legal estas coisas.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/14
· votar


makumbator
Não sei de que sintetizador na guitarra você se refere

É porque você tocou o baixo. Pergunta pro que tocou a guitarra que ele vai saber te informar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Coisa n.5 (Moacir Santos) - makumbator