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Shafik Membro |
# dez/13 · Editado por: Shafik
Bom dia! Gostaria que fazer uma pergunta aos mais experientes do fórum: Existe alguma lógica para conclusão de motivos, tipo a pergunta e a resposta!? Tipo, supondo que eu esteja com a intenção de desenvolver um improviso em E (mi), qual (quais) a nota (s) que quando eu repousar no final de uma idéia ou fraseado iria me soar como uma pergunta!? E qual seria a nota que eu deveria repousar para dar a impressão de ter concluído (respondido) ao final da idéia ou fraseado seguinte!? Tudo isso pensando na tonalidade de E (mi) pq dai eu tenho uma noção pra transcrever para outras tonalidades e tento encontrar uma logica nisso pra eu poder entender... vlw!
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Lelo Mig Membro
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# dez/13 · Editado por: Lelo Mig
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Shafik
Aqui, quem vos escreve, é um autodidata.... então, até que os mestres apareçam para me corrigir, deixo minha opinião, baseada na experiência pessoal.
Não existe uma regra fixa para a "intenção de perguntas e respostas". Isso depende muito do desenvolvimento e da direção melódia produzida.
Basicamente, usar o sistema Up & Down (uma frase sobe outra desce), com as terças, quintas, sétimas e principalmente as oitavas, acentuando determinados "pontos melódicos", é o que mais produz esse efeito.
O famoso duelo de banjos é uma das mais significativas expressões populares dessa técnica/intenção e é quase todo estruturado em oitavas e acentuação de notas distintas:
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AllanGouveia Membro |
# dez/13
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Shafik Gostaria que fazer uma pergunta aos mais experientes do fórum
Infelizmente também sou membro novato...
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LeandroP Moderador |
# dez/13
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Shafik
Também não conheço uma "regra" para pergunta e resposta. Falando de uma forma bem grosseira, eu faço o repouso em outro grau da tríade, diferente da pergunta. Por exemplo, se a pergunta finaliza na 3a, eu repouso na 5a quando for a resposta. Mas nem penso muito nisso, porque ao estudar "motivos melódicos" isso acaba se tornando intuitivo, e deixo me guiar pelo som. Só depois vou ver em que grau repousei. As vezes nem precisa mudar só pelo fato de ser resposta, ou pode responder numa oitava. Enfim, aí acho que vale mesmo a criatividade.
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Hammer Veterano |
# dez/13
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Bom na minha pequena experiencia como o Leandro disse, normamelte sinto que a tonica, terça e quinta dão sensação de finalidade, já a 4º e 6º ficam em um meio termo e o 7º sensível (também chamado nota de passagem) que pede uma complementação, sensação de pergunta acredito eu. aqui da pra ter uma ideia +- http://pt.wikipedia.org/wiki/Tonalidade
Abs.
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LeandroP Moderador |
# dez/13 · Editado por: LeandroP
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Escrevi há quase 10 anos um tópico sobre o assunto. Mas o pessoal não usa a busca, e aí a gente perde a "motivação" pra escrever mais... Em todo caso, ele ainda está aberto:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/44993/
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AllanGouveia Membro |
# dez/13
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Galera, sei que a pergunta é para os mais experientes, mas vou deixar uma coisa que raramente faço, mas já alguns músico fazendo e respondem legal...
Principalmente para quem é mais virtuoso, veloz (não é muito a minha praia), uma coisa boa para fazer o efeito de pegunta e resposta, é Fazer o mesmo lick em oitavas bem diferentes...
Ex: Faz um link no início do braço da guitarra e o mesmo link na segunda oitava da guitarra!! Isso da impressão de duas vozes... uma grave e uma mais aguda... Soa bem como um dialogo...
Abç. espero ter contribuído...
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