Principais Características "Guitarristicamente" do Pink Floyd?

    Autor Mensagem
    Tchaikovsky
    Membro Novato
    # nov/13 · Editado por: Tchaikovsky


    Eu mesmo não intendo muito (a parte técnica das músicas, pois a banda é muito boa) por isso gostaria de saber.



    Hammer
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    www.gilmourish.com/‎

    site com tudo do gilmour... abs.

    Tchaikovsky
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Site ta em manutenção eu nem existe?

    "Not Found

    The requested URL /‎ was not found on this server."

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Tchaikovsky

    Só existe UMA característica, e ela se chama David Gilmour.

    Um guitarrista tecnicamente mediano, muito CULTO, profundamente conhecedor de guitarras e equipamentos, conhecedor de blues e bluesmans, apaixonado por história da guitarra, com excelente bom gosto e soberba criatividade.

    Para entender a guitarra do Pink Floyd, você precisa entender David Gilmour.

    Ler sua história, sua vida, sua formação, o cenário da Inglaterra pós guerra, sua infância e adolescência, a geração dos 60´s, o porque e qual a influência do Pink Floyd nesse cenário dos anos 60.

    Tudo isso, antes de começar a tocar ou estudar David Gilmour na guitarra.

    Adicione a tudo isso a influência de um "start criativo" chamado Syd Barret!


    Não há música ou músico de qualidade sem estofo intelectual!


    Obs: Aqui o site tá normal...

    http://www.gilmourish.com/

    Led Zé
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Tchaikovsky
    Cara, posso citar como características:
    solos melódicos
    Uso extensivo mas criativo da penta
    pausas
    timbres carregados de ambiência
    nada muito distorcido ( até fuzz usa-se com parcimônia)
    slide/lap steel
    bends na pinta

    e tem muito mais coisa, Isso é só uma pincelada superficial. Se formos adentrar amps e efeitos vamos ver que existem caras que passa a vida inteira estudando os timbres do Gilmour e cada fase teve um amp, um pedalboard, uma guitarra, etc

    vinibassplayer
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    não posso dar palpite, pois floyd não é mto minha praia.. mas respeito a importancia da turma!!

    Delson
    Veterano
    # nov/13 · Editado por: Delson
    · votar


    Tchaikovsky
    Eu mesmo não intendo muito
    Não se preocupe, nem mesmo Gilmour entendia... (Edit: Não quero dizer que ele morreu, pelo menos até agora não. Quis dizer que ele foi entender de teoria depois de velho)

    Lelo Mig
    Só existe UMA característica, e ela se chama David Gilmour.
    Isso resume tudo. +1

    Tchaikovsky
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Lelo Mig

    Abriu o site agora, muito bom, mas tenho uma dúvida: Tem um modo de traduzir o site sem ser com o tradutor do google pois não é 100 % confiável kk.

    Tchaikovsky
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Gilmour usa a chave da guitarra no ultimo (Acho que na 5ª posição) ? Eu quando uso (para solar é quase sempre kk, fica um som muito louco) parece bastante (quase nada) com o som dele.

    boblau
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    David Gilmour é um caso à parte "guitarristicamente" falando para mim.

    E não só para mim, também para o pessoal da Fender que construiu uma guitarra baseada na "Black Strat" e que além de ser uma das mais caras Custom shop da Fender, é indicada por eles da Fender como uma das melhores guitarras que a Fender já produziu.

    Eu tenho uma e ela tem uma característica que eu ainda não entendi, assim como alguns guitarristas bem feras que tocaram com ela: ela tem um braço com 7,25" de raio e vc consegue fazer um bend de dois tons e meio sem mutar e com uma ação muito baixa. Bends de dois tons e meio são muito característicos dos solos do Gilmour.

    Outra característica da guitarra são os captadores com ganho baixo e um timbre muito característico de Fender, porém com uma personalidade bem diferente. Quando a gente pluga esta guitarra no ampli, as pessoas que não são músicos dão um sorriso.

    É "algo" diferente, assim como os solos e riffs do Gilmour. As pessoas simplesmente se lembram, sem nem saber o que estão escutando. Ponha sua avó para escutar o riff de "Shine On Your Crazy Diamond" e fique olhando para a cara dela.

    Se eu fosse comparar os guitarristas com os personagens de um circo, com certeza o Gilmour seria o mágico. Usa da inteligência, dos efeitos, da elegância, do ambiente para enganar nossos sentidos e nos fazer rir, desde a mais tenra criança, até o mais experiente idoso. Para isso ele não precisa ser rápido, fritador, hi gain, etc. Só uma Fender, ligada em um ampli Fender, alguns reverb e delays e a mágica.

    boblau
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Tchaikovsky

    Quanto a ele usar a chave na 5 a posição, não é necessariamente assim. A guitarra dele, a Black Strat tem um micro switch que permite algumas combinações a mais que uma fender normal. Normalmente uma Fender permite ligar:

    Braço
    Braço / Meio
    Meio
    Meio/Ponte
    Ponte

    Com o micro na posição Meio/Ponte fica Braço/Meio/Ponte e na posição Ponte fica Ponte/Braço.

    Com os três captadores ligados ela fica com um som bem magrinho, sem muitos médios, lembra um pouco uma telecaster.

    Exagere nos reverbs e no clean do ampli, coloque uma dobrinha no Delay e toque relaxado, com calma e escutando as palhetadas.

    chenriquea
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Lelo Mig
    Concordo em número, genero e grau, inclusive com a questão do Syd.
    E vou mais além, sem o Gilmour, os Pink Floyd não teriam a obra que tem e como foi construída.
    Basta ouvir a música GNOME do primeiro album, ainda sem o Gilmour.
    Após sua entrada a banda ganha uma qualidade sonora.

    Enfim, PF era muita gente boa junta, mas Gilmour e Roger se destacaram e elevaram a banda ao patamar que chegou, para mim, o mais alto.

    elchapa
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Nossos colegas resumiram o Guilmour com maestria! Para mim tambem é a peca mais importante do floyd.

    Mas eu ressalto tambem a IMENSA importancia do Richard Rigth. O tecladista do floyd trouxe para a banda o toque de jazz nas harmonias da musica. Harmonias tristes e melodicas davam a cereja do bolo em todas as musicas do floyd.

    Assim como o Roger, que, embora vc nao perceba muito sua participacao nas musicas, era o cabeça chave da banda nos bastidores. Ele conseguia reunir com maestria todas as qualidades dos integrantes do floyd


    Ou seja...a uniao do floyd era o ponto mais importante. Todos os integrantes juntos formavam, para mim, a melhor banda de todos os tempos. Isso eh facilmente visto com os trabalhos do Floyd pos-separaçao. Sao sons bem mais ou menos mesmo. Enquanto eles eram unidos como bandA, ngm na minha opiniao conseguiu ser mais criativo!!

    jprpfera
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    O Bend certeiro..

    raphael.rui
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    o Gilmour e um genio, na minha opiniao a principal figura do Pink Floyd. a forma como ele usa as pentas sao surreais, praticamente 98% dos solos sao feitos em cima de pentas, e jamais soam repetitivos. cada um tem um feeling diferente, e muito feeling diga-se de passagem.

    Gilmour, junto com Mark Knopfler sao minhas principais influencias pra guitarra.

    Tchaikovsky
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    boblau

    Vou procurar saber mais dessa guitarra, o que você falou sobre ele me deixou com curiosidade. Um amigo meu falou que o Gilmour tem um livro sobre ela relacionado a perca dela, isso é verídico?

    Então essa guitarra é do C@#@#$, permite até combinações... fascinante kk.

    elchapa

    Realmente, os teclados em si do PF tinha uma sonoridade que eu não tinha chegado a ouvir em outras bandas, talvez em outras bandas de prog rock, tipo Yes.


    O Bend certeiro..

    Realmente kk.

    raphael.rui

    Verdade, eu tentando pegar um solo de ouvido percebi que ele não usa a mesma penta muitas vezes, ele muda ou encontra outros meios de utiliza-las , acho isso genial até porque eu mesmo não consigo realizar essa fato kk.

    Sobre o Mark Knopfler vocês sugere um álbum? Vi que ele é do Dire Straits... sugere um outro álbum?

    raphael.rui
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Tchaikovsky

    Mark Knopfler é a alma do dire straits, os primeiros albuns sao mais recheados de solos e frases, communique, dire straits, love over gold, o épico brothers in arms. mas o MK mostra mesmo o que sabe ao vivo, procura os albuns ao vivo, Live At BBC, On The Night (é da turne on every street, ultimo album feito pela banda) e o mais epico de todos, ALCHEMY LIVE, esse ultimo dispensa qualquer tipo de comentario. vale muito a pena ouvir.

    Tchaikovsky
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    raphael.rui

    Valeu cara, vou ouvir tudo e mais um pouco kk.

    Tchaikovsky
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Alguém tem alguma VST ou algum programa que simule algum sintetizador ou algo parecido com a música Shine On Your Crazy Diamond do Pink Floyd? Gostaria para gravar bases e eu poder improvisar em cima delas.

    boblau
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Eu tenho o livro que vem junto com a guitarra. Faz parte do show...

    No livro aparece a história desta guitarra, de como ela foi modificada, onde foi comprada e detalhes do instrumento.

    Lá é contada a história de que ela foi emprestada pelo Gilmour ao Hard Rock Café por 11 anos e quando ele pediu de volta, ela estava toda detonada. A Black Strat é usada até hoje pelo Gilmour.

    Tchaikovsky
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    boblau

    Tem para comprar esse livro? Ou tem que compra lo com o brinde (a Fender Black Strat)

    raphael.rui
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    boblau

    ela tinha sido "aposentada" pelo gilmour por um tempo, nessa epoca que ele a emprestou ao hard rock café.
    se me lembro bem, ele tinha feito uma modificação nela, acho que trocou o tipo de ponte e disse ter matado o timbre da guitarra. o hard rock café ao pedir emprestado se comprometeu a deixar a guitarra em otimo estado e devolve-la assim que ele pedisse emprestado, mas nao foi bem assim kkkkk, quando ele pegou de volta ela estava toda detonada, passou por um processo de "restauração" e está ativa ate hoje, é a guitarra mais mitica do gilmour.

    me confirme se é isso ai mesmo kkk

    boblau
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Tchaikovsky

    É este aqui:

    http://www.amazon.com/Pink-Floyd-History-Gilmours-Stratocaster/dp/1423 445597

    raphael.rui

    A história contada no livro é bem esta mesmo. Os caras do Hard Rock deixaram a guita à mostra sem nenhuma proteção. Levaram os knobs, parafusos, riscaram.... Tudo doido...

    guitarluiz
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Gilmour = gerador de combinações perfeitas da escala pentatônica.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Principais Características "Guitarristicamente" do Pink Floyd?