Fender mexico com floyd - Erro de projeto ou corte de gastos ?

    Autor Mensagem
    NEWHERO
    Veterano
    # out/13


    Então galera, estou com uma dúvida enorme quanto ao projeto da fender mexicana com floyd rose. Alguém poderia me esclarecer como que uma guitarra que está anunciada no site oficial da fender com o braço de raio 9,5 pode usar uma ponte floyd rose special de raio 12?

    Já confirmei com meu luthier e com o bertola que um braço 9,5 não casa com ponte de 12.

    Gostaria de saber quem possui essa guitarra para me dizer a altura das cordas. um braço 9,5 pra não trastejar com uma ponte de raio 12 precisa deixar as cordas muito altas.

    Aguardo respostas... tenho interesse em adquirir uma , mas se o esquema realmente foi esse aí, acho que olharei outra guitarra.

    Nefelibata
    Veterano
    # out/13
    · votar


    NEWHERO

    Cara, primeiro de tudo fala certinho q modelo é esse de fender. Certeza q a ponte é raio 12'? Pq pro mesmo nome de produto e modelo, pode haver medidas diferentes.

    Segundo, nunca vi floyd rose com raio menor q 12. Por uma coisa mto simples: Floyd normalmente é coisa de guitarra shredder. E guitarra shredder costuma ter raio 12 a 16. Predominando as com 14, como as Ibanez em geral. Ainda, muitas tem raio composto começando por 12 até 16 no fim da escala.

    Por conta disso as pontes floyds em sua grande maioria tem raio 12.

    Abraço

    NEWHERO
    Veterano
    # out/13
    · votar


    http://www.fender.com/en-BR/guitars/stratocaster/blacktop-strat-hh-flo yd-rose-rosewood-fingerboard-black/

    http://www.fender.com/en-BR/guitars/stratocaster/standard-strat-hss-wi th-locking-tremolo-rosewood-fingerboard-lake-placid-blue-no-bag/

    http://www.fender.com/en-BR/guitars/stratocaster/standard-stratocaster -plus-top-with-locking-tremolo-maple-fingerboard-aged-cherry-burst/

    Drinho
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    NEWHERO

    sim é isso mesmo......

    todas as fender são guitarras de escala bastante curvada.....

    7,25, 9,5

    os instrumentos da fender que possuem a escala mais plana seriam a fender deluxe que possuem o compound radius, que eles chamam de cone ou raio composto aqui e a strato do srv que é 12......

    só que falar que é um erro de projeto é complicado se tratando da fender, tipo é um erro de projeto, só que não (como gostam de falar por aí).....
    A fender não respeita projetos, ela só respeita os projetos dela e o mundo que se dane.....

    Eddie Van Halen usava uma fender 57 que possui o raio de 7,25 com uma floyd rose.....

    nesse caso você seria obrigado a usar as cordas de maneira alta, a floyd rose na fender é dada apenas como um opcional, ou um agrado, eu sinceramente nem entendo porque eles colocam isso na guitarra, isso não faz parte da concepção desta guitarra, essa guitarra inclusive nem deve vender muito....
    Até porque, não há back box na fender, então você só poderia alavancar pra frente, um tremolo convencional de qualidade e boas tarraxas fazem isso sem dar dor de cabeça.....

    Dave Murray e Adrian Smith do Iron Maiden idem, usam guitarras estilo antigas (com curvatura forte) e com a floyd......

    mas definitivamente fender por mais moderna que seja é uma guitarra clássica ainda......

    Se a idéia é um instrumento de alta performance, por mais que me doa dizer isso, sem dúvida nenhuma o instrumento mais interessante é a Ibanez.....

    Se você notar na estrutura da Ibanez Prestige ou da J Custom que são as pontas, elas são projetadas para exatamente este tipo de uso, eles reforçam o braço com longarinas de madeira e tem não sei o que de titanio no meio para aguentar o tranco da alavanca, a escala é praticamente reta, pouca coisa curvada, os trastes são altos, possui HSH desligando e ligando bobinas no chaveamento, o tremolo é fabricado pela gotoh que atualmente tem sido até mais bem referenciado do que a propria schaller e a propria floyd rose, sendo que seu desenho é feito pela propria ibanez, com negócio circular, ai atrás da guitarra tem não sei o que que não deixa a ponte cair......

    O que fez a fender ser o que é e a gibson ser o que são é são as guitarras dos anos 50, som característico, personalidade........

    O que fez a ibanez ser o que é é isso que eu falei, aí que ela se diferenciou e conseguiu seu espaço entre os gigantes da guitarra....

    Então se sua idéia é ter uma guitarra com floyd rose, esqueça da fender, ela não foi feita pra isso......
    E o fato deles fazerem não quer dizer nada.....

    as guitarras do mercado que vão te viabilizar essa ideia....

    seriam as charvels, jackson adrian smith, suhr e anderson, ah tem algumas tagimas que são nessa onda também....

    todas essas possuem o projeto compatível com a sua idéia que seria cara de fender e alma de ibanez...

    ou voce pode muito bem ir num luthier e falar, olha amigo, eu quero apenas um chassi de fender, mas nós vamos mudar todo o projeto.....

    isso dá pra fazer

    inclusive graças a deus que existe o luthier.... pq nem sempre encontramos nas lojas o instrumento que vai atender....

    ou tem a ultima e mais absurda sugestão....

    compra essa fender, leva no luthier, pede pra trocar os trastes e já poe trastes bons pq os dessas dai não duram grandes coisas e na hora de nivelar a escala ja pede pro cara deixar ela reta....

    NEWHERO
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Não tem dúvida sobre o raio do braço e da ponte. o braço é 9.5 e a ponte 12.

    Nefelibata

    concordo com tudo q disse. mas isso não se aplica nessas guitarras. eu só quero entender como elas são feitas ... pq se for assim... as coisas centrais ficarão mais próximas do braço que as da ponta.

    NEWHERO
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Eddie Van Halen usava uma fender 57 que possui o raio de 7,25 com uma floyd rose.....
    Drinho

    eu sou muito fã de VH... tenho uma EVH wolfgang. desconheço dessa 57 q vc falou .. q eu saiba ele mesmo montou a guitarra dele e a floyd veio no início dos anos 80 e no primeiro cd VH1 ele usava uma fender com ponte tremolo. só foi adicionar a floyd posteriormente. ele modificava toda a guitarra e não duvido que o raio do braço tenha sido modificado também. (ele mesmo foi quem ajudou a desenvolver essa ponte)


    Até porque, não há back box na fender, então você só poderia alavancar pra frente, um tremolo convencional de qualidade e boas tarraxas fazem isso sem dar dor de cabeça.....

    A fender do primeiro link tem backbox sim. e alavancar como Eddie van halen não tem ponte convencional q segure afinação. e não ter backbox não é problema ... muitas guitarras são assim, inclusive todas do Eddie Van halen, algumas do George Lynch, Richie Sambora... Chavel San dimas não tem backbox, charvel so cal, kramer pacer, todas da linha EVH wolfgang.


    Então se sua idéia é ter uma guitarra com floyd rose, esqueça da fender, ela não foi feita pra isso......
    E o fato deles fazerem não quer dizer nada.....


    Sim, eu quero uma super strato, ja tive muitas ibanez, S, RG... A fender hj em dia pode até não fabricar muita guitarra com floyd. mas Strato com Floyd ainda é muito vendida sim. Charvel, Jackson, Kramer, EVH striped series.. é tudo strato com floyd. depende do estilo de cada um. Mas o objetivo do tópico é exatamente esse: é gambiarra ou não é?! Justamente por ser fã de VH, iron maiden, Dio, journey, def leppard..... que eu quero uma strato com floyd... as guitarras hoje em dia estão muito boas... mas é questão de gosto mesmo. eu particularmente gosto do som de strato.

    Drinho
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    NEWHERO

    blacktop

    putz nem conhecia essa guitarra pensei que voce tava falando dessa aqui.....

    http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.themusiczoo.com/imag es/11-25-11/10702_Standard_Stratocaster_HSS_FR_RW_Brown_Sunburst_MX111 70440_1.jpg&imgrefurl=http://www.themusiczoo.com/product/10702/Fender- Standard-HSS-Floyd-Rose-Stratocaster-Electric-Guitar-Brown-Sunburst/&h =1019&w=800&sz=316&tbnid=kNNLYJ235HWjcM:&tbnh=101&tbnw=79&zoom=1&usg=_ _wiaFz80BH_hpHsB8IKo8HR1OMrQ=&docid=9SVKZ6H9pda6aM&sa=X&ei=q5doUuu2DYm -0QWNoIGgCg&ved=0CE0Q9QEwBA

    .........

    é gambiarra ou não é?

    velho é o que eu te falei.....

    charvel, jackson e etc....
    são stratos com floyd mas são guitarras que são compativeis com a floyd....

    a fender não.....

    E a fender segue até hoje projetos de 300 anos de idade e ainda faz coisas que do ponto de vista técnico são absurdas....

    este é um exemplo, outro exemplo é guitarra com escala escalopada (modelo do malmsteen, que é a guitarra mais confortável pra mim, embora seu timbre não seja do meu agrado, mas adoro e uso escalope, só não aprendi a tocar que nem o malmsteen), mas converse com um luthier que tenha conhecimento e ele vai te jogar na lata que isso é um atentado á saúde do braço e ao som do instrumento, porque onde era pra ter madeira sobrou apenas ar, a fender enfia tensor por tras do braço até hoje, isso só é possível com tensor de ação simples, que tem ação limitada, ou seja, se por algum motivo seu braço curvar drasticamente o tensor que vem nela não tem alcance para corrigir, isso em 2013 é foda velho, a fender usa até hoje captadores que chiam.......

    tá tem o noiseless...

    e daí, desde quando o noiseless é best seller?


    mas não é gambiarra exatamente....

    é a filosofia dos caras e pra eles é certo usar floyd em uma guitarra com raio exagerado.....eles valorizam muito o passado deles e trazem isso até hoje, por isso que para conceitos de guitarra moderna como este que voce esta falando existem outros fabricantes que sao melhores opções.... e mesmo com uma cara meio fender, como as que voce citou mesmo, charvel e etc.....

    a fender é uma obra prima em termos de som....

    agora em termos de "maravilhas da engenharia moderna" a fender provavelmente é o fabricante mais tosco que tem do ponto de vista de 2013....

    e do fundo do coração, eu acho legal que seja assim....

    Fender e Gibson são aquilo lá, e eles são notoriamente conservadores...

    vira e mexe até aparece uma floyd, um split coil, um noiseless por lá... mas de maneira geral....

    Nosso instrumento é assim!

    Quem quer quer, quem não quer não quer.

    E mesmo pra quem não quer hoje em dia o mercado resolve....

    tem a prs, suhr, ibanez, jackson, anderson, washburn, charvel, fernandes, fuji gen e etc que fabricam instrumentos mais bem engenheirados respeitando padrões técnicos e físicos para os dias de hoje....

    Drinho
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    tenho uma EVH wolfgang

    poxa vida, parabéns velho, essa guitarra é chapada....

    desconheço dessa 57 q vc falou .. q eu saiba ele mesmo montou a guitarra dele

    exatamente, com partes de uma fender 57

    que é uma strato com um som maravilhoso, inclusive se não me engano nosso amigo ogner tem uma reedição fabricada no japão deste instrumento, e ele ate poderá atestar a qualidade, eu mesmo já experimentei a 57 americana e achei fantástica, um som de strato bastante grande, mas velho, ela tem um braço que parece um tronco, o traste é baixo e a escala é praticamente uma bola....

    não duvido que o raio do braço tenha sido modificado também

    só se foi isso....

    NEWHERO
    Veterano
    # out/13
    · votar


    dá uma olhada nessa blacktop.. curti demais demais... só esse lance dos raios que tá me deixando com dúvida.



    Drinho
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    NEWHERO

    velho, o raio nao esta impedindo o sujeito de tocar concorda?

    garanto que a corda não tá colada (e nem deve, pq o som vem mais pra fora com a corda um pouco mais alta) então é só levantar um pouco a corda e correr pro abraço....

    se você gostou dela compra, isso não vai te trazer problemas....

    só pelo amor de deus, se for imprescindível pra voce corda socada, não compre fender, pq elas não dão essa regulagem, vai pegar no traste....

    Drinho
    Veterano
    # out/13
    · votar


    http://www.music-man.com/instruments/guitars/axis-bfr.html

    a music man poe floyd em raio de 10

    na music man eu confio, esses caras sabem o que fazem....


    kkkkk

    nem encana com isso

    Nefelibata
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Drinho

    Vish, assino em baixo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fender mexico com floyd - Erro de projeto ou corte de gastos ?