Ajuda no equipamento certo

    Autor Mensagem
    Raphael5803
    Membro Novato
    # out/13


    Olá. Apesar de em vários tópicos já terem respostas assim(usei a busca), eu ainda não entendi muito bem. Comprei uma guitarra em Julho de 2012. Mas por motivos pessoais, parei em setembro de 2012. Desde setembro desse ano(2013), voltei a tocar. Só que em 2012, quando comprei, pensei que só passar a palheta já daria aquele som como o começo de Master of Puppets(Metallica) ou B.Y.O.B(System of a Down). Minhas dúvidas são:
    -Para esse som pesado, é necessário obrigatoriamente um Pedal de Distorção? Se sim, er...é meio estranho uma pergunta ridícula dessa mas..onde o encaixar?
    -A minha guitarra é uma Memphis MG-32 com captadores Single-coil. É necessário uma com captadores Humbucker para o som de Heavy Metal e outros gêneros do Rock? Aliás, seria melhor? Ajudaria mais? xD
    -Meu amplificador é um Shelter. Ele seria bom para Heavy Metal/Thrash Metal?
    -A afinação da minha guitarra é D. , B, G , D , A, E. Ela está bom para o som de Heavy Metal? Ou eu deveria mudar a primeira corda para o E?

    Obrigado. XD

    Tchaikovsky
    Membro Novato
    # out/13 · Editado por: Tchaikovsky
    · votar


    Raphael5803

    - Você pode usar o Amplitube 3 ou Guitar Rig enquanto não compra um pedal, recomendo se for para tocar só em casa, ou até mesmo em pequenos um lugar uma pedaleira se não tiver muiita grana para um pedal de cada efeito. recomendo a Digitech RP90, paguei 400 reais quando comprei na Teodoro Sampaio. O encaixe (se é isso que quer dizer é isso e a ligação é feita com cabos) : Guitarra -> Pedal -> Amplificador (ligue-o na tomada '-')

    - Não é necessário, mas sim recomendável. Se não der para mudar de guita ou captação, essa sua guita esta boa para tocar em casa. Em público até da.... mas não é recomendável....

    - Não sei muito sobre amplificadores, mas acho que a maioria é bem versátil, qualquer estilo se pode tocar em qualquer ampli. (posso estar errado) . Sabendo regula-lo da para tocar eu acho.

    - Cada música exige uma afinação, mas na maioria das músicas devem ser a Standard (E,B,G,D,A,E). Algumas ou na maioria das músicas com um som mais pesado eles Dropam a afinação. A vai da música.

    ___________________________________________________

    Não sei se o tópico vai durar, mas uma dica. Sobre a guita Pergunte Aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/214851/p470

    Sobre pedais Aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/84516/p5

    Sobre Ampli aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/267113/p60

    elchapa
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Fala man blz?? Deixa eu ver se posso te ajudar

    Raphael5803
    -Para esse som pesado, é necessário obrigatoriamente um Pedal de Distorção? Se sim, er...é meio estranho uma pergunta ridícula dessa mas..onde o encaixar?

    Sim, para um som pesado pedais de distorções se fazem necessários. Amplitube, GuitarRig quebram o galho, mas não são o ideal. O ideal é ter um pedal mesmo! Para "liga-los" basta conectar uma saida na guitarra e uma saida no amplificador e ligar o pedal na tomada, como bem avaliou o camarada Tchaikovsky.

    -A minha guitarra é uma Memphis MG-32 com captadores Single-coil. É necessário uma com captadores Humbucker para o som de Heavy Metal e outros gêneros do Rock? Aliás, seria melhor? Ajudaria mais? xD

    Necessário necessário não é. Andreas Kisser toca com uma Fender de Singles de vez em quando. Acontece que captadores Humbucker se dão muito melhor com distorções pesadonas. Definitivamente seria mais fácil de se equalizar!

    -Meu amplificador é um Shelter. Ele seria bom para Heavy Metal/Thrash Metal?

    Cara nesse ponto eu tenho que discordar do Tchaikovsky. Um amplificador de boa qualidade é a chave para um timbre bacana. A diferença entre amplificadores é gritante. Um Shelter que vc tem, por exemplo, não é um bom amplificador para Heavy Metal. É um amplificador mais voltado para o estudo, para treinar em casa. Mas para apresentações ao vivo e gravações não "aguenta o tranco" sabe?

    Amplificadores bons para Heavy Metal precisam ser valvulados, com caixas que suportam o alto ganhom com uma quantidade considerável de válvulas e bla bla bla. Mas isso é para apresentações.

    Para quem está aprendendo, o seu amplificador é muito mais que suficiente para ir treinando o ouvido para seus timbres!

    -A afinação da minha guitarra é D. , B, G , D , A, E. Ela está bom para o som de Heavy Metal? Ou eu deveria mudar a primeira corda para o E?


    Faço minhas as palavras do Tchaikovsky. Sei lá, a afinação que vc está usando eu costumo usar para tocar Delta Blues, nunca vi para metal. Sugiro a Standard mesmo!

    Abração man!!

    Grimc
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Grimc
    · votar


    Raphael5803
    -Para esse som pesado, é necessário obrigatoriamente um Pedal de Distorção? Se sim, er...é meio estranho uma pergunta ridícula dessa mas..onde o encaixar?

    É necessário um bom efeito de distorção. Pode ser de um pedal, de uma boa pedaleira, ou de um bom amplificador. Aliás, se você plugar um pedal de distorção nesse Shelter que você tem, não vai aproveitar muito do potencial do pedal, porque esse é um amplizinho pra estudo, bem simples e não tem um som muito bom. Uma pedaleira tipo a zoom g2, você tem a vantagem de poder usar até com fones de ouvido, ou mandar em linha, (direto pra uma mesa de som, no caso de uma apresentação), ou ligar no seu ampli, que ela vai soar legal. Além disso, ela tem vários efeitos legais pra você usar. Se você quer tirar um som legal e não quer gastar muito, recomendo que você vá de pedaleira.

    -A minha guitarra é uma Memphis MG-32 com captadores Single-coil. É necessário uma com captadores Humbucker para o som de Heavy Metal e outros gêneros do Rock? Aliás, seria melhor? Ajudaria mais? xD

    Humbuckers casam melhor com distorções pesadas, pois tem um som menos estridente, saída de ganho maior, e produzem muito menos ruído que os single coils. Entretanto, você pode tirar uma dist pesada legalzinha com singles, se você souber usar o tone da guitarra (experimente diminuir o Tone da guitarra com distorção, e você vai ter um som mais grave, melhor pra usar com essas distorções), e tiver um Noise Gate (um efeito que corta o ruído da guitarra, se você comprar uma pedaleira, como eu sugeri, já vai ter esse efeito)

    -Meu amplificador é um Shelter. Ele seria bom para Heavy Metal/Thrash Metal?

    Já respondi antes =P

    -A afinação da minha guitarra é D. , B, G , D , A, E. Ela está bom para o som de Heavy Metal? Ou eu deveria mudar a primeira corda para o E?

    A afinação depende da musica. As musicas do Iron, do Mettalica, etc, em sua maioria, são afinadas na afinação padrão mesmo, (E,B,G,D,A,E de baixo pra cima, óbvio). Algumas músicas de trash são afinadas em drop D (apenas a 6ª corda abaixada pra D), algumas musicas afinam toda a guitarra um tom abaixo do padrão. Isso depende da música. Recomendo que use a standard, que é usada na maioria das músicas.

    Raphael5803
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Obrigado pela ajuda de todos. E Tchaikovsky, eu coloquei tudo neste tópico, porque criar um tópico pra cada assunto seria um tipo de SPAM. Mas mesmo assim, obrigado pela ajuda dos três. XD

    JJJ
    Veterano
    # out/13 · Editado por: JJJ
    · votar


    Raphael5803

    -Para esse som pesado, é necessário obrigatoriamente um Pedal de Distorção? Se sim, er...é meio estranho uma pergunta ridícula dessa mas..onde o encaixar?

    Não necessariamente, mas as vezes é indispensável. A menos que seu ampli tenha um canal "sujo" (distorcido).
    O pedal é ligado à guitarra por um cabo P10 - P10 no INPUT. E no amplificador por um cabo semelhante, no OUTPUT.

    -A minha guitarra é uma Memphis MG-32 com captadores Single-coil. É necessário uma com captadores Humbucker para o som de Heavy Metal e outros gêneros do Rock? Aliás, seria melhor? Ajudaria mais? xD

    No seu nível atual, não se preocupe com isso.

    -Meu amplificador é um Shelter. Ele seria bom para Heavy Metal/Thrash Metal?

    Não sei o modelo, mas qualquer ampli dá pra, pelo menos, estudar...

    -A afinação da minha guitarra é D. , B, G , D , A, E. Ela está bom para o som de Heavy Metal? Ou eu deveria mudar a primeira corda para o E?

    Deixe as afinações alternativas para quando estiver mais "firme" na guitarra. Por enquanto, fique no padrão.

    Boa sorte!

    Tchaikovsky
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Cara nesse ponto eu tenho que discordar do Tchaikovsky.

    Sim, eu até disse que não conheço sobre ampli, timbres deles então.... Mas fiquei sabendo mais com sua explicação, muito bom. Ajudou o Raphael e eu ..'-'.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda no equipamento certo