[Ajuda/sujestões] Vicio pentatônico

Autor Mensagem
Deivity
Membro Novato
# out/13
· votar


Shafik

Cara, uma exercício que eu fiz que me ajudou muito foi um passado pelo Philippe Lobo e Patrick Blancos na vídeo-aula em que eles falam justamente sobre escala pentatônica menor e penta-blues. No vídeo eles chamam o exercício de "tiro ao alvo" se não me engano. Mas o vídeo por inteiro é muito bom, vale a pena estudar o conteúdo dele.

Link: http://www.youtube.com/watch?v=ek0phEKndbU

Outra dica: Na hora do improviso, não precisa começar a frase musical exatamente em cima do tempo. O contra-tempo também ajuda a sair do padrão "quadrado"do compasso.

rcorts
Veterano
# out/13 · Editado por: rcorts
· votar


Shafik
Se tiver alguma sugestão de exercício ...

Bom cara, de acordo com tudo que você disse me parece que você está mesmo é travando na rítmica, e só depois de matar essa "charada" você vai poder continuar "no caminho". Comece com treinamentos bem básicos mesmo, colocando uma pausa por compasso e subdividindo apenas um tempo do compasso. Outra dica é treinar um pouco o ritmo do reggae. Não sei se você já treinou, mas ele funfa basicamente nos contratempos, e é uma sacada legal. Assim ó:

1 e 2 e 3 e 4 e
V V V V

OBS.: as palhetadas (marcadas com um V) são para cima. Sugiro treinar num acorde de pestana, como Bm por exemplo.

Agora quanto a pausas, ex.:

1) pausa de semínima (1 nota por tempo):

1 2 3 4

V V P V

Acima o V indica o tempo em que você deve tocar, e P o tempo em que você conta mas não toca, ou seja, uma pausa. Nesse caso, todas as batidas devem soar 1 tempo completo e no tempo 3 além de não tocar abafe as cordas.

2) variação do exercício acima, mas com figura rítmica diferente em vez de pausa. No tempo 2, em vez de uma semínima usaremos uma mínima, que deve soar por 2 tempos em vez de apenas 1. Fica assim:


1 2 3 4

V V.........V

3) Treinamento em colcheias. Escolha qualquer nota aí na sua guitarra, por exemplo corda G solta. Em cada tempo você vai tocar 2 notas, exemplo:

1 e 2 e 3 e 4 e
↓ ↑ ↓ ↑ ↓ ↑ ↓ ↑

4) Treinamento em colcheias, mas agora com pausas. Vamos inserir algumas pausas, onde será indicado pelo X. Nestes tempos a nota não deve soar, ou seja, deve haver silêncio.

1 e 2 e 3 e 4 e
↓ ↑ X ↑ x ↑ ↓ x
_______________________

outra variação:

1 e 2 e 3 e 4 e
↓ x ↓ ↑ x ↑ ↓ ↓

E assim por diante. Tem um livro do Paul Hindemith, antigo, que eu usei uma vez pra treinar figuras rítmicas e pausas. Se eu conseguir encontrar escaneio algumas partes e te mando pra você estudar.

Abraço.

Shafik
Membro
# dez/13
· votar


https://www.youtube.com/watch?v=t8z7msfz_N0

Devagarzinho agente vai ficando mais intendido, mas sempre na mardita penta! xD
Sempre evoluindo!

Gúpi
Veterano
# dez/13 · Editado por: Gúpi
· votar


Muito legal sua dúvida, ela trará evolução. Todo mundo que passou por isso tem algo a acrescentar, como visto acima. Eu comecei estudando Pentatônica também. Com o tempo meu professor foi passando os Modos Gregos (Jônio, Dórico, Frígio, Lídio, Mixolídio, Aeólio e Lócrio) e as Menores harmônica e melódica. Depois que eu assimilei o básico dos modos ele começou a me ensinar harmonia (e aqui eu aprendi as nomenclaturas BbM7+5b, por exemplo). Simultaneamente ele ia me ensinando as técnicas (ligados, bends, palhetadas, sweep e tapping) e licks de como usá-las dentro das diferentes harmonias. No seu caso, como você já assimilou uma prática com a pentatônica (suponho eu seja a Eólica), recomendo começar a estudar os modos. De que forma? Aprenda os desenhos básicos em diferentes shapes e sensibilize seu ouvido ao som deles, pois cada um soa diferente. Nosso modo de tocar está diretamente associado à condição de nossa percepção musical. Se seu ouvido não está sensibilizado à uma intenção lídio, por exemplo, você não vai conseguir soar como lídio. Outra coisa, mesmo com a intenção lígio, você pode tocar pentatonicamente, ou seja, usando cinco intervalos do modo.
Resumindo, pegue os desenhos dos modos gregos e estude um por um, na forma septatônica coma na forma pentatônica. É trabalho de longo prazo. Minha trajetória descrita acima foi de 2002 a 2005. E até hoje tento continuar assimilando essas coisas para poder tocar cada vez mais naturalmente.
Espero que essa pequena contribuição dê alguma ajuda.
Abraços

Shafik
Membro
# dez/13
· votar


Gúpi
Porra cara! Vlw pela tua critica, vai me ajudar muito, principalmente nesse conceito de "saber como soar ", eu entendi perfeitamente o que você quis me dizer!!!
Agora me fala uma coisa, porque eu gosto do Eolico!? Tipo como você chegou a esssa conclusão!? ( sou leigo no assunto >.< ) vlw!

ALF is back
Veterano
# dez/13
· votar


Shafik
e ai mano! Ainda não vi seu video, mas o farei assim q estiver em casa!
Sobre sua duvida do eolio, naturalmente, a pratica de "pegar o tom" da bt e sair solando na penta menor te leva a soar eolio...
Jonio e eolio sao os modos gregos maior natural e menor natural, respectivamente...todas as 5 notas da escala estarão dentro da escala natural...de certa forma, soam mais previsíveis (mas um cara q sabe o q fazer, não deixa o solo ficar chato) e por isso é muito fácil reconhecer esses 2 modos...eles não possuem nenhum tempero diferente, por isso sao tão familiares para nós, q desde a infancia ouvimos musicas harmonicamente simples, desde as canções de ninar até as musicas ditas "pops"...a noção de modos gregos abre um leque pra novas sonoridades e por isso concordo com quem acha q vc pode pegar um pouco deles pra incorporar seus estudos!, além do jonio e eolio, tem outros 5 modos com sonoridades muito distintas, 5 universos!

Gúpi
Veterano
# dez/13
· votar


Fico contente brother.
Então cara, estou supondo. É que o modo Aeólio é a escala menor (uma das) mais usada.

Abraço

Gúpi
Veterano
# dez/13
· votar


ALF is back
Exatamente.

ogner
Veterano
# dez/13
· votar


Shafik
Muito curtinho o video velho!!

Shafik
Membro
# dez/13 · Editado por: Shafik
· votar


ogner

Tem alguns mais longos no canal ae, inclusive alguns acústicos que eu gravei semana passada... da uma olhada lá ^^
To registrando toda minha evolução no utube, tenho alguns vidinhos públicos e alguns que não, mas tem bastante cosia pra vc da uma oiada lá, comecei a postar semana passada...
https://www.youtube.com/channel/UCo-wAuRpdnfzPSTIbvTNu9Q/videos


Criticas são sempre bem vindas! Sinta-se avontade! ^^

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [Ajuda/sujestões] Vicio pentatônico