trocar de 0.11 para 0.10

    Autor Mensagem
    urielblz
    Membro Novato
    # out/13


    Antes de tudo, eu não achei tópico assim, só de mudar as cordas para uma tensão mais alta, então pfv deixem o tópico aqui moderadores... obrigado !

    Enfim... gostaria de saber, faz um tempo q estou em 0.11 e sei la, gostaria de voltar a 0.10 pq gosto muito de dar bends, e tem lugares da guitarra q complica um pouquinho com 0.11, principalmente bends de 1,5 tom rsrs mas o luthier aqui na minha cidade é meio caro ( pra regulagem ), e queria saber se não tem problema em voltar 0.01 de tensão sem se preocupar com problemas no braço da guitarra... ficar com tensão 0.11 e usando cordas 0.10... obrigado ! =)

    eduardodff
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Qual tipo de ponte é a sua?

    Rock With Salad
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Primeiramente: Você poderia (e até deveria) usar o dito tópico sobre elevação de tensão, por englobar mudanças de tensão em geral.
    Recomendo usar, para perguntas relacionadas a este assunto, esse tópico.

    Respondendo sua pergunta: Seria mais recomendado levar ao luthier para mudanças de tensão. O Mauricio Bertola poderá lhe responder melhor no link que enviei.

    urielblz
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    ponte fixa [/b]eduadodff[b]

    vlw, vou ver o tópico ja =) [/b]rock with salad[b]

    urielblz
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    rock with salad

    è complicado, aquele tópico faz tempo ja rs e quero a resposta ja rs

    Rock With Salad
    Veterano
    # out/13
    · votar


    urielblz
    É preferível que você ressuscite um tópico velho do que crie outro sobro um assunto tão discutido.
    De qualquer forma, sempre recebi respostas rápidas no tópico que te mandei, então fazer sua pergunta por lá vai ser o melhor para você :)
    No seu caso, eu tentaria me adaptar à maior tensão. É só colocar uma forcinha a mais, hehehe

    eduardodff
    Veterano
    # out/13 · Editado por: eduardodff
    · votar


    Geralmente diminuir tensão com ponte fixa não causa muita alteração no braço não, troca sem medo, manda uma 0.10 sem medo de ser feliz!

    BLS
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Aproveitando que esse tópico já foi criado, no meu caso, eu tenho uma LP e quero mudar de 09 pra 010, tem algum problema em trocar as cordas sem regulagem? ou precisa mesmo levar num luthier?

    Drinho
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    urielblz

    cordas 0.10 fazem menos força que cordas 0.11, portanto será necessário uma pequena folga nesse tensor no braço se sua intenção é que ele fique perfeitamente reto, eu pelo menos quando acerto minhas guitarras, por não usar ação baixa deixo o braço sempre reto na régua mesmo, se você gosta de cordas muito baixas deixe o braço um pouquinho curvado, MAS É UM POUQUINHO DE NADA se não a probabilidade de trastejar é alta, principalmente se seus trastes nao tiverem bem feitos, automaticamente como voce vai por cordas que fazem menos força o braço tende a ir pra tras pois esta configurado para fazer contra-força as cordas anteriores, se ele for pra tras e vc usar corda baixa, pela logica ela poderá encostar no traste......

    quem usa corda alta, até dá pra ser um pouquinho mais relaxado, mas a molecada shreder da ibanez que gosta de corda pegando na bolinha da escala, tem que ter um trabalho minucioso de regulagem, e só um luthier ou um técnico experiente tem senso para chegar nesta regulagem sem trastejamentos pq é uma baita novela de ajuste entre tensor, saddle e nivelamento de traste... eu já levei antigamente minha guitarra a 4 luthieres (ou pseudo-luthieres) e só um deles conseguia colar corda sem trastejar em lugar nenhum (nas epocas de moleque que eu usava corda colada)

    eu acho saudável tentar manter o braço reto sempre pq com o passar do tempo ele acostuma a ficar torto entende, se estiver desregulado durante muito tempo.....

    tenho um violão aqui que mesmo sem cordas eu preciso deixar o tensor agindo a favor de onde estariam as cordas porque o braço já empenou pra trás porque eu nao me ligava em deixar ajustado....

    da pra voce trocar as cordas sem mexer no tensor?
    dá...

    vai funcionar? provavelmente sim, a nao ser que voce use elas muito baixas....

    é bom pro braço?
    De forma alguma, porque com o tempo ele acostuma a ficar empenado, mesmo que ligeiramente.....

    Se puder manter sempre reto eu recomendo....

    Drinho
    Veterano
    # out/13
    · votar


    BLS

    ai é o oposto do que falei pro nosso amigo, voce vai colocar cordas que fazem mais força do que as anteriores então o correto é o braço fazer mais contra-força do que estava fazendo então o certo é apertar um pouco o tensor pra que ele fique reto


    é uma gangorra velho

    o braço é o centro, a corda faz força prum lado e o tensor faz força pro outro, o braço tem que ficar reto, então as forças da corda e do tensor devem se anular pro braço ficar reto...

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a trocar de 0.11 para 0.10