1ª Guitarra - Comparações!

    Autor Mensagem
    ledmuller
    Membro Novato
    # out/13


    Assim, vou dar uma leve descrição do meu perfil no mundo da música.

    Tecladista a 8 anos, a 3 aprendi a tocar violão, e comprei um baixo a menos de um ano.

    Agora, chegou o momento divisor de águas né, a compra da primeira guitarra!!

    Começei primeiro com a idéia de comprar uma Aria PRO II Excel Series, com corpo de mogno e muita tradição, sua fabricação foi finalizada em 1996, então a desejada teria no minimo 17 anos de timbre nas costas.

    Mas para não focar em só uma guitarra busquei outros modelos, levei em consideração a marca do meu violão (Tagima Vegas) e os modelos que me chamaram atenção foram: Tagima Special Series PR-100 e a Tagima Special Series Vulcan CT, mas que através de muita pesquisa, são categorizadas na forma generalizada piores que os modelos nacionais.

    Olhei também uma guitarra Vintage Custom - Telecaster, mas como toco múltiplos estilos, isso iria me limitar.

    Recebi uma proposta de uma Groovin California Series com captadores Infinity (Ibanez) por um preço muito atraente, estou tendendo a esta última oferta.

    Será que estou seguindo o caminho certo para a escolha?? Aqui convoco o pessoal mais experiente com a voz da razão!

    Aguardo retorno, desde já agradeço!

    _________________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Favor ler as regras do fórum: http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    Para dúvidas sobre compra de guitarra, favor postar no tópico fixo:

    [FIXO] Tópico Oficial pra quem quer comprar guitarra e precisa de ajuda

    Regras do Fórum Cifra Club

    1. Criação de tópicos

    1.3. Antes de criar um tópico, USE A BUSCA e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

    FBlues_rock
    Veterano
    # out/13 · Editado por: FBlues_rock
    · votar


    ledmuller
    1º - defina o modelo de guitarra que deseja (esqueça essa história de "guitarra versátil", versátil é o guitarrista), Telecaster, Stratocaster, Les Paul ou semiacústica. Se não souber, dizer o que mais gosta de ouvir e o que pretende tocar dá pistas para indicarmos (ainda assim testar em uma loja os vários modelos é melhor opção);
    2º - defina valor limite de desembolso;
    3º - pergunte no tópico fixo

    4º - não recomendo a Groovin.
    5º - não te recomendaria a Tagima por conta do custo x benefício (nmo), mas se achar um bom modelo que esteja com ótimo preço, convém considerar.

    Filippo14
    Veterano
    # out/13
    · votar


    ledmuller
    Essa guitarra eu não conheço, mas não me atraiu muito não, a Groovin. Acho que você devia olhar com mais atenção as Vintages, falam muito bem delas. Quanto a questão de versatilidade, acho besteira pensar nisso na primeira guitarra, tem que aprender a tocar mesmo, se adaptar, conhecer o instrumento, realmente conhecer as limitações das guitarras que você escolher e tudo mais. Eu andava pensando isso um pouco de versatilidade e tal, mas cara, sempre vai ter uma guitarra que se sai melhor em determinado estilo que a sua, e no fim bem ou mal, todas as guitarras vão funcionar em todos os estilos. O DNA da guitarra é impossível tirar do timbre, mas da para colocar as frequências desejadas em evidência com qualquer boa equalização. Ando tocando muito com a minha lespa e com a minha strato e ambas são extremamente diferentes, ligar uma e depois logo em seguida a outra com a mesma configuração no equipamento você percebe nitidamente as diferenças, mas com uma boa equalização dá para amenizar isso. Portanto, não se pegue a estilos, versatilidade e tal, se pegue no instrumento, o que vale mais nesse momento é conforto, um braço bom para se tocar, uma guitarra bem construída, que não desafine, que mesmo sendo uma guitarra simples ainda assim te ajude nas equalizações, que soe bem com graves no talo, agudos fortes, ganho razoável, uma guitarra que tenha um timbre bacana e principalmente uma tocabilidade boa para que você não crie vícios e te faça progredir.

    Desculpe o texto longo, abração

    ledmuller
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Muito obrigado pelas respostas, pretendo gastar algo em torno de 550~620 $$ mas não tenho problemas com equipamentos usados, o que torna mais amplo o número de opção.

    Quanto ao estilo, só evitei a telecaster, pois muitos dizem que é difícil puxar harmônicos e sons mais pesados.

    O que acham da Ibanez GRG?

    Filippo14
    Veterano
    # out/13
    · votar


    ledmuller
    Ruim, a RG é muito melhor!!!

    ledmuller
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Filippo14

    A tempos atrás experimentei uma laranja com escudo preto, não consigo lembrar se era a GRG, RG ou mesmo algum outro modelo, mas o corpo era similar a essas duas séries.

    Acabei gostando bastante, mas então você não recomanda a linha Gio

    FBlues_rock
    Veterano
    # out/13
    · votar


    ledmuller
    Nessa faixa de preço estará bem servido com as SX (das que testei nessa faixa, se destacou das demais), só que recomendo testar antes, olhando cada detalhe, como ferragens, trastes, etc.
    Assino embaixo a recomendação do Filippo14, a lua de mel com minha Vintage (estilo strato SSS) não acaba nunca :)
    Só que nova custa 1100~1400 e usada 900.

    Delson
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Delson
    · votar


    ledmuller
    Por favor, poste sua dúvida neste tópico:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/214851/

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a 1ª Guitarra - Comparações!