Review: Ibanez Artcore AS93

    Autor Mensagem
    MMonks
    Veterano
    # set/13


    E aí, galera?!
    Procurando uma guitarra semi-hollow body e não tem grana para comprar uma Gibson ES-335?
    Então sua busca pode ter terminado aqui e agora!!
    Eu sempre fui fã de semi-acústicas, em especial da Gibson ES-335 Cherry que é meu sonho de consumo!
    O problema é que nem todo mundo tem grana disponível para comprar uma belezinha dessas sem ter que vender o carro, não é mesmo?
    Sendo assim, não tive outra escolha senão procurar por uma alternativa cabível no meu bolso de funcionário público.
    Após muitas pesquisas envolvendo Epiphone Dot, Cort Source, Tagima Blues 3000 e outras semelhantes, eis que me deparo com a Ibanez Artcore AS93.
    A primeira vez que ouvi falar nela foi no fórum da revista Guitar Player e, a partir daí, fui pesquisar nos fóruns gringos.
    Li pouca coisa que desabonasse essa guitarra.
    Alguns usuários de fóruns americanos comparavam ela até mesmo às Gibson ES-335 e todos eram unânimes em dizer que ela colocava qualquer Epiphone Dot ou Sheraton II no bolso!!
    Como sempre, após a gente pesquisar muito sobre algum equipamento a GAS bate. Ela bateu e eu encomendei o brinquedinho com o pessoal do Grupo Muraro, através da página deles no Mercado Livre (Isso mesmo. Comprei sem testar...).
    Ao retirar o instrumento da caixa já se percebe o acabamento primoroso, mesmo em se tratando de um instrumento fabricado na China.
    Os trastes são bem colocados e polidos. Os bindings são perfeitos. As marcações de madrepérola e abalone são lindíssimas e a pintura blueburst sobre o tampo de flamed maple é um show à parte!!
    Não consegui encontrar nenhuma falha no acabamento. Passei os dedos nas bordas dos trastes e nos F-holes e tudo estava perfeito, sem rebarbas ou pontas.
    As ferragens são todas douradas e os knobs são pretos com dourado, tudo combinando com os bindings creme.
    O instrumento é, realmente, muito bonito e muito bem acabado!!!
    Eu só achei que ela veio mal regulada da fábrica, apesar da suposta checagem feita pela importadora, conforme consta no certificado que acompanha a guitarra.
    Tive que ajustar a ação, apertar aos parafusos das tarraxas e fazer ajuste de oitavas, já que algumas cordas davam uma diferença de quase meio tom na 12ª casa.
    Mesmo depois de apertar as tarraxas, a corda "SOL" ainda insiste em dar uma leve desafinada após alguns bends mais agressivos.
    Depois de tocar com a guitarra por alguns dias em casa com o volume baixo, ontem pude finalmente usá-la numa jam com amigos e sentir todo o potencial da "bichinha"!!!
    Usei ela ligada num amp Acedo Audio 296 e na minha pedaleira formada por TC Electronic Polytune Mini, Vox Wah V847a, MXR Super Comp, Fulltone MDV-2, MXR Custom Badass Modified OD, Lovepedal Kanji Eternity, Deep Trip Kryptone, Boss GE-7 e Boss DD-7.
    Ajustei o amp de forma que ficasse levemente cruncheado, aumentei o volume e caí na farra!!
    O que ouvi foi uma verdadeira máquina de blues e rock and roll!!
    Os captadores ACH soam bastante equilibrados.
    O da posição da ponte tem uma saída nitidamente maior que o do braço. Geralmente captadores "baratos" soam apagados, sendo que os do braço são abafados demais e os da ponte estridentes demais, o que não é o caso dos famigerados ACH.
    Li muitas pessoas elogiando e outras falando mal desses captadores. Eu, particularmente, os achei ótimos!!
    O do braço soa vivo, cremoso e suculento, já o da ponte é mais agressivo, mas sem deixar de ser suave. Ambos soam divinamente, tanto com drive quanto sem.
    Não notei sobra nem falta de nenhuma frequência em nenhum deles.
    Sabe aqueles timbres do Alvin Lee? Pois é... É disso que estou falando.
    Tenho e tive outras guitarras equipadas com Seymour Duncan JB, JB Jr. e '59 e, em comparação com estes, os ACH não ficam muito longe, não!
    Agora o maior problema (ou não) das hollow-body: O FEEDBACK!!
    Há quem considere isso um problema, mas eu considero um diferencial.
    É só deixar uma nota sustentando por um tempo mais longo que o feedback aparece.
    Nenhum dos meus overdrives têm ganho alto, mas mesmo assim tive que dar uma aliviada no knob de ganho dos dois para que o feedback não ficasse insuportável.
    Se você é daqueles que gostam de colocar o ganho de seus pedais e amps no 11, dê uma acalmada nos ânimos porque o negócio não vai funcionar dessa forma.
    Do contrário, o feedback é controlável e bastante musical.
    De resto, a Ibanez AS93 tem uma pegada super-confortável e macia (usei cordas 0.010) e o braço gordo em 3 peças é ótimo para quem cujo estilo dependa de muitos bends e vibratos.
    Só acho que os trastes poderiam ser medium-jumbo, ou jumbo.
    Achei-os deveras pequenos.
    O corpo em flamed maple laminado tem tamanho semelhante às ES-335, com uma pequena diferença no tamanho dos chifres, que na Ibanez AS93 são pouca coisa menores.
    Por fim, é um instrumento lindo, bem construído, que possui ótima tocabilidade e atende perfeitamente a todos que gostam de semi-acústicas e que pretendem se aventurar pelo mundo do blues e rock and roll clássico.
    Pra quem, como eu, almeja uma Gibson ES-335, mas não tem condições de comprar uma, dê uma olhada na Ibanez AS93. Não irá se arrepender!!
    Espero que tenham gostado do review e que o mesmo seja útil.


    Especificações:


    Corpo: Flamed Maple top/fundo/lados com bloco central sólido

    Braço: AS Expressionist colado, feito em 3 peças mogno/maple/mogno

    Escala: Rosewood com marcações em madrepérola e abalone

    Trastes: Médios

    Ponte: ART 1

    Tailpiece (Cordal): Quik Change III

    Captadores: ACH1 e ACH2

    Mais tarde vou tentar postar o mesmo review, com fotos, no meu blog e deixo o link aqui.
    Abraço.

    Schenker
    Veterano
    # set/13
    · votar


    MMonks


    Ótimo review Bro!!

    vc pode ter solucionado meu "problema". há tempos que quero uma semi hollow, mas não queria (quero) colocar 8k em uma . . .ainda mais que o uso não seria tanto assim

    estava vendo uma da Cort e tava pensando na PRS SE Custom e tb nesta daí. sempre achei o conceito das AS bem interessantes, além de serem bem bonitas.

    meu sonho de semi hollow é uma ES335, mas tenho certeza que uma AS93 vai me satisfazer

    o único senão é o fato de traste pequeno, mas, não é um dealbreaker.

    Vlw pelo review de novo :-)

    MMonks
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Opa!!
    Valeu, Schenker!
    Bom saber que o review foi útil.
    Confesso que escrevi com uma certa insegurança, já que é o primeiro review que faço.
    Realmente o conceito das AS é muito bacana. Elas são livremente inspiradas nas ES-335, mas não são meras cópias.
    Têm um quê de originalidade.
    Os trastes pequenos não chegam a atrapalhar. É mais questão de preferência, mesmo.
    Vale lembrar que a minha guitarra ainda é da linha 2012.
    As 2013 estão vindo com algumas mudanças no visual. Eles tiraram o abalone dos inlays e colocaram um escudo preto.
    Os captadores também foram trocados por um par de Super '58.
    Valeu!!

    Porka
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Guitarra aprovada!!! Hehehe!!!!

    edman
    Veterano
    # set/13
    · votar


    MMonks

    Belo Review
    estou aguardando o 13º pra investir em uma semi acústica, no momento estou tentado na Epiphone Riviera Custom, mas com certeza vou olhar esta ibanez tambem

    MMonks
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Valeu, edman!!
    A Riviera Custom também é uma guitarra interessantíssima.

    Figonzalez
    Veterano
    # out/13
    · votar


    MMonks

    Ótimo review. A cerca de um pouco mais de um ano atrás fiz um review aqui no fórum da minha recém chegada (na época) AMF73. Vou te dizer, mais que confirmo tudo o que você disse. Nessa faixa de preço, não tem pra outra semiacústica, as Ibanez estão detonando!

    Figonzalez
    Veterano
    # out/13
    · votar


    edman

    Dá uma atenção especial para as Ibanez, que até agora não vi nenhum comprador insatisfeito

    MMonks
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Valeu, Figonzalez!!
    Outra coisa que deve-se ponderar na hora da compra é a supervalorização da marca Epiphone aqui no Brasil. Lá nos EUA uma Epiphone Dot custa por volta de US$ 300,00 e a AS93 em torno de US$ 600,00, enquanto aqui no Brasil elas custam o mesmo!!!
    Ou seja, é quase certo que a importadora dá um up no preço das Epiphone aqui e ganha dinheiro pela tradição da marca.
    Então devemos cuidar pra não acabar pagando a mais apenas pela grife e, no fim, ficar com um instrumento inferior.

    Schenker
    Veterano
    # out/13
    · votar


    MMonks


    quanto tá rolando uma dessas na loja??

    MMonks
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Schenker

    Por volta de R$ 2.200,00, no cartão.

    Schenker
    Veterano
    # out/13
    · votar


    MMonks

    :-)

    achei uma na barra music (e na cor que queria . . .):

    http://www.barramusic.com.br/ecommerce_site/produto_110951_1526_Guitar ra-Ibanez-Artcore-AS-93-Semi-Acustica-Corpo-Slim-Blue-Sunburst

    Luisfelp FR1
    Membro
    # out/13
    · votar


    MMonks

    E ai cara blz,

    Parabéns pelo seu review, achei bem detalhado e explicativo, podendo ajudar quem esta em dúvida. Dei uma olhada em fotos da guitarra na internet e deu pra perceber que o acabamento dela é realmente muito bom. Parabéns pela bela aquisição!

    edman
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Figonzalez

    Anotado!!

    MMonks
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Muito obrigado Luisfelp FR1!!
    Schenker é essa mesmo!!

    FBlues_rock
    Veterano
    # out/13 · Editado por: FBlues_rock
    · votar


    edman
    Ratifico o que o Figonzalez disse, sou mais um dono feliz de uma Ibanez semi-acústica, que tenho há vários anos e ainda MUITO satisfeito com ela:
    Foto 1
    Foto 2


    Para mim (perdoem os cultuadores de 2ª linhas de marcas famosas), as Ibanez semi-acústicas valem bem mais em termos de custo-benefício, compensa a diferença de preço que existe lá fora. Exceção algumas Epipocas como aquelas que custam preço de Gibson original, exceção que confirma a regra... :)


    MMonks
    Parabéns pela aquisição! Depois considere turbinar ainda mais, quem sabe mexer nos caps e botar um push-pull para ter singles quando quiser no belo corpo de uma semiacústica... :)

    MMonks
    Veterano
    # out/13
    · votar


    FBlues_rock
    Valeu, cara! Linda a tua guitarra.

    EduJazz
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Já toquei numa dessas, é uma ótima guitarra.

    Tenho uma AF75 (hollow body), e é uma das guitarras mais confortáveis que já tive!

    Nefelibata
    Veterano
    # out/13
    · votar


    MMonks

    Parabéns pela guitarra, bro!

    Por coincidência esse fds eu testei uma semi-hollow da cort, a M-Custom e fiquei maravilhado! Pena q custa quase 3.500 contos... Mas eu achei a guita sensacional, ainda tem ponte com piezo da fishman e uma chave q permite usar só o piezo, misturar com os caps ou desligar.

    Toquei com um classic 50 da peavey e a coisa foi plug n play. Timbre macio, muito dinâmica e responsiva à palheta, ressalva para o seymour JB na ponte q achei áspero demais.

    Fiquei com água na boca e curioso pra testar outras semi hollow, pois o timbre me conquistou! Aí seu review veio muito a calhar.

    abraço

    MMonks
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Nefelibata
    Valeu, cara!!
    A M-Custom da Cort parece ser uma guitarra incrível!

    edman
    Veterano
    # out/13
    · votar


    MMonks

    Falando em Semi-acústica e Cort:
    A Cort Source vc chegou testar?

    MMonks
    Veterano
    # out/13
    · votar


    edman
    Cara, não testei a Cort Source, embora tenha muita curiosidade a respeito.
    Até o último instante antes da compra, minha dúvida pairava entre ela e a AS93. Acabei escolhendo a Ibanez só pela questão da "identidade própria". Por não ser somente uma cópia da ES335.
    Mas confesso que ainda tenho muita curiosidade com relação à Cort Source.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Review: Ibanez Artcore AS93