[Dúvida Noob] Power Chord - Harmônico Chato

    Autor Mensagem
    thiagosp100
    Veterano
    # set/13


    Seguinte... estou com uma Squier Bullet (3 captadores single original) e esta acontecendo algo que esta me irritando de verdade. Que é, o power chord saindo harmônicos na casa 3 (corda MI). o que não acontece nas casas 1 e 2 por exemplo.

    Já me falaram que pode ser noobagem minha. Outros dizem que isso é normal e com todos acontecem. Mas, não lembro disso acontecer quando tocava numa SG Gibson de um camarada meu.

    Quando toco (uma música) usando esta casa... a hora que solto os dedos para mudar de casa (nota) o harmônico vem. Um exemplo que usa estas casas em sequência é a música do Green Day - Burnout.

    Que é... MI casa 3, Lá casa 3, Mi casa 1 e também Lá casa 5. A casa 1 e 5, posso colocar o dedo, tirar que sai seco, mas essa casa 3, esta um tormento.

    Estou a 3 dias DIRETO tentando fazer pegadas diferentes, mas nada muda. Mesmo tocando a corda solta na casa 3, ao soltar, o harmônico vem. Se isso for normal, porque não ouço nas músicas? Um exemplo desta música tocada numa SG por um usuário qualquer. Não tem absolutamente nada de harmônico e eu toco igual a ele.

    https://www.youtube.com/watch?v=HWuvmlXLQLc

    Já me falaram que precisa abafar com a mão direita na hora de tocar, para não sair esse harmônico. Mas isso não faz o mínimo sentido, pois essa música (em exemplo) não se toca pausado, se toca com a mão direita pincelando normalmente (na batida). E o vocalista e guitarrista do Green Day toca mais solto ainda, e não tem nada disso.

    Afinal, que diabos é isso? Pergunto isso, porque ninguém responde haha.

    eduardodff
    Veterano
    # set/13 · Editado por: eduardodff
    · votar


    Você está tocando com que captador? Está exagerando no drive?
    São coisas que podem influenciar!
    Experimente mudar a chave do captador e ver se continua!
    Ou então na hora de mudar o acorde, você está deixando uma pontinha de palheta ou de dedo encostar na corda!

    thiagosp100
    Veterano
    # set/13
    · votar


    eduardodff

    O drive não esta muito alto, pois o amplificador não aguenta muito. Mas isso acontece tanto se der corda solta e soltar dedo ou se mudar de nota, pois para mudar precisa soltar dedo. E, quando toco na corda Lá, eu encosto o dedo na Mi justamente para não acontecer isso. E não acontece, só acontece nesses casos. E, mesmo se eu não encostar na Mi e só tocar nas cordas de baixo, ao soltar as cordas, a Mi vibra. Não to entendendo nada.

    eduardodff
    Veterano
    # set/13
    · votar


    thiagosp100
    O que está acontecendo é que você não está abafando a vibração da corda quando muda de acorde e isso é necessário mesmo se o acorde for soltão!
    Quando for ter mudança de acorde a mão direita deve abafar o som das cordas soltas, é isso com toda certeza que tá acontecendo!

    thiagosp100
    Veterano
    # set/13
    · votar


    eduardodff

    Você diz que o certo, é raspar a parte da mão (atrás do dedão) nas cordas?

    eduardodff
    Veterano
    # set/13
    · votar


    thiagosp100
    Existem várias maneiras de abafar o som de coisas indesejadas como esse harmônico! Uma delas é repousar o lado da mão direita sobre a ponte e outra maneira é o próprio dedo do acorde abafar a corda para que ela não soe quando você for trocar de acorde! Em vez de tirar o dedo completamente só folga ele e arrasta pro proximo acorde

    thiagosp100
    Veterano
    # set/13 · Editado por: thiagosp100
    · votar


    eduardodff

    Mas é exatamente o que eu faço. O que acontece é que o harmônico vem ao soltar o dedo da Mi e passar pra Lá. Ou então, se eu der Mi na casa 3 , ao soltar o dedo da casa 3, o harmônico vem.

    Eu sempre toquei desta forma, mas nesta guitarra esta saindo harmônico. Imagine a seguinte situação...

    Casa 3... 1 palhetada na Mi e solta dedo = Harmônico soando.

    Casa 3 em Power Chord ... 1 palhetada na Mi e solta os dedos = Harmônico soando.

    Casa 3 em Power Chord... 1 palhetada e depois muda para casa 3 na Lá deixando o dedo 1 abafando a Mi = Na passagem de uma nota (corda) para outra entre este tempo... o Harmônico vem.

    Resumindo... o harmônico vem exatamente na hora de soltar o dedo dessa casa nesta corda. Assim como se eu der Power Chord na casa 3 apenas na Lá, Ré e Sol (sem usar a Mi)... ao soltar o acorde, a Mi vibra e da o harmônico. Mesmo sem dar palhetada e sem encostas nela. Abafando com dedo 1 ou não, o harmônico vem. Parece que ela pega a vibração das cordas de baixo e soa o harmônico nela.

    É exatamente por isso que estou ficando doido. Pois sempre toquei desta forma e não lembro de ter este harmônico ao soltar as cordas que acontece apenas nesta casa. Nas outras casa, nada acontece.

    eduardodff
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Ve meu video q fiz agora ta ruim acresolução
    http://youtu.be/VoSi8y-GJ8k

    thiagosp100
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Então o correto é da uma encostada e não raspar na corda Mi perto da ponte, com a mão direita, que é onde soa o harmônico. Assim, evita de ele aparecer mesmo em mudanças ou na hora de tocar em outra corda onde ele ainda iria vibrar caso não fizesse isso ? Pois o dedo 1 sempre uso para vibrar essa corda. Só se for exatamente isso.

    Mas veja este vídeo e como ele toca. Ele não apoia a mão direita nas cordas e nem raspa.

    http://www.youtube.com/watch?v=hl1O7BreHxQ

    Existe outro método de evitar soar? Vou tentar fazer a mesma pegada que tu fez neste vídeo aqui. Valeu...

    eduardodff
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Se você raspar a corda ai eh q sai o harmônico!
    Quando se toca assim no video q você mostrou a própria mão do acorde é que abafa as cordas!

    boblau
    Veterano
    # set/13
    · votar


    eduardodff

    pode ser também um problema nas molas do tremolo. É bem comum elas entrarem em ressonância com alguma nota (no caso um Sol).

    Aí sai um som da mola que dependendo da captação/distorção que se parece com um harmônico deuma corda, mas na realidade é somente uma mola vibrando.

    Aconteceu nas minhas duas guitarras e eu resolvi colocando algodão entre as molas.

    espero ter ajudado

    thiagosp100
    Veterano
    # set/13
    · votar


    eduardodff

    Então, mas eu abafo com a mão esquerda, mas soa harmônico.

    thiagosp100
    Veterano
    # set/13
    · votar


    boblau

    Coloquei algodão nas molas, mas ainda continua. Acredito que NUNCA vou entender isso. Pois se eu abafo com o dedo 1 a corda Mi quando passo de corda e continua. Algo esta errado. A única forma de tocar sem (sair muito harmônico) é raspar a corda Mi na parte atrás do dedão (direto) na hora de tocar. O que acho meio incômodo. Prevejo essa parta da mão em carne viva logo mais hahaha. Se eu encostar a mão na ponte, sai muito abafado as cordas e não vejo como certo. Pois elas tem que soar naturalmente todas as cordas e serem abafadas na hora correta que é quando muda de corda.

    E tudo isso cai por terra abaixo quando vejo o vocalista do Green Day tocar daquele jeito, pois ele só usa o dedo 1 da mão esquerda para abafar, que eu sempre fiz e com ele não apita nada. Resumindo, ou existe algum macete oculto nisso tudo, ou o captador desta guitarra é um verdadeiro lixo. Não vejo outra saída pra isso.

    boblau
    Veterano
    # set/13
    · votar


    thiagosp100

    vc precisa descobrir o que está vibrando.

    É meio difícil ser somente a corda Mí. Alguma coisa na guitarra está vibrando junto.

    Trava a ponte e veja se continua.

    thiagosp100
    Veterano
    # set/13
    · votar


    boblau

    De lá não é... pois enchi de algodão e não sai nem som ao bater uma moeda nas molas. E, mesmo assim continua. Ia gravar um vídeo tocando essa música (que para quem tem bom ouvido, iria notar o harmônico na mudança das notas) e a bateria da câmera acabou.

    Mas já tentei de TODAS as formas possíveis e imaginárias, mas na mudança (no milésimo segundo em que solta a corda Mi) vem essa coisa chata. E percebi que essa vibração (da corda Mi) fica bem próxima a ponte. Por isso não adianta nada abafar com dedo 1 (mas automaticamente eu abafo, pois aprendi assim). E nem mesmo faz sentido, pois não é quando aperto a corda Lá, mas sim quando solto a Mi. É um assunto bem fácil de entender e de difícil compreensão. Acredito que esta complicado de entenderem porque aqui a coisa tá pior que deveria. Eu acho.

    eduardodff
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Cara grava um video rapido e mostra pra gente!
    Aproveita e avalia meu cover:
    forum.cifraclub.com.br/forum/3/309263/

    thiagosp100
    Veterano
    # set/13
    · votar


    eduardodff

    Carregando a bateria eu gravo. Espero que carregue logo, pois assim posso colocar um sol alto para fácil detecção.

    thiagosp100
    Veterano
    # out/13
    · votar


    A coisa anda complicada demais. Já mandei essa mesma pergunta para vários professores de música, violão, guitarra etc... e já cansei de ver 300 vídeos de pessoas tocando músicas usando estas casas e em NENHUM eu vi este problema. Inclusive... pessoas tocando sem encostas a mão direita nas cordas, assim como o guitarrista do Green Day faz.

    Ou seja... será que é a guitarra que ta com problema? Estou com trauma de comprar outra e acontecer a mesma coisa.

    eduardodff
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Cara você falou que ia filmar e postar , faz isso que podemos te ajudar!!

    thiagosp100
    Veterano
    # out/13
    · votar


    eduardodff

    Eu filmei, mas a câmera sai com som embolado. Não tenho mic para captar o áudio (custa 500 paus um bom) e o que você iria ver era exatamente o vídeo que te mandei só que com um "piiiiiiiiiii" entre uma nota e outra.

    eduardodff
    Veterano
    # out/13 · Editado por: eduardodff
    · votar


    Cara, manda assim msm!!
    Você já mudou de captador e o problema mantem???
    Sem ver é quase impossivel! Aquele video q fiz gravei de celular!!
    Você tem certeza que é harmonico ou é o som do arrasto da corda?

    thiagosp100
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Eu vou dar uma saída e tento gravar um pedaço dessa mesma música (mesmo sendo meio tom a baixo da para sacar o problema) e meto ampli no alto, e dane-se os vizinhos. Quando chegar tento gravar de novo. Mas já adianto que vai ficar horrível o som.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Dúvida Noob] Power Chord - Harmônico Chato