Improviso de um novato

    Autor Mensagem
    Stamm
    Membro Novato
    # set/13


    Fala ai galera, queria opinião de voces sobre um improviso que gravei, estava estudando escala menor natural e resolvi brincar com ela, fiz no violão mas vou postar aqui porque gostaria de opiniões de guitarristas sobre o mesmo,
    a base tambem fui eu que gravei Bm>Em>Fm
    desde ja agradeço a atenção.
    https://soundcloud.com/stammjohann/improvavel-improviso

    Mu_Cephei
    Veterano
    # set/13
    · votar


    No geral está bacana, porém dá para perceber que em alguns momentos você não consegue concluir uma "ideia melodica" e acaba emendando um trecho para finalizá-la, o que acaba tornando a melodia ritmicamente deslocada da harmonia.

    Stamm
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    comecei a estudar improviso a pouco tempo, e essa é uma das minhas maiores dificuldades, concluir a ideia melodica que estou pensando, estou praticando e estudando pra "curar" isso, muito obrigado pelo comentario :)

    Filippo14
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Stamm
    Você solou em que tom? Se você solou em Bm vai chocar muito no Fm, o certo seria F#m

    A harmonia ficou baixa demais, atento nisso ai para que a mixagem fique bacana. Achei que está muito cru ainda, mas isso é normal, está bacana.
    Cara, tenta tocar coisas diferentes, você ficou preso a alguns licks, tente realmente coar coisas suas, criar melodias. Uma coisa que eu ando pensando é algo sobre blues que eu começei a acreditar. O blues, se você for pensar, quase que integralmente ele é constituido por licks e riffs batidos e que já existem, todo riff ou lick já foi executado anteriormente, mas as músicas soam diferentes porque os caras tem uma expressividade gigantesca, o B.B. King com 3 notas me arrepia, são monstros da expressão musical, contudo, os solos de blues tem sempre as mesmas ideias, o que na minha opinião acaba cansando as vezes, por isso que as melodias são ótimas e fundamentais. O John Mayer toca muito bem blues, é um ótimo guitarrista, super completo, tendo umas musicas blueseiras bem bacanas, mas a fase mais conhecida do público em geral é a fase pop dele simplesmente porque as melodias que ele faz são ótimas, ficam presas na cabeça, soam agradáveis. O que eu quero dizer é que expressão e melodia podem estar ligados, fique preso a esses licks que você usou e que eu já ouvi várias vezes para tentar tocá-los de varias formas diferentes, mas se desligue totalmente deles e fique atento a harmonia que está rolando para criar, improvisar ou qualquer outra coisa que involva somente você e seu instrumento musical. Depois você pode usar riffs e licks clássicos para juntar ideias, mas se você ficar presos a eles você não vai desenvolver a sí mesmo. Falta bastante tanto de melodia como de expressão, mas isso é comum, todo mundo já passou por isso e com o tempo começa a ficar bem natural. Outra coisa que eu diria e que me disseram várias vezes é em tentar criar licks que usem mais de uma corda, isso faz com que você tenha uma dinâmica entre graves e agudos bacana e ajuda muito a criar formatos inusitados, coisas que não são tão fáceis de se ver, ajudando inclusive na junção das escalas. Atento ao tempo da harmonia, tente tocar as notas em tempos corretos, caindo junto com a base para que soe tudo encaixado. Usar a tétrade dos acordes como repouso soa muito bem, a tétrade do relativo menor e do maior são 90% garantidas que vão soar bem, as outras é preciso testar, pois por serem outras notas elas darão sonoridades novas. Arpejos são ideias fundamentais para criar um improviso bem bacana, com muitas coisas novas.
    Vale a pena lembrar que bends, vibratos, slides, alavancadas, ligados e todas as técnicas existentes criam a sua idêntidade e deixam a música menos robótica, no fim o que vai contar é a técnica para soar musical, estando dentro dessa técnica a abilidade de se expressar de forma consistente no instrumento e o "soar musical" só é obtido tentando, tentando, tentando e errando, errando e errando muito nos improvisos e nas criações e lógico, estudando MUITA teoria musical. Para você quebrar regras primeiro é preciso entendê-las, por isso entenda teoria para que você saiba como usá-la a seu favor.

    Abração e bons estudos

    eduardodff
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Filippo14
    Pô bicho você é professor? Suas avaliações sempre são bem boas!

    Drinho
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Stamm

    Muito legal rapaz, nao esta soando tao iniciante, voce ja ta conseguindo fazer da melodia uma conversa com o ouvinte, continue investindo nisso e na aproxima vez deixe a harmonia mais alta que quase nao deu pra ouvir....

    Stamm
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    obrigado galera, como disse iniciei os estudos agora em improvisação, e a parte de gravação e mixagem sou leigo tambem, mas ja estou lendo alguns topicos e ficando por dentro dos assuntos, e as criticas e dicas vão ser de grande serventia pra mim, Muito Obrigado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Improviso de um novato