Filippo14 Veterano |
# set/13
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Stamm Você solou em que tom? Se você solou em Bm vai chocar muito no Fm, o certo seria F#m
A harmonia ficou baixa demais, atento nisso ai para que a mixagem fique bacana. Achei que está muito cru ainda, mas isso é normal, está bacana. Cara, tenta tocar coisas diferentes, você ficou preso a alguns licks, tente realmente coar coisas suas, criar melodias. Uma coisa que eu ando pensando é algo sobre blues que eu começei a acreditar. O blues, se você for pensar, quase que integralmente ele é constituido por licks e riffs batidos e que já existem, todo riff ou lick já foi executado anteriormente, mas as músicas soam diferentes porque os caras tem uma expressividade gigantesca, o B.B. King com 3 notas me arrepia, são monstros da expressão musical, contudo, os solos de blues tem sempre as mesmas ideias, o que na minha opinião acaba cansando as vezes, por isso que as melodias são ótimas e fundamentais. O John Mayer toca muito bem blues, é um ótimo guitarrista, super completo, tendo umas musicas blueseiras bem bacanas, mas a fase mais conhecida do público em geral é a fase pop dele simplesmente porque as melodias que ele faz são ótimas, ficam presas na cabeça, soam agradáveis. O que eu quero dizer é que expressão e melodia podem estar ligados, fique preso a esses licks que você usou e que eu já ouvi várias vezes para tentar tocá-los de varias formas diferentes, mas se desligue totalmente deles e fique atento a harmonia que está rolando para criar, improvisar ou qualquer outra coisa que involva somente você e seu instrumento musical. Depois você pode usar riffs e licks clássicos para juntar ideias, mas se você ficar presos a eles você não vai desenvolver a sí mesmo. Falta bastante tanto de melodia como de expressão, mas isso é comum, todo mundo já passou por isso e com o tempo começa a ficar bem natural. Outra coisa que eu diria e que me disseram várias vezes é em tentar criar licks que usem mais de uma corda, isso faz com que você tenha uma dinâmica entre graves e agudos bacana e ajuda muito a criar formatos inusitados, coisas que não são tão fáceis de se ver, ajudando inclusive na junção das escalas. Atento ao tempo da harmonia, tente tocar as notas em tempos corretos, caindo junto com a base para que soe tudo encaixado. Usar a tétrade dos acordes como repouso soa muito bem, a tétrade do relativo menor e do maior são 90% garantidas que vão soar bem, as outras é preciso testar, pois por serem outras notas elas darão sonoridades novas. Arpejos são ideias fundamentais para criar um improviso bem bacana, com muitas coisas novas. Vale a pena lembrar que bends, vibratos, slides, alavancadas, ligados e todas as técnicas existentes criam a sua idêntidade e deixam a música menos robótica, no fim o que vai contar é a técnica para soar musical, estando dentro dessa técnica a abilidade de se expressar de forma consistente no instrumento e o "soar musical" só é obtido tentando, tentando, tentando e errando, errando e errando muito nos improvisos e nas criações e lógico, estudando MUITA teoria musical. Para você quebrar regras primeiro é preciso entendê-las, por isso entenda teoria para que você saiba como usá-la a seu favor.
Abração e bons estudos
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