Pavana para um princesa morta (Ravel) - guitarra, piano e orquestra

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# set/13


Pavane pour une Infante défunte (Pavana para uma princesa morta). Também chamada em português de "Pavana para uma princesa defunta"

Resolvi fazer uma versão com guitarra dessa peça que gosto bastante. Foi composta em 1899 para piano solo, e depois orquestrada pelo próprio autor em 1910. É uma peça de sua juventude, ainda como estudante do conservatório de Paris. Juntamente com o famoso “Bolero” (composto muitos anos depois) é uma de suas música mais executadas ainda hoje.

A música foi dedicada à princesa Edmond de Polignac, Winnaretta Singer, filha de Isaac Singer, inventor milionário e fundador da marca Singer (máquinas de costura). Winnaretta obteve o título de nobreza ao se casar com um príncipe europeu, e ambos eram mecenas e proprietários de um salão parisiense de música avant-garde em que Ravel costumava tocar.

Apesar do título, a música não foi feita para expressar um sentimento fúnebre. O nome na verdade veio de simples aliteração, pois Ravel gostou da sonoridade em francês do termo “Infante Défunte”.

Pavana é uma dança cortesã lenta (originalmente em compasso binário), muito apreciada desde a Renascença, e também utilizada no barroco. Sua origem é provavelmente italiana, mas se disseminou por toda Europa.

Adaptei e rearranjei a orquestra, colocando um piano de “condutor” (dá para fazer a música apenas com guitarra e minha versão do piano). Preferi dar preferência aos sopros na parte da orquestra, enquanto as cordas (principalmente os violinos) entram apenas para dar um “molho” na sonoridade.

A minha instrumentação ficou: 2 flautas, oboé, 2 clarientes em Bb, 2 fagotes, trompa (escrita em sol), harpa, piano, cordas (violino I e II, viola, cello e contrabaixo) e guitarra solista.

Apesar de “fácil”, a parte da guitarra (e do arranjo como um todo) é complexa na expressividade. Imaginei ao tocar alguém polindo um cristal fino, que precisa de muito cuidado para não quebrar. A dinâmica é algo importante na peça. É tudo muito leve, e difícil de se manter equilibrado.

Equipamento:
Guitarra Jackson DX10 D FS
Pré amp valvulado Tubestation Recto
Recabinet 3 (simulação de caixas), PSP pianoverb 2 (reverb) e delay nativo do Cubase.
Piano: Synthogy Ivory II The Grand (com reverb PSP pianoverb 2)
Harpa: IK Multimedia Miroslav Philharmonik CE (com reverb nativo do VSTi)
sopros e cordas: Vienna software special editions (com reverb nativo do Vienna Instruments)

Mp3:
http://app.box.com/s/kw2zvatqnzd3l7stshht

vídeo:
http://youtu.be/ANGky3KLDEA


partituras (parte de guitarra com e sem tab, piano e grade completa da orquestra):
http://app.box.com/s/zoz9njzjuwy3h3hkk6md

Base em mp3:
http://app.box.com/s/7boqjot49hfj5d0phbzf

É isso aí pessoal!

overlappingcircles
Veterano
# set/13
· votar


não conhecia a peça, gostei muito. quanto a tua interpretação, como sempre impecável. A dinamica que vc conseguiu imprimir na peça ficou muito expressiva. Parabéns :)

makumbator
Moderador
# set/13
· votar


overlappingcircles

Valeu companheiro! Realmente a peça é muito bonita (principalmente a versão orquestral do próprio Ravel).

Agradeço os elogios e sua presença constante em vários de meus tópicos!

Slash_1989
Veterano
# set/13 · Editado por: Slash_1989
· votar


makumbator
Ta lindo, cara!!

Musica perfeita para encerrar a noite!

Parabéns!


edit: merd@, enviei o comentário e cortou a musica no finalzinho ¬¬

Ken Himura
Veterano
# set/13
· votar


makumbator
Grande Marcão! Parabéns, ficou muito bom!

Eu também adoro essa peça, é uma das minhas favoritas do Ravel. Gosto muito da maneira que a melodia foi construída, ela é muito expressiva. Seu trabalho ficou impecável!

Parabéns novamente.

Lelo Mig
Membro
# set/13
· votar


makumbator

Marcando para ver a noite.... estou no trampo!

Obs: Eu adoro essa peça, e apesar de nunca conseguir criticar o Makumba, dada a qualidade de seu trabalho, é hoje que eu "acho pelo em ovo!"...heheheh

BrotherCrow
Membro Novato
# set/13
· votar


makumbator
Hehe e no vinilzão que eu tenho aqui se chama "Pavana para uma Infanta Defunta". Ficou ótimo, vc tem mesmo as manhas de achar um timbre de guitarra pra casar com o arranjo. Faz a gente pensar no que os grandes compositores do passado fariam hoje em dia, se pudessem incorporar guitarras nos arranjos.

TheRover
Veterano
# set/13
· votar


makumbator

Já conhecia a música e pretendo aprendê-la no futuro também.
Sua versão ficou ótima não tem nem o que comentar, só dizer Parabéns!

makumbator
Moderador
# set/13
· votar


Slash_1989
Ta lindo, cara!!

Musica perfeita para encerrar a noite!

Parabéns!


Valeu amigo!

P.S. Hoje a noite termino o baixo daquela música contigo!

Ken Himura

Muito obrigado Rodrigo! Legal que você gostou.

Lelo Mig


Marcando para ver a noite.... estou no trampo!

Obs: Eu adoro essa peça, e apesar de nunca conseguir criticar o Makumba, dada a qualidade de seu trabalho, é hoje que eu "acho pelo em ovo!"...heheheh


Pode mandar bala.....hashashsa!

:)

BrotherCrow
Hehe e no vinilzão que eu tenho aqui se chama "Pavana para uma Infanta Defunta".

É, os dois nomes são usados em português, apesar do "defunta" ser mais preciso.

Ficou ótimo, vc tem mesmo as manhas de achar um timbre de guitarra pra casar com o arranjo.

Agradeço as palavras!

Faz a gente pensar no que os grandes compositores do passado fariam hoje em dia, se pudessem incorporar guitarras nos arranjos.

É, eu também já pensei muito sobre isso. Seria pra lá de interessante ver o que um titã da música erudita faria com uma guitarra!

TheRover

Muito obrigado!

Já conhecia a música e pretendo aprendê-la no futuro também.

Pois então é só baixar o material e fazer sua própria versão!

carlcarl
Veterano
# set/13
· votar


makumbator
parabens,como sempre,excelente e emocionante!!!!
gosto tambem de uma versão desta obra de arte gravada pelo Eumir Deodato.
abraço
Carl

makumbator
Moderador
# set/13 · Editado por: makumbator
· votar


carlcarl

E aí cara? Obrigado!

gosto tambem de uma versão desta obra de arte gravada pelo Eumir Deodato.

Sim, eu conheço essa versão. Minha preferida é uma com o saxofonista Brandford Marsalis e a orquestra de câmara Orpheus. Não encontrei essa versão no youtube para mostrar aqui.

http://www.branfordmarsalis.com/branford/pbuild/linkbuilder.cfm?select ion=doc.120

EduJazz
Veterano
# set/13
· votar


makumbator

Parabéns cara! Muito bonita a interpretação. A peça é realmente linda.

makumbator
Moderador
# set/13
· votar


EduJazz

Valeu Edu!

Hammer
Veterano
# set/13
· votar


Legal, parabéns pelo trabalho!

Adler3x3
Veterano
# set/13
· votar


Ficou bem legal com muita informação.
Afinal música é cultura.

Gosto muito desta obra do Ravel.

makumbator
Moderador
# set/13
· votar


Hammer

Valeu!


Adler3x3

Muito obrigado! É ótimo receber um elogio de um cara informado como você.
Afinal música é cultura.

Com certeza!

Leomju
Veterano
# set/13
· votar


makumbator
Cara, ficou lindo isso aí...
Ótimos vibratos também.

Bom, terminei as guitarras daquela faixa Blues que tava emperrada pro CD.
Vou te mandar de volta pra mecher definitivamente nos baixos e batera...
O Edson Caetano, tá gravando um teclado Hammmond pra ela.

Grande abraço!

Lelo Mig
Membro
# set/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


makumbator

Vamos lá...

Quando ouço os videos de nosso amigo Makumba, fico imaginando o monte de tralha que ele deve ter no seu quarto, entre vinis, CDs, livros, partituras velhas e cadernos de anotações...

Fico imaginando um álbum do Hellhammer ou do Venon perdido entre Bachs e Beethovens... fico pensando o que leva um cara com menos de 40 anos sentir e interpretar os clássicos com tanta emoção.

Eu nasci ouvindo isso... A recordação do meu querido e falecido pai, sentado em sua poltrona, na luz amarelada de nossa casa simples, a fumaça letal, mas bonita de seu cigarro, subindo em espiral entre seus dedos. Seus olhos compenetrados, fixos à antiga vitrola, eu no tapete da sala com um carrinho de plástico, brincando ao som de um dos vários gênios da música.

Vez ou outra, meu velho pai dizia algo sobre a obra, sobre a estória do compositor, sobre o que dizia ou pretendia transmitir naquele trecho, naquele movimento...

Quando ouço sua guitarra nessas obras eu não consigo prestar à atenção se você toca bem, se o timbre é bom, que equipo usou, na verdade nada disso importa... sua música me leva onde gosto de ir, além dessas bobagens inexpressivas.

Fico emocionado, escrevo demais, meus olhos estão cheios de lágrimas e não posso acreditar que você consiga tocar sem encher seus olhos de lágrima também, sem que as pernas tremam.

A emoção se sobrepõe a qualquer outra coisa, é bonito demais, é absolutamente fantástico e genial essa obra e seu respeito, capricho, bom gosto, em colocar sua guitarra nelas, sem agredi-las, sem macula-las, sem querer se sobrepor à obra.

Absoluto bom gosto, absoluto bom senso, a música em primeiro plano. Você sabe respeitar uma música.

Cara, vejo agora meu pai, seu cigarro entre os dedos, nossa casa humilde com a luz amarela.

De verdade, só posso agradecer.........

Obrigado!

Lucas Power Metal da Silva
Veterano
# set/13 · Editado por: Moderador
· votar


Não é curioso, FCC aplicando a censura?
Pois é, os moderadores desse fórum aqui fazem isso: censuram.
Prova disto é o vídeo que se segue.

Editado pela Moderação
Não é curioso, FCC aplicando as regras e o usuário continuar a desrespeitá-las?
2. Respondendo tópicos
2.2. Procure postar apenas respostas que possam enriquecer a discussão. Desvirtuamentos de tópicos não são aceitos;
3. É proibido!
3.2. Flood e Spam;
3.6. Atitudes que infrinjam as regras do fórum e/ou as Leis Brasileiras;

Slash_1989
Veterano
# set/13
· votar


Lucas Power Metal da Silva
Ah, cara... Para de mimimi, isso aqui é só um fórum, não é o governo do Medici... Vai viver a vida fora da internet, na boa.

makumbator
uhull o/

Lucas Power Metal da Silva
Veterano
# set/13
· votar


Slash_1989
não é mimimi, cara. O forum simplesmente me calou a boca sem mais nem menos, sem motivo mesmo. Ninguém no meu lugar iria gostar disso. Da uma olhada no vídeo pra vc entender o que houve.

Slash_1989
Veterano
# set/13
· votar


Lucas Power Metal da Silva
Olhei, vi e ja passei por isso também....

Fazer o que? Desliga o modem que passa...

Agora para de desvirtuar os tópicos do pessoal, se não vai levar ban e chorar de novo.

makumbator
Moderador
# set/13
· votar


Leomju
Cara, ficou lindo isso aí...
Ótimos vibratos também.


Valeu, valeu!

Bom, terminei as guitarras daquela faixa Blues que tava emperrada pro CD.
Vou te mandar de volta pra mecher definitivamente nos baixos e batera...
O Edson Caetano, tá gravando um teclado Hammmond pra ela.

Grande abraço!


Êba! Finalmente! Hshashaa!


Lelo Mig

Puxa vida Lelo! Fico muito feliz (e até emocionado) ao ler seu relato. Quando uma mera música que a gente grava e publica em um fórum consegue tocar alguém nesse nível, pode-se dizer que o objetivo foi mais do que alcançado!

Quando ouço sua guitarra nessas obras eu não consigo prestar à atenção se você toca bem, se o timbre é bom, que equipo usou, na verdade nada disso importa... sua música me leva onde gosto de ir, além dessas bobagens inexpressivas.

Esse é o ponto! Eu sempre busco sobrepujar esses detalhes "técnicos". É legal quando a gente consegue obter esse efeito (fazer a música brilhar acima dos instrumentos, equipamentos e toda essas baboseiras "técnicas").

Absoluto bom gosto, absoluto bom senso, a música em primeiro plano. Você sabe respeitar uma música.

Acho que foi o maior elogio que já recebi por uma música!
Só posso te agradecer e ficar muito envaidecido!

Slash_1989

Hoje sai o baixo da música!

TheRover
Veterano
# out/13
· votar


Aguardando a próxima interpretação do makumba, acredito que será Valsa das Flores de Tchaikovsky.

makumbator
Moderador
# out/13
· votar


TheRover

Aguardando a próxima interpretação do makumba, acredito que será Valsa das Flores de Tchaikovsky.

É uma bela música sem dúvida, mas nem eu sei qual será a próxima! Heheh!

Valeu!

JotaEmidio
Veterano
# out/13
· votar


makumbator

Parabéns cara, ficou excelente. Muito gostoso de se ouvir.

makumbator
Moderador
# out/13
· votar


JotaEmidio

Valeu cara! Agradeço o elogio.

kleberaugus
Veterano
# out/13
· votar


Pra falar a verdade eu prefiro rock n roll... rs

Led Zé
Veterano
# out/13
· votar


makumbator
Putz , cara...Que linda essa peça. Deep. Curti demais! Você é um ponto fora da curva aqui no FCC. Keep it up, man..

Lelo Mig
Eu nasci ouvindo isso... A recordação do meu querido e falecido pai, sentado em sua poltrona, na luz amarelada de nossa casa simples, a fumaça letal, mas bonita de seu cigarro, subindo em espiral entre seus dedos. Seus olhos compenetrados, fixos à antiga vitrola, eu no tapete da sala com um carrinho de plástico, brincando ao som de um dos vários gênios da música.

Quer fazer a galera chorar, porra...Emocionado aqui com suas lembranças.

makumbator
Moderador
# out/13 · Editado por: makumbator
· votar


kleberaugus
Pra falar a verdade eu prefiro rock n roll... rs

¡No hay problema!

:)


Led Zé

Muito obrigado pelo comentário!


Quer fazer a galera chorar, porra...Emocionado aqui com suas lembranças.

É, me emocionou também...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pavana para um princesa morta (Ravel) - guitarra, piano e orquestra