Trocar potenciômetro de lugar?

    Autor Mensagem
    z1919
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: z1919


    Tenho uma fender stratocaster mexico com 3 singles, resolvi trocar o captador da ponte por um humbucker, consequentemente tive que adquirir um novo pick guard, porem o potenciometro de volume está extremamente perto das cordas nesse novo pick guard, existe alguma maneira de mudar isso sem comprar um novo escudo? Me pareceu uma idéia idiota mas tipo furar e colocar em qualquer outro lugar do pickguard... nao me importo com a aparência da guitarra...


    To precisando de uma " oreientação para a gambiarra"

    JJJ
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Se você não se importa em deixar os furos mal espaçados e com um buraco sobrando, pode fazer outro buraco, sim. Só calcule bem, pra um knob não ficar perto demais de outro knob e caber no espaço furado do corpo.

    Mas, na boa, eu não faria isso...

    z1919
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    JJJ
    porq nao faria isso?

    eu tava pensando em colcar bem longe mesmo dos outros knobs, porq o troço jah começou na gambiarra... o escudo tinha 2 furos soh e eu precisava de 3 jah tem um entre os 2 que nao existe...

    z1919
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Existe algum jeito de " travar " o potenciometro ou de torna-lo mais rígido?

    Keith Young
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    z1919

    cara, pq tu nao muda de volume potenciometro de lugar? deixa um master volume no lugar do primeiro tone e um master tone no lugar do segundo tone... e deixa um pot na posição original do volume desativado, pra nao ficar aquele buraco horrivel no escudo....

    Mas sinceramente, isso é questão de costume.

    JJJ
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    z1919
    Eu não faria só pela estética mesmo.

    Ismah
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Ismah
    · votar


    Cara acho que é muita encomodação por 100 mango...

    Quanto a furar, se vc conseguir levar com um fio até o headstock pode colocar o volume lá... O lugar onde ele está não é inváriável... Já ouvi muitos músicos reclamarem desse "problema" nas stratos, pessoalmente, gosto mais da segurança das LP

    z1919
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: z1919
    · votar


    JJJ

    quanto a estetica nunca fui muito disso, se bem que essa guitarra eh de uma cor que eu particularmente axo muito feia ( ice blue metallic ), mas nao me importo ... o importante é eu conseguir tocar do meu jeito nela.


    Ismah
    isso nao parece muito complicado de se fazer né? tipo furar eu mesmo em qualquer lugar do escudo e colocar lah o potenciometro, há alguma precaução pra se tomar?


    vlw

    Mentzer
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Olá pessoal,
    minha dúvida é um pouco parecida com essa, então para não criar um novo tópico vou usar esse mesmo.

    Eu tenho uma Giannini GGX 1H e gostaria de saber se dá para mudar o pot de volume de lugar, não tirar ele e por em outro lugar, mas por exemplo, fazer com que o volume seja o pot de baixo. O problema é que minha mão é grande (bastante kkk) e sempre fico esbarrando no pot do volume e isso é chato, pois fica aumentando e abaixando o som.
    Se for possível, dá para eu tirar o knob que fica mais perto dos caps e deixar ali sem nada, só com um pot de tonalidade?

    Valeu!

    JJJ
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Mentzer

    Dá sim.

    Muita gente até prefere colocar na strato o mesmo esquema de pots da Telecaster: um volume e um tone.

    Mentzer
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Mas e como eu faria com relação à fiação? Eu não estou conseguindo achar nada na net, nem um esquema.

    Ismah
    Veterano
    # set/13
    · votar


    z1919
    há alguma precaução pra se tomar?

    Tirando que não se machuque, nada demais. Eu to tentando ainda adivinhar onde vão algumas peças do meu baixo, que o vivente de quem comprei, desmontou e não soube montar ¬¬

    Ismah
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Mentzer

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/223563/

    Vê-se ajuda...

    Drinho
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Mentzer

    sim é possível e simples fazer isso, apenas recomendo você comprar alguns potenciometros de reserva pois a falta de habilidade em soldas ocasiona mal uso do ferro, se voce mantem o ferro quente durante muito tempo sobre o potenciomentro voce danifica ele, nao que isso seja grave pois potenciometros por melhores que sejam nao sao caros.... e acho que vale a pena fazer até pela questão do aprendizado, TEM QUE CAGAR PRA APRENDER, nao tem jeito...



    acho que vale a pena buscar entender como funciona a parte eletrica da guitarra de maneira simples, quando voce nao entende muito aquilo parece uma salada de fios.... mas é bastante simples e obvio......

    antes de mais nada, quando remover as cordas do instrumento, coloque a guitarra sobre uma mesa com um pano, e coloque um apoio atras do braco da guitarra na regiao da casa 1 de modo que ela fique deitada porem inclinada, o peso exercido pela inclinaçao vai manter o braço sendo empurrado pra frente de modo que haja uma "simulaçao" da força exercida pelas cordas uma vez que voce as tirou... assim o braço se mantem estável (ninguem da muito valor pra isso, mas é saudável que se faça)....

    o som comeca no captador, o captador é ligado na chave, e a chave manda pros potenciometros e os potenciometros mandam pro amplificador e em paralelo a isso todo esse sistema fica aterrado.....

    bom dos captadores ate a chave a ligação ja está feita, portanto nao tem que mexer em nada, o aterramento dos captadores esta soldado em algum ponto do corpo da chave, ou nas costas do potenciomentro, ou nos dois.... com o ferro de solda remova o aterramento das costas do potenciomentro e o fio principal da chave que vai em algum dos terminais do potenciomentro......

    antes de soltar os fios desenhe o digrama feito pois voce vai fazer repeti-lo na hora de montar, apenas com o potenciomentro no lugar que voce quer colocar ele....

    existe um fio soldado nas costas do potenciometro que vai pro bloco da ponte da guitarra, remova a solda das costas do potenciomentro...coloque os potenciometros de volume e tonalidade nas posições que voce quiser e faça novamente as soldas de acordo com seu desenho.....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trocar potenciômetro de lugar?