Como vocês palhetariam isso ?

    Autor Mensagem
    lucsiqueira
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: lucsiqueira


    e:-15-18p15-----15---------------------------------------------------- ---|
    B:--------------18-----15-18p15-----15-------------------------------- --|
    G:------------------------------------17-----17-15-17p15-----15------- -|
    D:-------------------------------------------------------------17----- 17----|
    A:-------------------------------------------------------------------- ---------|
    E:-------------------------------------------------------------------- ---------|


    O estranho é que toco fluentemente essa frase, só q somente hoje notei q nao alterno totalmente a palhetada.. por exemplo, no salto da corda B para a corda G, palheto 2 vezes pra baixo. analisando, notei que acho q viciei nisso por causa q a escala ta subindo, dai palhetar pra baixo facilita as proximas notas.. mas queria saber de vocês, se isso é uma tecnica usada e "perdoavel" ou irá prejudicar minha palhetada ...

    Metal_Owns
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    Se soar bem, tá de boa

    Buja
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    lucsiqueira
    se isso é uma tecnica usada e "perdoavel" ou irá prejudicar minha palhetada ..

    Eu toco o que a musica pede e meu conforto permite. Se a musica EXIGE palhetada alternada, ok, eu tento alternar tudo. Se exige tudo pra baixo, ou pra cima, ou sweep, faço conforme o figurino. Agora é se livre, tanto faz, eu toco como der vontade. Nao atrapalha nada nao.

    Filippo14
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Filippo14
    · votar


    lucsiqueira
    Já ouviu falar de economy picking? Acho que é isso que você anda fazendo.
    Caso seja isso, depende do tipo de música que você gosta de tocar e da forma com quem você toca.

    Alternate picking você palheta sempre alternando, sem pensar em cordas nem nada, sempre baixo cima baixo cima. Quem faz muito isso seria o Steve Morse e caras que tocam muito rápido. A questão é que ela dá um som de palheta mais forte, contudo, usá-la com mudanças de cordas, sweeps e saltos não te dá tanta velocidade. Quando você mescla sweep e alternate picking, você passa a conseguir tocar da forma mais rápida possível.

    Economy picking é uma mistura de sweep e palhetada alternada. Ela é diferente da junção que eu comentei no parágrafo acima porque naquela você hora faz sweep, hora faz palhetada alternada. Nesse caso da economy você realmente mistura as duas. Pense em qualquer modelo dos modos gregos, aqueles com 3 notas em cada corda. Se você for alternar tudo, em um primeiro momento ficaria tendo "espaços maiores" nas mudanças de cordas porque ficaria baixo-cima-baixo na corda de cima e a primeira nota da corda abaixo seria para "cima", fazendo com que para alguns se torne mais difícil. O economy picking serve justamente para isso, você sempre mantém um padrão, que no caso que eu dei seria baixo-cima-baixo. Nas mudanças de corda você não trocaria para cima-baixo-cima e manteria o baixo-cima-baixo, fazendo um mini sweep na mudança de cordas.

    As características sonoras alteram também. Como eu já dei o exemplo, o Steve Morse alterna tudo, inclusive arpejos, soando de forma diferente, com a palhetada mais presente. A economy dá um som mais "smooth", com uma sonoridade mais de ligados, a palhetada é menos presente. Faça um teste, palhete um arpejo com alternada e um sweep, a sonoridade é bem diferente, e a escolha cabe a você para saber qual usar.

    Eu particularmente tento usar os dois, para descer escalas geralmente eu uso a economy, enquanto ao tocar mais livre, em cima de uma penta menor por exemplo eu costumo palhetar mais alternado. Em arpejos também eu tento escolher na hora, arpejos de três cordas eu costumo ter facilidade em ambas as formas.

    No curso dos EUA que eu fiz agora, me disseram para caso eu consiga usar os dois eu devia tentar manter ambos no uso cotidiano porque me dá sonoridades diferentes. Quando eu toco eu procuro não pensar muito nisso, só quando tem uma frase meio ruim de tocar que eu tento prestar mais atenção.

    Respondendo de forma mais objetiva, essa é uma técnica, não perdoável, mas na vrdade bem útil, e não irá prejudicar sua palhetada e sim, melhorá-la ao meu ver.

    Abração

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como vocês palhetariam isso ?