Minha invenção de regulagem X Aplicabilidade e o que realmente muda

    Autor Mensagem
    thms555
    Veterano
    # jul/13


    Galera, eu toco cm uma Epiphone es-335 semi-acústica e usava 0.10 até minha última regulagem. O que aconteceu foi que um dia, eu cheguei do bar e fui tocar uma guita. No final, eu abaixei ela 1 tom em standard tuning, ou seja afinei em D de vez E os bordões, e a ação dela estava algo em 4mm e 3mm nos bordões na 12 casa.

    Enfim, nunca toquei guitarra tão bem, estava leve para bends, vibratos, slides, o que é de se esperar pela ação alta e 1 tom abaixo, mas além disso, eu achei ela melhor para tudo, como acordes estilo hendrix, o som ficou com sustain enorme, limpo, sem chiado, e até tocar coisas mais cheias como modos gregos e escalas maiores, saiu muito melhor e mais rápido. Enfim, o que realmente muda na guitarra com isso que eu fiz? Pq aumentando ação das cordas, é natural que bends, vibratos, slides, sustain, som limpo, sejam favorecidos, mas por algum motivo desse jeito com ação alta, e 1 tom abaixo, eu senti melhora tbm em ligados, two hands, e tocar modos gregos e escalas maiores (não na velocidade da luz, não sou fritador, mas em uma qualidade muito boa, bem ao estilo jazz de alguns guitarristas contemporâneos).

    O que isso realmente gera na guita? Pq eu achei fabuloso. Agora acabei de pegar do luthier, pedi para afina 1 tom abaixo, mas nesse caso com cordas 0.11 e ação alta. Ele me disse que diminuiu 0.5mm de cada bordão pq tava com as oitavas ferradas. Então agora estou com corda mais pesada e ação um pouco mais baixa, e já sinto que, apesar de estar bom para tocar, estava melhor antes. To fazendo o tópico pq tem q entender realmente de regulagem para falar a real desse jeito q to regulando, e se isso pode ferrar as oitavas mesmo, q ele mesmo disse q ainda não ficou 100porcento, ou o luthier q não conseguiu? O que gera na tocabilidade regular assim? Pq as vezes eu posso estar tendo um impressão q não faz sentido técnico.

    Bom é isso, só respondam se realmente entendam do assunto, pq regulagem é uma coisa q sempre tem um pitaco de alguém q não sabe nada .

    Abraços

    thms555
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    up

    ogner
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Faltou comentar sobre o timbre..

    Mudou? Melhorou? Mesma coisa? Gostou?

    SuicideGuy
    Membro
    # jul/13
    · votar


    thms555
    Eu particularmente não entendo de regulagens não, mas todas as vezes que eu tentei regular uma guitarra pra 0.11 eu não gostei do resultado. Não sei se é pela minha pegada ou se o instrumento tem que ter uma qualidade muito boa pra dar conforto e qualidade às cordas mais grossas. Mas achei interessante dizer pra você que também já tive a melhor das regulagens com corda 0.10 e uma não tão boa assim com corda 0.11 na mesma guitarra. Seria interessante realmente algum luthier dar uma luz pra gente. Já tentou postar no tópico do Bertola?

    Drinho
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    thms555

    cara.....

    a resposta pra isso é que você gosta de ação alta, diferente de você eu uso guitarra sólida, com distorção e uso vários dos recursos de guitarra shreder, esse negócio de fritação, sweep e ligados, não que eu seja um fritador de carteirinha assim, mas uso bastante até porque foi a forma que eu aprendi a tocar desde que eu era mais novo, hoje curto muito blues, mas minha essencia mesmo é a escola do malmsteen, paul gilbert e por aí vai....

    agora veja, minha forma de trabalhar com guitarra é totalmente diferente da sua e eu também prefiro a ação um pouco alta pois o pegar da nota fica muito mais firme e agradável pra mim, dar bend em corda colada é um inferno, ela fica escapando....quer dizer é questão de gosto....

    e com relação as vantagens sonoras que você citou, elas de fato procedem sim.....

    thms555
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    ogner
    Então, ligando no meu amp peavey e vox, fica um pouco mais grave, com sustain enooorme, e som clean, sem chiado ou corda embolando no som, fica mais limpo e 'maior' o som. Para ataques estilo rake srv, fica muito bom.

    SuicideGuy
    Cara a questão não é a corda, a corda eu só mudei agora, é muita mais a regulagem com ação alta, e um tom abaixo, que deixa a corda mais mole, grave etc

    Drinho
    Então, agente deve ser de 'escolas' diferentes. Mas a minha pergunta é, será q esse negocio que estar acabando com as oitavas, que meu luthier falou que estavam horríveis e ainda não estão 100 por cento, mesmo dps de colocar 011 de vez 010 e aumentar 0.5 mm de ação nos bordões, tem como ser resolvido? Eu realmente gosto da ação alta.

    Eu tava pensando, se eu colocar uma 0.9, e afinar normalmente com ação na mesma altura, o efeito é semelhante? Na real eu queria saber a diferença de usar uma 10 ou 11 um tom abaixo e uma 09 normal. Na tocabilidade levando a logica técnica. No som eu consigo imaginar a diferença, mas é no trabalho das cordas? É de conhecimento que ação alta, deixa as cordas soarem mais, mais sustain, bends e vibratos melhores, mas ações mais baixas trabalham melhor acordes, ligados, two hands, 'velocidade' (apesar de gostar de taxar desse modo). A questão é a pegada, a tocabilidade que isso gera, que me faz tocar melhor. O som é o de sempre, cordas mais grossas som mais encorpado, ação mais mais sustain e som limpo etc O foda é que eu não tenho grana pra fazer varias experimentações, por isso to tetando entender o lado técnico das cordas na guita de acordo com a regulagem.

    Abraço

    boblau
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    thms555

    Mudar a afinação para um tom abaixo muda muito a tensão das cordas. Portanto a força que vc precisa fazer para "apertar" a corda contra o traste, a força para dar um bend ou vibrato, muda também. Quando vc mudou para 0.11 vc praticamente anulou o "conforto" que vc tinha com a 0.10 um tom abaixo porque a tensão das cordas mais grossas são bem maiores. Quando vc aumentou 0,5 mm a ação nos bordões, vc tirou também um pouco deste conforto.

    Quanto à afinação das oitavas, o processo é bem técnico mesmo. O fato de vc afinar um tom abaixo não deveria mudar a afinação das oitavas. Que tipo de ponte tem a guitarra? Algumas pontes são fixas e não permitem regulagem individual por corda das oitavas o que dificulta a regulagem. O que pode ainda estar acontecendo é que com as mudanças de tensão em função das cordas, o braço está se mexendo (empenando) e precisa ser regulado e isto pode mudar um pouquinho a regulagem da ponte nas oitavas.

    espero ter ajudado um pouco

    Roberto

    thms555
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    a ponte é padrão de es msmo, LockTone Tune-O-Matice Tailpiece Stopbar. Então, mas o luthier não falou nada de braço empenado, só falou que estavam bem ferradas e que ainda não ficou 100 por cento. Pq acho q oitavas 100 por cento são necessárias, não? Tem gente que toca com as oitavas assim mesmo? Pq muda essencial que é a afinação da nota. Eu estou bem confuso, foda é jogar fora a regulagem e o jogo 011 q acabei de por.

    thms555
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    a ponte é padrão de es msmo, LockTone Tune-O-Matice Tailpiece Stopbar. Então, mas o luthier não falou nada de braço empenado, só falou que estavam bem ferradas e que ainda não ficou 100 por cento. Pq acho q oitavas 100 por cento são necessárias, não? Tem gente que toca com as oitavas assim mesmo? Pq muda essencial que é a afinação da nota. Eu estou bem confuso, foda é jogar fora a regulagem e o jogo 011 q acabei de por.

    thms555
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    a ponte é padrão de es msmo, LockTone Tune-O-Matice Tailpiece Stopbar. Então, mas o luthier não falou nada de braço empenado, só falou que estavam bem ferradas e que ainda não ficou 100 por cento. Pq acho q oitavas 100 por cento são necessárias, não? Tem gente que toca com as oitavas assim mesmo? Pq muda essencial que é a afinação da nota. Eu estou bem confuso, foda é jogar fora a regulagem e o jogo 011 q acabei de por.

    thms555
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    a ponte é padrão de es msmo, LockTone Tune-O-Matice Tailpiece Stopbar. Então, mas o luthier não falou nada de braço empenado, só falou que estavam bem ferradas e que ainda não ficou 100 por cento. Pq acho q oitavas 100 por cento são necessárias, não? Tem gente que toca com as oitavas assim mesmo? Pq muda essencial que é a afinação da nota. Eu estou bem confuso, foda é jogar fora a regulagem e o jogo 011 q acabei de por.

    SkyHawk
    Membro
    # jul/13
    · votar


    A ação das cordas interfere na regulagem das oitavas sim, tanto pela curvatura do braço quanto pela altura das cordas propriamente dita. Nesse fds passei o domingo regulando uma guitarra semi-acustica e tive os mesmos problemas que vc descreveu, quando a ação ficava ótima as oitavas davam problema, principalmente a corda Sol que mesmo recuando todo o carrinho até o máximo ainda ficava fora. No final consegui, foi uma mistura de ajustes, um pouco no tensor, um pouco na ponte (que é exatamente igual a sua), e um pouco nos carrinhos. Em resumo o braço mais flat facilita a regulagem das oitavas.

    boblau
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    thms555

    Com uma tune-o-matic não deveria ser problema regular oitavas. Oitavas afinadas é básico no instrumento. Confira vc mesmo a afinação das oitavas com um afinador. O braço vai se ajustar à nova tensão e pode precisar de regulagem.

    Por que vc quer trocar as cordas? Pelo seu relato o timbre e a "pegada" ficaram bons para vc.

    Mantenha o instrumento afinado, confira as oitavas, e toque um pouco mais de tempo com esta nova "invenção de regulagem". Sua dúvidas irão diminuir a partir do momento que vc começar a entender melhor o instrumento regulado desta forma.

    thms555
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: thms555
    · votar


    a questão é que não queria ficar com as oitavas sem estar 100 por cento. 0.10 um tom abaixo, tem a mesma leveza que uma 09 em E? Ambas com a ação alta? Pq se o problema for o 1 tom abaixo, acho q vou deixar 09 em afinação padrão. Alguém sabe qual altura que mais ou menos seria considerada alta na 12 casa nos bordões? Pq eu tava com 4mm e 3mm, sendo q es-335 geralmente já tem o tamanho da escala reduzido em relaão a strato por exemplo.

    thms555
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    será que rolaria de boa, uma es-335 com 0.9 e ação alta? Clapton no cream usava 010 eu acho

    Keith Young
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    thms555

    Cara, a questão de bater as oitavas nao é a questão de afinação... Eu uso afinação 1 tom abaixo tbm... usei 010 e to usando 011... prefiro 011 pq a corda fica mais "rigida", qse como se fosse 010 em E. Ontem mesmo estava regulando as oitavas da minha SG em D com 011 e bateu direitinho. Se tu achou OK com 010 e afinação em D. Deixe-a assim, acho que há como regular sim. Mas já ouvi falar que é meio dificil afinar 100% mesmo, pois a corda fica um pouco froxa.

    boblau
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    thms555

    Cara, a questão de bater as oitavas nao é a questão de afinação... Eu uso afinação 1 tom abaixo tbm... usei 010 e to usando 011... prefiro 011 pq a corda fica mais "rigida", qse como se fosse 010 em E. Ontem mesmo estava regulando as oitavas da minha SG em D com 011 e bateu direitinho. Se tu achou OK com 010 e afinação em D. Deixe-a assim, acho que há como regular sim. Mas já ouvi falar que é meio dificil afinar 100% mesmo, pois a corda fica um pouco froxa.


    +1

    Drinho
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    thms555

    cara nao importa ação que você usa, bater oitava é distanciamento de corda em relação á escala do instrumento....

    se suas oitavas não regulam existe algum elemento de má qualidade no instrumento, ou trastes instalados no lugar errado ou tem algo errado na sua ponte ou você tá usando alguma corda de má qualidade.... as oitavas tem que bater não importa a altura nem o calibre....

    malmsteen e srv usam cordas á 2 metros de distancia do braço, um usa .8 e outro usa .13

    a questão é que afinações muito baixas deixam as cordas muito folgadas daí a necessidade de aumentar a grossura das cordas....

    .10 em D na minha opinião fica meio mole demais já, tem quem goste

    em E eu gosto de usar .9 e .10 fica legal também, agora em D eu usaria no mínimo .11

    agora a forma que seus dedos reagem a isso pra executar todas essas coisas é algo extremamente pessoal.....

    o richie kotzen usa .11 no diapasão e faz sweeps, ligados e como se nao bastasse ele largou até da palheta e faz tudo isso com os dedos hoje em dia....

    então não vejo regra nenhuma, o negócio tem que ser simpático a sua forma de tocar, só isso

    e com relação á vantagem sonora a ação mais alta e a corda mais pesada produz um timbre maior sem dúvida nenhuma

    thms555
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Não sei então pq não ta afinando as oitavas 100 por cento. Achava q podia ser a combinação um tom abaixo e ação alta, mas pelo que disseram não tem nada a ver. Alguém, sabe qual tensão fica maior em um es-335, 0.9 afinação normal ou uma 0.10 meio tom abaixo? Com ambas em ações mais altas que o normal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Minha invenção de regulagem X Aplicabilidade e o que realmente muda