Wind- Avaliem, critiquem e opinem!

    Autor Mensagem
    GFCampos
    Veterano
    # jun/13


    Galera, avaliem minha musica. tem um 1 ano e 2 meses mais ou menos q toco e faço aula e queria que avaliassem a musica. Eu gravei ela como sempre faço como forma de estudo.
    A musica nao tem tema, nunca consigo criar tema, eh como se fosse um improviso mas quero que avaliem, que falem oq ficou bom, o q ficou ruim, ou se no geral fico uma bosta tbm sintam-se a vontade pra falar ;D
    eh uma especie de heavy metal, eu acho, nao sei nem o estilo que, nao saco muito bem de estilo mas eh uma coisa que nao eh muito minha praia ja que sou meio lento e tals
    se puderem sugerir alguma passagem q fiz como um tema, fiquem a vontade.
    E antes que perguntem a musica eh 100% minha.
    »»Wind

    Filippo14
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    GFCampos
    E ai mano, então legal que você fez essa musica, tem que tentar mesmo, que um dia você vai conseguir criar coisas bem legais. Vou dar minha opinião quanto a musica, não leve a mal.
    Bom, Achei que tem muita coisa fora de tonalidade, ou que pelo menos não encaixe com a harmonia. Ela mexe muito, se comparar o começo com o fim, parece outra musica. As vezes não é preciso de um tema para a guitarra instrumental e sim de um riff bacana que marque boa parte da musica, o Black Sabbath é o mestre nisso, procure dar uma olhada mais a fundo nas musicas deles. Achei um pouco que você queria mostrar tecnica demais e musica de menos, cara tecnica é um meio para se atingir o fim ( boa musica). O timbre da guitarra eu achei abafado demais e muito drive, em algumas partes ficou demais e não combinou com a bateria. Não achei o baixo dentro da musica, não sei se você colocou ou não. Pense em deixar esse grave para o baixo e a guitarra cuida das outras frequencias da musica. Cara, dicas que eu te dou são que você estude muito campo harmonico e modos gregos. Teoricamente eles fazem parte da mesma area de estudo, mas quando eu digo modos gregos é para estudar mesmo as escalas, jonio, dorico, frigio.... Pense em riffs ao invés de tentar criar um tema, musicas de heavy metal em geral o que predomina é um riff como tema. Treine a tecnica da guitarra tambem, algumas tecnicas foram mal colocadas, pareceu muita forçação de tecnica para pouca tecnica para se fazer o que você gostaria. Resumindo, estude bastante, quebre a cara mesmo, tem que tentar mesmo, mas sempre estude, não desista que daqui um tempo, com algumas lapidadas e melhoras vão começar a sair coisas realmente muito boas.
    Desculpe qualquer critica ou mal entendido, Aquele abraço

    GFCampos
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Filippo14

    Valeu!!! era isso que eu queria escutar, criticas construtivas ^^
    Entao, eu mesmo achei a musica bem falha e tals mas eh o melhor que consigo nesse estilo. Entendi perfeitamente oq vc quiz dizer!! e acho q a primeira etapa eh o playback. Vou tentar refazer o playback com uma distorçao diferente e tals e postar aki só ele. depois volto pro solo.
    Questao de modos gregos, harmonia e tals, to começando a entrar nessa area agora. Vou colocar aki qual era minha intençao, nao sei se vc vai conseguir entender!

    a base basicamente eh bemmm simples. eu toco corda solta de Mi, dou um Si e depois um bendizinho pro Do. Logo apos faço uma especie de cromatismo e caio em Si Meio diminuto. depois volta pra primeira base. Depois caio em Fa, seguido de Sol e La menor. Depois Fa de novo, Sol e termino com um pedacinho no arpejo diminuto. Nao sei se vai conseguir distinguir isso em meio a tanto barulho ueahueheh, mas foi isso e minha intençao era fazer locrio. Na primeira passagem, pelos meus calculos, se eu fizesse escala de Do Maior daria um frigio/locrio , nao sei quaql a certo. Na segunda passagem daria locrio. Depois na terceira ( Fa»Sol»La menor....) daria apenas jonio. E eh isso, mas nao sei se to fazendo certo e tals
    A unica coisa que tenho certeza eh que ta tudo no campo harmonico de Do ueahuheue

    Buja
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Hummm.....gostei da ideia e dos harmonicos. Gosto de quem vem e manda seu som.

    Criticas construtivas, vamos la?!

    * O timbre está bem gravão mesmo, abafadão. O drive cheio de low. Na minha humilde opiniao poderia abrir ele mais. Mais treble.

    * A ideias foram boas inicialmente, depois ficou meio na mesmisse. Ponha mais força nisso, mais agitação a medida que a musica desenrola.

    * A bateria pode ser mais trabalhada junto com a musica, algumas viradas ficaria interessante, alguns breaks, uns bumbos quebrados dariam a impressao mais metal que voce talvez queira transmitir.

    * A dobra de guitarras que ouvi uma hora ficou o ponto alto do som. Trabalhe isso, ficou otimo.

    * Desenvolva a musica. Faça ela ter intro, meio, preludio, interludio, posludio e fim. Crie uma especie de refraõ talvez, algo que se repita. Ou talvez queira cria um riff marcante. A musica tem tudo pra ficar muito massa mais ela tem que ter uma cama, um riff, um algo marcante para voce desenvolver seu tema em cima dela. Por exemplo, escute a segunda parte da musica Genghis Khan do Iron Maiden que é bem do que to falando. A cama e a ideia em cima dela.

    No mais é isso cara

    Parabens por tocar e mandar seu som.

    Filippo14
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    GFCampos
    Ta, acho que eu entendi o que você quis dizer. Pensa que cada modo é um ponto de vista da mesma escala, começando por pontos diferentes, mas com as mesmas notas. Para dar sonoridades de determinado modo você deve fazer com que a harmonia peça isso. Tá, mas como eu faço a harmonia pedir para que determinadas notas sejam tocadas de forma que dê a ideia que eu quero transmitir? Porque, afinal, está tudo no mesmo tom não é? Então, eu aprendi a usar pentatonicas de cada modo, ou seja, meio que a tétrade do modo que eu desejo e a nota diferente dele, por exemplo o lídio.
    Seria T-III-IV#-V-VIImaior

    Quanto a harmonia, meu prof me ensinou a dar as intenções pensando em cadeias com I-IV-V sendo o "I" o modo escolhido

    Pensando em fá lídio (C jonio)
    F-G-A-B-C-D-E

    pensando nesse campo harmonico, os acordes do I -IV-V seriam:
    F7M 11# - Bmeio dim- C7M

    Meu prof também me disse para colocar o baixo do modos nos acordes, de forma que ficasse assim
    F7M11#-Bmeio°/F-C7M/F

    Isso funciona pensando em cadeia, mas qualquer acorde do campo com o baixo em "F" funcionaria. Juntando a ideia de pentas e a ideia harmônica que eu acabei de passar, os modos conseguem ser bem utilizados.

    Pensando agora na sua música. O cromatismo é uma ideia de passagem em notas não existentes no campo harmônico pensado inicialmente, portanto, o cromatismo que você fez não interfere em nada do que você deveria pensar para tocar por cima. Pelas notas que você disse que tocou, seria um campo harmonico de C maior (C jonio) mesmo. Por ser em alguns momentos apenas notas que você toca, numa espécie de riff, não tem muito o que fazer para dar intenções de modos, apenas tocar as pentas e repousar nas notas certas para dar a sonoridade desejada ou ficar tocando em cima da escala mesmo numa penta menor por exemplo. Quando você toca os acordes, você tem algumas opções de pensamento:

    F-G-Am

    Você pode pensar tudo blocado, ou seja, tentar colocar todos no mesmo tom, sendo o único que encaixe o C jonio.

    Você pode pensar nisso como tons diferentes e tocar em cada acorde um tom que tenha esse acorde no campo harmonico.

    Você pode misturar as duas ideias anteriores.

    A primeira opção seria o mais comum e simples. (recomendo para você fazer por enquanto). Daria uma intenção de modos mesmo, sem criar nada com tensões diferentes, mas sem se constranger e acabar errando.

    A segunda opção seria uma forma bem jazzistica de pensar. É uma forma complicada de pensar e que requer uma atenção muito maior.

    A terceira opção seria uma opção mais roqueira chique hahaha. Seria uma onda meio Scott Henderson, Eric Johnson e etc. Pensar blocado em alguns pontos e mudar em outros criando climas diferentes durante a musica.



    Espero ter ajudado um pouco, qualquer duvida estamos aí.

    Abração

    GFCampos
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Buja

    Vlw pela sua contribuiçao ^^

    * O timbre está bem gravão mesmo, abafadão. O drive cheio de low. Na minha humilde opiniao poderia abrir ele mais. Mais treble.
    Verdade. O meu erro, meu grandeee erro, foi a distorçao usada pra base. Eu abri o reaper (o programa q uso pra grava) e pus pra grava e fiquei improvisando. Aew saiu mais ou menos essa base, ja tava afim de fazer uma coisa nesse estilo e aew nessa hora eu tava com distorçao de solo, aew acabei gravando a base depois com o mesmo efeito e tals, sem me importar muito, aew deu uma boa embolada em tudo. Minha ideia agora eh achar uma distorçao na G1 que lembre algum amplificador, preencha mas tenha um leve toque de distorçao de valvulado.

    * A ideias foram boas inicialmente, depois ficou meio na mesmisse. Ponha mais força nisso, mais agitação a medida que a musica desenrola.
    Isso foi o q eu achei falho antes mesmo de postar aki. Achei q algumas horas ficou meio repetitivo e tals. E tentei variar durante a musica, mas nao deu muito certo xD

    * A bateria pode ser mais trabalhada junto com a musica, algumas viradas ficaria interessante, alguns breaks, uns bumbos quebrados dariam a impressao mais metal que voce talvez queira transmitir.
    Vou ver se consigo fazer uma beteria aki no pc. Usei a bateria da G1 mesmo, por isso nao tem variaçao.

    *A dobra de guitarras que ouvi uma hora ficou o ponto alto do som. Trabalhe isso, ficou otimo.
    Eu fiquei com um pouco de receio de ficar esquisito e tudo mais. Que bom que gostou! vou ver se consigo melhorar a mixagem disso. Vou ver se consigo ter ideias novas tbm pra riffs e tudo mais, respondendo ja sua ultima critica. Vo escuta a musica sim, qm sabe ajuda ;D

    Filippo14

    Entendi perfeitamente tudo oq vc quis dizer!! Me interesso muitoo por teorias e tudo mais.
    Achei muitooo interessante o lance de colocar os baixos: " Meu prof também me disse para colocar o baixo do modos nos acordes, de forma que ficasse assim " . Vou ver se faço a nova base com acordes assim. Gostei tbm da ideia do I-IV-V , vou tentar fazer depois e ver se da certo! Mas vc acha que a harmonia deve ficar desse jeito na base? Ou eu devo mudar?

    E vlww galera, como vcs podem perceber, eu faloo muitooo! uaehueh e conto com vcs pra me ajudarem. To afim de fazer uma musica realmente boa e superar essa minha dificuldade em tocar esse tipo de coisa! Se der tempo hj de noite posto aki uma possivel nova base.
    E prossigaem com as criticas xD

    GFCampos
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Gente, fiz o playback, apesar de eu achar que a distorçao ainda vai embolar com o solo, me falem, se melhorou ou se continua na mesma xD o maior problema acho q eh a mixagem, e ficou meio baixo, foi o mais alto que consegui, um ganhozinho a mais ja saturava! se puderem me ajudar com esse problema tbmde saturaçao.
    e nao esqueçam, aceito criticas!
    »»Playback

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Wind- Avaliem, critiquem e opinem!