Tocar em guitarra ou violão de outra pessoa

    Autor Mensagem
    romulo528
    Veterano
    # jun/13


    O tópico pode ser inútil, mas quero fazer essa pergunta.

    Tenho um violão e uma guitarra, toco nos dois tranquilo, estou acostumado com o braço deles e tal, mas quando vou tocar em um instrumento diferente me perco todo, hoje mesmo, no curso, um amigo meu levou o violão dele, peguei pra brincar um pouco, mas músicas e solos que toco de boa com meus instrumentos, fiquei perdido pra tocar no violão dele, foi como se eu estivesse pegando em um violão pela primeira vez entende?, isso é normal?

    renatoff
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    sim... normal... mas depois de alguns minutos tocando naquele instrumento ja melhora... ou deveria...

    ALF is back
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    romulo528
    e tem outra coisa tbm cara...além de vc nao estar acostumado com o instrumento, pode sofrer com a maldita "sindrome do REC", problema q ataca os guitarristas quando "se da o REC em um estudio", quando "a luz vermelha do estudio acende", quando vc vai fazer uma apresentação em um show, quando grava um video ou mesmo quando toca pra alguem ver, mesmo q essa pessoa lhe seja familiar...provavelmente vc pegou o violão do seu amigo e ele estava vendo o seu relacionamento com o instrumento...isso pode lhe causar certo nervosismo inconsciente!
    e também é algo normal!
    além de ser normal a nao familiaridade com o instrumento, ainda tem esse fator do nervosismo

    romulo528
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    ALF is back

    Verdade cara, quando peguei o violão e comecei a tocar, fiquei muito nervoso, com um pouco de vergonha porque tinha umas 5 pessoas junto, e tbm como fiquei meio perdido no violão, fiquei mais nervoso ainda.

    Drinho
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    Toco em guitarra tipo strato fender com a escala escalopada cordas um pouco altas e violão de braço fininho

    se eu pego uma jackson com aquele braço reto que parece um tijolo com corda colada ou um violao digiorgio que tem o braço mais infeliz do mundo é óbvio que eu nao vou ter capacidade de fazer muita coisa com a facilidade que eu faria em um instrumento mais simpático as minhas idéias e minhas mãos como os meus...

    1 - tocar em um instrumento que voce não está familiarizado é normal de se estranhar e eventualmente até seu nível de performance cair....

    2 - se você tem uma boa pegada você arranca som de qualquer instrumento, talvez não com a simpatia e facilidade que você faça no seu mas se arranca som sim...

    nick33omori
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Já comigo é diferente, eu toco muito melhor com o instrumento dos outros, vejo eles como melhores e mais confortáveis que os meus. Sempre penso depois disso: "Por que minha guitarra não é confortável como essa?" e lembro que sou vagabundo demais pra lembrar de deixá-la regulada.

    carlcarl
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    quando pego em um instrumento(violão,guitarra ou contra-baixo) que não conheço,verifico duas coisas:

    1)se o instrumento afina
    2)se as cordas estão muito altas em relação ao braço do instrumento(nos meus instrumentos as cordas estão quase que coladas no braço)

    se estas 2 condições estiverem presentes toco em qualquer instrumento e consigo o mesmo resultado que obtenho quando toco nos meus.

    LoadinG
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    E tenho uma les paul, mas quando vou tocar numa strato bato direto a mão nos knobs. Pq toco com a mão bem atras na lespa.

    felipelfln
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Nunca tive problemas em tocar com outras guitarras. Mas tocar com a minha guitarra é outra coisa haha. Tenho uma Ibanez, braço finissimo, acesso facil a todas as casas, cordas coladas na escala. Quando pego uma LP por exemplo da uma embassada nas ultimas casas. Mas parece que Les Paul e SG favorece a pegada.

    kiki
    Moderador
    # jun/13
    · votar


    romulo528
    isso é parte da experiencia.
    quanto mais instrumentos diferentes voce usar, mais vai estar preparado pra quando vier um novo.

    eu particularmente gosto de testar instrumentos diferentes, justamente pra saber o quanto pode variar.
    claro que se for pra fazer alguma apresentação que precise fazer coisas complicadas, eu vou querer ter os meus instrumentos à mão.

    quando peguei o violão e comecei a tocar, fiquei muito nervoso, com um pouco de vergonha porque tinha umas 5 pessoas junto,
    tem isso tambem. mesmo se fosse com seu violao, o fato de estar nervoso com outras pessoas olhando ja te faria tocar diferente.
    conseguir lidar com a tensao de outras pessoas olhando também é experiencia.

    romulo528
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    kiki

    Tocar com gente olhando é um pouco chatinho, uma música ou solo q sozinho vc toca tranquilamente, ai aparece uma pessoa pra observar, parece mágica, vc volta no tempo, como se fosse a primeira vez.

    kiki
    Moderador
    # jun/13
    · votar


    romulo528
    é uma questão de costume, depois que voce se sentir mais seguro isso nao vai acontecer.
    isso, claro, se voce pensa em algum dia tocar em publico, com uma banda e tal.
    é só ensaiar muito, fazer apresentações pequenas (pros amigos, pra familia, etc) até nao se deixar mais intimidar com a situação.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tocar em guitarra ou violão de outra pessoa