Como fazer o acorde D (ré) nas casas de onde se faz D com pestana só que sem pestana?

    Autor Mensagem
    Yeah_Yeah_Yeah
    Membro
    # mai/13 · Editado por: Yeah_Yeah_Yeah


    Por favor assistam a esse video da música You Got Me Rocking (Rolling Stones) e vejam que no refrão (Hey, hey, you got me rocking now), o Keith Richards (o que tá tocando a Fender Telecaster) faz um acorde estranho (que é D) e tá nas casas de D como pestana. Por favor me ajudem... agradeço muito a quem me responder. http://www.youtube.com/watch?v=ClaApJRXcuo

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Yeah_Yeah_Yeah

    Cara, não vi o vídeo, (meu youtube tá com pau) mas se o Keith Richards estiver usando a Telecaster Amarela, ela só têm 5 cordas (ele tirou a Mizona) e provavelmente esta afinada em Open G:

    D (se deixar a mizona), o resto GDGBD.

    Yeah_Yeah_Yeah
    Membro
    # mai/13 · Editado por: Yeah_Yeah_Yeah
    · votar


    Lelo Mig OK mas o Keith Richards tem várias Telecasters amarelas,todas estão sem a mizona?

    Spect
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Spect
    · votar


    Yeah_Yeah_Yeah
    Lelo Mig OK mas o Keith Richards tem várias Telecasters amarelas,todas estão sem a mizona?

    Das que ele usa em open G, sim, todas sem a sexta corda. A do vídeo é uma delas.

    rafamoraes
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Yeah_Yeah_Yeah

    Isso que vc quer aprender é uma técnica bastante usada principalmente por guitarristas ingleses dos anos 60, mas por todos guitarristas em geral que não se sentem confortáveis em usar a pestana tradicional com o dedo indicador fazendo a barra o tempo todo (meu caso). Pra citar alguns que praticamente só tocam assim, tem o Eric Clapton, Jimi Hendrix, Keith Richards, etc.

    É difícil explicar escrevendo, mas basicamente é parecido como fazer o acorde de Dó maior só que em outros pontos do braço da guitarra, o que gera outros tons de acordes. Outro ponto chave é utilizar o dedão polegar da mão esquerda para tocar na corda mizão ao fazer o acorde. Isso elimina em parte a necessidade de se fazer a pestana tradicional com o dedo indicador em barra. Pense no acorde de Lá maior feito em pestana na casa 5 do braço da guitarra. Ao invés de fazer a pestana com o indicador da mão esquerda, pegando todas as 6 cordas ao mesmo tempo, posicione o pogegar na corda mizão, casa 5. Deixe os dedos mindinho, anelar e médio nas casas normais em que estariam no acorde em pestana. Pra finalizar, seu indicador ficará na casa 5, mas pegará apenas as cordas Mizinha e Si. Dessa forma vc terá o mesmo acorde de A maior, no mesmo lugar onde estaria a pestana, mas sem ter que fazer a pestana pegando todas as cordas.

    Veja vídeos do Jimi Hendrix e Eric Clapton tocando, pra perceber esse uso do polegar na corda Mizão.

    Sobre a música dos Stones, tb nao vi o video, mas provavelmente seja o caso que o amigo Lelo Mig citou, pois o Keith Richards usa em boa parte do set dos Stones guitarras sem a Mizão, e com afinação aberta em G, o que muda bastante o jeito de tocar e a formação dos acordes no braço. Mas ele tb toca com guitarras padrão, usando essa técnica do "sem pestana".

    Boa sorte

    rafamoraes
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Ah, e lembrando que pra tocar com o dedão na corda Mizão, vc usará a parte lateral interna do dedão, e não a parte da ponta ou "cabeça" do dedão. Leva tempo pra se acostumar com isso, mas treinando tudo funciona.

    Abraço

    chenriquea
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Jorge Benjor tb usa esse dedão

    vinibassplayer
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    se o Keith Richards estiver usando a Telecaster Amarela, ela só têm 5 cordas (ele tirou a Mizona) e provavelmente esta afinada em Open G

    q kra chato kkkkkkkkkk

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    vinibassplayer

    Ele disse numa entrevista, perguntado de porque tirar a Mizona, mais ou menos isso:

    "Tô velho, 5 cordas já é muita, tô pensando em deixar só 4, num toco porra nenhuma e não quero mais fazer pestana"

    kkkkkkkkk...o cara é um figura!!

    boblau
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    "Tô velho, 5 cordas já é muita, tô pensando em deixar só 4, num toco porra nenhuma e não quero mais fazer pestana"

    SENSACIONAL!!!!!

    rafamoraes
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    boblau
    Lelo Mig

    Caras ele descobriu esse lance de tirar a mizona e afinação aberta no fim dos anos 60, ainda com vinte e poucos anos...

    Na autobiografia dele ele explica o caso, ele diz que teve essa idéia baseando-se em uma afinação de Banjo, segundo ele a mizona não tinha muita serventia para o que ele pretendia fazer com essa afinação Open G, então resolveu não só nulltirar a mizão como tb o sadle correspondente na ponte.

    Abraço

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/13
    · votar


    rafamoraes

    Sim, eu sei..... mas ele é foda, só zoa...por isso citei isso que ele falou numa entrevista há uns 10 anos atrás...hehehe

    Yeah_Yeah_Yeah
    Membro
    # mai/13 · Editado por: Yeah_Yeah_Yeah
    · votar


    rafamoraes
    Mas como faz o acorde ré?
    Ficaria bem mais fácil pra mim porque eu uso muito D pra tocar blues.

    ogner
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    rafamoraes
    Cara, não sabia que o Jimi usava essa afinação com frequência!!

    Sério mesmo? Em estudio em em sons ao vivo mesmo?

    Yeah_Yeah_Yeah
    Membro
    # dez/13
    · votar


    Nossa, passei tanto tempo sem ver esse tópico que já sei de tudo. Os acordes de sol e fá, eu faço como o Eric Clapton (meu guitarrista favorito). O acorde de lá, eu faço com uma pestaninha na segunda casa e nas cordas D, G e B (e eu abafo a primeira corda). Os acordes de si, dó e às vezes de ré eu faço com duas pestanas e os acordes de ré e mi eu faço normal.

    nenemjonas
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: nenemjonas
    · votar


    Pelo geito voçê estudou Triades, o sistema CAGED e oq a gente precisa saber para fazer diversos acordes em varios lugares do braço.

    Yeah_Yeah_Yeah
    Membro
    # dez/13
    · votar


    nenemjonas
    Não, não estudei, o máximo que eu sei é modos gregos e arpeggios...

    nenemjonas
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Yeah_Yeah_Yeah

    Estuda tríades que você vai saber como são formador os acordes, e o sistema CAGED e muito bom que proporciona fazer varios acordes em varia posições do braço com as formas dos acrodes de C,A,G,E, e D por isso q se fala sistema CAGED.

    Yeah_Yeah_Yeah
    Membro
    # dez/13 · Editado por: Yeah_Yeah_Yeah
    · votar


    nenemjonas
    Os acordes não são formados por primeira, terça, quinta e sétima, pela escala dos modos gregos (primeira, segunda, terça, quarta, quinta, sexta, sétima, oitava, primeira, segunda e assim vai...)???? E o sistema CAGED não é a inversão de acordes? A inversão de acordes, pelo que eu aprendi, é quando você faz o mesmo acorde em diferentes partes do braço...
    Por exemplo, RÉ MAIOR COM SÉTIMA MENOR:

    e-----------------------2-----------------5------------
    B-----------------------1-----------------7------------
    G-----5-----------------2-----------------5------------
    D-----4-----------------0-----------------7------------
    A-----5-----------------------------------5------------
    E------------------------------------------------------

    Yeah_Yeah_Yeah
    Membro
    # dez/13 · Editado por: Yeah_Yeah_Yeah
    · votar


    nenemjonas
    A tab tá meio mal feita, foi mal hehehe... mas vc pode ver que é o mesmo acorde, mas locais diferentes do braço da guitarra, entendeu?

    sidguitar1
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: sidguitar1
    · votar


    Yeah_Yeah_Yeah
    putz, vc ta cheio de informaçoes erradas vs confusas brother, inversao de acorde e quando o baixo(nota mais grave do acorde nao e a tonica) , lance dos modos gregos tambem nao tem nada haver com a formaçao das triades e tetrades( se vc estudar ate tem uma relaçao pra improvisar pq dentro dos modos vc tem os intervalos q formam as triades e tetrades e as tensoes(9, b9, 11,,#11, 13,), no modos menores vc encontra as tensoes e intervalos de outros acordes como menore com setima maior, diminutos , dominantes alterados etc, etc, mais ai e outra historia
    o caged nao e o acorde invertido( pode ate fazer) mas e vc pensar em acordes , inversoes, arpejos,escalas, frases, etc etc etc em 5 regioes
    exemplo q vc tablaturou nao tem nenhuma invesao
    quanto a pergunta do topico...so pra reforçar oq ja foi respondido sobre a pergunta do topico, o re q vc quer do stones e oq foi falado, o Keith Richards usa afinaçao aberta e nesse caso vc consegue acordes com uma pestana sem precisar completar a nota com outros dedos( nada impede q vc use ou adapte os acorde pra afinaçao standat, apesar dq muitos q curtem afinaçao aberta batem o pe em afirmar q vc nao vai ter o mesmo som tocando com afinaçao tradicional uma musica com afinaçao aberta( em alguns casos fica meio impossivel de tocar principalmente quando usa alguma corda solta junto como algumas musicas do led ou musicas q usem slide(neste caso vc nao consegue tocar os intervalos ou pela distancia q ficam se tiver corda solta ou pq com o slide vc nao consegue tocar varios intervalos juntos sem eles estarem na mesma casa e ai a afinaçao aberta ajuda)
    acho mais jogo deixar de lado afinaçoes abertas agora e dar uma estudada em classificaçao de intervalos, ciclo de quartas e quintas, depois formaçao de acordes, inversoes e ai vc parte pra modos, vi q vc falou q ja estudou modos e nao sabe triades, um lance q na minha opiniao atrapalha muito o auto didata e estudar teoria em uma ordem errada, ai vira uma confusao mesmo na cabeça de qualquer um,espero ter ajudado,abraço

    Yeah_Yeah_Yeah
    Membro
    # dez/13
    · votar


    sidguitar1
    OK, agora eu lembrei da inversão de acordes... valeu

    DOF Hard
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    um exemplo simples de inversão seria no acorde de D.

    acorde normal (power chord)


    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G----------------7-------------------------------------
    D----------------7-------------------------------------
    A----------------5-------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    Inversão:


    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G------------------------------------------------------
    D--------------7---------------------------------------
    A--------------5---------------------------------------
    E--------------5---------------------------------------


    A tonica se torna o 5º grau, ou seja um A. mas o acorde nao deixa de ser D. ou simplificando a ideia, o 5º grau do acorde de D passa a ser mais "grave"

    Esse é um exemplo simples, sei que existem mais tipos de inversão para um mesmo acorde..primeira inversão, segunda inversão, terceira..ou algo desse tipo Mas ja nao sei explicar

    (por favor me corrijam se eu dei alguma informação errada)

    strinbergshredder
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    DOF Hard
    Esse tipo de inversão é bem útil pra improvisar uma afinação baixa sem tirar de E..hehehe

    DOF Hard
    Membro Novato
    # dez/13
    · votar


    strinbergshredder

    HaHAHAHAHAH..uso essa inversão quando quero dar mais peso... e só

    Yeah_Yeah_Yeah
    Membro
    # dez/13
    · votar


    DOF Hard
    Outro exemplo, pra ver se eu entendi msm:
    ACORDE DE LÁ

    e------------------------------------------------------
    B----2-------------------------------------------------
    G----2-------------------------------------------------
    D----2-------------------------------------------------
    A----0-------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------



    e------------------------------------------------------
    B----2-------------------------------------------------
    G----2-------------------------------------------------
    D----2-------------------------------------------------
    A----0-------------------------------------------------
    E----0-------------------------------------------------


    gL.
    Veterano
    # dez/13
    · votar



    e-------5----------------------------------------------
    B-------7----------------------------------------------
    G-------7----------------------------------------------
    D------------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como fazer o acorde D (ré) nas casas de onde se faz D com pestana só que sem pestana?