Sobre o vício de solar com High Gain

    Autor Mensagem
    Snakepit
    Veterano
    # mai/13


    Eu me considero um guitarrista estilo blues e um guitarrista "estilo Stratocaster", porém a alguns anos atras tive uma fase de tocar musica mais pesada como Heavy Metal e aprendi a ser um pouco shred.

    Mas enfim, essa fase passou e acabei retornando ao blues, sem shred, mais calmo, etc. Porém a "mania" de usar high gain continuou. A facilidade de solar, a vibração que ele da parecem ser itens básicos pra eu conseguir solar, junto com o delay. O hammer on e pull off saem com mais facilidade, tem sustain mais longo, etc.

    Não sei se essa é uma tendência, existem alguns blueseiros por aí que tocam assim como o Joe Bonamassa, e muito outros já faziam isso antes, mas com menos ganho como Eric Clapton, Buddy Guy, etc.

    Mas enfim, viciei. Improvisos de blues, solos do Pink Floyd, cover de SRV ta indo tudo com High Gain... um absurdo? Ou normal?

    Markrovit
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Seja absurdo ou normal, nao importa, se esse é o som que você quer, ninguem pode mudar isso, porém, um conselho que eu te dou é, tenha cuidado pois timbre high gain, te da a falsa impressão de ter uma boa pegada, além de camuflar os erros, devido a sujeira do alto ganho.Faça um teste, toque com pouco ganho, e se auto-avalie.

    sebber
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Snakepit

    Que acha de usar o compressor para obter as vantagens que você falou do hi-gain?

    O hammer on e pull off saem com mais facilidade, tem sustain mais longo, etc.

    Não estou tentando fazer vc mudar de opinião, ok? Só pra saber se já considerou isto,

    Flw

    FBlues_rock
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: FBlues_rock
    · votar


    Snakepit
    Ouça e me diz se esses vídeos te dizem algo sobre ser normal querer tocar Blues com "high gain" (na maior parte, usam fuzz):

    Jimi Hendrix: http://youtu.be/gjMuKP1GpLY









    Também ando viciado em high-gain com pedais de fuzz, mas justamente por conta do Blues. ;)

    Snakepit
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    FBlues_rock
    Carai, mandou muito bem.

    Acho que deu uma luz no meu estilo, se é que da pra dizer isso. Afinal, não estou tão perdido assim.

    Led dispensa comentarios.

    Gary Clark é bem bacana, já conhecia essa musica, mas não conheco nada alem disso. É a melhor das musicas postadas, com todo respeito as Led.

    Rignwolf não conhecia, mas cara, espetacular mesmo é a voz do cara.

    Black Keys é muito foda também.

    Acho que a forma que eu mais gosto de tocar é bom bases mais leves e ganho no solo. Usar high gain nas bases acaba transformando a musica, inevitavelmente ela enche a musica com a distorção. Agora nos solos sim, manda ver.

    Da uma olhada nisso aqui a partir dos 3:30:





    Acho Joe Bonamassa um guitarrista fantastico, em habilidade, timbre e a voz dele é boa.

    Snakepit
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Snakepit
    · votar


    sebber
    Que acha de usar o compressor para obter as vantagens que você falou do hi-gain?

    Não estou tentando fazer vc mudar de opinião, ok? Só pra saber se já considerou isto,


    Cara, criei o topico pra isso hehehe.

    Já tentei mas não me dei muito bem. Gosto de usar as vezes mas no fim acabo voltando pra distorção, não é a mesma coisa e as vezes não gosto da dinamica que ele da no som... não me dei bem com ele.

    Markrovit
    Seja absurdo ou normal, nao importa, se esse é o som que você quer, ninguem pode mudar isso, porém, um conselho que eu te dou é, tenha cuidado pois timbre high gain, te da a falsa impressão de ter uma boa pegada, além de camuflar os erros, devido a sujeira do alto ganho.Faça um teste, toque com pouco ganho, e se auto-avalie.

    Teste eu faço, mas concordo com tudo que tu escreveu. Talvez seja o estilo que curto, nada absurdo também. Vou gravar uns vídeos de blues e postar pra voces verem.

    felipelfln
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Você vai ta bom mesmo quando tirar um somzão com low gain. Low gain é bem mais dinâmico, mais interessante pra improvisar e solar e tudo mais. E com um boost ja vem o sustain e a sujeira quando precisar. Eu gosto de deixar a distorçao do meu amp de forma que sendo pedreiro eu consiga um ganho medio, e tocando levinho consiga quase um clean.

    Felippe Rosa
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Engraçado que a minha tendência é sempre o oposto, quando eu vejo que eu tô usando muito high gain eu começo a treinar no clean até chegar no mesmo resultado que aparentava usando highgain.

    Jochims
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Ouça Dave Meniketti, o projeto solo dele (acho que é Blue Side não lembro). Vai ver que é lindo um Blues (no caso dele já acho que é Blues Rock) com MUITA qualidade!
    Bonamassa também acho ótimo. Combina sim, não é um defeito, é uma variação, e acho muito agradável. Também gosto de tocar assim.

    ogner
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Depende do timbre higain. Acho tosco e feio tocar blues com aquele timbre higain genérico dos shreds, tipo satrianni, Steve Vai e etc... Mas um higain de valvulas mais um fuzz, tem sustain pra dedeu e é outra praia. Mas tocar só assim tb nao vale. Blues é muita dinâmica.

    felipelfln
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    O clean é o sussurro, drive é o grito, se vc conseguir os dois no mesmo timbre sera o melhor. Ai só vai depender das suas maos, do pot de volume, etc.
    Consegui um timbre assim usando DS-1 low gain e canal de dist do frontman no mínimo.
    Mais volume também ajuda

    Leomju
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Snakepit
    Amigo, à luz do que o pessoal já falou, posso opinar em algo.

    Primeiro, tocar qualquer estilo com qualquer efeito não é demérito.
    Embora existam os "sistemas usuais",. música não tem regras, você deve fazer o som que gosta da maneira que gosta. Ser pessoal é um grande feito em meio a tantas cópias.

    Bem, eu posso dizer do meu gosto.
    Gosto mesmo é de um bom overdrive, ainda mais queando dosado a poucos ganhos.
    Realmente a grande briga é conseguir o sustain necessário com pouca compressão, isso é difícil.
    Hoje, depois de certo tempo, não consigo tocar quase nada com high gain, mas creio que tudo seja questão de formação e também de hábito.

    Enfim, não há nada errado com high gain, creio que você precisa se firmar naquilo que gosta e a coisa vai acontecer.

    Grande abraço!

    Will Bejar
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Snakepit
    Mas enfim, viciei. Improvisos de blues, solos do Pink Floyd, cover de SRV ta indo tudo com High Gain... um absurdo? Ou normal?
    Ia perguntar se era só nos solos, mas vc já respondeu que sim!!! hehehehe

    Acho que o Gary Moore não chega em high-gain, é mais pro mid-gain... mas é nessa praia. Acho válido!!!

    Vc toca com drive do amp??? Eu tenho ensaiado com o drive do amp com bastante ganho (o que não significa que seja high-gain), e pras bases desço o volume pra ter um grauzinho nos solos... hehehehe...
    Tem funcionado bem, mas tô pra meter um booter na cara do amp. ;)

    Manda o vídeo aí!!!
    Abç!!!

    Led Zé
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Minha contribuição para o pótico: O problema de se tocar muito low gain, é conseguir um bom sustain nas notas mais agudas da escala. Se a guitarra estiver com a ação muito baixa , ás vezes a nota some ou tem que arrancar o sustain no vibrato, na raça. Nesse caso, caso não queiram aumentar a quantidade de drive, o compressor é uma arma secreta. Bem dosado, pra não achatar o som.

    Felippe Rosa
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Felippe Rosa
    · votar


    Led Zé
    Boa !
    E se o low gain for fritação de um power num ampli valvulado essa regra não existe, certo ?

    Drinho
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Drinho
    · votar


    Snakepit

    Não há absurdos meu rapaz, se é uma coisa que agrada aos seus ouvidos é totalmente valido,....

    é que quando eu penso em high gain eu penso em uma coisa extrememente exagerada que na minha opiniao soa feio até para o próprio metal entende..... tipo eu não gosto....

    agora aquele som de amplificador de verdade doce e saturadão é coisa linda demais....

    e low gain é legal também



    isso é um bom som de guitarra

    high e low gain....

    som de verdade e nao som de parquinho

    alias, pra mim esse até hoje é um dos timbres de guitarra mais desgraçados que eu já ouvi....

    fica muito agradável para rock pesado e para blues também, pq não? hehehehehe, basta usar o volume da guitarra que você tem um mundo de possibilidades sem pisar em nada....

    Snakepit
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Will Bejar
    Estranho falar contigo que não seja de futebo! hahaha

    Ia perguntar se era só nos solos, mas vc já respondeu que sim!!! hehehehe

    O proprio titulo já responde essa pergunta. Acho que muita distorção na base acaba "poluindo" de mais as musicas, então acabo não usando, a não ser que realmente a intenção seja essa. Já no solo to usando em praticamente tudo. Gosto pessoal mesmo.

    Drinho

    Poison é legal cara. Sou viciado em rock dos anos 80/inicio anos 90. Baita timbre.

    Mas por falar em timbre a perfeição pra mim é isso aqui:



    Led Zé
    O problema de se tocar muito low gain, é conseguir um bom sustain nas notas mais agudas da escala.

    Exato. Eu também tenho como habito economizar palhetadas e exagerar nos hammer on e pull of. Uso MUITO isso, e não me dou muito bem com o compressor, além de não dar o mesmo efeito.

    Mas foi tentar de novo, talvez ele seja uma boa ideia pra diminuir um pouco o ganho. Valeu por todo mundo que postou, muito bacana a contribuição de cada um. Esse fim de semana vou gravar uns improvisos aqui e postar pra voces darem uma olhada.

    Em breve solos videos. Vou gravar nesse domingo.

    Will Bejar
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Snakepit
    Estranho falar contigo que não seja de futebo! hahaha
    kkkkkkkkkkkkkkk... de boas!!! Eu sei conversar, mano... ainda não me viu falar sobre técnicas de negociação, anos 80 e teorias do conpiração... ih, voltou pro futebol!!!
    #anti

    O proprio titulo já responde essa pergunta. Acho que muita distorção na base acaba "poluindo" de mais as musicas, então acabo não usando, a não ser que realmente a intenção seja essa. Já no solo to usando em praticamente tudo. Gosto pessoal mesmo.
    Então, mas poderia ser de maneira geral, né??? Mas assim, como eu disse, ultimamente, tenho utilizado drive mediano e botão de volume. Aí são 3 estágios, no 6 fica um crunchzinho, no 8 um drive bacanudo e no 10 solos!!!
    Pra clean mesmo, footswitch... esse final de semana tem um showzinho, aí vou testar em local aberto... hehehehe... abç!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre o vício de solar com High Gain